Aumento da taxa euribor/Crédito habitação

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,560
23,350
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Eu também referi a necessidade de investimento público na habitação. Aliás, até é o ponto que considero mais importante.

Mas olhar para uma cidade como o Porto (e acredito que em Lisboa a percentagem seja semelhante) e ver que mais de 50% do AL, ao contrário da parte que sublinhei do teu comentário, é mantido por grupo económicos e fundos de investimento, que recuperam prédios e quarteirões inteiros, não para habitação, mas exclusivamente para alugueres de curta duração, é ignorar que esse também é um dos problemas.

O problema em Portugal é que o legislador normalmente actua tarde demais, e actua cegamente. E depois tanto atinge o pequeno investidor (a pessoa que poupou a vida inteira para comprar uma habitação extra e que pôs no mercado de AL) como o grande fundo económico, que tanto investe no Porto, como no Qatar ou em Las Vegas.
Essa é que é a parte enganadora.

Esta questão dos Al vai afectar 0 os grandes grupos económicos.

Aliás só os vai beneficiar é muito. E a questão de habitação disponível ou acessível vai ficar igual ou pior.

Qualquer política de habitação que não comece pelo património disponível, e abandonado do estado está votado ao fracasso.

E voltando a atrás, se reparares não se fala em limitações de construção de novos hotéis. Ou em recuperações de edifícios de habitação para hotéis.

Curiosamente ou não isso e os Hostels ficam de fora das limitações.

Os grandes grupos até esfregam as mãos
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,742
7,768
Esmoriz
Essa é que é a parte enganadora.

Esta questão dos Al vai afectar 0 os grandes grupos económicos.

Aliás só os vai beneficiar é muito. E a questão de habitação disponível ou acessível vai ficar igual ou pior.

Qualquer política de habitação que não comece pelo património disponível, e abandonado do estado está votado ao fracasso.

E voltando a atrás, se reparares não se fala em limitações de construção de novos hotéis. Ou em recuperações de edifícios de habitação para hotéis.

Curiosamente ou não isso e os Hostels ficam de fora das limitações.

Os grandes grupos até esfregam as mãos
Mas o objectivo não é afectar os grandes grupos económico, nem limitar a construção de novos hotéis, o turismo contribui com 15% do PIB nacional.

O objectivo é ter mais casas para venda ou transformar o aluguer de curta duração em alugueres mais longos. Evitar que os senhorios peçam rendas absurdas para compensar o que ganhariam em AL.

Claro que uma medida destas vai demorar anos a dar resultados, porque o mercado primeiro ajusta-se e depois não há garantias que a recuperação de edificios no centro das cidades continue a ser feito no mesmo ritmo. Daí a necessidade de medidas complementares que ajudem os investimentos privados, como descida de impostos e a diminuição da burocracia. O que é que o governo faz? Exactamente o contrário. Castiga nos impostos de quem aluga em AL e trata a pessoa que tem um AL em Espinho ou a empresa que 250 AL no centro de Lisboa exactamente da mesma forma.

Agora parece-me óbvio que o facto de fundos terem quarteirões inteiros em AL nas nossas cidades, contribuiu para a desregulação do mercado e para a subida desenfreada de preços que começou no centro das cidades, chegou às periferias e se espalhou pelo resto do país.
 

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,609
4,396
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Basta ver o edifício do antigo Ministério da Educação que era suposto ser um alojamento estudantil e até hoje nada….


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Gelsenkirchen

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,560
23,350
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Mas o objectivo não é afectar os grandes grupos económico, nem limitar a construção de novos hotéis, o turismo contribui com 15% do PIB nacional.

O objectivo é ter mais casas para venda ou transformar o aluguer de curta duração em alugueres mais longos. Evitar que os senhorios peçam rendas absurdas para compensar o que ganhariam em AL.

