André Silva

  • Iniciador de Tópicos Francisco Oliveira
  • Data de início

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,997
Gaia
Mesmo o João Mário andam a dar a desculpa da mãe ter ido para Lisboa e ele ir com o irmão para o scp.

Mas em que mundo é que vivemos? Todos sabemos que em todos os clubes há atletas cujos pais são sustentados pelos clubes. Os clubes têm também casas/albergues para os Jogadores. O Lupeta vivia na casa do Porto em S.Roque, como outros viviam.
O João Mário e o irmão foram logo apanhados em Lisboa pelo scp, que coincidência!!!!!

 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Vale mesmo tudo neste forum...

13 anos e 10 anos. Eram estas as idades do Wilson e do João Mário. 2 crianças, não passavam disso, que foram viver para  Lisboa quando os pais se separaram. 

Um excerto de uma entrevista do Wilson:

"Aos 13 anos, a tua vida pessoal deu uma enorme volta. O que nos podes contar desse período?

- Foram momentos difíceis. Com a separação dos meus pais, a minha mãe decidiu ir para Lisboa. Na altura foi difícil, porque eu queria ficar no Porto. Mas apenas o meu pai aceitava a minha decisão, porém a minha mãe queria que eu fosse com ela para Lisboa e acabei por ir para lá. Resumidamente é disso que me recordo.

- Como foram processadas as coisas entre o FC Porto e o Sporting CP?
- No inicio sei que foi muito difícil, só comecei a jogar em Dezembro porque os clubes não chegaram a acordo. Depois, não sei dizer como foi o acordo entre eles, porque não estive a par disso, o Sporting é que esteve a tratar de tudo. Mais tarde ligaram-me a dizer que estava tudo resolvido e que podia começar a jogar."
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,395
14,048
Há semanas que passo aqui ansioso a espera de boas novidades. Por favor, renovem com esta grande promessa do futebol mundial ! Conto com um trio de ataque André Silva / G. Paciência / Ivo e Rafa na defesa, dentro de 2 anos no plantel principal.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,758
2,477
Porto
Celta7 disse:
Vale mesmo tudo neste forum...

13 anos e 10 anos. Eram estas as idades do Wilson e do João Mário. 2 crianças, não passavam disso, que foram viver para  Lisboa quando os pais se separaram. 

Um excerto de uma entrevista do Wilson:

"Aos 13 anos, a tua vida pessoal deu uma enorme volta. O que nos podes contar desse período?

- Foram momentos difíceis. Com a separação dos meus pais, a minha mãe decidiu ir para Lisboa. Na altura foi difícil, porque eu queria ficar no Porto. Mas apenas o meu pai aceitava a minha decisão, porém a minha mãe queria que eu fosse com ela para Lisboa e acabei por ir para lá. Resumidamente é disso que me recordo.

- Como foram processadas as coisas entre o FC Porto e o Sporting CP?
- No inicio sei que foi muito difícil, só comecei a jogar em Dezembro porque os clubes não chegaram a acordo. Depois, não sei dizer como foi o acordo entre eles, porque não estive a par disso, o Sporting é que esteve a tratar de tudo. Mais tarde ligaram-me a dizer que estava tudo resolvido e que podia começar a jogar."
Um fórum é um fórum.... e convém sempre usar um BOM FILTRO....
 

everfcp

Superior
26 Maio 2014
60
0
vocês também falam que não aproveitamos os jogadores da formação, mas sinceramente quantos jogadores nos ultimos 10 anos sairam da formação e não foram aproveitados no nosso clube e que neste momento tinham capacidade para serem titulares no ngc?
assim de cabeça não encontro um unico nome
é que as maiores promessas como helder barbosa, paulo machado, castro, vieirinha, rui pedro, ivanildo, etc tiveram oportunidades noutros clubes e nunca mostraram que poderiam ser jogadores importantes para o porto
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,997
Gaia
Então se nos últimos 15 anos de formação não aprece ninguém com estaleca para chegar à nossa equipa A está bem de ver que a culpa é dos jogadores.

É simples acaba se com a formação. Somos um clube rico prescindimos da formação.
É da maneira que acabamos com esta chatice de criticar os excelentes  Responsáveis pela formação.
Os tais que ano passado praticamente disseram que não prescindiam de ter a melhor equipa A de Portugal para ter a melhor formação.
 
