André Villas-Boas - Presidente

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
802
1,454
O grande problema não é a qualidade de jogo.

O problema é que clubes como Casa Pia, Estoril, Moreirense, Rio Ave, Arouca, AVS, Estrela, Gil Vicente, Nacional, Famalicão, Santa Clara praticamente não têm adeptos. Depois o resto é encadeado: pouca gente vai ao estádio, ainda menos querem ver na tv, não atrai sponsors, não atrai broadcast. Enquanto não houver fidelização dos adeptos à sua equipa da casa, nada disto vai mudar.
A centralização é vista como a solução para todos os males, possivelmente vai trazer (pouco) mais dinheiro aos clubes mais pequenos, mas o problema de fundo vai continuar: mercado pequeno, metade concentrado num clube, 95% concentrado em três clubes.
Sim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
30,284
24,697
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Os 3 grandes sozinhos mamaram mais coisa menos coisa 150 milhoes por ano na ultima década.

Duvido que seja um valor ajustado mas menos de 100 parece-me pouco. Os 3 grandes movimentam muito adepto apesar de tudo.
Nao sei é que se pagam sporttvs e o crl. Aqui tenho duvidas que eles nao dêm prejuizo.

No fundo o que me parece é que houve uma espécie de financiamento propositadamente exagerado aos 3 grandes em relaçao aos direitos TV.

Liga fraca e nao vendavel com poucas receitas. Entao lamberam a tomatada aos grandes em troco nao sei bem de quê. Provavelmente uma cena maior. O futebol é o pao nosso de cada dia do tuga e os tugas sao quase todos adeptos dos 3 grandes. Ha prejuizos aqui que dao jeito ali para manter maquinas vivas.

Mas nao me parece sustentavel.

Até a Ligue 1 anda à rasca com os direitos TV com a DAZN a reclamar porque "ninguem" lhes compra a mensalidade loles (grandes chulos que sao verdade seja dita...) e tem um campeonato muito mais atraente que o tugao.
Preços, dazn ate vendeu a beinsports que também estao a reclamar.

Liga bela e holandesa a baixarem os valores, belga penso que ja desceu pros 80.

A verdade é que a liga entrou nisto muito tarde a galinha dos ovos de ouro ja voou, até o aumento da premier, foi muito abaixo do previsto. Alias até se pensa que nao tarda havera uma descida.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
30,284
24,697
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Eu não sei os preços da DAZN fora daqui mas o preço em Portugal é bastante razoável para os conteúdos que passam

A Sport TV é que se não fores subscritor antigo levas um estouro do crlh
Dazn na franca e nao só também é preço absurdo. A dazn só agora chegou a break even e penso com algum lucro.

A sporttv é que é muito abusado, mas abusaram no que andaram a pagar por direitos

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
23,575
26,018
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Sim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".
O Estoril podes esquecer

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
325
Alguma vez existe excesso de liquidez?

Só na cabeça de jornalistas

Aproveitou se uma receita extraordinária para baixar custos com a divida, pensando a médio prazo

O buraco agora tens, são 500 milhões de passivo.
Caro amigo, eu sei que isto vai um bocado contra o sentimento reinante, mas é factual

A malta pode não gostar de ouvir, porque a hipnose é grande

Mas foi o próprio clube que escreveu no prospecto de apresentação da nova emissão obrigacionista, não foram os jornalistas que disseram....

E aí é reconhecido que havia excesso de liquidez, cerca de 16 milhões de euros! - PÁGINA 28

Podes fazer o download Emissão de Obrigações FC Porto SAD 2025-2028

Até dizem o dia em que foram ao caixa buscar os 16 milhões de euros: 18 de Fevereiro

Portanto a política do André é mesmo a de liquidar dívida, mesmo a que não está vencida!

É como se nós liquidássemos antecipadamente o empréstimo à habitação que todos temos, por exemplo de algumas prestações que se vencem só daqui a 4 anos

A pergunta, é:

E qual é a necessidade de "rapar" a tesouraria?

Não seria mais razoável apostar em reforçar a equipa de futebol, com compras cirúrgicas, como no velho passado se faziam?

Ou a malta não quer ganhar?

E de preferência já no primeiro ano?

