Alex Telles

Alex Telles 13

Alex Telles

0.00

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Um Poveiro

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2013
5,380
2,150
Draconem disse:
Se a questão fosse ter um lateral bem mais novo e com muito por onde evoluir...

... Rafa.
Pois, eu também defendo que o Rafa é uma alternativa mais que qualificada para a posição. Aliás, para mim a compra do Alex só se justifica mesmo se formos vender o Layun por uma proposta razoável e o Rafa ficar. Mas o mais provável é infelizmente o Rafa ser o sacrificado...
 
J

JDdRP

Guest
Draconem disse:
Se a questão fosse ter um lateral bem mais novo e com muito por onde evoluir...

... Rafa.
A mim parece-me que o Victor está mais próximo de ser emprestado do que o Rafa. Eu aposto mais em Maxi e Layún na direita e Alex e Rafa na esquerda. O Maxi, pelo que se notou na época passada, precisa de concorrência forte no lugar, principalmente devido a razões de ordem física. E tendo em conta que o NES usa bastante os laterais em profundidade, exigindo muito deles fisicamente, a mim parece-me lógico que sejam esses quatro nas laterais. Ou então talvez algum dos nossos laterais já esteja em vias de ser vendido e o Alex venha para a vaga de um deles...
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
jpmsfonseca disse:
Dracomen

Não acredito que a opção pelo  Alex passe por este defender melhor ou pior que o Layun.

Passa sim pela dinânica de jogo.

O Layun é bem mais forte num jogo interior e num sistema de posse, algo que o Lopetegui implementou e que não será a dinâmica do NES.

O Telles imprime a velocidade e verticalidade necessária.

Penso que passa bastante mais por esta questão, do que pelas suas competências defensivas.

Abraço
Não concordo. O Layún não era nenhum discípulo, nem nenhuma vítima do modelo de circulação e posse. O Layún era um pontapé na monotonia que esse modelo por vezes trazia.

Era sempre o Layún quem acelerava o jogo a partir do lado esquerdo. O Layún procurava sempre a tabela para progredir no terreno. Se o Brahimi estivesse a dar largura, cortava logo para dentro, para tentar o último passe, o segundo poste ou até o remate.

O Layún é um jogador rápido e dinâmico, perfeito para aquilo que o Nuno poderia idealizar. O «problema» é que o Nuno quer os laterais a dar muita largura, deixando a zona interior para os extremos. E de facto, se tirarem o espaço interior ao Layún, o Layún perde muitas das suas qualidades.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Draconem disse:
Se a questão fosse ter um lateral bem mais novo e com muito por onde evoluir...

... Rafa.
Eu acho que aí a questão é mais a gestão de recursos por ser um investimento relevante numa posição onde já havia titular e um jovem com potencial para crescer na sua sombra, porque não acho que nesta fase dê para pôr o Rafa e o Telles no mesmo patamar.

O Rafa leva meio ano de 1a liga numa equipa que lutava para não descer, tem o talento, mas eu não acho que nesta fase e comparando com um jogador que já leva 2 anos de europa e 1 a ser regularmente utilizado no campeonato italiano numa equipa de alguma dimensão, dê já para dizer que no mínimo o português esta ao nível do brasileiro.

O problema aqui são as prioridades, se depois faltar dinheiro para colmatar uma lacuna relevante, é óbvio que depois todos vamos olhar para esta contratação como um capricho não prioritário.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,281
15,392
Vila Nova de Gaia, 1975
Draconem disse:
Não concordo. O Layún não era nenhum discípulo, nem nenhuma vítima do modelo de circulação e posse. O Layún era um pontapé na monotonia que esse modelo por vezes trazia.

Era sempre o Layún quem acelerava o jogo a partir do lado esquerdo. O Layún procurava sempre a tabela para progredir no terreno. Se o Brahimi estivesse a dar largura, cortava logo para dentro, para tentar o último passe, o segundo poste ou até o remate.

O Layún é um jogador rápido e dinâmico, perfeito para aquilo que o Nuno poderia idealizar. O «problema» é que o Nuno quer os laterais a dar muita largura, deixando a zona interior para os extremos. E de facto, se tirarem o espaço interior ao Layún, o Layún perde muitas das suas qualidades.
Acho que respondes a ti próprio no ultimo parágrafo...
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
hawkeyes disse:
Se nao contasses com o Layun como primeira opção à esquerda, apostavas no Rafa a titular ou compravas alguém (como o Telles por exemplo)?
Rafa.

