Não sei se chega para chegar à final, mas às meias vão chegar.
Sim, porque a França tem jogado um futebol tão vistoso que até faz doer os olhos. E aquele penalty que o Sr. árbitro não quis ver no último jogo da fase de grupos a favor da Suiça, não falam disso? Ou do penalty claro ontem sobre o Nani? E quantos remates fez a Croácia ontem?VitorHugo disse:Jornal francês faz duras críticas à exibição da seleção nacional frente à Croácia
"Este Portugal é nojento, mas está nos quartos de final." É este o título que o jornal francês 20 minutes dá à sua crónica sobre a vitória da seleção nacional sobre a Croácia, por 1-0.
O facto de só ao 117.º minuto Portugal ter conseguido rematar à baliza croata, bem como a fase de grupos sem qualquer vitória, estão na base das críticas.
"Três empates e uma vitória no prolongamento graças ao único remate à baliza. Não estamos a falar do Trélissac [equipa da terceira divisão francesa] na Taça de França, mas sim de Portugal neste Europeu", escreve o jornal.
"Sem mostrar grande coisa, sem brilhar e sem garra contra Islândia (1-1), Áustria (0-0), Hungria (3-3) e agora a Croácia (1-0) nos oitavos de final, a seleção provou é que possível chegar aos quartos de final ao jogar de forma bem nojenta", critica a publicação.
Aos franceses chama se 'dor de corno'!!RXavier10 disse:Sim, porque a França tem jogado um futebol tão vistoso que até faz doer os olhos. E aquele penalty que o Sr. árbitro não quis ver no último jogo da fase de grupos a favor da Suiça, não falam disso? Ou do penalty claro ontem sobre o Nani? E quantos remates fez a Croácia ontem?
estes jogam futebol.Luís casals disse:Franca apurada![]()
A Hungria termina hoje a sua campanha neste Euro. Já a Eslováquia vai ser um osso duro de roer, cheira-me...dragao86 disse:Será que a Eslováquia e a Hungria vão fazer uma gracinha hoje?
A meu ver, taticamente, no aspeto defensivo, Portugal esteve irrepreensível. As alterações na defesa com a inclusão de Cedric e José Fonte, o posicionamento defensivo, a marcação a Mandzukic, a forma como Adrien e um extremo fechava sobre Modric, todo o aspecto tático defensivo, a meu ver, resultou. Mais, nem achei que Portugal tivesse jogado com bloco baixo, mas sim com Pepe ligeiramente recuado. Os setores estavam compactos, o que é de louvar.WarriorFCP disse:Desde quando é que jogar com bloco baixo sectores juntos e em saídas rápidas para o ataque é jogar de forma táctica? Não há nada tacticamente mais simples e mais fácil de trabalhar do que meter 10 gajos atrás sem sair muito de cada um dos seus espaços e sair com 2 ou 3 para o ataque sem desequilibrar a equipa. Isto tacticamente é do mais simples que há. O difícil é defender bem e atacar bem, o jogo de ontem foi tudo menos um jogo táctico, foi um jogo em que ambas as equipas foram praticamente nulas a atacar e preferiram não arriscar nada à espera de um deslize numa bola parada ou num erro defensivo. Foi um jogo que nem sequer teve velocidade nem intensidade.
Fiquei feliz pelo resultado, mas não é por isso que vou elogiar uma exibição de Portugal que pouco ou nada teve de positivo. O caminho não é seguramente este e as comparações com a Grécia não fazem sentido, até porque os Gregos apesar do seu futebol defensivo tinham uma matriz de jogo claramente definida e interpretavam-na com o máximo acerto.
Espero que existam melhorias claras, porque a continuarmos assim, a sorte não vai estar sempre do nosso lado.
Respeito a opinião, mas não concordo porque acho que nem Portugal nem a Croácia foram postos à prova o suficiente e com qualidade. Nos corredores laterais os Croatas foram sempre mais fortes, o Cedric foi constantemente ultrapassado pelo Strinic e pelo Perisic e o Raphael Guerreiro sofreu com o Pjaca e com o Srna, mas pouco mais que isso, até porque a Croácia metia sempre muito pouca gente na área e o Manduzik estava sempre muito sozinho no meio de 2 centrais portugueses, que na minha opinião foram os que tiveram maior acerto no jogo de ontem do lado de Portugal. Até aos 65 minutos a superioridade Croata fez-se sentir mas sem objectividade, sem arriscarem, sem colocarem jogadores em zonas de finalização, conseguiam criar superioridade nos corredores e no meio-campo mas não passavam disso, Portugal esteve longe de estar irrepreensível defensivamente, até porque o jogo foi jogado a uma velocidade muito baixa que beneficiou defensivamente as duas equipas. A Croácia privilegiou o controlo do jogo e do meio-campo demasiado, e isso fez com que perdessem poder de fogo ao não ter gente em zona de finalização. Nenhuma selecção esteve bem no jogo.F_Ferr disse:A meu ver, taticamente, no aspeto defensivo, Portugal esteve irrepreensível. As alterações na defesa com a inclusão de Cedric e José Fonte, o posicionamento defensivo, a marcação a Mandzukic, a forma como Adrien e um extremo fechava sobre Modric, todo o aspecto tático defensivo, a meu ver, resultou. Mais, nem achei que Portugal tivesse jogado com bloco baixo, mas sim com Pepe ligeiramente recuado. Os setores estavam compactos, o que é de louvar.
Defensivamente, apenas as bolas por alto, cruzamentos/livres mereciam mais atenção.
Onde me parece que Portugal esteve mal, foi no desempenho ofensivo. Aí sim, taticamente, Fernando Santos tem de fazer mais. Basear o nosso futebol ofensivo apenas em Nani e Ronaldo, apoiado por um João Mário que, a meu ver, está aquém do esperado e de um Renato Sanches, a meu ver, fraco no passe e fraco tecnicamente, é insuficiente.
Portugal precisa, a meu ver, de voltar ao 4-3-3, com dois extremos + Ronaldo. Se são Nani, Ronaldo, Quaresma, Rafa ou Éder a ocuparem as três posições, compete ao técnico escolher, mas creio que em 4-4-2, com os jogadores que temos, dificilmente faremos mais em termos ofensivos.
O jogo de ontem de Portugal defensivamente foi Bom, ofensivamente foi Fraco. Tivemos sorte, creio que merecemos (contra a Aústria, em 4-3-3, fizemos um fantástico jogo e mereciamos a vitória naquele penalty) essa sorte, mas há muito a fazer.
Concluo: a meu ver, frente à Polónia, Portugal precisa de mais e estaria mais equilibrada num 4-3-3, com William, Adrien e João Mário no meio, Nani, Quaresma e Ronaldo na frente. Manteria, dada a presença de Lewandoski e Milik, José Fonte no 11.