D

Doriva

Guest
grandeporto disse:
Então se nos últimos 15 anos de formação não aprece ninguém com estaleca para chegar à nossa equipa A está bem de ver que a culpa é dos jogadores.

É simples acaba se com a formação. Somos um clube rico prescindimos da formação.
É da maneira que acabamos com esta chatice de criticar os excelentes  Responsáveis pela formação.
Os tais que ano passado praticamente disseram que não prescindiam de ter a melhor equipa A de Portugal para ter a melhor formação.
Se nos últimos 15 anos não aparece quase ninguém com estaleca para chegar à equipa A, está bem de ver que a culpa é da política para a formação de forma total, ou quase: desde dirigentes a treinadores e... a jogadores, que são fraquinhos na sua franca e esmagadora maioria. Porque ao contrário do que aqui se lê amiúde, não houve nos últimos tempos (como diz o everfcp) um único jogador vindo das camadas jovens com capacidade para pegar de estaca no plantel principal e jogar com regularidade que tenha sido dispensado. Isto é absolutamente cristalino e é aqui que as teorias de alguns - que acham que temos/tivemos diamantes a quem, por razões obscuras, não são/foram dadas oportunidades - esbarram por completo.

Redefinir a política desportiva da formação do Porto é premente, sem dúvida. Mas é certo, de qualquer maneira, que nunca se chegará aos níveis demagógicos que alguns acham que poderemos chegar. Nunca seremos o Barcelona, nem nunca teremos uma máquina de fabricar jogadores nas nossas escolas que nos permita ter um onze/base composto sequer por 45% de futebolistas formados no clube. Esta é a realidade do Porto e do país onde nos inserimos que, por sinal, nunca ganhou competição nenhuma, nem quando episodicamente dispôs de boas gerações de jogadores. 
 
P

Pelado

Guest
Doriva disse:
Se nos últimos 15 anos não aparece quase ninguém com estaleca para chegar à equipa A, está bem de ver que a culpa é da política para a formação de forma total, ou quase: desde dirigentes a treinadores e... a jogadores, que são fraquinhos na sua franca e esmagadora maioria.
O Bruno Alves apareceu no período atrás referido ........

Doriva disse:
Porque ao contrário do que aqui se lê amiúde, não houve nos últimos tempos (como diz o everfcp) um único jogador vindo das camadas jovens com capacidade para pegar de estaca no plantel principal e jogar com regularidade que tenha sido dispensado. Isto é absolutamente cristalino e é aqui que algumas teorias de alguns - que acham que temos/tivemos diamantes a quem, por razões obscuras, não são/foram dadas oportunidades - esbarram por completo.
Estás-te a esquecer de um rapaz que foi dispensado nos iniciados ou juvenis, que foi jogar lá para baixo, que nos deu baile ainda há pouco tempo no Dragão, que é titular de uma equipa em destaque em Espanha e que ontem ainda começou a titular na Selecção A.

Podes dizer que o rapaz é lento, que não joga nada e que temos muito melhor. Se calhar é verdade.

Mas depois de ter assistido a 3 jogos do Valência esta época, estou inclinado para dizer que não é totalmente verdade.

Pelo que convém repor a verdade. Ou parte dela.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Pelado disse:
O Bruno Alves apareceu no período atrás referido ........
O Bruno Alves fez a formação toda no Varzim e foi contratado para a equipa B no último ano de junior. No entanto toda a gente diz que foi formado no Porto...

Pelado disse:
Estás-te a esquecer de um rapaz que foi dispensado nos iniciados ou juvenis, que foi jogar lá para baixo, que nos deu baile ainda há pouco tempo no Dragão, que é titular de uma equipa em destaque em Espanha e que ontem ainda começou a titular na Selecção A.
Quando ele foi dispensado no 2º ano de iniciados, na altura com 14 anos, quantas pessoas questionaram e criticaram esta decisão?
 
