Campeonatos Distritais de Futebol

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,515
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não se engloba bem em \"competições nacionais\" do ponto de vista formal mas não deixam de ser provas nacionais.
Cito aqui um Clube que nunca esteve na III Divisão e que está quase a ganhar o Distrital de Viana do Castelo - chama-se Sporting Clube Melgacense de Melgaço uma terra simpática e que é a localidade que demora mais tempo a chegar a Vila Real de Santo António na outra ponta - creio que cerca de 700 km de distância ou mais (Melgaço a Valença por estrada nacional depois autoestrada Valença - Porto - Santarém + Santarém - Algarve e depois Via do Infante até VRSA.
 
  • Like
Reações: Dragão 1978

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu acompanho o Sequeirense
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=15237

e o Soarense
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=8016

Ambos da A F Braga,é engraçado que o Soarense é um clube do centro da cidade de Braga quase centenário e quase da mesma idade do Sporting de Braga.É um clube de um bairro da cidade mais conhecido pelas palhotas,também ele conhecido pelos seus adeptos que não são muito simpáticos! :)
 

Ramalho

Tribuna Presidencial
24 Junho 2007
9,491
1,216
42
Faro
Eu sou Crestumense

FC Crestuma que até usa o NOSSO centro de estágio para fazer os seus jogos.

Só é pena o equipamento......mas pronto!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,515
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Esperemos o Otilious para nos dar novidades sobre quem competiu esta época nos distritais das 3 AF nos Açores - Angra, Ponta e...a dele! Horta.
Espero também alguma descrição da I Divisão Regional da Madeira dado que este ano e pela 1ª vez há una série só da Madeira na III Divisão.
Se ninguém \"se chegar à frente\" daqui a uns dias coloco aqui os campeões distritais das 22 Associações Regionais de futebol e isto não \"é liga dos últimos\" Marmita! O que aparece na liga dos últimos são clubes das III divisões regionais na maioria e mesmo do campeonato de amadores da AF Porto.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,515
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> lucho Comentou:

> Viva o Nogueirense (Maia)! Joga na Divisão de Honra da AFP.

Joga lá o substituto do Bruno Alves. O meu irmão, Pedro Gomes!


-------------------------------------------

E já jogou na III Divisão o UNIÃO DESPORTIVA NOGUEIRENSE - assim fica melhor porque há muitos Nogueirenses por esse País fora.
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
FC Foz,vai subir de novo este ano,contra a camara e conta a AFP

Força Foz

Teu lugar é na divisão de Honra.

2ª Divisão Distrital da AFP,Serie 1



1 Foz 68
2 Labruge 64
3 Maia Lidador 58
4 FC Pedroso 58
5 Gondim-Maia 52
6 Inter Milheirós 49
7 Pasteleira 47

http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=9188
Faltam 2 jornadas para o fim e sobem 2.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,141
49,656
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Amigo lucho o teu irmão já não jogou na III Divisão pelo Valonguense?
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
> Devenish Comentou:

> > lucho Comentou:

> Viva o Nogueirense (Maia)! Joga na Divisão de Honra da AFP.

Joga lá o substituto do Bruno Alves. O meu irmão, Pedro Gomes!


-------------------------------------------

E já jogou na III Divisão Nacional, o UNIÃO DESPORTIVA NOGUEIRENSE - assim fica melhor porque há muitos Nogueirenses por esse País fora.
_

eu sei, o meu irmão estava lá...

mas a melhor época dele foi com o vilaverdense qd subiram à 2ª divisão B Nacional!
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,568
3,305
Vila do Conde, 1974
> otilious Comentou:

> Amigo lucho o teu irmão já não jogou na III Divisão pelo Valonguense?
__

sim, desceram no último jogo, naqueles acertos entre todas as séries, foi azar...

pq conheces o meu mano? :)
 
A

Antilamp

Guest
> madjer87 Comentou:

> FC Foz,vai subir de novo este ano,contra a camara e conta a AFP

Força Foz

Teu lugar é na divisão de Honra.

