Catástrofes naturais

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,476
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Quem puder ir a pé para o trabalho ou de bicicleta, excelente para o planeta, para a carteira, e para a saúde.

O problema é que está conversa que entronca tambem com o preço dos combustíveis, vem grande parte das vezes de pessoal com dinheiro que se acha moralmente superior porque tem o seu tesla de 100K ou vive no seu apartamento de 400K no centro de lisboa e não precisa de carro.

Depois há toda uma realidade do país e que há pessoas que obviamente não tem dinheiro nem para comprar o tesla nem para comprar o apartamento no centro da cidade, no final de contas quem menos têm anda a destruir o planeta, e paga impostos indiretos a bruta na gasolina eventualmente negacionista e de extrea direita.

O gajo do tesla tem apoios do estado para comprar o tesla não paga IUC nem paga menos estacionamento etc, e é o amigo do ambiente e a pessoa de bem.


Depois temos isto pessoal que anda de jato privado é que são o exemplo.

Príncipe Harry e Meghan Markle recebem prémio por formar família apenas com dois filhos
A instituição de caridade, que se preocupa com impacto humano no planeta, Population Matters disse que o casal é um “modelo para os outros”.

Ou o melhor de todos que é este gajo.

 

Hugo Ribeiro

Bancada central
5 Junho 2019
1,852
1,790
Conquistas
7
45
sintra
  • Rui Filipe
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Lucho González
Quem puder ir a pé para o trabalho ou de bicicleta, excelente para o planeta, para a carteira, e para a saúde.

O problema é que está conversa que entronca tambem com o preço dos combustíveis, vem grande parte das vezes de pessoal com dinheiro que se acha moralmente superior porque tem o seu tesla de 100K ou vive no seu apartamento de 400K no centro de lisboa e não precisa de carro.

Depois há toda uma realidade do país e que há pessoas que obviamente não tem dinheiro nem para comprar o tesla nem para comprar o apartamento no centro da cidade, no final de contas quem menos têm anda a destruir o planeta, e paga impostos indiretos a bruta na gasolina eventualmente negacionista e de extrea direita.

O gajo do tesla tem apoios do estado para comprar o tesla não paga IUC nem paga menos estacionamento etc, e é o amigo do ambiente e a pessoa de bem.


Depois temos isto pessoal que anda de jato privado é que são o exemplo.




Ou o melhor de todos que é este gajo.

Dacia Spring, vou comprar um. Não tenho dinheiro para teslas nem para viver em Lisboa. Concordo contigo em tudo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,476
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Dacia Spring, vou comprar um. Não tenho dinheiro para teslas nem para viver em Lisboa. Concordo contigo em tudo.
Nunca tinha ouvido falar, mas é interessante que vão chegando carros com essas características, para deslocações pequenas é o ideal, agora é uma questão dos preços irem descendo um pouco.
 

Hugo Ribeiro

Bancada central
5 Junho 2019
1,852
1,790
Conquistas
7
45
sintra
  • Rui Filipe
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Lucho González
Nunca tinha ouvido falar, mas é interessante que vão chegando carros com essas características, para deslocações pequenas é o ideal, agora é uma questão dos preços irem descendo um pouco.
As outras marcas têm de ir atrás, o spring permite autonomia de mais de 300km e apesar se só ter 40cv desenvolve muito bem. Está limitado a 130km/h. É interessante sem dúvida
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Acho muito mais importante exigir mudanças aos políticos do que os sacrifícios individuais.
Sim, porque são eles que depois "forçam" a que esses "sacrifícios" individuais aconteçam com novas leis. Vide pandemia....
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
agora é uma questão dos preços irem descendo um pouco.
Se te referes ao preço dos carros elétricos sim, vão descer, até porque a tecnologia das baterias vai evoluir (e até melhorar o seu impacto no ambiente por causa da extração do lítio) e os custos de construção/produção vão baixar. Hoje em dia, para deslocações citadinas de casa trabalho, há imensas opções mais baratas. Os próprios postos de abastecimento para elétricos estão a aumentar, pelo menos aqui em Lisboa.
Os Teslas são para os ricos.

