Cartel do regime (Organização Criminosa)

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
Eu estou estupefacto com haver gente a defender que isto não é nada de mal e que nos devia-mos fazer o mesmo lol

Os jogadores são empregados de um clube, se esse clube quer dar prémio é uma coisa, agora um outro clube ir dar um "incentivo" a esses jogadores é eticamente desprezível.

Os funcionários das finanças são funcionários do estado.. Acham bem um gestor de uma empresa privada ir dar um "incentivo" a um funcionário das finanças para um processo ou coisa que o valha correr como ele quer?

E não venham dizer que isto já foi legal porque a pena de morte já foi legal, até queimar pessoas em praça pública já foi legal... Criminalizar estas situações é absolutamente correcto! Nem merece discussão.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
Este clima de suspeição constante entre todos os clubes só se acaba aplicando medidas apropriadas para combater tudo.

Em primeiro lugar punir severamente e exemplarmente o Benfica bem como todos os envolvidos em esquemas, clubes, jogadores, dirigentes, treinadores, tudo, uma purga total ao futebol português! Nem que tivéssemos de recuar 10 passos no futebol para conseguirmos dar 20!

Em segundo lugar aplicar medidas de transparência para todas as equipas da segunda liga (inclusivé), para cima.

Em caso de equipas da primeira divisão, eis as minhas propostas:
Clubes impossibilitados de fazer levantamentos em numerário
Clubes impossibilitados de fazer depósitos em numerário
Clubes com contas bancárias sem sigilo bancário para autoridades, governo e entidades isentas do futebol
Registos financeiros (tipo SAF-T) deveriam ser cedidos as autoridades, governo, entidades do futebol e CMVM
Todas as transações teriam de ser obrigatoriamente justificadas com respetivas facturas, talões, contratos, etc
Agentes do futebol (observadores, árbitros, membros CD, FPF, liga, etc etc) sem sigilo bancário
Controlo permanente da AT aos clubes e agentes do futebol. Analisar os ganhos declarados e verificar se os bens/posses/contas bancárias não são demasiado elevados tendo em conta os seus ganhos declarados
Analisar qualquer valor transferido para uma conta de qualquer trabalhador do clube acima do seu salário bruto
Analisar qualquer valor transferido para uma conta individual não pertencente ao clube

Creio que com estas medidas o controlo seria tão apertado que ninguém se atreveria se quer a tentar explorar hipóteses não consideradas para pagamentos por atos de corrupção/subordinação. Um clube honesto nada teria a temer.

Grande parte destas medidas seriam automatizadas por um bom sistema informático portanto não seria necessário alocar recursos humanos constantemente para fazer essas análises. Obviamente isto levaria a um investimento grande inicial mas bem feito e seria algo possível de implementar fora do futebol, isto é, no contexto empresarial. O estado rapidamente teria o retorno dos gastos em multas por incumprimentos e por maior fiscalização financeira às entidades envolvidas.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Jovetic8 disse:
Os funcionários das finanças são funcionários do estado.. Acham bem um gestor de uma empresa privada ir dar um "incentivo" a um funcionário das finanças para um processo ou coisa que o valha correr como ele quer?
Isto é muito diferente de dar um incentivo a uma equipa para conseguir tirar pontos a outra. Nesse caso estás a pagar para que o das finanças faça algo do teu interesse e em que nada o beneficia. Em que é que as finanças beneficiam se o funcionário te ajudar ou tratar do caso como tu queres?

No futebol estarias as pagar para que haja um reforço positivo e que o clube que recebe o dinheiro consiga os seus habituais objectivos.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
PortoMDL disse:
Isto é muito diferente de dar um incentivo a uma equipa para conseguir tirar pontos a outra. Nesse caso estás a pagar para que o das finanças faça algo do teu interesse e em que nada o beneficia.
No futebol estarias as pagar para que haja um reforço positivo e que o clube que recebe o dinheiro consiga os seus habituais objectivos.
O funcionário ganha dinheiro, tal como os jogadores do Aves. Ganharam dinheiro por ajudarem uma terceira entidade. Os lamps prometem dinheiros aos jogadores e não ao Aves.

Um clube não tem nada que andar a oferecer dinheiro a jogadores de outros clubes, nem para ganhar a X nem para perder com Y.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Fcp1998 disse:
Este clima de suspeição constante entre todos os clubes só se acaba aplicando medidas apropriadas para combater tudo.

Em primeiro lugar punir severamente e exemplarmente o Benfica bem como todos os envolvidos em esquemas, clubes, jogadores, dirigentes, treinadores, tudo, uma purga total ao futebol português! Nem que tivéssemos de recuar 10 passos no futebol para conseguirmos dar 20!

