Barrigana disse:
a língua comprida dos franceses é tão certa como o complexo de inferioridade dos tugas, nestas ocasiões.
sem duvida é mesmo por ai. Complexo de inferioridade e mania da perseguição.
Os franceses acham-se melhores a qualquer nação sempre foi assim e sempre será. Em relação aos portugueses considerando que fomos nós que emigramos em massa para lá esse sentimento ainda aumenta isso é humano. Se fomos para lá viver, e trabalhar é natural que os franceses de lá achem-se melhores que os portugueses, não há aqui nada de extraordinário é perfeitamente normal. Em relação aos nossos emigrantes á situações bem mais complicados em países de África, tipo África do Sul,Angola, Moçambique ou na Venezuela, quem em França.
Sou sincero que esta mania tuga contemporânea de nos acharmos superiores moralmente aos outros povos e darmos lições de moral a outros povos em varias matérias, que somos muito universalistas, somos muito tolerantes, somos muito bonzinhos e chamamos aos outros povos de xenófobos, quando cá felizmente não temos nem terrorismo, nem emigrantes, nem migrantes, nem refugiados, me irrita um pouco.
Até porque acho que se um dia e Deus nos Livre disso, se passássemos por uma situação de terrorismo, ou tivessemos a fronteira de Vilar Formoso ou estações de comboio cheia com milhares de pessoas, não tenho duvidas que muitos jornalistas, políticos, comentadores políticos que falam de alto para os outros povos essas pessoas reagiram possivelmente vinte vezes pior que países muito mais habituados a situações limite que o nosso pais. Se não passamos por situações semelhantes nunca poderemos julgar os outros.