Covid-19

Oliveira

Superior
8 Setembro 2016
92
36
Sinceramente Parece-me demasiado alarmismo para o que se fala. Por acaso sabem que anda por aí uma onda de contágio da gripe A e tem sido dos motivos mais frequentes nas urgências? E que de facto mata mais?
O que me parece, vendo os poucos dados que há cá fora até ao momento, é que o contágio é elevado, mas sinceramente, olhando aos números em hubei não parece assim tão grande, e exceptuando as pessoas dos grupos de risco, não parece ser tão grave como pintam. A comunicação social é que não tem feito o trabalho como deve e só alarma, em vez de informar.

A necessidade de um tópico dedicado a covid-19 explícita isso mesmo, quando hoje em dia há problemas de saúde bem mais graves mundo.

Enviado do meu EVA-L09 através do Tapatalk
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,558
45,438
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
quintero disse:
estou com dificuldades em respirar desde domingo...mas nao teno febre nem tosse...acham que...devia

acham que pode ser o corona?
Em caso de suspeita ligar para a linha de saúde (808242424) é a melhor solução. Serás atendido por profissionais que te indicarão o melhor a fazer
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,415
50,216
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Eu estou lixado da garganta e nariz.

Mas nesta altura do ano costuma dar muitas vezes.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,415
50,216
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Já agora, se algum forista trabalhe na área da saúde mande.me uma PM.

Tenho aqui umas dúvidas sobre uma situação.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,174
13,002
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A CS os media são os culpados do alarmismo...que paciência é preciso para até num caso destes ouvir isto.
A situação no norte de Itália é de uma gravidade enorme, há locais onde se vive num gheto não sai nem entra ninguém e os infetados aumentam de forma alarmante todos os dias. Ouvi agora uma pessoa ligada à Organização Mundial de Aviação que os voos para Itália caíram 80% e a tendência é aumentar. A CS devia calar-se e não informar?! No Vaticano já há um infetado e estão a preparar-se para acabar com as missas. Ouvi agora um Cardeal a falar disto e durante o tempo que falou nunca mencionou Deus. Quando isto atinge estas proporções todos sabem que só a Ciência nos pode valer, embora depois apareçam os desgraçados do costume (e são centenas de milhões) a agradecer ao....além.
PS;
Estão a prever um crescimento mundial da economia com perca de 0,25% - estão muito otimistas eu prevejo um valor acima de 5% e isto se até Maio houver algum medicamento senão entramos naquilo que nenhum vivo conheceu até hoje, há mortos que o viveram mas foi há mais de 100 anos quase e para trás.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,174
13,002
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
otilious disse:
Eu estou lixado da garganta e nariz.

Mas nesta altura do ano costuma dar muitas vezes.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
E eu que pensei hoje nesse destino para umas férias. Não me digas que chegou aí?
 

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
8,967
4,524
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
otilious disse:
Eu estou lixado da garganta e nariz.

Mas nesta altura do ano costuma dar muitas vezes.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
se houver corrimento nasal...significa corona negativo
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Oliveira disse:
Sinceramente Parece-me demasiado alarmismo para o que se fala. Por acaso sabem que anda por aí uma onda de contágio da gripe A e tem sido dos motivos mais frequentes nas urgências? E que de facto mata mais?
O que me parece, vendo os poucos dados que há cá fora até ao momento, é que o contágio é elevado, mas sinceramente, olhando aos números em hubei não parece assim tão grande, e exceptuando as pessoas dos grupos de risco, não parece ser tão grave como pintam. A comunicação social é que não tem feito o trabalho como deve e só alarma, em vez de informar.

A necessidade de um tópico dedicado a covid-19 explícita isso mesmo, quando hoje em dia há problemas de saúde bem mais graves mundo.

Enviado do meu EVA-L09 através do Tapatalk


O problema nem é o contágio (que é considerável - basta ver a evolução em Itália, França e Alemanha), mas a taxa de mortalidade.

Taxas de mortalidade, em pessoas em idade activa, de 2 a 4 mortos por 1000 infectados por causa de uma gripe muito contagiosa, é absolutamente brutal e nada semelhante ao que alguma vez tenhamos assistido.

Isto ainda vai piorar antes de melhorar. Os países desenvolvidos vão parar e isso vai ter um impacto considerável na economia global. Apesar de tudo, cá ficaremos para contar a história às futuras gerações.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,415
50,216
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Devenish disse:
E eu que pensei hoje nesse destino para umas férias. Não me digas que chegou aí?
Meu caro amigo eu desde 2014 resido em Portugal Continental

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,415
50,216
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
quintero disse:
se houver corrimento nasal...significa corona negativo
Sinceramente, nunca equacionei que fosse Corona.

Se bem que isto agora devemos estar sempre em alerta.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,774
8,245
Italia
Nota que essas mortalidades são relativas a dados chineses, com grande percentagem de fumadores intensivos e piores cuidados médicos
 
  • Like
Reações: Dragao_man

ChamaDoDragao

Bancada central
13 Maio 2016
1,815
1,192
Bem, trabalho nas caves de vinho do Porto...quebra a nível de afluência mais que visível.
Uma colega minha começou a ficar com sintomas de gripe, está em casa durante uns dias a ver como se desenvolve...apesar disso não estou em pânico.