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
325
Eu posso ter excesso de liquidez quando recebo o salário e 2 dias depois já não ter um chavo (porque entretanto tive de pagar o empréstimo da casa, o empréstimo do carro, o colégio dos filhos, as contas de telecomunicações, da luz, do gás, da água, etc., etc.). Será que vives na vida real?
Eu sei que o pessoal anda hipnotizado, mas por favor pensa um pouco:

Qual é a necessidade de pegar em 1.000€ do teu salário e ires a correr pagar por exemplo 3 prestações mensais do crédito a habitação que se vencem daqui a 2 anos?

O AVB anda a pagar dívida antecipadamente, que só se vence daqui a algum tempo, ninguém o obrigou

Foi isto que aconteceu

Qual é a necessidade?

Deve lhe meter confusão ver dinheiro a mais no caixa....

Percebeste agora melhor o que o AVB anda a fazer?

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
325
Excesso de liquidez? Eu também posso ter 300k no Banco e dever 3M.... isso não significa que tenha uma boa situação financeira. Aliás, o que é que o FCP fez? Aproveitou logo para saldar as dividas com maiores juros e lá se foi o "excesso de liquidez".

Esta direção está a fazer um excelente trabalho de saneamento financeiro. Pagaram as dívidas e salários em atraso, reestruturam parte da dívida, reduziram despesas fixas e aumentaram receitas operacionais. Estão a fazer um trabalho excelente, mas é óbvio que os nossos problemas não se resolvem num ano.

Independentemente da boa gestão financeira nós estamos expostos de sobremaneira a maus desempenhos desportivos e isso significa menor valorização de jogadores e menor % de acesso à champions. Ora, qualquer clube grande em Portugal, está refém dessas duas vertentes para ter contas equilibradas.

Próximo ano estaremos outra vez na Liga Europa. As vendas do mercado do inverno + o mundial de clubes podem ajudar a tapar o buraco da champions, mas, e no ano seguinte? O que é que o nosso presidente devia fazer? Investir fortemente no plantel da próxima época para recuperar o nosso lugar no topo do futebol português ou continuar a reduzir as despesas? Mais um ano sem champions e não vejo como não fossemos obrigados a dar um passo atrás em relação aos nossos rivais - isto é, reduzir drasticamente o nosso orçamento. Por outro lado, investir mais no plantel não significa que vamos lutar pelo título. Não é nada fácil. A direção anterior optou sempre pela fuga pa frente. Deixava sair jogadores a custo-zero e aumentava orçamento (para não falar do dinheiro que saía do clube para SD e comissões).

O desafio é enorme e só teremos sucesso se a direção for de nível excepcional. Vai ter de fazer muito com pouco. De alguma forma terá de ser possível conciliar o saneamento financeiro com o aumento dos resultados desportivos. Eu continuo a acreditar muito nesta direção e, neste momento, acho que é um dos poucos "edges" que temos sobre os nossos rivais. As cúpulas de benfica e sporting não valem nem metade das nossas.

Outro dado muito importante nas contas do clube é a venda de jogadores de formação. A rentabilidade da venda destes jogadores é muito superior à de jogadores que foram comprados (por exemplo: Samu). Mas, também nisso, a situação não é muito animadora. Até o Braga tem melhores infraestruturas que nós e é uma questão de tempo até começarem a competir pelos jovens talentos do Norte/Centro do país.
O raciocínio financeiro está errado, completamente errado

Explico-me:

O AVB está a fazer uma péssima gestão desportiva porque a gestão financeira tem que estar ao serviço da gestão do clube, e não pode ser o contrário, ou seja, não pode ser a gestão do clube que tem que estar ao serviço dos interesses da gestão financeira

A inteligência está em gerir o capital disponível para o fazer multiplicar

Claro que não é fazer o que as bestas anteriores andaram a fazer nos últimos anos a comprar David Carmos e Otávios Sapateiros, onde só aqui o clube enterrou 30 milhões

Quando o clube paga 16 milhões hoje de algo que só tinha que pagar daqui a 2 anos por exemplo, mesmo que o juro seja mais caro, pouco ou nada ganha exceto ficar sem o carcanhol necessário para investir, mas investir bem, naquilo que é o seu negócio - O FUTEBOL

Pensa então um bocadinho:

1) Mesmo sendo os juros desse 16 milhões mais caros, por exemplo, 6% ano, o custo desse capital é de 960 mil euros;

2) Se calhar se os tivéssemos aplicado bem na compra de 2 jogadores em Janeiro, jovens com potencial, podias perfeitamente aspirar a 50 milhões de euros da Champions, porque podias lutar pelo apuramento

Portanto poupaste 960 mil euros de juros e deixaste de ganhar no próximo ano 50 milhões de euros na Champions....

