Pelo que percebo, quando eles fazem a taxa fixa fazem uma média de 10 anos (salvo erro), logo, essa taxa não será tão alta como a que existe atualmente, pelo menos no prazo de 12 meses. O problema da taxa fixa é que se mantém durante um mínimo de 5 anos e, caso a guerra acabe e a inflação desça e o BCE volte a baixar as taxas ficas agarrado durante 5 anos a pagar mais do que devias. Mas o oposto também pode acontecer. Estares 5 anos a pagar menos porque as taxas podem subir ainda mais.
Não sei se estou enganado mas penso ser esta a matemática básica.
Sim é mais ou menos isso, mas tudo depende das condições do crédito que se conseguem arranjar.
Posso falar no meu exemplo: fiz crédito habitação em 2020 na CGD com taxa variável euribor a 12 meses + 1,25% spread.
No início deste ano, com as "novidades" que se avizinhavam andei a investigar e o Bankinter estava com condições de taxa fixa de 1,5% sendo que poderia fazer o seguro de vida fora do banco que normalmente é melhor e mais barato.
Tentei negociar com o CGD, mas para taxa fixa não tinham proposta e o melhor que me faziam era baixar o spread para 1,1% na taxa variavel.
Assim decidi mudar o crédito para o Bankinter, com taxa fixa de 1,5% e com o seguro de vida fora do banco . Real Vida.
Pagaram todas as despesas de Transferência do Crédito (escritura, documentação, taxa de amortização de 0,5%,...) e como constava na promoção ainda me deram uma prestação de borla.
Neste momento a taxa variável a 12 meses está em +/-2,7% + 1,1% de spread iria ficar com uma taxa de 3,8% + seguro no banco que era mais caro.
Agora tenho taxa fixa de 1,5% com seguro fora do banco.