Conquista da Supertaça Europeia foi há 19 anos

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Faz hoje 19 anos que conquistámos a Supertaça Europeia, vencendo o Ajax de Amsterdão por 1-0 na Holanda, e pelo mesmo resultado nas Antas. Rui Barros e Sousa foram os heróis. Mais um troféu e um feito inéditos em Portugal, a que apenas chegou o FC Porto, o mais consagrado clube Português além-fronteiras.

O que recordam destas partidas?
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Recordo-me do primeiro jogo, que ocorreu ainda em Novembro (tivemos a conquista da Taça Intercontinental pelo meio das duas mãos da Super Taça), onde um pequeno grande jogador espantou a Europa toda: Rui Barros. O homem teve umas 4 ou 5 desmarcações que deveriam ter dado golo mas ele só conseguiu marcar a primeira. O R Barros fez gato sapato do guarda redes Stanley Menzo e dos defesas: Arnold Muhren, Danny Blind, salvo erro o Scholten. Tou aqui a repescar a memória.

Já o jogo da segunda mão não deve ter tido interesse nacional, a RTP não se dignou a transmitir o jogo. Parece-me, porque não vi, um jogo chato, mesmo depois do Sousa marcar aos 70 min. Seria pouco importante transmitir o jogo, de certeza, é que o Porto foi o primeiro clube europeu a conquistar a Taça dos Campeões, Intercontinental e Super Taça Europeia de rajada.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Também me recordo bem do jogo da 1ª mão. Eu não vi o jogo, porque estava a tirar um curso do FSE no IST. Mas estive na cantina um bocadinho, na altura em que estava a dar o jogo.

O jogo da 2ª mão foi chato foi para os mouros, mesmo privados de TV. Lembro-me de ouvir os comentadores da rádio a dizerem que o Ajax era das poucas equipas que vinham às Antas pegar no jogo e jogar ao ataque. Claro está, a nossa equipa era muito, muito forte e muito matreira. Esperou pelo momento certo para matar o encontro. Bela bomba do Sousa.
 

Rabah Madjer

Tribuna
18 Julho 2006
3,800
1,376
SM Feira, 1972
Grande conquista ( os mouros ) nunca viram a cor a esta taça.

Mas o que mais recordo é a GRITANTE FALTA DE DIVULGAÇÃO DA NOSSO GRANDE VITÓRIA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, parecia que tinha-mos ganho o troféu do dubai, ou uma merda assim qualquer sem importância.

no 1º jogo, foi Gomes a servir e o Grande Rui Barros a dar show, no segundo contenção e grande golo do sousa, relvado pesado.

se calhar aqui nos dois jogos também foi o apito dourado, ahh, já agora nas outras finais também......bandalhos cada vitória nossa envelhece os mouros 10 anos, por isso prevejo que ao ganhar novamente a liga dos campeões este ano, vai ser um fartote :)))
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Eu explico-te, Como disse um certo senhor numa crónica horrível no record (que aliás ainda deve estar por aí), as finais já se tornaram um acontecimento banal (quah, quah! que camelo, meu deus)
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Por falar em Gomes e na sua influencia no lancamento do Rui Barros na alta roda do futebol. O Bi bota de ouro foi nesse jogo um autentico padrinho, foi um verdadeiro numero 10 com varias assistencias para golo. Estava lancada a grande estrela \"baixinho\" no futebol e a confirmacao da capacidade de um jogador que nao me canso de elogiar em tarefas que porventura nao seriam as suas, mas que cumpriu a preceito.

Como premio um inqualificavel treinador que ainda por cima teve o prazer de passar por ca duas vezes, teve o desplante de dizer que o \"Gomes e\' finito\" substitui-o no jogo da 2 mao, privando-o de receber a taca como capitao em campo. Para alem de que em jogo dessa ultima epoca substitui-o tambem quando estava em questao a bola de prata, perdendo todas as possibilidades de vencer o trofeu. Por tudo isto nunca irei perdoar a este treinador que teve a felicidade de ser campeao Mundial ao servico do FCPorto, mas na minha opiniao nem sequer merece honrosa referencia.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
O Gomes ULTRAPASSOU o Tusébio (eu é que não é) quando defendia as cores do Sporting. Mas é como o Velasquez diz, foi necessário um revisionismo histórico para desencantar os golos suficientes para voltar a por o Tremoceiro-Mor no topo da lista.

Algo parecido aconteceu quando o Baía estabeleceu o recorde de minutos consecutivos sem sofrer golos. Lá vieram os cabrões do costume a acrescentar uns minutos esquecidos para o pecúlio do Bento.

E podíamos falar sobre o roubo ao Domingos na época de 1990/91 quando um golo inicialmente atribuído ao Senhor Paciência no Estádio Mário Duarte foi revisto e considerado auto-golo de um defesa do Beira-Mar. Tudo isto para que o Sr. Águas, filho da dinastia benfiquista pudesse celebrar o título de melhor marcador.