Claro que uma medida destas vai demorar anos a dar resultados, porque o mercado primeiro ajusta-se e depois não há garantias que a recuperação de edificios no centro das cidades continue a ser feito no mesmo ritmo. Daí a necessidade de medidas complementares que ajudem os investimentos privados, como descida de impostos e a diminuição da burocracia. O que é que o governo faz? Exactamente o contrário. Castiga nos impostos de quem aluga em AL e trata a pessoa que tem um AL em Espinho ou a empresa que 250 AL no centro de Lisboa exactamente da mesma forma.

Agora parece-me óbvio que o facto de fundos terem quarteirões inteiros em AL nas nossas cidades, contribuiu para a desregulação do mercado e para a subida desenfreada de preços que começou no centro das cidades, chegou às periferias e se espalhou pelo resto do país.
Falas e bem dos 15% do PIB, mas já agora quantas dormidas em Al em cada 1 dos últimos 5 anos por exemplo vs dormidas em hotéis.

E se verificares depois os registos de Al e as percentagens em cada modalidade vais ver exectamente quem vai ser afectado, e quem vai ser beneficiado com o fecho ou proibição dos Al.

E isso dos quarteirões inteiros em Al ou em Hotéis aconselho te a visitares a zona mais cara do país, a avenida da liberdade e a zona da baixa. Depois diz me quantos hotéis lá viste vs edifícios de habitação ( mesmo que alguns com frações em Al).

Mas não me vou alongar mais porque já estendi demasiado o offtopic que é sobre taxas Euribor e empréstimos habitação.
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,742
7,768
Esmoriz
Falas e bem dos 15% do PIB, mas já agora quantas dormidas em Al em cada 1 dos últimos 5 anos por exemplo vs dormidas em hotéis.

E se verificares depois os registos de Al e as percentagens em cada modalidade vais ver exectamente quem vai ser afectado, e quem vai ser beneficiado com o fecho ou proibição dos Al.

E isso dos quarteirões inteiros em Al ou em Hotéis aconselho te a visitares a zona mais cara do país, a avenida da liberdade e a zona da baixa. Depois diz me quantos hotéis lá viste vs edifícios de habitação ( mesmo que alguns com frações em Al).

Mas não me vou alongar mais porque já estendi demasiado o offtopic que é sobre taxas Euribor e empréstimos habitação.
Opá, eu não estou contra o AL. Mas estamos a falar em hoteis por oposição a AL, quando devíamos, se calhar, estar a falar em casas para morar por oposição ao AL.

Se tens um problema de habitação nas cidades portugueses, e em Lisboa há 24 mil alojamentos locais registados (fora os que não estão nas plataformas) e no Porto cerca de 10 mil, quando no centro há mais casas em AL do que casas para morar, parece-me óbvio que isto também contribuiu para o problema.

E não é completamente offtopic. É diferente teres um empréstimo ao banco de 200 mil euros ou um de 500 mil.

O problema já passou de conseguir pagar um empréstimo à habitação, para conseguir sequer arranjar uma casa.
 
  • Like
Reações: Gelsenkirchen

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,560
23,350
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Opá, eu não estou contra o AL. Mas estamos a falar em hoteis por oposição a AL, quando devíamos, se calhar, estar a falar em casas para morar por oposição ao AL.

Se tens um problema de habitação nas cidades portugueses, e em Lisboa há 24 mil alojamentos locais registados (fora os que não estão nas plataformas) e no Porto cerca de 10 mil, quando no centro há mais casas em AL do que casas para morar, parece-me óbvio que isto também contribuiu para o problema.

E não é completamente offtopic. É diferente teres um empréstimo ao banco de 200 mil euros ou um de 500 mil.

O problema já passou de conseguir pagar um empréstimo à habitação, para conseguir arranjar sequer uma casa.
Mas a questão é que os hotéis que estão a abrir não são construção nova, são prédios que eram de habitação que estavam devolutos e que são reconvertidos.

É aí que quero chegar. A escala é completamente diferente.

Obviamente que toda e qualquer actividade tem de ser regulada e chegando a um certo ponto restringida .

