ATP World Tour 2025

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
46,493
72,723
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não é só tenistas, é basquetebolistas, futebolistas, pilotos de F1, de Moto GP, Ciclistas... os gajos fizeram um investimento brutal no desporto e colhem os frutos.
Basquetebolistas reformaram se na produção depois dos manos Gasol

maliano

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2022
5,063
11,610
Conquistas
3
Este até pode chegar aos 30 grand slam que não vão ter nem metade do valor dos grand slam dos outros 3, onde a concorrência era muito maior, não só entre eles mas também com outros que de vez em quando também se intrometiam, como Andy Murray e Wawrinka

radiohead

Bancada central
9 Julho 2025
1,026
1,837
Este até pode chegar aos 30 grand slam que não vão ter nem metade do valor dos grand slam dos outros 3, onde a concorrência era muito maior, não só entre eles mas também com outros que de vez em quando também se intrometiam, como Andy Murray e Wawrinka
É óbvio. Mas já temos alguma espécie de lunatismo, do tipo "já estão ao nível dos Big 3".

Não estão, mas podem chegar e até poderão ultrapassar no futuro. Vá-se lá saber. Neste momento, ainda estão longe.

8 Fevereiro 2023
16,829
21,794
Que máquina este miúdo.
Parabéns, Campeão.
Têm sido duas máquinas e ainda só vimos 3 ou 4 anos. O ténis fantástico que jogam em tão tenra idade é inacreditável, é pena a velocidade de bola ser tão rápida pois assim não temos chance de ver com mais frequência trocas de bolas de 20 e 30 pancadas como acontecia muitas vezes na década passada sobretudo nos duelos entre Nadal e Djokovic.

8 GS nos últimos 8 é um domínio incrível de ambos, é quase impossível terem e virem a ter concorrência pois praticam um ténis muito perto da perfeição em todos os momentos do jogo.

E o Alcaraz acabou de se tornar no mais jovem de sempre a vencer múltiplos Majors em três superfícies diferentes e no segundo mais jovem de sempre (depois de Bjorn Borg) a chegar aos 6 títulos de Grand Slam.

22 anos e já uma lenda apesar de ter um rival que é um autêntico robot em campo.

Última edição:
  • Like
Reações: Bitaites

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,727
1,347
Em 2006 e 2007 os GS foram repartidos so entre Nadal e Federer, 2008 o Djoko ganha 1 e 2009 é o Del Potro…por isso ainda pode mudar este rumo

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,714
5,693
36
Porto
O Alcaraz quando está a sentir bem a bola e consegue ser consistente ( acho que este USOpen foi o primeiro que foi consistente do inicio ao fim ) é imparável. Nem uma máquina como o Sinner consegue parar.

Mas acaba por ser justo. 2 GS para cada um, tal como o ano passado. E 2026 vai pelo mesmo caminho. Não há ninguém neste momento que consiga fazer frente a estes dois. A diferença é absurda.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,534
3,477
Perdeu mais para o Alcaraz que para os outros todos juntos

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk
Isto é como dizer que o Porto perdeu mais vezes frente ao benfica ou sporting que todos os outros clubes juntos.
Se fizermos o mesmo exercício para o Alcaraz é capaz de obtermos o mesmo resultado.
A supremacia destes dois relativamente ao resto é de tal forma grande que só encontram dificuldades quando se defrontam no court.

A questão é perceber se esta diferença se deve ao facto do Sinner/Alcaraz serem muito melhores ou se a concorrência estar um pouco aquém do que era esperado?

Quer dizer, não há dúvidas da qualidade até porque isso fica bem patente nos espectáculos que dão. Mas também me parece que não têm concorrência porque os restantes estão muitos furos abaixo do que se esperava.
Não é por nada que o Djocovic andava a limpar torneios este tempo todo frente a gajos novos.

Mas quem perceber da poda (já percebi que o @Roma é fã da modalidade) que diga de sua justiça.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,254
31,700
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
Perdeu mais para o Alcaraz que para os outros todos juntos

Enviado do meu M2101K6G através do Tapatalk
Estatística impressionante.
Mas lembro-me, no tempo do Big 3, havia ali uma altura em que o emparelhamento era mesmo importante. Porque, por norma, o Federer perdia para o Nadal, o Nadal perdia para o Djokovic e o Djokovic perdia para o Federer.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,534
3,477
Não é só tenistas, é basquetebolistas, futebolistas, pilotos de F1, de Moto GP, Ciclistas... os gajos fizeram um investimento brutal no desporto e colhem os frutos.
Um bom programa desportivo para as olimpíadas de Barcelona.

Espanha conseguia ser pior que Portugal em praticamente todos os desportos. Ou pelo menos irrelevantes.
Quando estes começaram a idealizar Barcelona 92 lançaram um programa desportivo nacional em que promoveram o elitismo desportivo.

Hoje são das maiores potências mundiais.
Não deve haver nenhum desporto onde não sejam super competitivos.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,714
5,693
36
Porto
Isto é como dizer que o Porto perdeu mais vezes frente ao benfica ou sporting que todos os outros clubes juntos.
Se fizermos o mesmo exercício para o Alcaraz é capaz de obtermos o mesmo resultado.
A supremacia destes dois relativamente ao resto é de tal forma grande que só encontram dificuldades quando se defrontam no court.

