Antas vs Dragão

T

Timofte 2-3

Guest
Nao cabem todos na CURVA SUL. Eu quando la vou (4/5 vezes por ano) tambem costumo ir para a central mas acabo sempre por invejar quem esta ao pe da claque....mas como diz o sdvaladares, temos de ir por sectores, temos de ir \"educando\" as pessoas que normalmente nao interagem com a equipa.

Outro factor interessante: ha muito mais publico feminino no Dragao que nas Antas....ha 20 anos atras eram poucas as familias que iam ao futebol.
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
O topo Norte,têm lá grandes adeptos.Tenho lá muitos amigos.E em muitos jogos de ambientes hostis,eu sempre fui com o Colectivo95.

O topo Norte ,também tem Alma e Mistica.
 

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
1,775
595
Porto
Poucas vezes escrevo no Fórum, mas passo por aqui todos os dias, várias vezes ao dia.

Se me permitem a colherada, não vale a pena estar a dizer que os da Sul é que são bons, ou que os da Central são isto e aquilo.
Se bem me lembro do Tribunal das Antas, era este o sector que puxava pelo restante velhinho Estádio. Até a Bancada Cativos entrava na Festa, tal a força que emanava daquela Superior Sul. Não era a claque, não eram os residentes do Tribunal. Era todo aquele lado esquerdo da Superior Sul que puxava em uníssono pela equipa e restante Estádio.

Com a passagem para o Dragão, e a \"entrega\" da Sul aos Super, perdeu-se um pouco dessa magia. Muitos dos sócios residentes do Tribunal mudaram-se para a Norte, pois estavam habituados a ver o jogo naquela perspectiva. Infelizmente a força está agora dissipada, e é \"obrigação\" de todos puxar pelos colegas do lado. Se preciso for fazer-lhes ver que ali estão para participar num espectáculo e não para assistir a um espectáculo.

Quanto aos problemas de acústica, nos jogos em que a mole humana reage em uníssono esse problema não se coloca, agora quando apenas alguns sectores puxam pela equipa é natural, que por ser um estádio Semi-fechado o som não se propague tão bem quanto nas Antas, que em dias de jogo grande ao sair do carro estacionado em Contumil já se vivia o ambiente.
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,032
1,982
Vila Nova de Gaia, 1981
> Kerouac Comentou:



o bancada sul é o equivalente a uma bancada de velhotes no estádio do besiktas.


pois...mas ate os velhotes cantam e puxam pela equipa deles.....alias por falar em velhotes aqui estao os velhotes do Paok...

http://www.youtube.com/watch?v=0sK-D75wJFo

nao é questao de idade,é questao de vontade...
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Tifosi.GX Comentou:

> Obrigado, madjer87.

Kerouac: levar com uma pedra na cabeça pelo nosso clube? Nunca levei, espero nunca levar. Mas são riscos que se corre quando somos os únicos que lá estamos, seja onde for, ao lado do Porto. E sim, as ANTAS é que era. E tu, das duas uma: ou és mesmo muito novinho e nunca lá entraste, ou não compreendes minimamente o que é o Futebol Clube do Porto. É muito mais do que um bando de pipoqueiros prontos a assobiar se a equipa não lhes faz valer (na sua maneira de ver as coisas) o preço que pagaram pelo bilhete.
-------------

deve ser isso.

nunca estive nas Antas

nem sei o que é o Futebol Clube do Porto.

como raciocínio é brilhante.

Por amor de Deus!

repito:

1. os valentes do topo sul têm o mesmo impacto que o sector das escolas ou da terceira idade em qualquer estádio turco ou inglês, ou escocês ou grego. por isso mandarem bocas de superioridade aos restantes adeptos não faz sentido

2. ninguém mais do que eu critica os pipoqueiros. mas critico-os por razões diferentes das tuas. pelo comportamento que têm (por vezes) para com a equipa. não por serem adeptos de segunda
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> luis13pato Comentou:

> que tópico de merda! Um espaço mítico contra um espaço moderno mas que a breve será previsivelmente ainda mais mítico. Por favor isso é como comparar o Fangio com o Hamilton.
--------------

100% de acordo.

velhos do restelo do caraças

PS: eu diria comparar o fangio com o schumacher
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Velasquez Comentou:

> @Kerouac: os sócios de bancadas laterais nas ANTAS NOVAS são iguais no comportamento aos CATIVOS das ANTAS ANTIGAS.

São um bando de MANSOS que se deixam representar sem reagir, por um punhado de ANORMAIS, uma mão-cheia de ATRASADOS MENTAIS que investem tempo e energia a criticar a equipa e os outros adeptos que apoiam essa equipa, EM VEZ de PRESSIONAREM o ADVERSÀRIO E/ OU OS ÀRBITROS.
-------------

estás a misturar alhos com bogalhos.

mas como já sei para onde esta conversa nos leva, vou ficar por aqui.

direi apenas que atrasados mentais há em todos os segmentos do estádio.

do antigo e do novo.

e para mim todos os adeptos são bem vindos desde que não assobiem a equipa.
 

