André Silva

  • Iniciador de Tópicos Francisco Oliveira
  • Data de início
M

Mike_Walsh

Guest
Temos de pensar se Lopetegui é realmente o futuro que queremos. E se é a aposta certa.
Se for, não se pode limitar a ser o treinador da equipa A. Tem de ter poderes mais amplos. Tem de ter a seu cargo também a formação, com pessoas da sua confiança que ponham em prática as suas ideias.
Com o fim a médio prazo dos fundos, a formação é das poucas coisas que nos restará. Deitá-la fora é um crime.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
grandeporto disse:
-------------------------------------------------
mas estás disponível para atacar André Silva e Rafa que são dois dos mais jovens internacionais portugueses na sua idade, o André silva é considerado internacionalmente um diamante contudo há portistas mais preocupados em defender outros interesses.
Não percebo esta mania da vitimização, tão tipica deste forum. Ás vezes parece um forum de crianças.

Atacar o André Silva e o Rafa? Por dizer que ainda não são nada no futebol ou que não merecem 300M euros ano ou contratos de 6 anos? Está certo..

Eu já conheco estes jogadores desde os sub 15, já conheço o André Silva desde que ele veio do Salgueiros. Tenho a minha opinião formada sobre os 2 há muito tempo, não os passei a conhecer agora desde que os jogos passaram a dar na TV, como provavelmente aconteceu contigo e muitos outros, nem me deixo iludir pelo facto do AS ter marcado 4 golos contra a Hungria. São bons jogadores, não são jogadores fora de série. E o futuro deles ainda é muito incerto.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Celta7 disse:
Não percebo esta mania da vitimização, tão tipica deste forum. Ás vezes parece um forum de crianças.

Atacar o André Silva e o Rafa? Por dizer que ainda não são nada no futebol ou que não merecem 300M euros ano ou contratos de 6 anos? Está certo..

Eu já conheco estes jogadores desde os sub 15, já conheço o André Silva desde que ele veio do Salgueiros. Tenho a minha opinião formada sobre os 2 há muito tempo, não os passei a conhecer agora desde que os jogos passaram a dar na TV, como provavelmente aconteceu contigo e muitos outros, nem me deixo iludir pelo facto do AS ter marcado 4 golos contra a Hungria. São bons jogadores, não são jogadores fora de série. E o futuro deles ainda é muito incerto.
Ora aí está a verdade dura e crua. Os melhores jogadores que passaram na nossa formação nos últimos 15 anos foram o Vieirinha e o Paulo Machado e olhem onde é que eles estão agora... Aliás lembro-me de ir ver um Porto Sporting da fase final de juvenis onde o Moutinho estava no banco (e era suplente habitual). O Miguel Veloso era central e o djalo fazia a diferença.

A formação é isso mesmo, formação. Não há garantias de nada por isso não devemos andar a oferecer contratos milionários a jovens, seja o Rafa ou o Quino ou o André.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,492
21,301
Gaia
Balelas, tudo treta.

O Fernando Gomes Bibota de ouro teve a  oportunidade da vida dele aos 17 anos porque houve coragem.

Querem saber como correu a sua experiencia em Espanha no Gijon, a preparar a ida para o Barça? perguntem lhe.

O Oliveira foi um grande ídolo no entanto a sua experiencia em sevilha também foi decepcionante.

Meus caros há jogadores que encarnam a mística e o carisma num determinado contexto socio cultural.

O João Pinto no FC do Porto era um Dragao se tivesse ido para o estrangeiro sem a broa de avintes e o nosso contexto não seria  o mesmo.

Para mim o Herrera não é melhor que o Castro, depois digo porque. 
 
D

Doriva

Guest
dragon_lorde disse:
Quaresma, não é formado no Porto, mas que carreira teve no estrangeiro?
Mas foi um bom jogador no Porto (e no Sporting também). Provou que era bom por cá, concretamente na sua primeira passagem (depois, por mim, não tinha voltado e pouco trouxe de bom, mas pronto). Isto chega-me. Também temos o caso do Anderson, que aqui partiu tudo e no Manchester foi uma sombra. E quem diz o Anderson, diz outros (portugueses ou estrangeiros).

