Co Adriaanse

H

hast

Guest
Jacobson Adriaanse nasceu a 21 de Julho de 1947, em Amesterdão.
Licenciou-se em Educação Física e chegou a dar aulas no ensino básico, antes de se dedicar ao futebol.
Adriaanse iniciou a sua carreira de treinador na temporada 1979/1980 num modesto clube holandês, o Zilvermeeuwen. Orientou esta equipa até 1983, seguindo-se os também holandeses Pec Zwolle e FC Den Haag, até 1992.
Na temporada 1992/93, Co Adriaanse passou a estar ao serviço do Ajax, o maior clube holandês e um dos mais famosos do mundo. O treinador ficou responsável pelas camadas jovens da equipa de Amesterdão durante quatro anos. O Ajax é conhecido por ter uma das melhores escolas de formação de jogadores do mundo e na década de 90 lançou diversos jogadores de nomeada.
Em 1997/98, Adriaanse voltou a orientar uma formação de seniores, Willem II, ao serviço da qual esteve três temporadas, até 1999/2000. Em 1998/99, obteve a sua melhor classificação, ao levar o Willem ao segundo lugar do campeonato holandês.
No ano 2000 Adriaanse regressou ao Ajax, desta vez para treinar a equipa principal, tendo levado o clube ao terceiro lugar do campeonato. Na temporada seguinte, 2001/2002, o técnico holandês só orientou a equipa até à 14.ª jornada, já que foi despedido por não estar a obter bons resultados. Foi substituído na orientação do clube por Ronald Koeman, que viria a ser treinador do Benfica.
Regressou ao activo logo em 2002/2003, desta vez à frente do AZ Alkmaar, clube para o qual já havia trabalhado na formação e como observador na época 1983/1984.
Em 2004/05, o AZ Alkmaar chegou às meias-finais da Taça UEFA, a segunda mais importante prova europeia de clubes. O clube holandês acabou por ser eliminado pelo Sporting, orientado por José Peseiro. No campeonato, o AZ Alkmaar ficou em terceiro lugar, melhorando assim as prestações das duas temporadas anteriores. O trabalho desenvolvido por Adriaanse, apesar de nunca ter ganho títulos, chamou a atenção dos dirigentes do Futebol Clube do Porto, que o contrataram para orientar a equipa de futebol na temporada 2005/06. Na equipa portuense impôs o seu estilo de disciplinador e tomou algumas decisões polémicas, como o afastamento do capitão, Jorge Costa, da equipa titular. A 9 de Agosto de 2006, Co Adriaanse demitiu-se do FCP, devido a desentendimentos que vinha tendo com o clube.
 
D

davidfreitas

Guest
Foi um treinador que defendi. Gostava da filosofia dele, disciplinador, futebol de ataque... No entanto compreendi o despedimento. O que é demais é erro, e o ambiente de disciplina foi exagerado. paciência... Pena ter sido tão em cima do inicio do campeonato...
 
F

fcporto87

Guest
O dia em que eu fiquei mas irritado de toda a minha história enquanto Portista foi passado com este sr. ao leme do nosso clube, dia 28 de Setembro de 2005, o célebre FCP - Artmedia (2-3), nunca fiquei tão fulo com um jogo e com um resultado do FCP como fiquei nesse jogo, mas pronto o homem depois fez a dobradinha e eu perdoei-lhe! LOL
 

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Nunca gostei dele, no entanto sei reconhecer a sua grande importância na boa revolução após a época atípica.
 

Trepsd

Tribuna
30 Agosto 2007
3,187
28
Santa Maria da Feira, 1992
Obrigado Co Adriaanse, fizeste muitos jogadores!
Colocou tudo na ordem, deu o pontapé de saída para o que somos hoje, e ainda jogou uns minutos depois do começo, obrigado, pena mesmo foi o lado da \"Champions\" :(
 
D

Diogo Loureiro

Guest
> Ivo Alexandre Comentou:


Mostrou que se pode perfeitamente jogar com 3 defesas!

-----------------------
x2
 
D

Diogo Loureiro

Guest
as vezes tenho saudades de certas ideias e posturas dele.

Jogar em 3-4-3/3-3-4 na luz e em alvalade, mesmo que tenhamos perdido na luz, foi uma coisa que gostei muito de ver. Sempre sem medo
 
A

Azul 77

Guest
> Diogo Loureiro Comentou:

> as vezes tenho saudades de certas ideias e posturas dele.

Jogar em 3-4-3/3-3-4 na luz e em alvalade, mesmo que tenhamos perdido na luz, foi uma coisa que gostei muito de ver. Sempre sem medo

_________________

Que clube treina o Co ? Com esse futebol \"sem medo\" deve ter um mercado imenso.
 
D

Diogo Loureiro

Guest
> Azul 77 Comentou:



Que clube treina o Co ? Com esse futebol \"sem medo\" deve ter um mercado imenso.


-------------

para mim serviu bem. Com uma dobradinha não fico nada infeliz
 
D

Diogo Loureiro

Guest
> sirmister Comentou:

> só faltava mesmo evocar este holandes lol


----------------------------


não tenho problemas nenhuns em evoca-lo
 
D

Diogo Loureiro

Guest
> imperador Comentou:

> controverso, mas deixou a sua marca, no fim de contas foi um vencedor por cá!

Foi pena a sua saída, não gostei, mas o seu 3-3-4 e a sua disciplina são de louvar e jamais serão esquecidos.

A maior mancha foi ter dito que não sabia que era tão importante ganhar aos lampiões.

Terá sido linchado pelo balneário, algo que foi feio, pois os meninos milionários precisam do rigor que holandês impunha.

Abraço ao Adriaanse


---------------

x2
 
  • Like
Reações: Henri

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Diogo Loureiro Comentou:

> > Ivo Alexandre Comentou:


Mostrou que se pode perfeitamente jogar com 3 defesas!

-----------------------
x2
......................
Na LC deu espectaculo.:)
 
D

Diogo Loureiro

Guest
> fcporto56 Comentou:

Na LC deu espectaculo.:)


---------------------------


Na LC foi onde borrou a pintura toda. ainda assim acho que com manifesto azar. Teve responsabilidades mas a equipa perdeu com o inter e com o rangers com golos nos ultimos 5 min. Empata com o rangers nos ultimos 5 min. enfim. Acho que com mais um ano, não cometia os mesmos erros
 
D

Diogo Loureiro

Guest
http://www.youtube.com/watch?v=O4dDTkp05Gk

http://www.youtube.com/watch?v=wrE9Zmu_f8s&NR=1