Não tenhas pressa, perde o tempo que for necessário, porque o pc é suposto acompanhar uns anos..
A marca é opção pessoal, eu tenho excelentes resultados com Asus, neste momento tenho várias pessoas que aconselhei em termos de modelo e estão satisfeitas..
Quando referes Nvidia, depende do que queres, jogos, vais ter de ir para uma gtx 1050 para andar em baixo orçamento.. Se o teu trabalho principal for office, browser e afins, acho que deves preferir a possibilidade de expansão de Ram e ligação ssd M.2, porque em termos de longevidade te vai permitir dar um boost..
Exemplo, um portátil com 8gb de ram, com possibilidade de expansão para 16gb, DDR4 já agora e que traga um HDD de 500gb, mas com ligação M.2 que te permita no futuro passar a correr o SO no SSD.. Este portátil tem muito mais longevidade do que outro que tendo mais força bruta em termos gráficos, falhe noutros aspectos..
Quanto ao i5, é relativo porque um i5 mais antigo poderá ser inferior a um i3, eu tenho um mínimo que é preferir um quad-core, opinião pessoal..
Por fim, o tamanho, depende da portabilidade que queres, e, essencial, grande parte dos monitores não são full hd..
Muito resumidamente, é isto.. Posso ser mais directo a dar opinião se me disseres exactamente para que queres a gráfica nvidia, se gostavas de um ecrã full HD e se pretendes longevidade ou um todo o terreno para o presente sem grandes planos de o manter mais de 4/5 anos..