Arquitectura

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
MiguelDeco disse:
com os problemas que eu tenho pode é ser uma inconsciente oferta de solução para mim..

:)
Infelizmente não te posso ajudar.

Também estou a começar um projecto de restauro/ampliação  de casa antiga e já me apetece desistir.

Se for preciso dar visibilidade ao tópico mete-se aqui umas fotos da Érica Fontes
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Lucho75 disse:
Infelizmente não te posso ajudar.

Também estou a começar um projecto de restauro/ampliação  de casa antiga e já me apetece desistir.

Se for preciso dar visibilidade ao tópico mete-se aqui umas fotos da Érica Fontes
Talvez até possas.. Diz-me uma coisa. Em termos de restauro, tiveste que meter projeto igualmente certo? Por ser anterior a 195 e tal é que ficas isento do pagamento das taxas presumo.. E qual a percentagem que podes ampliar, legalmente?
Podes dar-me algumas luzes.. também serve para quem souber disto..
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
MiguelDeco disse:
Talvez até possas.. Diz-me uma coisa. Em termos de restauro, tiveste que meter projeto igualmente certo? Por ser anterior a 195 e tal é que ficas isento do pagamento das taxas presumo.. E qual a percentagem que podes ampliar, legalmente?
Podes dar-me algumas luzes.. também serve para quem souber disto..
Em termos gerais, se for uma obra de simples alteração interior em que n\ao mexa na estrutura não tem de meter projecto. Se mexer na estrutura ou alterar significativamente a fachada ou ampliar tem de meter projecto.

A ampliação permitida tem a ver com aquilo que o terreno permitir construir (índice de construção). Se tem o terreno grande pode ampliar mais. Não tem propriamente a ver com a casa existente. Tem a ver com o índice de construção do terreno. Ou seja, depende de caso para caso.

Espero ter ajudado.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Aboio disse:
Em termos gerais, se for uma obra de simples alteração interior em que n\ao mexa na estrutura não tem de meter projecto. Se mexer na estrutura ou alterar significativamente a fachada ou ampliar tem de meter projecto.

A ampliação permitida tem a ver com aquilo que o terreno permitir construir (índice de construção). Se tem o terreno grande pode ampliar mais. Não tem propriamente a ver com a casa existente. Tem a ver com o índice de construção do terreno. Ou seja, depende de caso para caso.

Espero ter ajudado.
Eu explico a pergunta, eu tenho 2 artigos, um com 300 e tal metros, que tem 200 metros de construção.
Eu sempre quis fazer a casa no outro artigo que tem 700 m2. Mas com tudo isto tenho colocado a hipótese de remodelar a minha casa antiga. Ficava mais em conta possivelmente.
A obra seria essencialmente de remodelação interior, o que precisa de alguma obra em termos exteriores é em termos de reforçar um pouco a sustentabilidade da estrutura em si, mas sem ter que "construir" nada de raíz.
E quanto à isenção do pagamento de taxas é verdade? E do iva? da diferenciação entre construção nova e remodelação? Li isto algures e gostava de confirmar.
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
Aboio disse:
Em termos gerais, se for uma obra de simples alteração interior em que n\ao mexa na estrutura não tem de meter projecto. Se mexer na estrutura ou alterar significativamente a fachada ou ampliar tem de meter projecto.

A ampliação permitida tem a ver com aquilo que o terreno permitir construir (índice de construção). Se tem o terreno grande pode ampliar mais. Não tem propriamente a ver com a casa existente. Tem a ver com o índice de construção do terreno. Ou seja, depende de caso para caso.

Espero ter ajudado.
Esqueci-me de dizer que se a casa tiver mais de 30 anos e for submetido à câmara ao abrigo do decreto da reabilitação tem um sem numero de isenções e não é so em termos de taxas... ha projectos de especialidades que não teem de ser submetidos designadamente projecto acústico, estudo termico, acessibilidades, etc.
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
MiguelDeco disse:
Eu explico a pergunta, eu tenho 2 artigos, um com 300 e tal metros, que tem 200 metros de construção.
Eu sempre quis fazer a casa no outro artigo que tem 700 m2. Mas com tudo isto tenho colocado a hipótese de remodelar a minha casa antiga. Ficava mais em conta possivelmente.
A obra seria essencialmente de remodelação interior, o que precisa de alguma obra em termos exteriores é em termos de reforçar um pouco a sustentabilidade da estrutura em si, mas sem ter que "construir" nada de raíz.
E quanto à isenção do pagamento de taxas é verdade? E do iva? da diferenciação entre construção nova e remodelação? Li isto algures e gostava de confirmar.
Sim, ha isenção de taxas (não sei exatamente quais porque depende de câmara para câmara), do IVA e mais importante do IMI. Acabei de fazer isso para um cliente, é um processo simples mas compensa.