A minha questão é que existiam muito mais soluções e que resolveriam o problema de habitação a uma grande escala e que não são debatidas ou feitas.

É essa a minha questão.

E aposto contigo que como está e foi aprovada a política de habitação vai resolver 0, e arriscas a resolver 0 e a ter perdas económicas significativas em termos dos tais 15% do PIB, e os valores das rendas e de compra de casa não vão baixar.

Espero estar redondamente enganado mas cá estaremos para ver.
 

XaviJr

Lugar Anual
15 Janeiro 2018
3,177
3,880
Se estão à espera que o Costa resolva algum problema esperem bem sentados. Nunca o fez, não ia começar agora. Infelizmente muita família vai passar mal.
 
  • Like
Reações: Dragon Lonis

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,035
9,771
Mas querem que o Estado invista na habitação publica quando nem sequer consegue controlar o património que já possui?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O Estado devia era de agilizar e promover a construção de novas casas, que é o que efetivamente vai resolver o problema.

Construir uns milhares de casas sociais ou low cost resolve um problema de alguns, não o problema estrutural.

Talvez, obrigar os munícipios a aumentarem as áreas de construção nos PDM para baixar o custo de aquisição de terrenos - nem faz sentido termos tantas zonas florestais, agrícolas e afins.

Agilizar todo o processo de licenciamento e baixar as taxas de construção.

Baixar o IVA do material de construção, uma casa para habitar é um bem essencial, digo eu.

Seriam medidas efetivas para baixar os custos de construção de uma casa.

Porque o problema de base reside no facto de os terrenos são caros, o material está a valores elevadíssimos e os processos de licenciamentos morosos e dispendiosos.
 

zenabooo

Lugar Anual
16 Julho 2020
4,180
4,944
Conquistas
9
INTERNAZIONALE
  • André Villas-Boas
Vender a casa com lucro face ao valor que foi comprada, e adequirir uma outra mais modesta também não é a solução, primeiro porque o "lucro" vai ser comido em parte em sede de mais-valias no IRS, em segundo lugar, face ao aumento dos preços da habitação, seria bastante provável nem conseguirem comprar outra.
Não tem de dar mais valias se comprar outra casa para habitação...penso eu...

Existe pessoal que não pode pagar 1000, mas pode pagar 600...ainda existem casas em aldeias bastante em conta...

Mas mesmo vender com algum lucro é melhor que entregar tudo ao banco...
 

socrates

Bancada central
11 Setembro 2017
2,312
1,169
Não tem de dar mais valias se comprar outra casa para habitação...penso eu...

Existe pessoal que não pode pagar 1000, mas pode pagar 600...ainda existem casas em aldeias bastante em conta...

Mas mesmo vender com algum lucro é melhor que entregar tudo ao banco...
Sim se reinvestir os 100% das valias não terás tributação (tens 3 anos) mas terá que ser sempre habitação própria e permanente (não pode ser casa de ferias)
 
  • Like
Reações: zenabooo

Pedro Lopes

Bancada central
9 Agosto 2006
1,192
618
Conquistas
7
Porto
  • Jorge Costa
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • José Mourinho
Vao descer… calma. Vai demorar mas vão descer. Tens q ver a coisa a 30/40 anos. Dificilmente uma taxa fixa compensa. A vantagem é a previsibilidade. Mas os bancos não são parvos.
Não compensa? Depende muito de quando e a que valor a fazes. Hoje em dia claramente mão compensa…

Fizemos fixa em 2019 a 20anos por 0.65%. Pago sempre o mesmo ha 4 anos, em 2038 vou pagar o mesmo, haja guerra ou pandemias pelo meio.

80% dos créditos a habitação na europa são taxa fixa. Em Portugal é o contrário (90% pede variável), devemos estar a ver algo que o resto do pessoal não vê.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,344
40,145
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não compensa? Depende muito de quando e a que valor a fazes. Hoje em dia claramente mão compensa…

Fizemos fixa em 2019 a 20anos por 0.65%.
Pago sempre o mesmo ha 4 anos, em 2038 vou pagar o mesmo, haja guerra ou pandemias pelo meio.

