"Com Anselmi iniciamos a continuação de um projeto que temos em vista para o clube, com um futebol arrojado. Todos vão ficar bastante entusiasmados. Um futebol ofensivo, agressivo. Estamos seguros que isso vai encher de alma os adeptos do FC Porto e estamos todos ansiosos para que construa as suas equipas. Hoje, claro, para conhecer os jogadores, e depois para construir o seu futebol, que encaixa perfeitamente no que o FC Porto defende, um futebol virado para o ataque, na busca de conquistas e vitórias"
Estas foram as palavras do Presidente no dia de apresentação de Anselmi. O que é certo é que passaram 4 meses e , até agora, não se viu absolutamente nada disto.
Pode-se dizer que o plantel é fraco. Pode-se dizer que perdeu dois dos jogadores mais influentes em janeiro e não teve substitutos à altura. Pode-se dizer que tem que se ver com um plantel mais forte e com jogadores de outro calibre.
O que é certo é que acho que nem isso vai fazer a diferença. Porque apesar de os intérpretes melhorarem , já se viu como o treinador pensa o futebol e as suas ideias. E aquilo que tem apresentado não condiz em nada com as declarações do Presidente.
Todas as ideias que se têm visto , a meu ver são aberrantes.
-Ora começa com 3 centrais "puros".
- Ora apresenta um "libero" , em que na cabeça dele , esse libero pode ser o Eustáquio ( como consigo confiar num treinador que acha sequer que o Eustáquio pode desempenhar aquela função ?)
- Ora assim de repente já apresenta uma solução com o Martim na defesa. Começa com ele encostado nos outros centrais , depois muda e dá está a dar largura.
- para que a insistência em jogadores que já se viu que não têm capacidade para jogar no clube ? João Mário , Eustáquio , André franco , Gonçalo Borges , namaso , Pepê. A época já estava perdida! Porque não começar já a preparar a próxima com jogadores que efetivamente podem contar e dar lhes cada vez mais minutos para se irem adaptando mais rápido ? Falo de Tomás Perez e de William Gomes por exemplo. Falo já que a época acabou da B ir buscar 3/4 jogadores e tentar. Projetar o futuro. O Tiago Andrade faz pior que o Gonçalo Borges ? Duvido. O André Oliveira faz pior que o André franco ? Duvido. O Gabri ou Luís Gomes fazem pior que alguns centrais ?
Trabalhar sobre 4/5 dinâmicas diferentes , obviamente que precisa de tempo. Mas para que ? Para que esta "ciência" toda para jogar no tugao ? O futebol é tão simples. Ainda para mais num campeonato como este. Para que a "ciência" de como ele já disse "o adversário é que nos diz como vamos atacar , temos que nos adaptar ao adversário ". Isto simplesmente não me cabe na cabeça. O complicar o que é simples.
Quero ter esperança. Quero pensar que 4/5 reforços com outra qualidade pode fazer a diferença. Mas infelizmente acho que isto foi mais um tiro errado do Presidente e que ao mínimo deslize na próxima época estará completamente condenado.
Resumindo. Ou o Presidente é um visionário , isto vai correr bem e vamos ver os frutos a serem colhidos brevemente e aí tiro o meu chapéu. Ou então , o presidente tem que urgentemente começar a repensar as suas escolhas para treinador. O tempo é curto. Não somos campeões há 3 anos. Toda gente lhe deu o benefício da dúvida no primeiro ano e tenho a certeza que também lhe davam no ano que se segue se ao menos víssemos os valores dentro de campo. Mas nem isso se vê.