My two cents
O Anselmi sai muito mal nisto, pois demonstrou não ter capacidade (ao dia de hoje, que é o mais importante) para ser o nosso treinador.
Tem boas ideias e tal, comunica bem, mas não parece incutir bem essas ideias ao plantel. Ou não se sabe organizar e passar as ideias para o campo. Ou precisa realmente de outro tipo de intérpretes para o futebol que preconiza. Ou de tudo um pouco.
O que fica, no final, é que não tem condições para continuar, depois de quase 6 meses em que pouco ou nada se viu.
Mas, para mim, quem sai pior desta história toda é o Presidente.
Depois de todo o processo da sua contratação ao Cruz Azul, depois de tudo o que disse acerca do treinador, de ser um treinador com uma ideia de jogo arrojada e provocadora, de ser um treinador de projeto, de não concordar com o pouco tempo dado aos treinadores para impôr as suas ideias e ficarem reféns do "resultadismo", de lhe ter prometido uma renovação do plantel, de ser uma aposta pessoal sua...
Tinha de ter um par de tomates e dizer "meus amigos, esta é a MINHA opção. Vamos reformular o plantel e dar armas ao treinador para poder fazer um trabalho que efetivamente seja digno do Futebol Clube do Porto, ao contrário do que se tem visto desde janeiro. Caso corra mal, a culpa é MINHA. Mas estou convicto que vai dar certo." Algo do género.
Assim, arrisca-se a isto virar um cemitério de treinadores.
Vem um cromo novo, faz uma pré-época engraçada, até põe a equipa a jogar, os adeptos entusiasmam-se e ao primeiro desaire começam a chover críticas e pressões.
Por outro lado, também é bom termos um Presidente que tem noção que isto está mal e que talvez a sua opção não seja a mais correta para o clube. Mas vai ter uma enorme pressão para acertar no próximo homem do leme.
Não é tarefa nada fácil, face à situação que passamos. Não queria nada estar no lugar dele.
É uma situação de mixed-fellings, a que estou a passar atualmente