lucas8 disse:
Alemanha já não tem o efeito Pep.. pode ter ali uns restos ainda mas vai de vela a seguir
O Pep acaba de sair do Bayern. É óbvio que tem esse efeito. O que se pode dizer é que o próprio estilo pode ser alterado até porque já não tem tantos jogadores na equipa titular da selecção que joguem no Bayern.
Mas a base está lá. E isso é particularmente visível no jogo posicional. O domínio territorial, tal como acontece com a Espanha, é sempre deles e dependente disso os adversários apresentam a estratégia que mais lhes convém.
Confesso que fiquei surpreendido com a vitoria da Itália frete à Espanha. A Itália está a fazer um bom europeu mas não é a mesmo equipa de outros anos. Os jogadores são piores (relativamente, por exemplo, a 2006) e o treinador é fraquito. Mas lá está, têm aquela base bem definida à décadas e assim fica mais fácil trabalhar. Todos os jogadores está completamente identificados com aquilo.
Mas parece-me que aquilo que define este jogo frente à Espanha, e o que poderá definir frente à Alemanha, é o facto de terem marcado primeiro. Ficaram completamente à vontade no jogo. Penso que isso poderá definir também o próximo jogo. Quem marcar primeiro leva a vitoria.
Mas voltando ao tema do efeito do Pep nas selecções de Espanha e da Alemanha é óbvio que apenas quem tem má vontade e a habitual comichão em relação ao Pep pode negar a influencia que ele teve nessas duas selecções. Mas essas influencias aconteceram de forma diferente.
A RFE aplicou essas mudanças no inicio deste século (inspirada pelo modelo português implementado pelo Carlos Queiroz) e com a entrada do Pep no Barcelona conseguiu aproveitar o trabalho dele e fazer evoluir esse modelo na selecção. A base do Barcelona também ajudou obviamente a isso. Aliás, foi imprescindível.
Na Alemanha, por outro lado, o aproveitamento é exclusivo do Low. Foi inteligente da parte dele porque a maior parte dos jogadores era do Bayern e como não é obviamente burro sabe bem da superioridade desse modelo. Não quero dizer que o Low mudou tudo de um momento para o outro mas sem duvida que soube aproveitar o trabalho do Pep no Bayern e no fim lucrou com isso.
Voltando eu Europeu, estamos nos quartos de final e 2 das 3 melhores equipas já abandonaram a competição. No outro dia estava a ouvir o MST e apesar de não concordar com ele em praticamente tudo o que ele diz sobre futebol, numa coisa ele teve inteira razão. Este Europeu além de estar formatado de forma absurda está completamente dominado por selecções calculistas e defensivas. Muitos treinadores de hoje em dia não sabem inovar e vão pelo caminho mais fácil o que nestas competições a eliminar, infelizmente, costuma dar resultado.