D

Doriva

Guest
Pelado disse:
O Bruno Alves apareceu no período atrás referido ........
É verdade e justamente por grandes excepções como essa é que referi que "quase ninguém" apareceu, não disse que ninguém tinha aparecido. E também falei em "franca maioria" dos jogadores e não na totalidade dos casos. Convém igualmente acrecentar que para além de, como disse, fazer parte de uma (enorme) excepção em termos de valores efectivos muito bons da nossa formação nos últimos 15 anos, o Bruno foi devidamente aproveitado pelo Porto. Como outros, também andou de empréstimo em empréstimo, fez muitos disparates e se, por exemplo, dependesse do Co Adriaanse o seu destino tinha ficado traçado após aquela estúpida cabeçada ao Nuno Gomes. No entanto, percebia-se que era um excelente jogador e acabou por ter a sua oportunidade em função disso mesmo. 

Pelado disse:
Estás-te a esquecer de um rapaz que foi dispensado nos iniciados ou juvenis, que foi jogar lá para baixo, que nos deu baile ainda há pouco tempo no Dragão, que é titular de uma equipa em destaque em Espanha e que ontem ainda começou a titular na Selecção A.

Podes dizer que o rapaz é lento, que não joga nada e que temos muito melhor. Se calhar é verdade.

Mas depois de ter assistido a 3 jogos do Valência esta época, estou inclinado para dizer que não é totalmente verdade.

Pelo que convém repor a verdade. Ou parte dela.
Não, não me estou a esquecer. Mas é exactamente como dizes: o André Gomes, para mim, é um jogador normal. Não me recordo de assistir a nenhum baile dele no Dragão, mas não me esqueço de que na final da última Liga Europa foi, provavelmente, o pior em campo. Não é nenhuma nulidade, mas também não é um prodígio, justamente por lhe faltar intensidade de jogo. Poderá vir a ser um bom jogador e não mais do que isso. E ainda que se venha a revelar um valor insuspeito, lá está, é um caso que marcará uma clara excepção e não a regra que, às vezes, há quem goste de tentar passar.

A minha verdade poderá não ser absoluta, mas estará certamente mais perta disso do que (e não estou a insinuar que és tu em particular) a de quem a partir de um caso específico traça a realidade geral. 
 

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,847
518
Celta7 disse:
Quando ele foi dispensado no 2º ano de iniciados, na altura com 14 anos, quantas pessoas questionaram e criticaram esta decisão?
Se dispensassem o Ruben Neves em Maio/Junho haveria ondas?

Ter talento só não basta. Temos talento a sair todos os anos da formação o problema é que ele não é devidamente enquadrado ou aproveitado. O Rúben Neves junto dos titulares do Porto mostra que é jogador, mas e se estivesse hoje num Paços Ferreira ou Académica? Se calhar nem calçava pois não é o trinco de dar pancada como os clubes pequenos precisam. Acabava dispensado e esquecido como tantos outros.

Porque é que o Tello está cá hoje? Porque foi integrado no meio dos Messis e dos Iniestas. Tivesse ele ido para um Getafe ou um Rayo desta vida e queria ver se o Porto olhava para ele. Junto dos bons é sempre mais fácil brilhar e crescer enquanto jogador.

Dizer que não perdemos bons valores na formação é falacioso porque nunca lhes foram dadas verdadeiras chances de brilhar entre os melhores.
 
D

Doriva

Guest
Dragon Force disse:
Se dispensassem o Ruben Neves em Maio/Junho haveria ondas?

Ter talento só não basta. Temos talento a sair todos os anos da formação o problema é que ele não é devidamente enquadrado ou aproveitado. O Rúben Neves junto dos titulares do Porto mostra que é jogador, mas e se estivesse hoje num Paços Ferreira ou Académica? Se calhar nem calçava pois não é o trinco de dar pancada como os clubes pequenos precisam. Acabava dispensado e esquecido como tantos outros.

Porque é que o Tello está cá hoje? Porque foi integrado no meio dos Messis e dos Iniestas. Tivesse ele ido para um Getafe ou um Rayo desta vida e queria ver se o Porto olhava para ele. Junto dos bons é sempre mais fácil brilhar e crescer enquanto jogador.

