António Feliciano

M

Mokiev

Guest
> madjer87 Comentou:

> > Velasquez Comentou:


Estará sempre na nossa memória.

-------

Essa parte que eu gostaria de destacar, infelizmente não sei se será verdade, se nada for feito para o perpetuar, só será imortalizado em livros e por quem os ler... mas podemos lutar para que seja, por exemplo na próxima assembleia geral...

URGE fazer algo na Constituição, um busto, uma \"placa\", qualquer coisa que mostre ao futuro quem era este Sr. (alias muita desta malta nova não sabe quem ele era, o que significou para o clube e não tem sequer culpa de não saber...a minha geração sabe e bem, todos desejamos ser chamados por ele, SER ELEITOS,ele era o crivo o expert, eu já contei alguns episódios por mim vividos nao interessa repetir... ), que sirva até de inspiração para formadores e jovens atletas. Por tudo que foi, pelo que a Constituição significava para ele, pelo que deu ao clube em silencio e longe das luzes que ele não queria nem precisava disso, O NOSSO clube tem o dever ( até diria Honra) de o imortalizar.

Façam algo por favor, terei todo o gosto em me associar por mais uma petição, um trabalho, algo que sirva para dar o devido valor a gente como este Mestre, que não merece ser esquecido na Historia do nosso clube, é património valioso.

O Desejo das Cinzas serem la espalhadas comove-nos, mas no caso deste SENHOR nem precisava disso, ele tem trabalho feito e muito, foram anos e anos de dedicação de mto trabalho em troco de meia dúzia de tostões.
 
R

ROALMEIDA

Guest
Sobre António Feliciano:


\"O jogador que se sentia pequenino…\"

Numa casita modesta da Rua do Outeiro, na cidade da Covilhã, lá em cima, junto dos picos da serra da Estrela, nasceu António Feliciano. O pai era tintureiro de fazendas e a mãe tecedeira. Órfão ficou aos seis anos. A mãe, com quatro filhos para criar, conseguiu que António entrasse na Casa Pia. O futebol era o seu fascínio, a única paixão da sua vida. Aos 17 anos inscreveram-no, oficialmente, no Casa Pia Atlético Clube. Davam-lhe o dinheiro para os eléctricos, mas mesmo que os jogos fossem nas Amoreiras ou no Campo Grande ia a pé, para ficar com os 16 ou 24 tostões para a borga. Começou por ser médio-esquerdo, mas depressa se fixou como defesa. O seu primeiro treinador foi o jornalista Ricardo Ornelas, que nem sequer imaginava que, por vezes, Feliciano jogava clandestinamente no... Hotel Borges. Eram renhidos os jogos entre hotéis de Lisboa, os mais argutos iam à Casa Pia aliciar os jovens que começavam a despontar, oferecendo-lhes, em caso de vitória nos campeonatos, prémios de 20 escudos ou... cinco maços de Paris. Era um luxo. «Quando regressava a Belém era um rei.»
Depressa passou para a equipa de honra do Casa Pia. Deu nas vistas e o Benfica interessou-se. Nessa altura já jogava como terceiro-defesa. E foi num jogo com o Benfica, para a Taça de Portugal, nas Salésias, que o seu destino ficou marcado. Alejandro Scopelli assistiu à partida e ficou deslumbrado com o defesa-central. Era o homem que procurava para substituir Tarrio. Mas, através de Miguel Siska, do Porto, outro canto de sereia. «Cheguei a estar hospedado na Pensão Alegria uns 15 dias. Mas senti-me deslocado, muito pequenino ao pé de jogadores como Carlos Pereira, “Pinga”, Guilhar, “Pocas”, Nova e, por isso, sem dar cavaco, meti-me no comboio e voltei para Lisboa.»

Este acontecimento sucedeu por volta de 1939-40.

Foi pena esta \"deserção\" ao fim de 15 dias.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,947
12,529
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Depois dele nunca mais tivemos um treinador à sua altura/capacidade nos juniores do FCP. É a melhor homenagem que lhe posso fazer tantos craques foram moldados por ele, nasceu com o dom de fazer jogadores.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Sem dúvida. Muitos jogadores passaram pelas suas mãos e foram potenciados para a nossa equipa principal. Alguns que até chegarem às suas mãos, poucos davam grande coisa por eles.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,947
12,529
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Mokiev Comentou:

> Costa Soares tb foi excelente.

---------------------------------------
foi também bom sim e o Baeta que só teve uma asneira grande não querer o Humberto Coelho. Já nem sei quem recusou o João Vieira Pinto.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
O joão vieira pinto não foi escolhido nos treinos de captação. Depois de não ter sido escolhido foi ao Boavista e ficou. Naquele tempo só miúdos que não tivesse o minimo de habilidade é que não ficavam no Boavista. O número de candidatos nos treinos de capatção no Boavista eram muito menores e daí a dificuldade de os nossos \"olheiros\" escolherem em centenas e centenas de candidatos todos os que fossem bons. E nessas alturas olha-se demasiado para o fisico.
Feliciano, Baeta e Costa Soares são nomes grandes na história do nosso clube.
 
M

Mokiev

Guest
O Pauleta jogou nos nossos juniores, por falta de adaptação e saudades de casa voltou aos Açores, veio para cá na sequência de uma fase final de juniores em que no jogo contra nós fez uma exibição maravilhosa pelo clube açoriano.
 
M

Mokiev

Guest
> Timofte 2-3 Comentou:

> exacto

memória do carago, ó Mokiev :)

-------

:) Até um chapéu nos marcou creio eu...