Acho que a obsessão de termos que ser obrigatoriamente campeões, depois de uma época negativa, corre o risco de atrasar a reafirmação do clube. Eu não teria problemas em admitir que fosse assumido um ano de profunda reorganização, a começar pelo lançamento de jovens na equipa principal, no qual o Rafa se enquadraria perfeitamente.

Mas isto implica uma retrospetiva para cada adepto: se seriam capazes de assumir o «ano zero», preparando uma base verdadeiramente sólida para o futuro, ou se querem continuar nesse jogo de «este ano é que é, é obrigatório».

Eu, pessoalmente, não acredito neste momento que o FC Porto vá ser campeão em 2016-17. Tal como não acreditava que Portugal ia ganhar o Euro2016 - e a cada empate na fase de grupos acreditava ainda menos! Isso não implica que se deixe de apoiar em todos os momentos e acompanhar a equipa durante toda a época. É simplesmente um definir de expetativas frio e racional, de reconhecer que neste momento partimos como a 3ª equipa na luta pelo título de 2016-17.

Se temos um treinador novo (cujo perfil não concordei como sendo o ideal para esta época), voltamos a dispensar mais de uma dúzia de jogadores, trazemos mais uma dúzia de caras novas (calma que o defeso ainda vai curto), temos uma época sob enormíssima pressão financeira (basta o azar de falhar o play-off da Champions), e com isto ainda acham que o FC Porto vai ser campeão, porque é «obrigatório».... Não vejo isto a correr bem.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,281
15,392
Vila Nova de Gaia, 1975
Interessante o que O jogo dizia ha uns tempos sobre as ideias do NES quanto aos laterais.

Não gosta que façam movimentos interiores, quer que dêem constantemente largura e não são os principais responsáveis nas compensações defensivas, são os médios...

Corresponderá isto, exatamente, ao que o NES quer?...
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,281
15,392
Vila Nova de Gaia, 1975
Draconem disse:
Rafa.

Acho que a obsessão de termos que ser obrigatoriamente campeões, depois de uma época negativa, corre o risco de atrasar a reafirmação do clube. Eu não teria problemas em admitir que fosse assumido um ano de profunda reorganização, a começar pelo lançamento de jovens na equipa principal, no qual o Rafa se enquadraria perfeitamente.

Mas isto implica uma retrospetiva para cada adepto: se seriam capazes de assumir o «ano zero», preparando uma base verdadeiramente sólida para o futuro, ou se querem continuar nesse jogo de «este ano é que é, é obrigatório».

Eu, pessoalmente, não acredito neste momento que o FC Porto vá ser campeão em 2016-17. Tal como não acreditava que Portugal ia ganhar o Euro2016 - e a cada empate na fase de grupos acreditava ainda menos! Isso não implica que se deixe de apoiar em todos os momentos e acompanhar a equipa durante toda a época. É simplesmente um definir de expetativas frio e racional, de reconhecer que neste momento partimos como a 3ª equipa na luta pelo título de 2016-17.

Se temos um treinador novo (cujo perfil não concordei como sendo o ideal para esta época), voltamos a dispensar mais de uma dúzia de jogadores, trazemos mais uma dúzia de caras novas (calma que o defeso ainda vai curto), temos uma época sob enormíssima pressão financeira (basta o azar de falhar o play-off da Champions), e com isto ainda acham que o FC Porto vai ser campeão, porque é «obrigatório».... Não vejo isto a correr bem.
Concordo maioritariamente com o que dizes mas responde agora à pergunta esquecendo o ano zero. O que farias?...
 

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,110
4,933
Draconem disse:
Não concordo. O Layún não era nenhum discípulo, nem nenhuma vítima do modelo de circulação e posse. O Layún era um pontapé na monotonia que esse modelo por vezes trazia.

Era sempre o Layún quem acelerava o jogo a partir do lado esquerdo. O Layún procurava sempre a tabela para progredir no terreno. Se o Brahimi estivesse a dar largura, cortava logo para dentro, para tentar o último passe, o segundo poste ou até o remate.