2ª Divisão Distrital da AFP,Serie 1



1 Foz 68
2 Labruge 64
3 Maia Lidador 58
4 FC Pedroso 58
5 Gondim-Maia 52
6 Inter Milheirós 49
7 Pasteleira 47

http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=9188
Faltam 2 jornadas para o fim e sobem 2.
_____________________

Nada garante que subam 2. Vai depender os número de equipas que desçam da 3ª e do número de desistências. A Divisão de Honra deverá ter 18 equipas podendo ser alargada às 20. A 1ª Divisão terá impreterivelmente 2 séries de 18 equipas.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,515
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Uma curiosidade;
O Maia Lidador é o sucessor do FC Maia.
outra;
AD Marco09 é o sucessor do FC Marco.
http://www.admarco09.pt/
site e tudo!!!!!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,515
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O FC Marco curiosamente já teve 2 emblemas diferentes durante a existência, um vermelho e branco como o AD Marco09 e outro em tudo igual azul e branco - cronológicamente vermelho e branco, azul e branco e outra vez vermelho e branco.
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
Fernando,

Ontem disseram-me que subiam duas equipas mas que pouca gente ainda desconhece.Não sei

Sei é que o Foz vai subir e acho (nunca fui ver)que tem uma grande equipa.

Eu como tu sabes só vejo os Iniciados....
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,141
49,656
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Amigo Devenish fico muito feliz por teres lançado este tópico e só lamento ter sido apenas no final da época e assim na próxima época havemos de lançar no início.

Eu por acaso já tinha pensado nisso, no entanto a participação podia não ser a desejável e por isso não arrisquei, no entanto já vejo que afinal temos vários foristas que acompanham o percurso do clube da sua terra e acho isso louvável, até porque o futebol distrital merece igualmente acompanhamento.

Sobre a questão que colocas...já falei um pouco no tópico da Série Açores, mas não aprofundei a questão devido ao tópico ser destinado à III Divisão.

Sendo assim...nos Açores temos três associações, a AF Ponta Delada, AF Angra e a AF Horta, que é a minha associação e na qual está presente o meu Fayal Sport Club, o Decano dos clubes açorianos e que completou no dia 2 de Fevereiro...101 anos de existência.

Na AF Ponta de Delgada temos oito equipas participantes, sendo realizado o campeonato a duas fases. Na primeira fase no sistema de todos contra todos...os quatro primeiros classificados disputam a segunda fase de acesso à subida, com as equipas a irem para esta fase final com os mesmos pontos alcançados na primeira fase, havendo ainda um segundo grupo de quatro equipas, que simplesmente serve para cumprir calendário.

O vencedor do campeonato foi o Sporting Ideal, que assim volvidos seis anos regressa à III Divisão. Sem dúvida foi a equipa que investiu mais na subida, reforçando-se com vários jogadores que na época anterior estavam na Série Açores como o Bruno Sousa, Vitinha, Bolinhas, Romicha ou o Bento Freitas e acabaram por ser uns justos vencedores e veremos como irá decorrer a sua participação no campeonato. O actual plantel dá garantias de ser possível a manutenção na próxima época na III Divisão, contudo convém reforçar com mais 3 ou 4 jogadores com qualidade, mas tendo em conta que os principais jogadores transitam para a nova temporada.

Das equipas que estiveram presentes no campeonato, apenas o Águia dos Arrifes, Mira Mar e o Marítimo de Ponta Delgada (bem como o Sp. Ideal) já militaram na Série Açores, enquanto o Vitória do Pico da Pedra, Nordestino, Vale Formoso e Bota Fogo ainda não se estrear nessa competição.

Quanto à AF Angra...é dividida em três ilhas (São Jorge, Graciosa e Terceira). Temos o campeonato da Terceira com seis equipas (Vlianovense, Marítimo de Belém, Fontinhas, Juventude Lajense, Marítimos de São Mateus e Boavista da Ribeirinha), onde o vencedor como também se previa foi o Vilanovense, uma equipa que desceu no ano passado para os distritais, mantendo praticamente o núcleo duro que esteve na Série Açores e por isso era de esperar que fossem grandes candidatos a lutar pela primeira posição e praticamente só tiveram concorrência do Marítimos de São Mateus.
No campeonato da Terceira dessas seis equipas, apenas o Marítimo de Belém e o Fontinhas nunca estiveram na III Divisão.

Em São Jorge, já conheceu momentos altos no futebol local, com o Beira, Desportivo Velense e Marítimo Velense já terem estado presentes na Série Açores, no entanto após a descida (sendo que o Beira e o Marítimo desceram no ano seguinte à subida) os clubes atravessaram grandes dificuldades financeiras e inclusive o Beira já nem tem futebol sénior, sendo que o campeonato foi composto apenas pelo Desportivo, Marítimo, Urzelinense e Calheta, numa prova disputada apenas a duas voltas e teve como vencedor o Desportivo Velenense (somou por vitórias todos os jogos realizados).