Em segundo lugar aplicar medidas de transparência para todas as equipas da segunda liga (inclusivé), para cima.

Em caso de equipas da primeira divisão, eis as minhas propostas:
Clubes com contas bancárias sem sigilo bancário para autoridades, governo e entidades isentas do futebol
Registos financeiros (tipo SAF-T) deveriam ser cedidos as autoridades, governo, entidades do futebol e CMVM
Todas as transações teriam de ser obrigatoriamente justificadas com respetivas facturas, talões, contratos, etc
Agentes do futebol (observadores, árbitros, membros CD, FPF, liga, etc etc) sem sigilo bancário
Controlo permanente da AT aos clubes e agentes do futebol. Analisar os ganhos declarados e verificar se os bens/posses/contas bancárias não são demasiado elevados tendo em conta os seus ganhos declarados
Analisar qualquer valor transferido para uma conta de qualquer trabalhador do clube acima do seu salário bruto
Analisar qualquer valor transferido para uma conta individual não pertencente ao clube

Creio que com estas medidas o controlo seria tão apertado que ninguém se atreveria se quer a tentar explorar hipóteses não consideradas para pagamentos por atos de corrupção/subordinação. Um clube honesto nada teria a temer.

Grande parte destas medidas seriam automatizadas por um bom sistema informático portanto não seria necessário alocar recursos humanos constantemente para fazer essas análises. Obviamente isto levaria a um investimento grande inicial mas bem feito e seria algo possível de implementar fora do futebol, isto é, no contexto empresarial. O estado rapidamente teria o retorno dos gastos em multas por incumprimentos e por maior fiscalização financeira às entidades envolvidas.
Na minha opinião:

Excelentes medidas:

Péssimas medidas e creio que muito inconstitucionais pois diferencia os cidadãos com base nas suas profissões:

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Jovetic8 disse:
O funcionário ganha dinheiro, tal como os jogadores do Aves. Ganharam dinheiro por ajudarem uma terceira entidade. Os lamps prometem dinheiros aos jogadores e não ao Aves.
Mas em que é que beneficiava as finanças tu pagares ao funcionário? Esse caso era corrupção pura e dura e não o pagar para ganhar.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
Compreendo o @PortoMDL como poucos aqui no fórum o fazem. Temos algumas ideias em comum e esta é uma das que compreendo perfeitamente o que ele diz.

Não acho que pagar para desempenhar um excelente trabalho deva ser merecedor de punição. O problema é o que vem para além disso. Estamos a falar de um incentivo para jogar melhor, correr mais, esforçar mais. O problema é quando esse pagamento afeta a performance negativamente contra quem o efetuou.

O exemplo que o @Jovetic8 das finanças na minha opinião assemelha-se com pagar a um árbitro para arbitrar mal (ou ser demasiado rigoroso) contra uma outra equipa.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
PortoMDL disse:
Mas em que é que beneficiava as finanças? Esse caso era corrupção pura e dura e não o pagar para ganhar.
Que beneficia o Aves? ter um clube a motivar os seus jogadores? alguém acha isto normal e aceitável? eles não pagam aos jogadores? não podem dar eles incentivos?
Os jogadores são deles, ninguém tem nada que meter o nariz.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Jovetic8 disse:
Que beneficia o Aves? ter um clube a motivar os seus jogadores?

A verdade é que ao pagares para ganhar não vais contra os interesses da equipa que recebe o dinheiro. Até é um incentivo para que essa equipa consiga os seus objectivos, ou seja os pontos.

PS: Eu não estou a falar deste caso do Benfica e Aves pois devido ao espaço temporal é crime.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
PortoMDL disse:
Na minha opinião:

Excelentes medidas:

Péssimas medidas e creio que muito inconstitucionais pois diferencia os cidadãos com base nas suas profissões:

Compreendo o que dizes da parte da diferenciação das profissões, não é ético é verdade, mas uma pessoa honesta nada tem a temer em relação a isso. Se quer desempenhar um papel neutro, tem de mostrar sem medos essa neutralidade. O mesmo se estenderia a todos os cargos políticos por este país fora. Toda e qualquer pessoa que desempenha um papel para uma entidade PÚBLICA e que requeira neutralidade, as contas deveriam ser ”PÚBLICAS”, isto é, uma empresa/entidade governamental com o devido acesso. Obviamente que as contas dessa entidade/empresa que desempenhassem esse papel deveriam também elas ser PUBLICAS para TODAS as PESSOAS

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
PortoMDL disse:
A verdade é que ao pagares para ganhar não vais contra os interesses da equipa que recebe o dinheiro. Até é um incentivo para que essa equipa consiga os seus objectivos, ou seja os pontos.