O Layún é um jogador rápido e dinâmico, perfeito para aquilo que o Nuno poderia idealizar. O «problema» é que o Nuno quer os laterais a dar muita largura, deixando a zona interior para os extremos. E de facto, se tirarem o espaço interior ao Layún, o Layún perde muitas das suas qualidades.
Draco

Vamos por partes, uma vez que não concordo em absoluto, mas acredito que estamos a falar da mesma dinâmica:

1) Um lateral  é um jogador futebol na eficacia do processo ofensivo
2) Os laterais participam ( independentemente da dinâmica ) em mais de 60% das acções ofensivas de uma equipa


60%!

Desculpa o destaque nos 60%  mas é um número significativo.
Sendo assim, quando tens um DE destro, as limitações são inúmeras. Torna o jogo mais lento ( convenhamos que ser uma potapé na monotonia do jogo do Lopetegui não era complicado). O NES quer proporcionar as laterais uma influência ainda maior, com mais largura e menos jogo interior. O Jogo interior deve ser dada pelos extremos que se aproxima mais  da zona de finalização, sendo assim o Telles é um jogador bem mais adequado do que o Layun.

Podiamos estar aqui horas a discutir as influências de um lateral no processo de jogo ofensivo ( daria para uma bela tarde de minis e finos) contudo na minha opinião a aquisição do telles é uma grande aquisição. A melhor até ao momento ( não sou fan das competências do  Filipe).

Enquanto treinador, não gosto de jogadores que jogam em  mais que uma posição, pelo que optaria  pela venda do Layum e mantinha o RAFA e Garcia como alternativas ao Maxi e Telles.

Abraço
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,671
4,000
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Vítor Baia
  • Deco
  • Jorge Costa
jpmsfonseca disse:
Draco

Vamos por partes, uma vez que não concordo em absoluto, mas acredito que estamos a falar da mesma dinâmica:

1) Um lateral  é um jogador futebol na eficacia do processo ofensivo
2) Os laterais participam ( independentemente da dinâmica ) em mais de 60% das acções ofensivas de uma equipa


60%!

Desculpa o destaque nos 60%  mas é um número significativo.
Sendo assim, quando tens um DE destro, as limitações são inúmeras. Torna o jogo mais lento ( convenhamos que ser uma potapé na monotonia do jogo do Lopetegui não era complicado). O NES quer proporcionar as laterais uma influência ainda maior, com mais largura e menos jogo interior. O Jogo interior deve ser dada pelos extremos que se aproxima mais  da zona de finalização, sendo assim o Telles é um jogador bem mais adequado do que o Layun.

Podiamos estar aqui horas a discutir as influências de um lateral no processo de jogo ofensivo ( daria para uma bela tarde de minis e finos) contudo na minha opinião a aquisição do telles é uma grande aquisição. A melhor até ao momento ( não sou fan das competências do  Filipe).

Enquanto treinador, não gosto de jogadores que jogam em  mais que uma posição, pelo que optaria  pela venda do Layum e mantinha o RAFA e Garcia como alternativas ao Maxi e Telles.

Abraço
Concordando com boa parte do que escreves surge então a pergunta?

Porque exercer a opção pelo Layun? esses 6M€ não podiam ser usados melhor numa logica de reforço da equipa?
 

Emanuel85

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
9,877
4,475
Excelente contratação! Tudo bem que temos posições mais carenciadas do que laterais mas não é por isso que deixa de ser um excelente jogador e vai ser o titular!
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
hawkeyes disse:
Concordo maioritariamente com o que dizes mas responde agora à pergunta esquecendo o ano zero. O que farias?...
Já disse, Rafa.

Eu vi o Rafa ser o melhor lateral-esquerdo português do campeonato na segunda parte da época. A jogar contra as mesmas equipas que vamos defrontar esta época. Seria uma solução mais do que suficiente para jogar no nosso campeonato.

O problema é a UEFA? Muito relativo. O Rafa já fez mais de 80 jogos pelas seleções jovens. Jogou Mundial Sub-20, jogou Europeu Sub-21. Tem mais experiência internacional do que os jogadores da sua idade.

Só jogou meia época no campeonato português? É verdade. Exatamente o mesmo que o Cissokho, que nunca tinha jogado na UEFA e fez excelentes jogos contra Atlético e Manchester United.

