Não me choca que queiram dar ao museu o nome do antigo presidente e que, mesmo depois de tudo o que a auditoria descobriu, se tente manter positiva a imagem de Pinto da Costa por tudo o que fez pelo clube (durante muitos anos).
Não me choca, ainda para mais quando se trata de uma direção nova, que apanha um clube em frangalhos e que pretende unir os portistas numa família só (o termo familia não é usado ao acaso)!
Não me choca, mas não concordo minimamente!
Não consigo compactuar com esta ideia de que o passado glorioso de Pinto da Costa justifica e desculpa tudo o que aconteceu nos últimos anos. O que aconteceu no FC Porto pela mão do anterior presidente foi grave… demasiado grave para varrer para baixo do tapete.
Aliás, a força da candidatura do AVB esteve precisamente na vontade de acabar com o que estava a acontecer no Porto, a vontade de abrir um novo rumo e se salvar o clube da ruína a que este estava destinado.
É certo que Pinto da Costa (juntamente com outras figuras de proa) elevou o FC Porto a clube de classe Mundial, mas também é certo que, pela mão do mesmo Pinto da Costa, uma potência como o FC Porto foi delapidada e deixada num estado quase comatoso. Isso para mim não tem perdão!
Não têm perdão todos os roubos que se fizeram no clube ao longo dos anos, não tem perdão a forma como se entregou o clube nas mãos de agiotas para servir interesses, não tem perdão a forma como se sustentou a vida de luxo e se protegeu criminosos colocando-os acima dos interesses do clube e dos seus sócios. Não tem perdão a forma como presidente e círculo próximo enriqueceram à custa da delapidação do clube. Não tem perdão a forma como até ao fim se tentou manter (a todo custo) o poder, sabendo que este seria para entregar logo de seguida àqueles que o usariam apenas para proveito próprio e como veículo de negócio.
Nada disto tem perdão e tudo isto tem a assinatura de Pinto da Costa!
O legado de Pinto da Costa não pode ser só o das coisas boas que fez. A história de Pinto da Costa não pode ser só contada pela metade. Por isso, embora não me choque que muitos queiram manter impoluta a sua imagem e a queiram eternizar (é muito difícil deixar cair do pedestal de idolatria aqueles que lá colocamos e mantivemos durante décadas), eu sou totalmente contra!