Celso, campeão de Viena

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,048
970
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
Celso Dias dos Santos. Lembra-se dele? Campeão europeu pelo F.C. Porto, na vitória sobre o colossal Bayern de Munique, o defesa brasileiro conquistou ainda a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. Central forte e talentoso, destacou-se na cobrança de livres directos, deixando herança posteriormente seguida por Geraldão ou Branco.

Aos 53 anos, o antigo jogador brasileiro assume-se como um portista inveterado e continua a acompanhar a actualidade do clube. Treinou algumas equipas no seu país, como o Ferroviário e o Ceará, mas dedica-se actualmente aos negócios que lhe garantem subsistência em Fortaleza. «Uma panificadora, um sítio com algum gado e um bloco de apartamentos alugados», começa por dizer, ao Maisfutebol.

Celso mantém contacto com antigos e actuais nomes do F.C. Porto. No início da época, esteve no Estádio do Dragão para o jogo de apresentação e acompanhou os primeiros passos de Hulk na Invicta. Aliás, meses volvidos, não restam dúvidas: «O Hulk saiu muito cedo do Brasil mas destacou-se no Japão e acho que melhorou bastante neste ano em Portugal. Ainda é novo e tem características únicas, uma força impressionante. Acho que a selecção brasileira devia estar atenta, porque o Hulk merece ser chamado pelo Dunga.»

Família de portistas no Brasil

O antigo defesa não esquece a passagem pelo clube e transformou a sua casa num mini-museu do F.C. Porto. «Eu acompanho o Porto e já convenci o meu filho, a minha família e os meus amigos a fazerem o mesmo. Tenho um chaveiro do clube, em casa tenho posters, cachecóis, camisolas, tudo do F.C. Porto», garante.

«Falo quase todas as semanas com o Artur Jorge, que tem uma casa aqui no Brasil, e tenho pena que um treinador com o currículo dele esteja no desemprego. Há dois anos, o presidente Pinto da Costa esteve aqui e encontrámo-nos. Quando fui a Portugal, em Julho, tive a oportunidade de estar com todos eles e até com Jesualdo Ferreira, que me pareceu uma pessoa muito séria e competente», revela Celso.

Como portista assumido, Celso teve apenas um desgosto recente. «Sei que o F.C. Porto foi agora tetracampeão e fiquei muito feliz. Só tive pena do jogo com o Manchester United, tinham empatado fora e acabaram por perder no Dragão. Vi esse jogo pela televisão e lamentei bastante aquele azar. De resto, o F.C. Porto continua a ter uma equipa muito forte. Mudam-se os jogadores, mas a base é muito forte. Tem o Bruno Alves, depois aquele médio argentino, o Lucho, e agora também o Hulk. Passam os anos, mas a base é sempre forte», finaliza o brasileiro.
 
D

Deco_10

Guest
No Verão passado, na pré-época, no jogo com a Lazio, no Dragão vi-o a passar por mim na bancada.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
http://www.youtube.com/watch?v=DlpAa455dQU

http://www.youtube.com/watch?v=9MUKBgChKfU&feature=related

Apesar de ser equipamento alternativo, gostava muito da camisola que o Celso usa na entrevista.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Lembro-me bem do Celso,que veio substituir o Eurico que teve uma lesao grave logo aos 20 minutos do primeiro jogo do campeonato contra o clube do regime.Foi uma contratacao muito acertada.
 
M

Mokiev

Guest
Jogou na seleção do mundo numa altura em que aquilo não era um grupo de amigos é bom que se diga, alias ele o Futre e o João Pinto.
 
M

Mokiev

Guest
O Celso numa fase já descendente da carreira e já sofria alguma contestação dos sócios e CS arrancou um jogo ENORME no Bessa, no final veio o Presidente a terreiro dizer, este é o Homem que queriam mandar embora, jogou todo jogo com o maxilar partido...foram mais ou menos estas palavras se a memória não me atraiçoa e isso diz mto do que era o Celso.
 
T

Timofte 2-3

Guest
tinha a ideia que o Celso ainda jogou no boavista, tal como o Juary...
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0