A diferença é que o Cissokho era um jogador sem escola, sem grande percurso de formação... e que tinha exatamente a mesma idade que o Rafa tem neste momento quando assinou.

O Rafa é bom para o campeonato português? É. Tem algo que o impeça de ser opção na UEFA? Não! Então sim, por mim seria uma solução pronta a assumir o lugar esta época.
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,200
29,353
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
domribeiro disse:
Concordando com boa parte do que escreves surge então a pergunta?

Porque exercer a opção pelo Layun? esses 6M€ não podiam ser usados melhor numa logica de reforço da equipa?
Só uma pequena achega ao negócio Layún, segundo parece só pagamos 3 M€ no imediato, os outros 3 serão pagos no Verão de 2017.
 

jpmsfonseca

Bancada central
20 Maio 2013
1,110
4,933
domribeiro disse:
Concordando com boa parte do que escreves surge então a pergunta?

Porque exercer a opção pelo Layun? esses 6M€ não podiam ser usados melhor numa logica de reforço da equipa?
Dom

Oportunidade e Timming de negócio.

3M agora e 3M daqui a 12 meses, quando o Layun seria facilmente vendido hoje por 12M.

Não me parece uma má opção.

Se me fizeres a pergunta de outra forma, se fosse hoje a SAD compraria o Layun..... ai já te respondo que acredito que não.

Por uma razão simples, apesar de ser uma boa oportunidade de negócio, temos outras prioridades e nada nos garante que o Layun seja vendido ou se vá valorizar.

Quando  as pessoas criticam que gastamos 12M para DEs, eu respondo que gastamos 12M para as laterais ( direita e esquerda).

Abraço
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,671
4,000
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Vítor Baia
  • Deco
  • Jorge Costa
jpmsfonseca disse:
Dom

Oportunidade e Timming de negócio.

3M agora e 3M daqui a 12 meses, quando o Layun seria facilmente vendido hoje por 12M.

(...)
Se isto for verdade porque não o vendem?
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,281
15,392
Vila Nova de Gaia, 1975
Draconem disse:
Já disse, Rafa.

Eu vi o Rafa ser o melhor lateral-esquerdo português do campeonato na segunda parte da época. A jogar contra as mesmas equipas que vamos defrontar esta época. Seria uma solução mais do que suficiente para jogar no nosso campeonato.

O problema é a UEFA? Muito relativo. O Rafa já fez mais de 80 jogos pelas seleções jovens. Jogou Mundial Sub-20, jogou Europeu Sub-21. Tem mais experiência internacional do que os jogadores da sua idade.

Só jogou meia época no campeonato português? É verdade. Exatamente o mesmo que o Cissokho, que nunca tinha jogado na UEFA e fez excelentes jogos contra Atlético e Manchester United.

A diferença é que o Cissokho era um jogador sem escola, sem grande percurso de formação... e que tinha exatamente a mesma idade que o Rafa tem neste momento quando assinou.

O Rafa é bom para o campeonato português? É. Tem algo que o impeça de ser opção na UEFA? Não! Então sim, por mim seria uma solução pronta a assumir o lugar esta época.
Mas achas descabido alguém  (o NES por exemplo...) não confiar assim tanto no Rafa? Não podemos esquecer que ele só tem 6 meses de primeira liga e na equipa que ficou em ultimo...
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,364
38,795
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
hawkeyes disse:
Mas achas descabido alguém  (o NES por exemplo...) não confiar assim tanto no Rafa? Não podemos esquecer que ele só tem 6 meses de primeira liga e na equipa que ficou em ultimo...
Outra vez, Cissokho. O Vitória de Setúbal, na época em que contratámos o Cissokho, só evita a descida de divisão na última jornada. Época similar à que a Académica fez este ano. Em comum, tinham um grande lateral-esquerdo.

Que o Nuno não confie muito no potencial do Rafa é um direito/opinião que lhe assiste. O Lopetegui também não confiava assim tanto no André Silva. E estava errado.
 

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,124
1,899
Conquistas
1
  • Novembro/17
Muito Bem-Vindo!! És um dos nossos agora. Trabalha arduamente, respeita o clube e terás todo o apoio e sucesso!