Dizer que não perdemos bons valores na formação é falacioso porque nunca lhes foram dadas verdadeiras chances de brilhar entre os melhores.
Este tipo de argumentos é que são absolutamente falciosos. Desta forma, podemos estar a discutir até amanhã que não se chegará nunca a qualquer conclusão. É mentira que haja o talento que se alega haver na nossa formação e é uma mentira de todo tamanho que, até aqui, ele tenha sido maioritariamente desaproveitado. Pelo contrário, produzimos pouquíssimos valores e os melhores, aqueles que francamente têm qualidade insuspeita, têm tido as suas oportunidades. Isto passa-se, com maior ou menor diferença, no Sporting e no Benfica. A selecção nacional e o seu historial são o maior reflexo desta simples realidade: pontualmente temos um bom naipe de futebolistas, mas a tradição não é andarmos a disputar meias-finais de mundiais e europeus, quanto mais pensar em ganhá-los.

Para termos a mínima garantia de que foi um erro dispensar-se o jogador A ou B, é conveniente que ele prove o seu valor, seja ele transcendente ou não, nalgum lugar. Se não o fizer nunca, só se poderá crer que de facto foi bem dispensado. Tu até podes defender o contrário, mas estás a fazê-lo sem a menor sustentação que não sejam argumentos de fé e nesses eu não entro porque, como em todas as crenças, tu terás a tua e eu respeito, mas tenho direito a ter uma diferente.

O caso específico do Tello atesta exactamente as razões que o Barcelona teve para o emprestar e as razões que nós tivemos para o receber por empréstimo: é um bom jogador para a liga portuguesa, mas não pode competir num plantel com Messis, Neymares ou Pedros.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Dragon Force disse:
Dizer que não perdemos bons valores na formação é falacioso porque nunca lhes foram dadas verdadeiras chances de brilhar entre os melhores.
Mais um mito.

Sabes por onde andou o Ricardo Carvalho quando saiu do Porto aos 18 anos? Ou o Jorge Costa? Ou o Fernando Couto? Ou o Sérgio Conceição? Ou o Rui Barros? Ou até o Deco? Porque eu não me lembro de os ver a "brilhar entre os melhores" quando eles tinham 18 \ 19 \ 20 e 21 anos.

Eu vi-os a jogar num Famalicão, num Covilhã, num Felgueiras, num Leça... tinham talento como têm o Ivo ou o André Silva. Subiram a séniores e não tiveram lugar no clube. Foram dispensados e emprestados a clubes pequenos, alguns deles da 2ª divisão como aconteceu com o S. Conceição ou o Rui Barros. Mais tarde voltaram e tornaram-se estrelas da selecção.

No caso especifico do André Gomes, todos os anos são dispensados jogadores nos sub 15. Nos últimos 10 anos foram seguramente dispensados 3 ou 4 dezenas de jogadores. Não há nada mais ingrato e dificl de fazer do que avaliar miúdos com esta idade e saber quem vai dar jogador e quem não vai. MAs é aglo que tem de ser feito. Erros vão ser cometidos. Mas na altura ninguém achou que dispensar o AG era um erro. E o que é certo é que ele foi para o Boavista e tornou-se jogador. E como nós, em Portugal, somos tão bons a fazer totobolas à 2ª feira, hoje critica-se uma decisão que se tomou há vários anos atrás e que até foi consensual.
 

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,847
518
Doriva disse:
Este tipo de argumentos é que são absolutamente falciosos. Desta forma, podemos estar a discutir até amanhã que não se chegará nunca a qualquer conclusão. É mentira que haja o talento que se alega haver na nossa formação e é uma mentira de todo tamanho que, até aqui, ele tenha sido maioritariamente desaproveitado.

Para termos a mínima garantia de que foi um erro dispensar-se o jogador A ou B, é conveniente que ele prove o seu valor, seja ele transcendente ou não, nalgum lugar. Se não o fizer nunca, só se poderá crer que de facto foi bem dispensado. Tu até podes defender o contrário, mas estás a fazê-lo sem a menor sustentação que não sejam argumentos de fé e nesses eu não entro porque, como em todas as crenças, tu terás a tua e eu respeito, mas tenho direito a ter uma diferente.

