Tão o henrique faz um trio com o sepulveda a chuchar a pitcha do pinho.
Muito bem.
Muito bem.
Sim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".O grande problema não é a qualidade de jogo.
O problema é que clubes como Casa Pia, Estoril, Moreirense, Rio Ave, Arouca, AVS, Estrela, Gil Vicente, Nacional, Famalicão, Santa Clara praticamente não têm adeptos. Depois o resto é encadeado: pouca gente vai ao estádio, ainda menos querem ver na tv, não atrai sponsors, não atrai broadcast. Enquanto não houver fidelização dos adeptos à sua equipa da casa, nada disto vai mudar.
A centralização é vista como a solução para todos os males, possivelmente vai trazer (pouco) mais dinheiro aos clubes mais pequenos, mas o problema de fundo vai continuar: mercado pequeno, metade concentrado num clube, 95% concentrado em três clubes.
Ok, mas vai melhorando, a pouco e pouco...Mas isso é ao fim de 30 anos
Não é no primeiro contrato...
Kumékie?Tão o henrique faz um trio com o sepulveda a chuchar a pitcha do pinho.
Muito bem.
Que disse o betinho que queria ser guna?Tão o henrique faz um trio com o sepulveda a chuchar a pitcha do pinho.
Muito bem.
Preços, dazn ate vendeu a beinsports que também estao a reclamar.Os 3 grandes sozinhos mamaram mais coisa menos coisa 150 milhoes por ano na ultima década.
Duvido que seja um valor ajustado mas menos de 100 parece-me pouco. Os 3 grandes movimentam muito adepto apesar de tudo.
Nao sei é que se pagam sporttvs e o crl. Aqui tenho duvidas que eles nao dêm prejuizo.
No fundo o que me parece é que houve uma espécie de financiamento propositadamente exagerado aos 3 grandes em relaçao aos direitos TV.
Liga fraca e nao vendavel com poucas receitas. Entao lamberam a tomatada aos grandes em troco nao sei bem de quê. Provavelmente uma cena maior. O futebol é o pao nosso de cada dia do tuga e os tugas sao quase todos adeptos dos 3 grandes. Ha prejuizos aqui que dao jeito ali para manter maquinas vivas.
Mas nao me parece sustentavel.
Até a Ligue 1 anda à rasca com os direitos TV com a DAZN a reclamar porque "ninguem" lhes compra a mensalidade loles (grandes chulos que sao verdade seja dita...) e tem um campeonato muito mais atraente que o tugao.
Dazn na franca e nao só também é preço absurdo. A dazn só agora chegou a break even e penso com algum lucro.Eu não sei os preços da DAZN fora daqui mas o preço em Portugal é bastante razoável para os conteúdos que passam
A Sport TV é que se não fores subscritor antigo levas um estouro do crlh
O Estoril podes esquecerSim, com alguns clubes passa-se isso, pela sua génese artificial - AVS, Casa Pia, o novo Estrela - mas os outros têm condições para terem um bom número de adeptos, porque são clubes que fazem parte da identidade de cidades e regiões, estão ligados às gentes dessas terras, não são de geração espontânea. O grande problema são os 2 da 2a circular, que acham que são os DDT e vivem convencidos que "Portugal é Lixoboa o resto é paisagem".
O macaco é que disse ao tribunal que o ricky gabardaines anda a mando do pine.Que disse o betinho que queria ser guna?
Já dizia um sábio:Tão o henrique faz um trio com o sepulveda a chuchar a pitcha do pinho.
Muito bem.
Que eu saiba, nem no chamado terceiro-mundo acontece uma coisa assim.A prioridade tem de ser acabar com as transmissões na regime tv
Nem no Burkina Faso deve haver uma coisa parecida.Há mais algum caso no mundo onde se veja isto?
Mas alguns do Norte têm boas bases para crescer e aproximarem-se da dimensão de um Braga ou de um VSC. As pessoas gostam do clube da terra e se houver mais dinheiro e um bom projecto aderem mais ao clube. Está a acontecer um pouco isso com o Famalicão.O Estoril podes esquecer
Isso com a centralização deverá acabar porque quem comprar os direitos televisivos quererá ter o máximo proveito possível de tal avultado investimento, por isso é que os lampiões também querem receber mais que os outros todos juntos.A prioridade tem de ser acabar com as transmissões na regime tv
Caro amigo, eu sei que isto vai um bocado contra o sentimento reinante, mas é factualAlguma vez existe excesso de liquidez?
Só na cabeça de jornalistas
Aproveitou se uma receita extraordinária para baixar custos com a divida, pensando a médio prazo
O buraco agora tens, são 500 milhões de passivo.
