Boas, eu como portista e membro da equipa do Transfermarkt em Portugal, já tinha conta há bastante tempo e gosto de ver várias opiniões de outros portistas, mas hoje vi este tópico e fiquei surpreendido por este rótulo e tenho que agir em nossa defesa.
Eu posso dizer que isso acontece (o mostrado nos links) porque na liga portuguesa não temos dados da época 2002/2003 para trás (e deixo aqui o link para confirmação:
https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/startseite/wettbewerb/PO1/plus/?saison_id=2002). Podem confirmar pelos links do campeonato português no Transfermarkt que temos apenas dados completos a partir da época 2003/2004 (época onde o FC Porto venceu a Liga dos Campeões). Já se forem ao palmarés dos respetivos treinadores e ao perfil inicial verificam que as épocas correspondem à verdade e os títulos da mesma forma, como o pentacampeonato do FC Porto entre 1994 e 1999. Apenas não temos 5000 colaboradores a trabalhar de graça como o zerozero. A nossa equipa é apenas de 3 elementos em Portugal e mal conseguimos manter os dados de campeonatos atuais.
Quanto aos valores inflacionados (que é a questão do post) tenho uma opinião (de alguém da equipa) a 50/50. Acredito que os valores do Benfica, bem como alguns jogadores de outros clubes, estão inflacionados mas a culpa disso é apenas do mercado (dos agentes de piça que conseguem sobrevalorizar jogadores e clubes que vão na cantiga como Jorge Mendes, ).
Quando vemos jogadores, aos quais tínhamos valores à volta de 2 ou 3M de euros serem vendidos por 15, o que se pode fazer? Negócios como Cancelo, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, Hélder Costa, ... também questionaram o Transfermarkt quanto à sua eficácia nos valores. Esses eram todos jogadores de Segunda Liga, quando é que um jogador valeria 15M numa segunda liga? O problema é que negócios desses continuam a acontecer como o João Carvalho na próxima época.
A outra parte dos 50% que leva a discordar mais é que olho para as 2 equipas A e os valores são muito semelhantes. O FC Porto tem mais 2M no total dos valores do plantel e com uma diferença de idades grande (média de idades do FC Porto é 27,3 e no Benfica 25,4) e com média de 12,24M, enquanto que o Benfica tem 11,39M de média. É claro que há jogadores aqui sobrevalorizados como Rúben Dias, Gedson, Marega, em relação à qualidade dos mesmos, mas vê-se rumores de propostas como 40M por Marega do Wolves, West Ham e Aston Villa, outros pelo Rúben Dias como Lyon e por aí fora, e isso também pesa no valor de mercado final.
É claro que há várias coisas no final a ter em conta que irão alterar o valor de mercado (Vitória da Youth League vai valorizar em massa os jogadores do FC Porto, quem ganhar o Campeonato e a Taça de Portugal, rumores e transferências futuras, desempenho das seleções nacionais (s17, s20, A) e Taça Revelação);
Em último lugar, quero deixar um apelo para que não nos rotulem como algo semelhante aos senhores das malas, aos senhores que praticam corrupção, aos senhores que falsificam valores de negócio, desviando parte deles para o bolso de agentes e dirigentes. Em vez de nos rotularem de tentáculos, temos fóruns onde também podem dar as vossas opiniões sobre valores de mercado, onde podem ajudar com estes campeonatos que ainda não temos completos. O Transfermarkt não foi feito para fazer regimes, o Transfermarkt quer ser amigo do maior de Portugal, do FC Porto, também dos outros grandes e de todos as outras equipas.