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,697
1,019
O Dragão é melhor em todos os aspectos. Sem comparação possível.

Eu leio e nem acredito: até parece que nas Antas era sempre um delírio colectivo, não se assobiava a própria equipa e os adversários nem ganhavam lá nunca de tão cagadinhos estarem!

Vi jogos nas Antas para as competições europeias com 20.000 espectadores. Não mistifiquem as Antas. Era um estádio que já estava completamente ultrapassado.
 

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Do Estádio das Antas:

Fui pela primeira vez aos 4 anos pela mão do meu tio Lino, portista ferrenho que acompanhou toda uma época de jogos do nosso clube para o campeonato, ia de marmita ver os treinos e levou uma malha enquanto por ter protestado aquele que seria o 8 a 1 frente ao Penafiel. Ele bem tentou mostrar o seu cartão de sócio, mas não lhe deram chance. Ainda hoje exibo com vaidade o símbolo enorme do clube que o meu tio deixou no Renalt Clio branco de 93 que me ofereceu, depois de ter comprado um outro da mesma marca novinho em folha, prémio do garbo com que operariou cerca de 30 anos na Lacose. Do jogo, lembro-me apenas de ter sido contra o Boavista, ganhámos num golo de livre.

Lembro-me de voltar ao estádio para assistir a um Porto 2- Espinho 2, jogo em que Pinto da Costa anunciou no Domingo Desportivo ser de borla para a criançada assistir à consagração do campeão desse ano. Foi mesmo verdade. Lá foi o meu pai comigo e não paguei para ver. Verdade seja dita que foi um terror para mim. Foi uma batalha campal horrível, policia de choque contra adeptos. Vi um cão maior do que eu mesmo a meu lado. Tremi de medo. Já agora um parentisis: o meu pai é benfiquista inveterado mas nele aplica-se aquela falsa máxima: é bom chefe de familia. Primeiro porque me deixou ser portista, segundo porque me levou aos aliados para festejar a taça dos campeões em 87 e terceiro porque me levou a ver este jogo. Devo confessar que depois desta experiência o meu pai não deixou o meu tio Lino fazer-me sócio do clube. Voltei ao estádio das Antas muito tempo depois, para ver o Porto, era o Vinha nosso avançado, empatar a zero com o Farense. Fui com um colega de escola meu e entrei às cavalitas de um cota que nunca tinha visto na vida.

Tenho outras histórias. Lembro-me de ter estado largo tempo à conversa na Arquibancada com o central Tanta e o Gilmar, que foram com o Guimarães a um torneio de pré-época que vencemos; da cara furiosa do Robson, andava o Baía de Opel Corsa Sport 1.4 vermelho e o Secretário de taxi, por mal-entender o português que lhe falava como gozo; da apoteose que foi a chegada surpresa do Capucho, numa daquelas épocas em que a apresentação aos sócios era feita no parque de estacionamento ao lado do departamento de futebol; do primeiro treino do Mourinho (impressionante a forma como todos perceberam de imediato, fosse pelos exercícios de treino ou pelo tom de voz aplicado, a especialidade do momento); dos treinos à porta fechada que assistia de camarote na sucata de Contumil; de um Porto 2 - Madrid 1, Porto 2 - Benfica 0 e por aí adiante.

Do Dragão:

Fui lá pela primeira vez em visita de estudo admirar a sofisticação da tecnologia utilizada na sua construção e na qual um professor meu era parte importante. Realmente uma coisa brutal, pensada ao milímetro da rotação dos paineis para publicidade na VCI e umas 6 vezes mais baratos que aqueles que impediram 500 lugares no Alvalade 21. Lembro-me também de ter ficado muito fodid* por não ter conseguido bilhete com respectivo azulejo para a inauguração. Ainda inventei umas 50 frases mas os cães d\'Ojogo não me premiaram. De resto, muito difícil lá ir. É lindo, sempre que preciso de usar o metro estaciono o carro mesmo à sua frente. Aconselho a sua visita a estrangeiros como à Torre dos Clérigos, Serra do Pilar, Ribeira ou Caves do Vinho do Porto.

Velho, só se for da Rua dos Bragas ou da Areosa.
 
T

Timofte 2-3

Guest
A media de ASSISTENCIAS nas Antas era de 10/15 mil no final...nao se pode comparar uma e outra infra-estrutura, seria sim indispensavel que os adeptos do assobio deixassem de ir ao estadio ou mudassem de atitude, isso seria fantastico!
 

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
1,775
595
Porto
> Velasquez Comentou:

>Estão mais ocupados com os canticos contra o slmerda que com assobiar um árbitro por exemplo.