Eu sei que o pessoal anda hipnotizado, mas por favor pensa um pouco:Eu posso ter excesso de liquidez quando recebo o salário e 2 dias depois já não ter um chavo (porque entretanto tive de pagar o empréstimo da casa, o empréstimo do carro, o colégio dos filhos, as contas de telecomunicações, da luz, do gás, da água, etc., etc.). Será que vives na vida real?
O raciocínio financeiro está errado, completamente erradoExcesso de liquidez? Eu também posso ter 300k no Banco e dever 3M.... isso não significa que tenha uma boa situação financeira. Aliás, o que é que o FCP fez? Aproveitou logo para saldar as dividas com maiores juros e lá se foi o "excesso de liquidez".
Esta direção está a fazer um excelente trabalho de saneamento financeiro. Pagaram as dívidas e salários em atraso, reestruturam parte da dívida, reduziram despesas fixas e aumentaram receitas operacionais. Estão a fazer um trabalho excelente, mas é óbvio que os nossos problemas não se resolvem num ano.
Independentemente da boa gestão financeira nós estamos expostos de sobremaneira a maus desempenhos desportivos e isso significa menor valorização de jogadores e menor % de acesso à champions. Ora, qualquer clube grande em Portugal, está refém dessas duas vertentes para ter contas equilibradas.
Próximo ano estaremos outra vez na Liga Europa. As vendas do mercado do inverno + o mundial de clubes podem ajudar a tapar o buraco da champions, mas, e no ano seguinte? O que é que o nosso presidente devia fazer? Investir fortemente no plantel da próxima época para recuperar o nosso lugar no topo do futebol português ou continuar a reduzir as despesas? Mais um ano sem champions e não vejo como não fossemos obrigados a dar um passo atrás em relação aos nossos rivais - isto é, reduzir drasticamente o nosso orçamento. Por outro lado, investir mais no plantel não significa que vamos lutar pelo título. Não é nada fácil. A direção anterior optou sempre pela fuga pa frente. Deixava sair jogadores a custo-zero e aumentava orçamento (para não falar do dinheiro que saía do clube para SD e comissões).
O desafio é enorme e só teremos sucesso se a direção for de nível excepcional. Vai ter de fazer muito com pouco. De alguma forma terá de ser possível conciliar o saneamento financeiro com o aumento dos resultados desportivos. Eu continuo a acreditar muito nesta direção e, neste momento, acho que é um dos poucos "edges" que temos sobre os nossos rivais. As cúpulas de benfica e sporting não valem nem metade das nossas.
Outro dado muito importante nas contas do clube é a venda de jogadores de formação. A rentabilidade da venda destes jogadores é muito superior à de jogadores que foram comprados (por exemplo: Samu). Mas, também nisso, a situação não é muito animadora. Até o Braga tem melhores infraestruturas que nós e é uma questão de tempo até começarem a competir pelos jovens talentos do Norte/Centro do país.
Mas tu já pagas à frente, hoje, quando recebes o teu salário mensal, as prestações do teu crédito à habitação que se vencem daqui a 4 anos?Eu quando vou às compras evito levar o meu filho. Prefiro ir sozinho e deixar a mulher em casa com ele do que trazê-lo comigo.
O puto quer tudo. É brinquedos, é jogos, é bicicletas, é não sei o quê... Deixava um ordenado se lhe fosse fazer as vontades.
Mas é uma criança. Não o posso julgar. Tento, dentro que é possível, explicar que o dinheiro não estica. Que nem o papá nem a mamã são o Cristiano Ronaldo e que os ordenados são primeiramente para pagar a casa, o carro, as contas da luz, água, gás Internet, comida, o infantário dele.
Volta e meia lá cedo e compro-lhe uma bugiganga barata só para o calar mas já sei que perde o interesse ainda antes de chegar a casa.
Faz parte. Quem é pai sabe como as coisas são. Por isso é que mais vale deixá-los em casa e fazer o que se tem a fazer sozinho. Mas ainda bem que assim é. As crianças não podem nem devem estar a pensar se há ou não há dinheiro. Ao pai cabe, indo aos poucos, sensibilizar a criança para a realidade da vida mas sem estragar a fantasia deles que é saudável e a qual eu, adulto, invejo.
Resumindo, nunca pensei que tivesse de ter esta conversa com um adulto.
A hipnose é grande? Mas qual, a tua?...
A malta pode não gostar de ouvir, porque a hipnose é grande
...
Portanto a política do André é mesmo a de liquidar dívida, mesmo a que não está vencida!
...
Essa inteligência rebentou a escalaA hipnose é grande? Mas qual, a tua?
Liquidar dívida que não está vencida, é o que qualquer pessoa faz se puder, ninguém paga mais juros se puder pagar menos. Se alguém estiver a pagar um empréstimo avultado de longo prazo e entretanto receber uma grande herança ou lhe sair o euromilhões, essa pessoa vai logo a correr liquidar esse empréstimo porque assim poupa muito dinheiro em juros.