Na Graciosa, o Marítimo foi a única equipa da ilha a chegar aos nacionais, onde após a descida veio pagar a factura de tanto investimento (fizeram uma equipa praticamente toda profissional e até no ano em que desceram chegaram a meio da época dispensar 14 jogadores e contratar 16 jogadores!) e actualmente já nem futebol sénior o Marítimo tem. É a tal coisa...a Série Açores é muito boa, mas por vezes cria vícios que os clubes no futuro pagam bastante caro.
O campeonato foi composto por apenas três equipas (Graciosa FC, Guadalupe e Luzense), tendo como vencedor o Graciosa FC, num campeonato bastante equilibrado (as três equipas equivaliam-se uma à outra), na qual o título foi decidido na última jornada.

Para apurar então o representante da AF Angra à Série Açores, nesta altura realiza-se o apuramento ao campeão, com a presença dos vencedores dos campeonatos da Terceira (Vilanovense), São Jorge (Desportivo Velense) e Graciosa (Graciosa FC). Já se realizaram quatro jornadas, liderando o Desportivo com 7 pontos, seguindo-se o Vilanovense com 4 e o Graciosa com 0 pontos (já não tem hipóteses de subida). Na próxima jornada o Graciosa recebe o Vilanovense, mas o jogo de todas as decisões será na sexta e última jornada quando o Vilanovense receber o Desportivo Velense.

Por fim...a AF Horta. É composto por cinco equipas (Fayal Sport, Feteira, Cedrense, Prainha e Lajense), com o Prainha a sagrar-se pela primeira vez na sua história campeão da AF Horta e assim vai-se estrear na Série Açores na próxima época. Tendo em conta os cinco plantéis que compõem este campeonato (que junta as equipas do Faial com o Pico), desde o início o Prainha foi sempre o principal candidato. É a única equipa que paga aos jogadores, tem quatro jogadores profissionais e até um deles (o guarda-redes Fábio Silva) no ano passado estava a jogar na Grécia, contando ainda com o empréstimo de alguns jogadores do Vitória do Pico (que este ano esteve na II Divisão). Apesar de serem claramente uns justos campeões, diga-se que em termos de qualidade de jogo o Prainha nunca mostrou uma superioridade tão evidente como a classificação possa indicar, no entanto foi um desfecho natural, isto numa altura que faltam apenas duas jornadas para o fim do campeonato, com o Cedrense a ficar pela segunda posição (esta equipa regressou ao futebol sénior após quatro anos de ausência), Fayal Sport no terceiro lugar, Feteira na quarta posição e o último mais uma vez coube ao Lajense, que tal como o Fayal Sport, são as únicas equipas que estão neste campeonato que já marcaram presença na Série Açores.

Falando do Fayal Sport, é a equipa da AF Horta com mais títulos conquistado e é de facto um histórico do futebol açoriano. Todos os anos entra para vencer o campeonato e lutar pela subida à III Divisão, no entanto esta época não foi possível devido a problemas directivos no início da temporada e o plantel foi formado à pressa e os melhores jogadores já estavam a caminho do Flamengos, que este ano participou na III Divisão, estando já consumado a descida e assim vai regressar ao futebol local.
Na próxima época é certo que o Fayal Sport vai fazer uma equipa competitiva e lutar para marcar presença pela sexta vez no seu historial na III Divisão.

Se antes o futebol açoriano centralizava-se em São Miguel, Terceira e Faial...agora podemos dizer que é São Miguel...Pico e Terceira. Com a subida do Prainha, o Pico coloca três equipas na Série Açores (além do Prainha, o Boavista de São Mateus e o Vitória), bem como o Madalena na II Divisão.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,141
49,656
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
As distritais que acompanho mais é naturalmente as três açorianas (principalmente a AF Horta), no entanto também tento acompanhar com interesse o percurso feito pelo Pedras Rubras, Lixa, Progresso e Dragões Sandinenses (Divisão de Honra), Salgueiros 08 na 1ª Divisão, Maia Lidador e Marco 09 na 2ª Divisão (todos da AF Porto), Alverca e Lourinhanense na 1ª Divisão (AF Lisboa), União de Lamas na 1ª Divisão e Ovarense na 2ª Divisão da AF Aveiro, Campomaiorense e Estrela de Portalegre (AF Portalegre), Amora e Barreirense na 1ª Divisão da AF Setúbal e Vila Real na Divisão de Honra da AF Vila Real.
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Eu costumo andar bem informado sobre o FC Foz, já passei por lá e tenho alguns conhecimentos. Do Salgueiros também sei alguma coisa porque alguns ex-colegas actuam lá...