Branco

H

hast

Guest
Cláudio Ibrahim Vaz Leal (Branco) nasceu a 04-04-1964 em Bagé. O apelido Branco surgiu quando ainda era jovem: nessa altura, era o único miúdo branco numa equipa de negros!
Branco começou a jogar futebol nas categorias juvenis do Guarany de Bagé iniciando a carreira profissional no Internacional. Mas as suas exibições ao serviço do Internacional despertaram o interesse do histórico Fluminense onde jogou 5 épocas antes de chegar à Europa para jogar no Brescia de Itália. Chegou ao FC Porto, de Artur Jorge, na época 1988/89 onde permaneceu dois anos antes de rumar novamente a Itália. Acabou por voltar ao Fluminense onde terminou a carreira profissional depois de uma breve passagem pelo histórico MetroStars da Liga norte-americana.
Branco era um lateral esquerdo que compensava alguma falta de velocidade com um excelente sentido posicional, grande cultura táctica e excelente visão de jogo. O seu famoso \"pontapé canhão\" garantiu muitos pontos ao FC Porto na época 1988/89 em que foi campeão.
Cláudio Ibrahim Vaz Leal participou em três Campeonatos do Mundo pelo Brasil, pelo qual foi Campeão do Mundo em 1994 (o famoso Tetra), e é o terceiro lateral-esquerdo da história com maior número de jogos disputados pela selecção brasileira (72 e 9golos), ficando apenas atrás de Júnior e Nilton Santos.
Depois de terminar a carreira, assumiu na CBF o cargo de coordenador da seleção brasileira de masters. \"Sou coordenador, mas também jogo. O time está sempre fazendo partidas pelo Brasil\" comentou Branco. Além do ex-lateral esquerdo, fazem parte desta selecção outros ex-craques, como Mazinho, Zetti, Ricardo Rocha, Renato Gaúcho e Dunga.
Uma curiosidade: no Mundial de Itália, durante o jogo contra a Argentina, Branco bebeu uma água oferecida pelos argentinos e sentiu-se mal. Anos mais tarde, Maradona e o técnico da Argentina, Carlos Bilardo, admitiram que a água estava contaminada com tranquilizantes!!!

Títulos como jogador

Fluminense
Campeonato Carioca: 1983, 1984, 1985
Taça Guanabara: 1983, 1985
Campeonato Brasileiro: 1984

Selecção Brasileira
Copa América: 1989
Campeonato do Mundo: 1994

FC Porto
Campeonato Portugal: 1989/90
Supertaça de Portugal: 1989/90
 
A

Azul 77

Guest
Provavelmente o melhor marcador de livres que vi até hoje. Actualmente é Coordenador/director desportivo do Fluminense.
 

fire

Tribuna
14 Maio 2007
4,338
74
48
Espinho,1975
Branco...1 canto para ele era 1 livre.É contratá-lo já, para dar umas dicas ao mágico(quaresma).O Mly já fez o mesmo a nível de redes.1 tópico sobre os melhores jogadores do Porto a marcar livres era boa ideia,branco,celso,geraldão, timofte,deco,demol e tantos tantos outros.Hugo Almeida que golo...daqueles que só 1ma vez na vida se consegue.Voltando ao tópico, dava gosto ver os livres e os cantos marcados pelo BRANCO o público já batia palmas enquanto ele arranjava a \"redondinha\".Não tem nada a ver com o Porto mas 1 amigo meu que treinou com ele contou-me o segredo do heitor(Marítimo)
 
A

Azul 77

Guest
Treinar Baroni. A marcação de livres, tem uma componente de treino muito importante. O Quaresma tem tudo para ser um bom marcador de livres/bolas paradas.
 
A

Azul 77

Guest
Muitas horas depois dos treinos a bater livres. É assim que se evolui nas bolas paradas.
 
C

Costinha

Guest
Eu quando era miúdo, ia ver muitos treinos no campo de treinos número 1 das Antas. Um desses dias, antes de começar o treino, estava eu na brincadeira com uma bola, e para espanto meu, chega o Branco e começa a dar uns toques comigo. Pega em mim, leva-me para o relvado e fiquei uns bons 10 minutos antes de começar o treino a dar uns toques com este grande senhor, dono de um fabuloso pé esquerdo.

Só por isso, é um jogador especial para mim.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Dos melhores laterais esquerdos que jogaram em Portugal, jutando as 2 componentes, técnica e força, o melhor marcador de livres que vi jogar ao longo dos meus 27 anos na história do futebol, grande jogador, ainda hoje estive com o Jim a recordar golaços dele, que saudades.
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,241
29,112
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
https://maisfutebol.iol.pt/destino-80s/fc-porto/branco-o-artur-jorge-apanhou-me-a-imita-lo-e-foi-o-fim-do-mundo

Boa entrevista que serve para relembrar este enorme DE, tinha uma patada atómica.

Para quando uma entrevista no Porto Canal? Merecia e seria interessante.

É uma pessoa que pode/deve, não sei se é ou foi, ser muito importante no mercado brasileiro até pelo cargo que desempenha.
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,072
19,520
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Que jogador meu deus.

Recordo esses tempos a ouvir o relato.

Sempre que o relatador dizia:

" livre para Branco"

Já sabia que ia dar golo.


Também acho que devia ir ao Porto Canal.

Alguém que conheça o Rui cerqueira que lhe fale.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
5,502
6,441
Do Branco lembro-me essencialmente de um livre, salvo erro contra o Penafiel, a uns bons 40 metros da baliza.

Enfiou-a com estrondo na gaveta. Nem 2 guardas teriam salvo aquela.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,639
25,154
Conquistas
1
Ginjeet disse:
Do Branco lembro-me essencialmente de um livre, salvo erro contra o Penafiel, a uns bons 40 metros da baliza.

Enfiou-a com estrondo na gaveta. Nem 2 guardas teriam salvo aquela.
Na gaveta não faz estrondo