--------------------------------------

Essa foi com certeza uma das grandes mudanças no espírito dos adeptos. Mais depressa se critica a equipa do que se cria ambiente contra os adversários/árbitros.

É preciso trazer de novo um espírito de contestação
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Velasquez Comentou:

> Ó Kerouac, eu escrevi para ser lido para quem consegue ler português sem complexos de culpa de ser um dos atrasados mentais que se cala os jogos todos, mas que assobia ao primeiro mau passe. Eu disse que eram os mesmos?

Não são só atrasados mentais, são portistas de segunda categoria. Mas porquê deixar de o dizer? Um portista que assobia a própria equipa não merece dizer-se portista.

Um portista que não apoia a própria equipa, não é um atrasado mental, é só um MANSO. E o tema aqui é esse. Os CATIVOS de hoje das ANTAS NOVAS são um bando de MANSOS no meio de um punhado (PUNHADO CARAGO) de ATRASADOS MENTAIS que assobiam a própria equipa.

E esses tais meia-dúzia de ATRASADOS MENTAIS só têm a LATA e a DISFAÇATEZ de o fazer, porque os tais MANSOS lhes deixam.

Os tais MANSOS estão mais ocupados com os canticos contra o slmerda que com assobiar um árbitro por exemplo.

E é disso que aqui se trata. Se enfias o barreta, tu lá sabes. Se te pôes a defender gente dessa, tu lá sabes. Eu não tenho dúvidas NENHUMAS ao lado de quem eu quero estar num estádio a ver jogar a minha equipa do meu clube, SEJA EM QUE MODALIDADE FOR.
--------------------

para mim não há portistas de primeira nem de segunda (ou mansos). há portistas e não portistas (mesmo que digam que são portistas).

acho esta conversa um disparate. já vi jogos na sul na norte nas duas laterais e agora confesso ando mais pelos camarotes (porque me convidam!!! :) ).

em todo o lado vi portistas a torcer pela equipa. de diferentes maneiras e modos. volto a repetir: desde que não assobiem a equipa (princípio básico cuja infracção não tolero) para mim torcem como deve ser.

não sou fã de alguns elementos que habitam o topo sul porque não consigo dissociar certas coisas que tu aparentemente consegues. salvo raras excepções as claques mais \"animadas\" são as mais violentas. e isso para mim é muito difícil de digerir. adiante.

PS: ficaste ofendido com a comparação com o besiktas. é como dizes é a nossa liberdade de expressão. o que eu vi na turquia e na inglaterra com os meus olhinhos não tem nada a ver com o que se passa no dragão nem com o que se passava nas antas - em qualquer uma das bancadas.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Kerouac Comentou:

PS: ficaste ofendido com a comparação com o besiktas. é como dizes é a nossa liberdade de expressão. o que eu vi na turquia e na inglaterra com os meus olhinhos não tem nada a ver com o que se passa no dragão nem com o que se passava nas antas - em qualquer uma das bancadas.

....................
Nao te preocupes se ofendeste o Velasquez ou nao.Ele ofende muita gente a torto e a direito e acha que com toda a razao.:)Ola Tiago.:)
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,571
1,285
Porto
Bem, eu este ano não tenho ido ver os jogos. Infelizmente o meu dinheiro não chega para tudo, não chega para isso. Fui sócio dos Super Dragões o ano passado inclusive (do Porto já sou há 15) e é verdade que eles dão um apoio brutal à equipa (essencialmente porque são muitos, porque os Colectivo são excelentes, mas poucos em relação a eles), no entanto prefiro ver à beira das outras pessoas.

Não me vejo novamente no meio da javardice e da falta de respeito que por ali vai, não todos, mas ainda são uns bastantes. Para a beira da claque não me vejo a ir tão cedo.

Voltando ao tema, gostava mais das Antas.
 
A

Azul 77

Guest
Para mim, os jogos é na curva Sul. De pé. Atenção, o Colectivo tem evoluído muito como claque. Têm sempre umas coreografias brutais, nas antas, por exemplo, não estavam tão presentes.
 
T

Timofte 2-3

Guest
Tambem me lembro de mtos jogos nas Antas com 12/15 mil, e agora temos sempre 30 mil a assistir...
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
> Timofte 2-3 Comentou:

> Tambem me lembro de mtos jogos nas Antas com 12/15 mil, e agora temos sempre 30 mil a assistir...
--------------------------------
Disses-te bem ...a assistir e muitos a assobiar....


O Dragão precisa de participação,de incentivo,de apoio nas 4 bancadas existentes e não só no TOPO SUL.O Dragão precisa de Alma e chama, e que RARAMENTE a tem.
 
T

Timofte 2-3

Guest
Nesse ponto (e noutros) estamos em sintonia. O Dragao ainda esta a procura da sua identidade. Vamos ter paciencia, que isso tambem se constroi com os anos