O Pauleta é o melhor marcador da selecção nacional, fiquei espantado que deram destaque nos jornais.
 

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,900
7,702
Porto
Foi a melhor prenda de anos que me deram nesse dia!! E olhem que quando se faz 10 anos qualquer coisa parece bem....
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Mas ja alguem se deu ao trabalho de saber o porque do Ivic dizer que o Gomes e finito?Com o passar do tempo as pessoas lembram-se so das coisas boas, mas nao se lembram de outros episodios menos agradaveis.O Gomes foi um grande jogador,(nao ao nivel do Eusebio) mas lembro-me de varios episodios que mostraram mal caracter da parte dele.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Hmmm, falam-se de episodios menos agradaveis na epoca 87/88, mas que eu saiba o que suscitou a saida do Gomes passou-se na epoca seguinte. Portanto nao percebo como alguem pode ser \"castigado\" por factos ainda nao passados. Se os amigos foristas quiserem esclarecer, ponho a disposicao os meus olhos para vos ler.

Continuo na minha que mal o Gomes fez, para nao ter acabado o jogo da 2 mao contra o Ajax. O amigo Carlos Silva referiu que ele recebeu na mesma o trofeu mas concorda certamente comigo que o impacto de o receber como capitao de equipa no final do jogo seria muito maior, ate porque 1 mes anterior ele serviu para receber o trofeu em Toquio, juntamente com Lima Pereira, que se tera passado na passagem de ano?

Para quem diz que concordou com o Treinador acerca da condicao de Gomes eu so recordo que apesar de todos estes precalcos. lutou ate a ultima jornada pela bola de prata, portanto continuou a ser o nosso melhor marcador, e recordo que 5 minutos depois de ter substituido no ultimo jogo o Porto teve uma grande penalidade frente ao Benfica que foi concretizada pelo Jaime Pacheco, se Gomes tivesse em campo... o que nao poderia ter sucedido? Penso embora nao esteja certo que Gomes perdeu por um golo essa bola de prata, mas julgo que tinha que marcar pelo menos dois no ultimo jogo.
 
O

olduser-1

Guest
O Gomes perdeu essa bola de prata para o Paulinho Cascavel. Teria igualado o recorde do Eusébio (6). Assim ficou-se pelas 5 e pode agradecer ao Ivic. Se bem que acho que a direcção interferiu e pressionou o treinador nesse sentido. Jogadores elevados ao estatuto de Heróis nunca foram bem vistos por Pinto da Costa.
 
O

olduser-1

Guest
> carlos silva Comentou:

> Sim, podemos agradecer ao Ivic ter ganho esse mesmo campeonato com 15 pontos de avanco.
Nenhum outro treinador do FCP ganhou a liga com tamanha distancia.
Do tempo do Ivic, para alem da conquista da Taca Intercontinental e da Supertaca Europeia, fica tambem aquela que para alguns e\' considerada a melhor exibicao de sempre do FCP no estadio das Antas: os 7-1 ao Belenenses na jornada inaugural.
Ivic ganharia ainda a Taca de Portugal, antes de sair.
______________________________

O que estava a ser abordado por mim foi o tratamento dado pelo clube (treinador e direcção) a um dos jogadores mais brilhantes de sempre da história do FC Porto no crepúsculo da sua carreira, quando ainda podia vencer mais uma bola de prata.

Não pus em causa a performance do Ivic enquanto treinador. Nem é com argumentos desses que leva a sua avante. Isso é fugir para os lados.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Eu por acaso ate quero ir pela amostra de treinador que foi Tomislav Ivic, a sua pequenez tecnica so e intocavel se nos debrucarmos que ao seu servico na sua primeira epoca teve o melhor plantel feito que jamais o FCPorto repetira. Nesse plantel so faltou o Futre que tinha ido para o Atletico Madrid, de resto teve ao seu servico jogadores maturos campeoes Europeus e Mundiais no auge da sua carreira mais o inicio fulgurante de Rui Barros que so teve ca esse ano por sinal. Reforcados ainda com a experiencia de Geraldao, e ainda o inicio de carrreira de F. Couto e Domingos. Era um super Plantel, que so baqueou nessa epoca frente ao Llorente do Real Madrid. Mesmo assim Ivic foi despedido sumariamente no final da epoca, como alias devem ser todos os despedimentos de treinadores.