A questão é perceber se esta diferença se deve ao facto do Sinner/Alcaraz serem muito melhores ou se a concorrência estar um pouco aquém do que era esperado?

Quer dizer, não há dúvidas da qualidade até porque isso fica bem patente nos espectáculos que dão. Mas também me parece que não têm concorrência porque os restantes estão muitos furos abaixo do que se esperava.
Não é por nada que o Djocovic andava a limpar torneios este tempo todo frente a gajos novos.

Mas quem perceber da poda (já percebi que o @Roma é fã da modalidade) que diga de sua justiça.
Eu acho que as duas coisas estão interligadas. Obviamente que Alcaraz e Sinner está muito acima dos outros. Mas a partir do momento que vemos alguém como o Nole que com 38 anos e num ano chega as 4 semi finais dos GS ( e chega lá , a brincar. Nem sequer são jogos renhidos), é um abre olhos para o que diz respeito ao estado do circuito.

E é como dizes , antes destes dois se afirmarem completamente, o Djokovic já andava a limpar os mesmos. Neste momento não vejo nenhum jogador capaz de fazer frente sequer ao Nole com 38 anos, quando mais aos outros dois.

Obviamente que num dia "mau" de algum deles ( que é normal acontecer) pode haver uma surpresa aqui e ali mas será sempre algo muito esporádico.

O mais absurdo nisto tudo é pensar que Sinner tem 24 anos e Alcaraz tem 22. Na teoria, ainda estão longe do auge de um tenista. Que será sempre ali nos 30 anos.

• Like
Reações: Hendrix

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,254
31,700
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Um bom programa desportivo para as olimpíadas de Barcelona.

Espanha conseguia ser pior que Portugal em praticamente todos os desportos. Ou pelo menos irrelevantes.
Quando estes começaram a idealizar Barcelona 92 lançaram um programa desportivo nacional em que promoveram o elitismo desportivo.

Hoje são das maiores potências mundiais.
Não deve haver nenhum desporto onde não sejam super competitivos.
Isso resulta em países com capacidade de investimento e com um nº populacional relevante.
Por exemplo, os EUA são um país de 1ª linha em quase todos os desportos. Ou pelo menos são-no nos desportos que lhes interessa ser.
Não vamos ver os EUA a ser relevantes no andebol, nunca deverão ser grande coisa no futebol (porque a prioridade dos jovens é e será sempre a NFL, NBA e MLB) mas de resto são bons em tudo.

Portugal não tem população suficiente para valer a pena um investimento desse tipo, na minha opinião. Somos um muito pequeno país, se formos bons em 3 ou 4 desportos, acho que estamos bem. Temos tradição no futebol, no hoquei, talvez na canoagem e pouco mais...

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
93,020
227,210
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
O resto do circuito nem cheira contra o Sinner

Contra o Alcaraz, como ele tem uma veia meia gozão, ainda podem sonhar com apanhar um Alcaraz meio bêbedo
E mesmo assim têm que suar muito para se aguentarem

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,534
3,477
Eu acho que as duas coisas estão interligadas. Obviamente que Alcaraz e Sinner está muito acima dos outros. Mas a partir do momento que vemos alguém como o Nole que com 38 anos e num ano chega as 4 semi finais dos GS ( e chega lá , a brincar. Nem sequer são jogos renhidos), é um abre olhos para o que diz respeito ao estado do circuito.

E é como dizes , antes destes dois se afirmarem completamente, o Djokovic já andava a limpar os mesmos. Neste momento não vejo nenhum jogador capaz de fazer frente sequer ao Nole com 38 anos, quando mais aos outros dois.

Obviamente que num dia "mau" de algum deles ( que é normal acontecer) pode haver uma surpresa aqui e ali mas será sempre algo muito esporádico.

O mais absurdo nisto tudo é pensar que Sinner tem 24 anos e Alcaraz tem 22. Na teoria, ainda estão longe do auge de um tenista. Que será sempre ali nos 30 anos.
Eu acho que a dedicação dos jovens atletas destas novas gerações, e isso é transversal a todos os desportos, não é a mesma que as gerações anteriores.
Não me parece normal que o big 3 continuassem a ser os melhores do circuito já bem dentro da casa dos 30. Ainda por cima num desporto fisicamente tão exigente.
Por alguma razão é que Federer, Nadal e Nole são recordistas de grand slams.

Se assim continuar, o Sinner e o Alcaraz vão bater esses recordes facilmente.

• Like
Reações: Roma

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
23,254
31,700
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Contra o Alcaraz, como ele tem uma veia meia gozão, ainda podem sonhar com apanhar um Alcaraz meio bêbedo
Vamos ver como evoluem os jogadores, mas não vejo dos já estabelecidos no circuito, capacidade para ombrear com os 2 melhores.
Como já disse, estou à espera de ver como evoluem o Mensik e o Fonseca. Vejo neles bom tenis.

• Like
Reações: Ruben1893

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,714
5,693
36
Porto

Isso tem haver com a personalidade de cada um também. O Sinner é uma máquina fria e cerebral. O Alcaraz é um gajo muito mais emocional.

Mas.... eu neste US Open vi um Alcaraz completamente diferente. Muito focado, a não dar borlas a ninguém, muito consistente. Um registo completamente diferente. Veremos se foi só ocasião ou vai continuar neste caminho.

• Like
Reações: Ruben1893