Pelo que dizes, assim muito por alto, não me parece que tenhas de submeter projecto se for só isso que dizes.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Aboio disse:
Sim, ha isenção de taxas (não sei exatamente quais porque depende de câmara para câmara), do IVA e mais importante do IMI. Acabei de fazer isso para um cliente, é um processo simples mas compensa.

Pelo que dizes, assim muito por alto, não me parece que tenhas de submeter projecto se for só isso que dizes.
Eu tinha essa ideia de facto, obrigado pela ajuda.
Eu tenho que considera e tenho que tomar um decisão rapidamente.
Estou é cansado desta tentativa constante de sacrifício do cordeiro que existe em relação a quem tenta fazer alguma coisa.. Irei meter um aditamento agora para me baixarem o valor das obras no domínio público. Se não foi aceite mando toda a gente *****-se.
 

ncosta

Bancada central
11 Julho 2016
1,412
1,783
MiguelDeco disse:
Eu tinha essa ideia de facto, obrigado pela ajuda.
Eu tenho que considera e tenho que tomar um decisão rapidamente.
Estou é cansado desta tentativa constante de sacrifício do cordeiro que existe em relação a quem tenta fazer alguma coisa.. Irei meter um aditamento agora para me baixarem o valor das obras no domínio público. Se não foi aceite mando toda a gente *****-se.
As câmaras não são esse bicho papão de 7 cabeças. Se os processos forem bem instruídos e fundamentados não há como dar a volta e apenas há que cumprir o que está na lei. Ninguém pode cobrar ou indeferir só porque sim.

Não estou a dizer que é o teu caso mas infelizmente cada vez mais me apercebo que às vezes as entidades licenciadoras não tem mais remédio que indeferir processos e parar obras. Há processos que são submetidos com muitos erros e obras que muitas vezes sao mal desenvolvidas com alterações ao projecto do porque sim e às vezes não há mais remédio que indeferir ou embargar...
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Aboio disse:
As câmaras não são esse bicho papão de 7 cabeças. Se os processos forem bem instruídos e fundamentados não há como dar a volta e apenas há que cumprir o que está na lei. Ninguém pode cobrar ou indeferir só porque sim.

Não estou a dizer que é o teu caso mas infelizmente cada vez mais me apercebo que às vezes as entidades licenciadoras não tem mais remédio que indeferir processos e parar obras. Há processos que são submetidos com muitos erros e obras que muitas vezes sao mal desenvolvidas com alterações ao projecto do porque sim e às vezes não há mais remédio que indeferir ou embargar...
Eu não falo pelas câmaras todas, porque não conheço todas as realidades.
Todavia posso dizer-te, por exemplo, que sei de uma estrutura de enorme dimensão, já em funcionamento, e que ainda não tem a questão das licenças resolvida. Sabes porquê? Porque trouxe emprego para a região.
Se eu fizer o mesmo a título individual (cheguei a pedir isso aquando de um pedido de isenção que fiz) ameaçam-te com embargos e afins.
Por exemplo, faça-se o levantamento das piscinas existentes à beira mar e compara-se o nº delas que estão em projeto...
Ainda assim, o meu caso é um caso mais grave porque se trata de uma questão com laivos de incompetência gritante a roçar o crime. E que não posso resolver como gostaria porque infelizmente não posso.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..

 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,006
19,344
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
MiguelDeco disse:
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..
Boa sorte Miguel,
E muita paciência.
Vai mostrando o avançar das obras .
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..
Crlh, custou mas foi!

Boa sorte nisso!
 
D

Dragon_92

Guest
MiguelDeco disse:
Bem, passados quase 3 anos da criação deste tópico, hoje é o dia nº 1 da construção da minha casa.

Com o tempo vou partilhando por aqui alguns desabafos e alguns pedidos de ajuda..
Boa sorte, amigo!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana


Depois das escavações, o início do início.



Não vou dizer nomes técnicos das etapas porque não os sei dizer. Já recebeu betão hoje. Depois, se conseguir, ainda lhe tiro umas fotos.

 
R

rubickus

Guest
Boas malta,

alguem sabe se em Portugal ha alguma legislacao/codigo de construcao que especifique quais as normas para criar uma muro de divisao entre casas vizinhas. Se ha alguma medida especifica/alturas e materiais permitidos.

obrigado
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
rubickus disse:
Boas malta,

alguem sabe se em Portugal ha alguma legislacao/codigo de construcao que especifique quais as normas para criar uma muro de divisao entre casas vizinhas. Se ha alguma medida especifica/alturas e materiais permitidos.

obrigado
normalmente isso está previsto nos regulamentos da câmara municipal onde resides..
Vê se isto ajuda.

https://forumdacasa.com/discussion/18467/muro-e-vizinhos-posso-subir/