Artur Jorge

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,512
21,344
Gaia
Um Senhor, mestre da Educação com determinação e persuasão pela razão.

Ainda vi uns jogos dele, era

Lamentáveis palavras de Pinto da Costa, em primeiro lugar o Rei Artur Jorge não foi uma aposta do mesmo , mas sim uma indicação de José Maria Pedroto e depois em vida o FC Porto não soube ou quis fazer uma homenagem condigna a um distinto Senhor que nos deu imensas alegrias,quero acreditar que esteja confuso pelo momento e não a fazer campanha eleitoral.
----------------------

Hoje quando ouvi Pinto da Costa na TSF homenagear Artur Jorge senti que quis de novo recolher louros que até merece e porque foi uma aposta arriscada, mas esqueceu o Mestre dos Mestres Pedroto que até o próprio PdC dizze varias vezes ter sido ele a indicar Artur Jorge.
É justo homenagear Artur Jorge que foi campeao junior pelo FC do Porto, é justa a gratidão a PdC pela sua coragem, mas seria justo não esquecer José Maria Pedroto. Aliás lembro que o meu Pai já dizia que foi Pedroto que o descobriu para os juniores do Porto.
Reirei do blog do Armando Pinto estas fotos, mas deixo o link do seu notavel blog, onde muito mais tem sobre o Rei Artur.

1708616338499.png

1708616730350.png
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,395
13,532
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Relembro muitos anos atrás um restaurante que já não existe na Avenida Montevideu aonde ele ia jantar e eu também. O dono, irmão de dois donos do Capa Negra, queixou-se da antipatia de Artur Jorge que interpelado por ele sobre futebol respondia por monossílobos, fiquei curioso e uma vez sentei-me numa mesa ao lado dele e tive a arte de conseguir falar com ele e sabendo do assunto tabu que era o futebol falei de livros, política, arte etc. Ele mudou de semblante e passou de introvertido a extrovertido. Noutras ocasiões que ia lá e o via ele convidava-me para a mesa dele, tive a "lata" de lhe contar a cena do dono - ele riu-se e disse-me; o futebol fica à porta do Estádio das Antas. Era um intelectual e bom falador daquilo que lhe interessava fora da profissão dele.
 

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,071
4,100
Artur Jorge, o homem que ouvia música clássica enquanto via jogos de futebol.

Indicado por Pedroto.

Ingressou em 1984/85, substituindo António Morais, que por sua vez tinha assumido o banco em Dezembro de 1983 face à doença de Pedroto, que viria a falecer em Janeiro de 1985.

Artur Jorge estava destinado a assumir o comando técnico em 1980/81, passando Pedroto (por sua vontade própria) a Diretor/Supervisor do futebol.

Tal não aconteceu devido ao "Verão Quente" do final da época 1979/80.

Esteve 3 épocas, saindo no final de 1986/87, após a conquista da Taça dos Campeões.

Regressaria em finais de Novembro de 1988, substituindo Quinito, dando início a uma autêntica renovação do plantel Campeão Europeu, e que daria frutos quase imediatos, a partir da época seguinte, com novo título em 1989/90.

Esteve mais 2 épocas e meia no comando técnico.

Descansa em paz Artur Jorge, que bem mereces.


 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,513
2,648
Como o Artur Jorge era não só um homem do futebol mas também da cultura (deve ser o único treinador do mundo que tem no seu currículo um livro de poesia!), deixo aqui este poema que encontrei em tempos na net, sobre a final de Viena

BAYERN DE MUNIQUE 1 X F.C.PORTO 2 - ARTUR JORGE (1987)


Aos dezoito anos vive-se já na antecâmara
do pesadelo, mas a vida reserva-nos ainda
o fulgor intempestivo dum embate
donde sairemos homens, estonteados
de suor e lama.

Sabíamos que não iria durar muito
a juventude - noventa e três minutos,
se não erro. Mas o trevo permanece
nas pastagens da memória: um irónico
toque de calcanhar, uma rápida investida
no coração do tempo, as mais loucas
diagonais contra o pior dos fatalismos,
o dos tímidos.

Como esquecer aquelas fintas à tristeza,
a viva fantasia dos relâmpagos abrindo
fundas brechas no espírito simétrico,
pesado, dos teutónicos, a negação
do fado. Que foi isto, perguntámos,
como pôde? Nenhum relógio mede
tamanha velocidade.

E as lágrimas deslizam, como vêem,
pelo poema abaixo, isso é sinal de que o futuro
já passou, já ruiu a balaustrada de onde víamos,
serenos, a corrida dos minutos, coroada
de possível. Que nos resta? Nada. Felizes
os que guardam, pelo menos, a cassete.

JOSÉ MIGUEL SILVA
Movimentos no Escuro (2005)

 

PCS

Arquibancada
9 Agosto 2015
184
249
Que descanse em Paz!

Há 30 minutos estava a falar o Rui Miguel Tovar sobre o Artur Jorge na RTP 3 e homem não conseguiu conter a emoção.

@Blue_Velvet roubei o Avatar,é por uma boa causa.
Por acaso apanhei esse noticiário também. O Rui Miguel Tovar estava genuinamente emocionado, penso que nunca vi um jornalista demonstrar tao publicamente o seu pesar e emoção. Apesar de discreto, o Rei Artur conseguiu tocar muitas pessoas com a sua personalidade.
 

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
4,553
4,422
Conquistas
8
46
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Era muito criança quando vi Pedroto e depois Morais. Assim, Artur Jorge foi o primeiro Treinador que vi treinar já com outra consciência. Um senhor. O Porto jogava um futebol com perfume mas também pragmático. Os jogos eram simples: se marcavamos primeiro, com a nossa equipa nunca mais sequer empatavamos.
Ficamos a dever-lhe a homenagem merecida em vida. Talvez porque depois treinou o Slm ficasse marcado por isso.
Uma enorme perda.
Os meus sentimentos à família.