As estatísticas das nossas pontas e liberos hoje são para esquecer…e a Vitória foi a menos má na recepção.
21 erros só na receção.
https://www-old.cev.eu/Competition-Area/MatchStatistics.aspx?ID=82322
21 contra apenas 4 do Galatasaray... diz muito. Cá já tínhamos tido 9 e já era um exagero.
Sim, a Vicky foi a menos má, pelo menos a que cometeu menos erros de receção que deram pontos diretos, mas deve ter sido a que teve mais receções que ficaram na parte de trás do campo e não permitiram boas condições de side-out. Então aquele início...
E quando a receção ou o primeiro toque não funcionam, torna-se tudo muito mais difícil. Estivemos mal em muitos momentos, mas também estávamos a jogar contra uma equipa que seria uma das equipas de topo da Champions caso lá estivesse.
Outro número baixo é o de ataques pelo centro da rede. As duas centrais fizeram 19 ataques (sendo que alguns da Kelsey foram "chinas" na zona 1) contra quase o dobro só da Shainah e 30 das Z4, sendo que grande parte destas últimas não foram ataques propriamente ditos. Ok, teve muito a ver com o facto de a Milana ter tido poucas bolas A, mas pareceu-me que houve algum exagero no número de chamadas da Shainah (talvez porque cá foi o nosso porto seguro no ataque?).
Não se pode dizer que alguma jogadora tenha estado ao seu nível, mas também não era fácil fazer muito melhor perante este adversário. Mais uma vez, fiquei com a sensação de que aceleraram e dispararam quando quiseram e, sobretudo, que não estavam dispostas a dar as mesmas facilidades que deram no primeiro jogo, até pela entrada no sete inicial de 4 das titulares habituais que pouco ou nada jogaram cá.
Nem quero pensar no que teria acontecido se tivéssemos a equipa do ano passado... ficam-me na memória duas frases do Manuel Loureiro: "Não há qualquer comparação possível entre a equipa do ano passado e a deste ano" e "Com estas atletas, conseguimos um nível de intensidade nos treinos que normalmente não encontramos nos jogos" (não são as palavras exatas, mas a ideia é esta).
Esta eliminatória serviu para ganhar traquejo. Estamos no bom caminho para voltarmos a ser campeões e trazerpara casa a malfadada taça que nos foge há anos. Isso é que interessa! Bora lá trazer os dois canecos pró museu!
[EDITED]
Uma nota para quem questiona a não utilização da Joana: 9 receções, 6 erros. Não é normal, muito menos nela. Algo não está bem com ela, obviamente.