Campeonato da Europa 2016 ( França ) (PORTUGAL CAMPEÃO!)

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,599
199
40
Oliveira de Azeméis
Apollo disse:
O Cucujães pode não ser o favorito a ganhar a Champions League. Mas se a ganhasse teria mérito ou não?

Tal como Portugal terá mérito se ganhar o Euro. Tal como tem mérito em não ter perdido um jogo em que os outsiders batem o pé aos favoritos. Só que para os outros é sempre a mesma desculpa, é porque a Itália rodou (a Espanha não rodou contra a Croácia e foi o que se viu), etc.

Se o futebol praticado, processos, etc. fosse tão pobre, Portugal não teria chegado às meias. Como se a qualidade de jogo fosse sinónimo de vitórias. Alguém discute o mérito do Inter de Mourinho com Eto'o a lateral direito? Alguém discute o mérito do Atlético do Simeone a chegar à final da LC a privilegiar o contra-ataque?

E qualidade de jogo a selecção pode ter pouca, mas de processos está assim tão mal? Ou a entrega ao jogo e boas transições não fazem parte?

"Colocavas esta equipa Portuguesa num grupo qualquer dos Euros desde 1996 (ou seja, desde que me lembro) e duvido que se qualificasse em algum dos 20 grupos possíveis..."

Eu também colocava a França, a Itália, etc nesses Euros e duvido que se qualificassem. Os tempos mudam, o futebol muda. Um bocado pointless comparar.

"Quanto às arbitragens, nem vale a pena comentar, pois não alteram em nada. Seriam penalties caídos do céu/oferecidos, não consequência de alguma boa jogada da equipa ou um lance de perigo. A qualidade da selecção não seria melhor caso tivessem sido convertidos..."

Não alteram nada...a não ser a diferença entre ganhares ou não.
Lá está, nunca há mérito. O golo do Quaresma contra a Croácia não nasce de uma transição perfeita? O falhanço do Ronaldo no último jogo não nasce de um passe magistral do Moutinho? Nani (isolado) e CR7 na área não eram lances perigosos caso não sofressem falta para penálti?

A qualidade de jogo não melhoraria, concordo. Mas da última vez que verifiquei, são os golos que contam. E as selecções que defrontaram Portugal não apresentaram um futebol superior, logo nem sequer é razão para se estar a apelidar a campanha de Portugal como de pura sorte.
- Cucujães teria mérito se ganhasse a CL. Mas não seria um justo vencedor da Champions League se por exemplo o Real Madrid na próxima pré-temporada fizesse um estágio em PT e perdesse com o Moreirense, que por sua vez perdesse com o Cucujães numa eliminatória da Taça de Portugal. Pois basicamente foi isso que tu comparaste quando disseste que a Islandia ganhou à Inglaterra e a Croácia à Espanha...
- Sim podia ter chegado às meias com um futebol praticado pobre. Portugal é o exemplo vivo disso;
- O Etoo do Inter jogar a lateral direito 45min não é o resumo da campanha do Inter do Mourinho. Ou por exemplo resumes a campanha portuguesa pelos 5min iniciais contra a Polónia?
- O Atletico do Simeone tem qualidade de jogo e processos bem definidos, independentemente de jogar mais em contra-ataque contra equipas mais fortes. Portugal basicamente não tem nada disso.
- Em termos de entrega ao jogo a Irlanda e Irlanda do Norte suplantam Portugal. Não é por isso que se torna uma boa selecção e que merecesse estar nas meias-finais
- Portugal faz boas transições? Onde? Em casa contra a Estónia? Acho que isso não conta para a campanha no Europeu...
- Não sei se a França ou Itália passariam os grupos em europeus passados. Mas sei que teriam 500X mais probabilidade que este Portugal
- Diferença entre ganhar ou não os penalties não marcados? Relembro que o penalty que tivemos, falhámos. Relembro também que as equipas adversárias nos momentos de jogo em que nos perderam respeito (Hungria, Islandia, Croácia) "facilmente" semearam o pânico na nossa defesa. Ou seja, ficar em vantagem no marcador não é sinónimo automático de vitória de Portugal.
- se esses lances são o melhor que Portugal tem a oferecer nestes 5 jogos, está tudo explicado.
- Ponho a situação ao contrário: em termos de qualidade de futebol, a única equipa contra a qual Portugal mostrou mais qualidade que o adversário foi a Austria. De resto ou mostraram qualidade semelhante (Islandia, Hungria, Polonia), ou melhor (Croácia). Portanto sim tivemos sorte.

d4rc92

Tribuna Presidencial
18 Dezembro 2014
11,078
7,452
Porto
grandeporto disse:
-------------------------

O esquema de 3 centrais tudo bem, mas estragaste tudo com o reyes e o .....indi ????

Meu caro nós não temos um bom central há cerca d 3 anos  e agora vamos jogar num esquema de 3 centraias.....?
O Reyes é um central rapido, podia bem jogar num sistema assim...

Jogar com 2 centrais eu tinha um bocadinho de receio dado a ausência do seu poder de choque, mas podia ser o homem do centro que rapidamente fazia as dobras...

Zeus disse:
Imagina assim:

GR: Casillas
DC: Filipe, Danilo, Indi
Médios: Maxi, Moutinho, Ruben, Oliver, Alex Telles ou Layun
Avançados: Andre Silva, Calleri

Danilo podia ser a terceiro central, tb dava para mudar para um 442 losango, bastava subir o danilo para 6, Moutinho e Ruben a 8, Oliver a 10, Alex e Maxi passam a ser laterais em vez de medio alas.

Em relação ao jogo, mais uma boa exibição da itália até agora, espero que passem!

Eu fazia algo assim:

Casillas
Felipe, Reyes, 1 Central (Marcelo do Rio Ave, Bastos)
Maxi, Andre, Danilo, Octavio, Layun
Andre Silva, Suk/Bueno

Este plantel é apenas aproveitando ao máximo jogadores existentes, capazes de trabalhar e correr em campo os 90'

Mesmo neste sistema, jogadores como Victor Garcia tambem se adaptaria muito bem.

Jogadores como Aboubakar, Goncalo, Evandro e mesmo o Ruben seriam dificeis de enquadrar, dado que são jogadores mais estaticos, e precisamos de gente que pressione o jogo todo...

PS: Neste esquema acho que o Herrera seria brilhante!

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,822
31,699
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Detesto os boches, pior só mesmo os francíus, mas eles são na minha óptica a melhor selecção do mundo. Colectivamente e mentalmente são fortíssimos. ...E no final ganha a Alemanha, é uma máxima eterna!