Para podermos afirmar a qualidade inequívoca de um jogador, convém que ele tenha provado a sua excelência nalgum lado, nem que seja num único clube. De preferência que o faça no Porto, mas se não der, que seja noutro sítio minimamente competitivo. 

O Oliveira e o Gomes foram muito bons no Porto e para o Porto. Os Paulo Machados, os Castros e os Brunos Gamas não foram muito bons nem para o Porto, nem para nenhum outro clube por onde passaram.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Mas alguma vez na vida o A. Silva tem de ter um salário de mais de 20 000 euros como já aqui se disse??

Não é por termos cometido erros semelhantes com o Quiño ou outros jovens estrangeiros contratados para a formação, que a partir de agora temos de dar salários milionários aos nossos jogadores vindos da formação.

Mas andamos a brincar? É um miúdo com muito potencial mas pouco provou...
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
20mil parece-me muito, mas 1000 também me parece pouco. Ele trabalha numa loja de roupa?

Foi uma das estrelas de do euro sub-19. Se fosse de fora talvez até dariamos
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,492
21,301
Gaia
Doriva disse:
Mas foi um bom jogador no Porto (e no Sporting também). Provou que era bom por cá, concretamente na sua primeira passagem (depois, por mim, não tinha voltado e pouco trouxe de bom, mas pronto). Isto chega-me. Também temos o caso do Anderson, que aqui partiu tudo e no Manchester foi uma sombra. E quem diz o Anderson, diz outros (portugueses ou estrangeiros).

Para podermos afirmar a qualidade inequívoca de um jogador, convém que ele tenha provado a sua excelência nalgum lado, nem que seja num único clube. De preferência que o faça no Porto, mas se não der, que seja noutro sítio minimamente competitivo. 

O Oliveira e o Gomes foram muito bons no Porto e para o Porto. Os Paulo Machados, os Castros e os Brunos Gamas não foram muito bons nem para o Porto, nem para nenhum outro clube por onde passaram.
----------------------------------------------------

O problema é que desde a primeira metade dos anos 2000 chegaram ao Porto enxames de brasileiros e sul americanos, muitos de valor duvidoso, se calhar alguns dos nossos melhores ídolos ficariam tapados:
-o João Pinto seria tapado pelo Fucile ou o Danilo
-o Rodolfo ou o André seriam tapado pelo Fernando, ou o Herrera
-o Gomes seria tapado pelo Adriano ou pelo Falcao, ou o Kleber ou o J Martinez 
-O Oliveira seria tapado pelo varela ou pelo Mariano Gonzalez
-o Fernando Couto ou J Costa ficaria atrás de um reyes, de um abdou, ou otamendi

Há jogadores que se transcendem no Porto e se o comboio ou oportunidade se perder caiem muitas vezes no abismo. Nem todos são como o Pedro Emanuel ou o Sousa ou o André que chegram ao clube pertos dos 27.

O que é preciso é CRITÉRIO.

seria tapado
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
grandeporto disse:
----------------------------------------------------

O problema é que desde a primeira metade dos anos 2000 chegaram ao Porto enxames de brasileiros e sul americanos, muitos de valor duvidoso, se calhar alguns dos nossos melhores ídolos ficariam tapados:
-o João Pinto seria tapado pelo Fucile ou o Danilo
-o Rodolfo ou o André seriam tapado pelo Fernando, ou o Herrera
-o Gomes seria tapado pelo Adriano ou pelo Falcao, ou o Kleber ou o J Martinez 
-O Oliveira seria tapado pelo varela ou pelo Mariano Gonzalez
-o Fernando Couto ou J Costa ficaria atrás de um reyes, de um abdou, ou otamendi

Há jogadores que se transcendem no Porto e se o comboio ou oportunidade se perder caiem muitas vezes no abismo. Nem todos são como o Pedro Emanuel ou o Sousa ou o André que chegram ao clube pertos dos 27.

O que é preciso é CRITÉRIO.

seria tapado
Versões demasiados exageradas do que é português/formação é bom, podem ser contra produtivas para quem tenta defender a aposta no atleta de formação, não é só craques que lá temos, de resto até se afirmarem na equipa principal fica aqui a dúvida se será mesmo isso que alguns deles são, o que devemos defender é a oportunidade de provar se conseguem ou não o ser.