O caso específico do Tello atesta exactamente as razões que o Barcelona teve para o emprestar e as razões que nós tivemos para o receber por empréstimo: é um bom jogador para a liga portuguesa, mas não pode competir num plantel com Messis, Neymares ou Pedros.
Doriva, sabes bem que respeito as tuas opiniões agora de facto eu tenho uma fé inabalável de que o Porto não foi capaz de integrar e desenvolver o talento que teve em mãos.

Porque acredito que ao número de jovens que passaram desde do início do século pela nossa formação é absolutamente impossível que nenhum tivesse qualidade para integrar uma equipa titular do FC Porto. É fé? É, mas custa mesmo muito engolir o contrário.

Será sorte? Será azar? Mas como se costuma dizer a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade. O Rúben teve uma oportunidade, o André anda encostado depois de ser o melhor dos melhores avançados europeus da sua categoria.
 

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,847
518
Celta7, o problema da formação não é crónico. Chegamos ao patamar que chegamos por aproveitar muito bem os jovens que tínhamos na altura. O estrangeiro vinha quando era melhor.

O que está em causa é o emburguesamento do clube no pós Mourinho. A partir daí foi o ignorar completo dos jovens.

Naturalmente que de todos os jovens que se formam, 99% serão para dispensar no final do processo. O problema é que tu hoje vez jogadores a titulares do Porto que em condições normais também pertenciam aos 99%.
 
D

Doriva

Guest
Dragon Force disse:
Doriva, sabes bem que respeito as tuas opiniões agora de facto eu tenho uma fé inabalável de que o Porto não foi capaz de integrar e desenvolver o talento que teve em mãos.

Porque acredito que ao número de jovens que passaram desde do início do século pela nossa formação é absolutamente impossível que nenhum tivesse qualidade para integrar uma equipa titular do FC Porto. É fé? É, mas custa mesmo muito engolir o contrário.

Será sorte? Será azar? Mas como se costuma dizer a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade. O Rúben teve uma oportunidade, o André anda encostado depois de ser o melhor dos melhores avançados europeus da sua categoria.
Portanto, reconheces que é fé. Cá eu sou como São Tomé, até que me provem o contrário... E 100% das vezes, ou quase, não me tem sido provado o contrário. Mas é claro que, como disse e volto
a repetir, também respeito a tua opinião.

Dizes bem, o Rúben teve a sua oportunidade, como outros tiveram. Depois houve aqueles (a esmagadora maioria) que foram dispensados e que não provaram nada em lado nenhum que justificasse outra decisão que não fosse a dispensa.

Eu não conheço bem o André Silva, confesso. Admitindo que seja um valor incontestável e que se possa tornar num grande avançado, resta-me desejar que renove e que acabe por ter o seu momento no nosso clube mais tarde ou mais cedo, com empréstimos pelo meio (como tantos craques que tivemos) ou sem eles, como é óbvio.
 

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,451
140
Quando se fala em formar jogadores não é só Fernandos Gomes e Ricardos Carvalho, é também jogadores úteis para o plantel e para poupar dinheiro.

Em muitas épocas compramos monte de palha que eram iguais ou piores que os já cá tínha-mos, desnecessáriamente, e alguns deles bem caros.

Mariano não era melhor que Vieirinha, Tomás Costa não era melhor que Paulo Machado, Miguel Lopes não era melhor que Ivo Pinto, Valeri não era melhor que Sérgio Oliveira, Stepanov não era melhor que André Pinto, Sereno não era melhor que N. A. Coelho, Djalma não era melhor que Ukra, e por aí fora.

Um bom exemplo é o de Castro. Fez parte do plantel por 3 ou 4 anos e foi útil quando chamado. Quando era óbvio que nunca iria passar daquele nível foi à vida dele para jogar e ganhar dinheiro. O mesmo deveria ter acontecido com alguns dos outros, mas nunca ficaram mais que uns meses.

Este ano temos muitas soluções de luxo no banco, pelo que não é exemplo. Mas infelizmente no passado recente isso não aconteceu, e ainda por cima não havia equipa B para emergências.

Por isso custa-me muito ver jogadores como o André (que não sei se tem potencial ou não, não percebo disso. O que eu vejo é o presente, e no presente ele é dos melhores da Europa da sua geração) estarem parados a estagnar quando temos uma equipa B que devia servir para evitar isso.