Quanto aos preços dos combustíveis fósseis irão continuar a subir até esses veículos deixarem de circular nas estradas daqui a uns anos. Acho que em Paris, se não estou enganado, já se vai limitar a circulação de veículos a diesel no centro da cidade, a Audi vai deixar de produzir carros a combustíveis fósseis a partir de 2033, daqui a 12 anos...

As mudanças já estão acontecer, ainda que lentas. Tal como se mudou os próprios fósseis mais poluentes para uns com níveis de poluição mais baixos.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Em relação à minha própria experiência: tenho um carro a gasolina que fez este ano 14 anos. Queria trocá-lo mas não queria diesel nem a prioridade da família era ficar refém de uma prestação alta para um carro elétrico. Optei por uma boa bicicleta elétrica que, com o que poupo em passe mensal estará paga daqui a 8 anos.

Se os preços dos elétricos baixarem bastante daqui a uns 4, 5 anos compro um. Se não, continuo assim :)
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,304
11,547
Em relação à minha própria experiência: tenho um carro a gasolina que fez este ano 14 anos. Queria trocá-lo mas não queria diesel nem a prioridade da família era ficar refém de uma prestação alta para um carro elétrico. Optei por uma boa bicicleta elétrica que, com o que poupo em passe mensal estará paga daqui a 8 anos.

Se os preços dos elétricos baixarem bastante daqui a uns 4, 5 anos compro um. Se não, continuo assim :)
Também comprei este ano uma bicla electrica. Adoro aquilo, já devia ter comprado há mais tempo.

Os carros eléctricos vieram para ficar e vão ficar mais acessíveis. Praticamente todas as marcas estão a converter a gama. Mais 5 aninhos e tens mais electricos à venda q a combustão interna. Facto! E As baterias estão cada vez melhor e em grande queda a nível de custo, os gráficos de tendência são claros. Vamos ver como fica a reciclagem de baterias porque na realidade 99% de uma bateria de lítio é reciclável. Não é para já barato mas…
 
  • Love
Reações: Dexter2020

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,476
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Se te referes ao preço dos carros elétricos sim, vão descer, até porque a tecnologia das baterias vai evoluir (e até melhorar o seu impacto no ambiente por causa da extração do lítio) e os custos de construção/produção vão baixar. Hoje em dia, para deslocações citadinas de casa trabalho, há imensas opções mais baratas. Os próprios postos de abastecimento para elétricos estão a aumentar, pelo menos aqui em Lisboa.
Os Teslas são para os ricos.

Quanto aos preços dos combustíveis fósseis irão continuar a subir até esses veículos deixarem de circular nas estradas daqui a uns anos. Acho que em Paris, se não estou enganado, já se vai limitar a circulação de veículos a diesel no centro da cidade, a Audi vai deixar de produzir carros a combustíveis fósseis a partir de 2033, daqui a 12 anos...

As mudanças já estão acontecer, ainda que lentas. Tal como se mudou os próprios fósseis mais poluentes para uns com níveis de poluição mais baixos.
As baterias já estão bem mais baratas.

sim vai, mas quando começarem a ser taxados, hoje em dia há muitas opções baratas no mercado de usados para carros a gasolina, podes comprar um carro para andar pela cidade por 3K em bom estado e andar muito tempo.

E há que perceber tambem como vão ser taxados os carros, porque o estado faz 10 mil milhões em impostos gasolina/gasóleo que vão ter que aparecer de algum lado.. talvez IUC de 2000 euros para os eletricos ou algo do genero.

Os preço da gasolina é alto essencialmente por causa dos impostos.
 
  • Like
Reações: Dexter2020

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,476
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Em relação à minha própria experiência: tenho um carro a gasolina que fez este ano 14 anos. Queria trocá-lo mas não queria diesel nem a prioridade da família era ficar refém de uma prestação alta para um carro elétrico. Optei por uma boa bicicleta elétrica que, com o que poupo em passe mensal estará paga daqui a 8 anos.