Isso só se consegue defendendo um principio de meritocracia, quer nas oportunidades (gestão do plantel) quer nos contratos propostos a todos os atletas.

E obviamente só contratar aquilo que vale a pena contratar, por um preço razoável, e em função apenas e só do interesse desportivo/económico do clube.

Ou seja, não me parece que a solução seja voltar á lógica de formação de final dos anos 70 e 80, dividimos esse espaço de recrutamento com outros clubes de um forma demasiado agressiva para acreditar que se possa formar um plantel baseados numa tão grande franja de jogadores nacionais e de formação.

Mas também não podemos fazer o que andamos a fazer nos últimos 3 anos, onde nos entregamos a todo o tipo de vícios e desvirtuamos um modelo de gestão por isso mesmo, terá que forçosamente existir algum equilíbrio, que é até recomendável face a uma hipotética saída de cena do financiamento ao estilo dos fundos.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,492
21,301
Gaia
Olavo disse:
Esta propaganda jingoísta, a roçar o xenófobo, já está a passar todas as marcas.
--------------------------------------

Xenofobia!!!!!

Só se for em relação aos fracos jogadores. Se vierem estrangeiros com o quilate de Cubilhas, o Flavio, Jardel, Walch, Drulovic, Deco, Kostadinov, Lucho, Brahimi, Mangala,etc agora não tragam Fuciles, Quinos, sebas, vitores, rubens juniores, alessandros, mogrovejos e outras porcarias que andaram para aí.

Defendo que devemos entrar em campo com 60% de jogadores Portugueses para o regresso da MISTICA e carisma do FC do Porto.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
grandeporto disse:
--------------------------------------



Defendo que devemos entrar em campo com 60% de jogadores Portugueses para o regresso da MISTICA e carisma do FC do Porto.
Grandeporto, são esse tipo de pretensões que borram a pintura, não faz sentido que 6 dos 11 jogadores em campo sejam portugueses se não estiverem ao nível dos outros 5, e não é muito fácil conseguir isso.

O jogador português tem vindo progressivamente a se inflacionar, e como muitas vezes descobrimos nem é pelo facto da sua origem, mais leal ao clube que o promoveu que um estrangeiro.

A única coisa que deveria interessar é a qualidade e o principio da meritocracia e da primazia do interesse económico/desportivo do clube sobre qualquer negociata, porque se este for seguido á risca, portugueses ou não, teremos os melhores jogadores, e é só isso que interessa.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
grandeporto disse:
--------------------------------------
Defendo que devemos entrar em campo com 60% de jogadores Portugueses para o regresso da MISTICA e carisma do FC do Porto.
Conheço muitos estrangeiros que jogaram pelo nosso clube que têm mais carisma e mística do FC Porto, do que certos jogadores vindos da formação.

 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Também conheço muitos estrangeiros que passam á frente dos nossos jovens a mostrarem menos que os jovens. Apenas porque custaram x e vieram de fora... Isso é o quê? Xenofobia?

Eu em particular não quero cotas, quero as mesma oportunidades e uma cultura de mérito.
 

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
3,719
2,413
É, pois estás a discrimina-los com base no passaporte. Se são jogadores do nosso clube devem ter o mesmo tratamento que todos os outros.
Essa descriminação positiva, esse jingoismo reinante, faz-me confusão.
Há inúmeros exemplos de jovens estrangeiros que cá chegaram e foram mais valias.  O mesmo aconteceu com portugueses. Temos, também, o reverso da medalha: jovens de todas as nacionalidades que não o foram.
Tendo em conta o sucesso desportivo recente, não acho que nos possamos queixar.

Por vezes, parece que há adeptos que gostavam que o nosso frio ofensivo fosse composto pelo Ivanildo, Bruno Gama e Hélder Barbosa.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,762
2,482
Porto
Olavo disse:
Por vezes, parece que há adeptos que gostavam que o nosso frio ofensivo fosse composto pelo Ivanildo, Bruno Gama e Hélder Barbosa.
Uma coisa, é avaliação que o clube faz, de determinado jovem (ou jovens),  outra, por vezes bem diferente, é avaliação que os adeptos (alguns) fazem.