PS: Eu não estou a falar deste caso do Benfica e Aves pois devido ao espaço temporal é crime.
Que importa se ajuda a equipa a cumprir os objectivos? Uma equipa não deve ajudar outra!
É inaceitável uma equipa andar a interferir com jogadores de outras equipas, ainda por cima quando esses jogadores recebem dinheiro e mais tarde ainda jogam contra eles...

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
“Off-topic”

Deixem me melhorar o título:
Ruben dias no Lyon por 40M dependente da passagem ou não do Benfica na champions.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Fcp1998 disse:
“Off-topic”

Deixem me melhorar o título:
Ruben dias no Lyon por 40M dependente da passagem ou não do Benfica na champions.
Se o Benfica não for à Champions cheira-me que vendem 2 ou 3 jogadores... Força Fene.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
PortoMDL disse:
Se o Benfica não for à Champions cheira-me que vendem 2 ou 3 jogadores... Força Fene.
E essa venda seria um passo muito grande rumo ao bi. Independentemente de quem seja.

Já para não falar que venderiam jogadores importantes por valores para suportar a falta de lucros, ou seja, não seria lucro face à época anterior, e cujo salário não é MUITO elevado, para ficarem com uns 6 avançados dos quais pelo menos 3 pagam todo o resto do plantel.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,040
30,479
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
PortoMDL disse:
Isto é muito diferente de dar um incentivo a uma equipa para conseguir tirar pontos a outra. Nesse caso estás a pagar para que o das finanças faça algo do teu interesse e em que nada o beneficia. Em que é que as finanças beneficiam se o funcionário te ajudar ou tratar do caso como tu queres?

Se o processo nas finanças for de um rival?

É exactamente a mesma merda. Por amor de Deus!

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
Regod disse:
Se o processo nas finanças for de um rival?

É exactamente a mesma merda. Por amor de Deus!
Mas estamos a falar de um pagamento para desempenhar melhor o seu trabalho, dar mais de si próprio. Nesta analogia, o inspetor das finanças trabalharia mais horas, faria menos pausas, colocaria mais atenção no processo. No entanto, seguia as leis tal como elas são.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
33,040
30,479
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Fcp1998 disse:
Mas estamos a falar de um pagamento para desempenhar melhor o seu trabalho, dar mais de si próprio. Nesta analogia, o inspetor das finanças trabalharia mais horas, faria menos pausas, colocaria mais atenção no processo. No entanto, seguia as leis tal como elas são.
Se é legal, não há problema. É isto?

Portanto porque raio é que se fazem manifs contra touradas?

Se é legal, é tranquilo.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
Regod disse:

Se é legal, é tranquilo.
Não é isso que está em causa, é a ética. É questionável? Sim. Mas do meu ponto de vista, e do @PortoMDL, desde que esse incentivo não afete a performance negativamente contra quem efetuou o pagamento, não há problema. O problema é que, tal como toda a gente sabe, o ser humano não é uma máquina e deixa se afetar por relações de afeto. Um jogador que receba 10€m de alguém vai certamente se deixar afetar negativamente quando jogar contra esse alguém.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
27
Braga
Regod disse:

Se é legal, é tranquilo.
O que quero dizer é que se pudéssemos garantir que os jogadores apenas iriam dar 200% de si no jogo contra o adversário e nada mais seria afetar, não teria nada contra os incentivos. O problema é que somos humanos e isso não acontece, assim sendo, não deve ser legal. Mas compreendo perfeitamente a visão do PortoMDL pois ele defende exatamente o mesmo que eu. SE NADA PARA ALÉM DAQUELE JOGO FOSSE AFETADO.

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
32
Coimbra
Fcp1998 disse:
O que quero dizer é que se pudéssemos garantir que os jogadores apenas iriam dar 200% de si no jogo contra o adversário e nada mais seria afetar, não teria nada contra os incentivos. O problema é que somos humanos e isso não acontece, assim sendo, não deve ser legal. Mas compreendo perfeitamente a visão do PortoMDL pois ele defende exatamente o mesmo que eu. SE NADA PARA ALÉM DAQUELE JOGO FOSSE AFETADO.
Isso são cenários hipotéticos. Nunca podes garantir a hedoniedade dos jogadores a partir do momento que estão num clube e recebem dinheiro de outro. Assim sendo esta pratica não pode merecer qualquer defesa.