Isto, para os media, é melhor que chocolate. Espalhar o pânico, soltar o caos. O ser humano tem uma apetência pelo drama e por tudo aquilo que tem cariz trágico.

Pá, reforcem o sistema imunitário. Apanhem sol, muita frutinha, duches frios são um espectáculo (custa no início), exercício físico, muito SEXO 😝

Stay healthy, bros. Entretanto, vou mandar charters de chineses para os lados da segunda circular!
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
Sakamoto disse:
Só hoje morreram 49 pessoas em Itália com o vírus.
Não vi isto nos media portugueses, mas basta ir ao rai, por exemplo, e está lá bem explícito, que todos os 49 estava entre os 62 e 95 anos e tinham precedentes médicos complicados.... Eu acho que esta informação era muito relevante apresentar, mas por cá preferem ocultar certos dados que tiravam mediatismo às notícias...

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
jqmmes disse:
Não vi isto nos media portugueses, mas basta ir ao rai, por exemplo, e está lá bem explícito, que todos os 49 estava entre os 62 e 95 anos e tinham precedentes médicos complicados.... Eu acho que esta informação era muito relevante apresentar, mas por cá preferem ocultar certos dados que tiravam mediatismo às notícias...

Sent from my SM-G935F using Tapatalk
A fonte do número apresentado foi o sapo e fazia menção a que afectou grupos de risco. No entanto, isso não afecta a magnitude do número que me parece preocupante.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,589
882
Obviamente que o Covid-19 é mais grave que o vírus que provoca a gripe. Começando pelo simples facto de que provoca uma infecção respiratória aguda. Além disso, e por ser um vírus de novo, não estão ainda estudados os efeitos a longo prazo que o vírus poderá causar... Mas já existem alguns indícios que devem ser encarados com cuidado.

Relativamente ao número de mortes: é frequente a comparação com o número de mortes provocados pela gripe em Portugal o ano passado (aproximadamente 3000). Mas não se fala do rácio mortes/casos. Quantos casos de gripe existem por ano em Portugal? Pois.

Mas o real problema, na minha opinião, é mesmo o colapso que o SNS poderá sofrer. Ora vejamos, estão preparadas 2000 camas para casos de Covid-19, em Portugal (e nestes casos não se podem simplesmente libertar camas, uma vez que têm de ser preparadas enfermarias com condições específicas, como pressão negativa, etc). Segundo o relatório da OMS, cerca de 20% dos casos de Covid-19 apresentam sintomatologia severa, com necessidade de internamento prolongado. Fazendo as contas, "basta" em Portugal surgiram mais de 10 000 casos da doença e o sistema não aguenta. Pergunto eu, será um cenário irrealista? Tendo em conta a falta de medidas profiláticas adoptadas por Portugal? Veremos...
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
arkeru disse:
Obviamente que o Covid-19 é mais grave que o vírus que provoca a gripe. Começando pelo simples facto de que provoca uma infecção respiratória aguda. Além disso, e por ser um vírus de novo, não estão ainda estudados os efeitos a longo prazo que o vírus poderá causar... Mas já existem alguns indícios que devem ser encarados com cuidado.

Relativamente ao número de mortes: é frequente a comparação com o número de mortes provocados pela gripe em Portugal o ano passado (aproximadamente 3000). Mas não se fala do rácio mortes/casos. Quantos casos de gripe existem por ano em Portugal? Pois.

Mas o real problema, na minha opinião, é mesmo o colapso que o SNS poderá sofrer. Ora vejamos, estão preparadas 2000 camas para casos de Covid-19, em Portugal (e nestes casos não se podem simplesmente libertar camas, uma vez que têm de ser preparadas enfermarias com condições específicas, como pressão negativa, etc). Segundo o relatório da OMS, cerca de 20% dos casos de Covid-19 apresentam sintomatologia severa, com necessidade de internamento prolongado. Fazendo as contas, "basta" em Portugal surgiram mais de 10 000 casos da doença e o sistema não aguenta. Pergunto eu, será um cenário irrealista? Tendo em conta a falta de medidas profiláticas adoptadas por Portugal? Veremos...
Essas duas mil camas não são em pressão negativa, com essas condições são poucas. As duas mil, são em condições de "isolamento".
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,589
882
incrivel disse:
Essas duas mil camas não são em pressão negativa, com essas condições são poucas. As duas mil, são em condições de "isolamento".
Sim, lapso meu. Ou seja, é ainda mais gravoso.
 

Azul Invicto

Arquibancada
23 Fevereiro 2020
267
0
O problema em Portugal, como noutros países, foi não controlar logo desde o ínicio da epidemia da China todos os cidadãos que viessem desse país. O paciente 1 italiano regressou da China no ínicio de Fevereiro e já nessa altura se sabia que havia um virus a infectar imensos chineses. Os responsáveis por não actuarem prontamente no rastreio dessas pessoas deviam ser condenados por negligência