GRANDE NEGÓCIO DE CACA QUE FIZEMOS!

Claro que sei também que a maioria do pessoal aqui parece já não querer saber se o Porto ganha ou não ganha, já está "anestesiado", já não dói

Sinais dos tempos!

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
325
Eu quando vou às compras evito levar o meu filho. Prefiro ir sozinho e deixar a mulher em casa com ele do que trazê-lo comigo.
O puto quer tudo. É brinquedos, é jogos, é bicicletas, é não sei o quê... Deixava um ordenado se lhe fosse fazer as vontades.

Mas é uma criança. Não o posso julgar. Tento, dentro que é possível, explicar que o dinheiro não estica. Que nem o papá nem a mamã são o Cristiano Ronaldo e que os ordenados são primeiramente para pagar a casa, o carro, as contas da luz, água, gás Internet, comida, o infantário dele.
Volta e meia lá cedo e compro-lhe uma bugiganga barata só para o calar mas já sei que perde o interesse ainda antes de chegar a casa.

Faz parte. Quem é pai sabe como as coisas são. Por isso é que mais vale deixá-los em casa e fazer o que se tem a fazer sozinho. Mas ainda bem que assim é. As crianças não podem nem devem estar a pensar se há ou não há dinheiro. Ao pai cabe, indo aos poucos, sensibilizar a criança para a realidade da vida mas sem estragar a fantasia deles que é saudável e a qual eu, adulto, invejo.

Resumindo, nunca pensei que tivesse de ter esta conversa com um adulto.
Mas tu já pagas à frente, hoje, quando recebes o teu salário mensal, as prestações do teu crédito à habitação que se vencem daqui a 4 anos?

Isso só faz a malta a quem saiu o totoloto ou recebeu uma herança

Ora ao Porto não deve ter saído o totoloto nem deve ter recebido uma herança, pelo que devia ter aplicado no negócio futebol esse dinheiro.

Percebeste agora a analogia?

Poupamos 1 milhão de euros de juros ou coisa assim e perdeste 50 milhões de receitas da próxima época, porque não vais às Champions

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
802
1,454
...
A malta pode não gostar de ouvir, porque a hipnose é grande
...
Portanto a política do André é mesmo a de liquidar dívida, mesmo a que não está vencida!
...
A hipnose é grande? Mas qual, a tua?

Liquidar dívida que não está vencida, é o que qualquer pessoa faz se puder, ninguém paga mais juros se puder pagar menos. Se alguém estiver a pagar um empréstimo avultado de longo prazo e entretanto receber uma grande herança ou lhe sair o euromilhões, essa pessoa vai logo a correr liquidar esse empréstimo porque assim poupa muito dinheiro em juros.

• Like
Reações: Regod

Psantos123

Bancada lateral
22 Fevereiro 2025
513
325
A hipnose é grande? Mas qual, a tua?

Liquidar dívida que não está vencida, é o que qualquer pessoa faz se puder, ninguém paga mais juros se puder pagar menos. Se alguém estiver a pagar um empréstimo avultado de longo prazo e entretanto receber uma grande herança ou lhe sair o euromilhões, essa pessoa vai logo a correr liquidar esse empréstimo porque assim poupa muito dinheiro em juros.
Essa inteligência rebentou a escala

Ao Porto saiu o euromilhões?

Realmente não sabia....

Poupaste 1 milhão de euros de juros, a liquidar antecipadamente 16 milhões de dívida, mas,

Perdeste 50 milhões de euros porque não vais à Champions....

Que puto de grande negócio

Já deu para perceber que no clube manda o Dr. CFO, o Presidente anda a passear os sapatos....