Se os preços dos elétricos baixarem bastante daqui a uns 4, 5 anos compro um. Se não, continuo assim :)
Que bicicleta compraste? o que deixa de pé atrás é o mesmo que comprar mota, não me apetece cair.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
E há que perceber tambem como vão ser taxados os carros, porque o estado faz 10 mil milhões em impostos gasolina/gasóleo que vão ter que aparecer de algum lado..
Pois, e essa é que é a grande questão. O estado tem nos impostos dos combustíveis uma grande mama. Terá que o ir buscar a outras coisas. Se calhar vai aumentar as taxas nos carregamentos dos elétricos, por exemplo.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Que bicicleta compraste? o que deixa de pé atrás é o mesmo que comprar mota, não me apetece cair.
Investi na "Ferrari" das bicicletas, uma Riese and Muller Multicharger (é uma cargo bike...dá para levar muita coisa, tem dois alforges que levam mesmo muita coisa). Só tenho de vencer o medo de a deixar na rua (sempre com correntes, claro) enquanto vou aos sítios para deixar quase totalmente de andar de carro. E convencer a minha mulher a fazer o mesmo...lol

Mas, lá está, nem toda a gente pode fazer isto porque trabalha muito longe do trabalho ou os acesso não permitem usar-se bicicletas com o mínimo de segurança ou não tem dinheiro para investir em bicicletas elétricas de qualidade, etc... Eu sou um privilegiado, ainda assim. Tenho elevador no prédio, esse elevador é grande o suficiente para caber a bicicleta, e também tenho espaço em casa para a guardar.

Mas isto das bicicletas já vem do tempo em que, ainda criança, andava pelos "montes caulinos" acima na Senhora da Hora com os meus comanheiros de aventuras.

Em 2 anos só caí uma vez e porque as ciclovias aqui em Lisboa ainda estão no início (mas estão a melhorar muito) e há partes em que tens de ir pelo passeio e com calçada portuguesa com chuva....pimbas.

 
Última edição:
  • Like
Reações: Nonnenmacher

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,998
39,476
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Pois isso de andar de ferrari tem esses inconvenientes de te teres que preocupar muito com assaltos, talvez um seguro que proteja de roubo..

Acho que se comprar será uma das mais baratas, não me vejo a pagar mais de 1K por uma, ou então uma só com pedais.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Pois isso de andar de ferrari tem esses inconvenientes de te teres que preocupar muito com assaltos, talvez um seguro que proteja de roubo..

Acho que se comprar será uma das mais baratas, não me vejo a pagar mais de 1K por uma, ou então uma só com pedais.
Não existem seguros contra roubos. Pelo menos que cubram o preço total da bike. Nem perto disso. Mas como tenho sítio para a guardar tanto em casa como no trabalho não tenho necessidade de a deixar na rua. Quando estiver paga perderei o medo e vou começar a ir aos Pingos Doces e Continentes nela e começar a arriscar...lol

Mas sim, há bikes elétricas com muita qualidade já, à volta dos 1k, 2k.
 
  • Like
Reações: sirmister

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,371
1,035
Não existem seguros contra roubos. Pelo menos que cubram o preço total da bike. Nem perto disso. Mas como tenho sítio para a guardar tanto em casa como no trabalho não tenho necessidade de a deixar na rua. Quando estiver paga perderei o medo e vou começar a ir aos Pingos Doces e Continentes nela e começar a arriscar...lol

Mas sim, há bikes elétricas com muita qualidade já, à volta dos 1k, 2k.
EM lisboa, ha 1 ajuda da camara para compra de bicicletas que pode ir ate 350 euros para 1 electrica.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,334
48,352
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
EM lisboa, ha 1 ajuda da camara para compra de bicicletas que pode ir ate 350 euros para 1 electrica.
Sim, eu sei. Quando comprei a minha só havia ajuda do estado e foi-me atribuído, salvo erro, 250 euros. E tudo correu bem, feito online e resposta/dinheiro na conta em um mês. Agora há mais essa ajuda da CM Lisboa. Podes receber até uns 600, 700 euros (se a bike for cargo) com os dois apoios. É dinheiro.
 
  • Like
Reações: Yggyfcp