Alias Ivic voltaria novamente ao FCPorto e ai verificamos o talento deste senhor, para quem disse Gomes e\' finito resolveu fazer de Vinha um avancado por excelencia, mandando embora P. Alves, Tulipa e Bino, pois e\' ja naquele tempo nao se aproveitava a prata da casa. Nao contente resolveu alinhar quase sempre sem ponta de lanca, e inventou a tactica dos 3 defesas centrais e de dois trincos. Para quem nao se lembra foi este o autor da tactica brilhante na banheira de Roterdao, mas ao menos nao sofremos golos valha a verdade e passamos para a poule dos campeoes. Mas ai acabou o canto do cisne repetiu a dose em Milao e perdeu por 3-0 num jogo em que F. Couto e Vinha foram os nossos avancados. No ultimo jogo que fez ao servico do FCPorto em Aveiro voltou a tactica de dois defesas centrais um trinco e dois avancados e ganhamos por 2-0, mas dizem as ma\'s linguas que ele apenas esteve de corpo presente no banco. E o mal ja estava feito o Tri ja\' era quase uma miragem. Robson acabaria essa temporada ainda a tempo de conquistar a Taca da vergonha em pleno Jamor frente ao seu Sporting com Mourinho a tirar notas...

Quem teve a oportunidade de ver o jogo da 2 mao ao vivo contra o Ajax lembra-se certamente da monumental assobiadela que foi a substituicao de Gomes pelo J. Placido e se nao fosse a a pressao do publico portista juntamente com os restantes jogadores do FCPorto para que a Taca fosse entregue ao \"capitao\" Gomes que por direito sabe certamente e\' entregue ao capitao da equipa que termina o jogo.
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
O Gomes na epoca de 87/88 ficou a dois golos de P. Cascavel.

E ja agora de que situacoes falam que aconteceu nessa epoca a volta de F. Gomes eu para alem de ele ser privado de ter dado o seu contributo desportivo em determinados jogos, nao me lembro de qualquer outro incidente...

Alias no braco de ferro que teve com Ivic acabou por ser o Gomes a dar a volta por cima, Ivic foi despedido apesar do grande sucesso desportivo e Gomes continuou e apos a famosa frase \"Gomes e\' finito\" sucedeu a nao menos famosa frase \"O Porto e\' Gomes e mais 10\".
Seja como for Quinito tambem nao resistiu muito tempo, e foi o primeiro treinador a ser despedido por Pinto da Costa sem acabar a epoca. Mas tambem com 5-0 frente ao PSV, realmente nao podia ir muito longe...
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> carlos silva Comentou:

> Carlos,

(...)na minha opinião também deve ter tido culpa na situação na altura criada à sua volta\".
Ora. Esta tudo dito. Aqui concordamos.>

Mas que situacao? De nao jogar? De ser constantemente substituido? De mesmo assim ser o melhor marcador da equipa? Sinceramente gostaria que referissem quais situacoes extra desportivas esteve o Gomes envolvido nessa epoca.

>
\"Para conclusão, julgo é que para os Gomes que representaram o FCP ao longo da sua história, por vezes não tiveram do clube o tributo adequado.\"
Esta a referir-se a um jogo de homenagem? Nao tem tradicao no FCP... Quanto a outros cargos, ficou tudo cada vez mais dificil com a aproximacao do Gomes ao Jose\' Veiga....>

Bem o Pinto da Costa tambem esteve muito ligado ao Jose\' Veiga, isso significa alguma coisa? Alias so se zangaram por uma situacao extra relacao deles, de resto qualquer jogador que representasse o FCPorto nessa epoca era normal que fossem representados por Jose\' Veiga. O anormal era que nao fossem... E dai?
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Velasquez Comentou:

>

Salvo erro, nem no passeio da glória o FCPorto o colocou.

....................................................................................

Tambem ja ouvi isso.Nessa acho uma injustica muito grande,porque o Fernando Gomes foi um grande jogador.Ja falei nas attitudes dele noutras ocasioes, mas uma coisa nao invalida a outra. Infelizmente o PdC nao gosta de rivais ou coisa que se pareca.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Os jogadores adoram o cheque ao fim do mês, se não fosse esse o caso nunca o Rui Águas se teria equipado de azul e branco.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Ronald \"9\" Baroni Comentou:

> OK,o Deco é estrangeiro,o caso é diferente,tudo bem...mas o Vítor Baía? Quantos anos tem ele de Dragão ao peito?Quanta adoração e respeito do público?E todos sabemos que já foi várias vezes acusado também de ser vaidoso e comportar-se como um modelo nos últimos tempos antes de ir para o Barça. E mesmo depois de voltar, foi o Mourinho que lhe pôs os pontos nos \"is\",ou não?
E foi sempre tratado da melhor forma pela direcção do FCP.

......................................................

Ah, mas o Baia ao contrario do Jorge Costa por exemplo foi ter com o PdC para escrever a introducao no seu livro.Ainda se lembram da reaccao do PdC quando o Jorge Costa fez o mesmo com o Presidente da Republica?
 
O

olduser-1

Guest
Alguém aqui quer relatar minimamente a \"cena\" do Funchal?

Como é que se sabe que foi o Gomes que se insurgiu contra um \"superior hierárquico\" e não que tenha sido provocado por essa besta?

Quando se fala de vedetismo e insubordinação convém falar de factos concretos, com as histórias bem contadas. Assim não.