80% dos créditos a habitação na europa são taxa fixa. Em Portugal é o contrário (90% pede variável), devemos estar a ver algo que o resto do pessoal não vê.
mais spread..
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,653
12,182
Não compensa? Depende muito de quando e a que valor a fazes. Hoje em dia claramente mão compensa…

Fizemos fixa em 2019 a 20anos por 0.65%. Pago sempre o mesmo ha 4 anos, em 2038 vou pagar o mesmo, haja guerra ou pandemias pelo meio.

80% dos créditos a habitação na europa são taxa fixa. Em Portugal é o contrário (90% pede variável), devemos estar a ver algo que o resto do pessoal não vê.
A taxa de esforço em portugal é muito diferente do resto da europa.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Para quem está a pensar em comprar casa, o melhor é ir dar uma na mulher ou deitar-se a dormir até as coisas acalmarem (se acalmarem entretanto). Meter-se numa alhada destas só mesmo quem for muito burro e em vez de pagar uma casa, acabar a pagar duas e sem dinheiro para comer, mesmo trabalhando no duro.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
30,217
50,639
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Para quem está a pensar em comprar casa, o melhor é ir dar uma na mulher ou deitar-se a dormir até as coisas acalmarem (se acalmarem entretanto). Meter-se numa alhada destas só mesmo quem for muito burro e em vez de pagar uma casa, acabar a pagar duas e sem dinheiro para comer, mesmo trabalhando no duro.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Mas ao menos, no final, ainda ficas com uma casa paga para deixares aos filhos ou assim sendo que as rendas até são mais altas que uma prestação ao banco e não ficas com nada. É dinheiro entregue totalmente ao senhorio.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Mas ao menos, no final, ainda ficas com uma casa paga para deixares aos filhos ou assim sendo que as rendas até são mais altas que uma prestação ao banco e não ficas com nada. É dinheiro entregue totalmente ao senhorio.
Concordo com tudo, mas neste momento vejo pessoas a contar todos os trocos e até mesmo a pedir emprestado a familiares e amigos para conseguirem pagar as mensalidades ao banco.

Vida, praticamente não tem, a não ser casa, trabalho, trabalho, casa.

E lá vão comendo o que podem e se arranja.

Tudo porque uma renda de 300/400€ passou para 700/800€ num ápice. E essa diferença era o que tinham para pagar as restantes despesas.

Meter-se neste processo agora ? É que nem pensar.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
30,217
50,639
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Concordo com tudo, mas neste momento vejo pessoas a contar todos os trocos e até mesmo a pedir emprestado a familiares e amigos para conseguirem pagar as mensalidades ao banco.

Vida, praticamente não tem, a não ser casa, trabalho, trabalho, casa.

E lá vão comendo o que podem e se arranja.

Tudo porque uma renda de 300/400€ passou para 700/800€ num ápice. E essa diferença era o que tinham para pagar as restantes despesas.

Meter-se neste processo agora ? É que nem pensar.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Mas repara, mesmo com as prestações a subirem para esses valores, mesmo assim, são mais baixas que as rendas.

O problema dessas pessoas foi que avançaram para a compra de casa sem terem em conta que as taxas podiam subir e não se precaveram. Não criaram uma almofada entre os rendimentos e o que pagam.

Claro que comprar casa depois tem custos que o arrendar não tem, por exemplo as taxas e impostos na compra, escritura, o IMI, etc. Mas no final ficas com um bem imobiliário.

Se essas pessoas têm problemas a pagar a prestação ao banco de 700, 800€ também teriam nas rendas.

O ideal seria que a prestação/renda da casa não ultrapasse os 25 a 30% do rendimento líquido da família. Essas pessoas provavelmente terão outras prestações em cima dessa. Carro, viagens, electrodomésticos, etc...

O ideal, ideal será ser rico....😂