Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
grandeporto disse:
Vi agora que a Grécia tem 6 mortes e 418 infetados e nós 4 mortes e 786 infetados.
Isto dá para várias leituras, mas infelizmente ainda é muito cedo para conclusões
Devem ter (aproximadamente) o mesmo número de infectados que nós: ainda poucos! (In)felizmente já não dá para fazer comparações com o número de infectados, pois há países com taxas de deteção muito boas (Alemanha) e outros com taxas mais baixas.

Creio que, à medida que o vírus se vai naturalmente espalhando, a melhor forma de perceber se o vírus está muito disseminado em cada país ou não é medir é pelo número de casualidades.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,647
8,027
46
Lisboa
grandeporto disse:
-----------------

Oxalá que a miuda  e todos os recuperados fiquem bem.
Infelizmente há sequelas graves e na china mostrou outro dia na Euronews Operaçoes de transplante de pulmão em Whuan. Ainda hoje morreram na Espanha pessoas com 37 anos (jornalista) e outra de 52 anos sem patologias associadas

No reverso no Algarve mostraram um familia em que os saudaveis (pai e filho) estao infetados mas andavam com o covid sem sintomas enquanto a mãe doente crónica e de alto risco acusou negativo.

Aliás tenho na familia quem esteja a trabalhar no S João e sei de casoso de profissionais de saúde imunodeprimidos (força e coragem) que anda ali de coração nas maos a dar o máximo, mas até agora sem infeçoes ( o cuidado é essencial mas é um risco).
Onde é que está essa notícia da jornalista de 37 anos em Espanha? Tenho andado atento a Espanha e não apanhei essa notícia.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Celta7 disse:
Com uma cajadada só, Madrid queimou o nome de uma empresa e minou o sistema de saúde da Andaluzia.
Uma amostra do egoísmo das pessoas.
Na Itália também não foi muito diferente, porque há 3 ou 4 semanas, o sul de Itália encontrava-se mais ou menos seguro do surto em relação ao norte de Itália, mas como houve gente do norte de Itália a fugir para as regiões mais a sul do país e assim se foi propagando o coronavírus pelo país inteiro.

Atenção que também houve muitos espanhóis que atravessavam a fronteira portuguesa para fugir da quarentena.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,747
1,122
tripeiro_de_gema disse:
Uma amostra do egoísmo das pessoas.
Na Itália também não foi muito diferente, porque há 3 ou 4 semanas, o sul de Itália encontrava-se mais ou menos seguro em relação ao Norte de Itália, mas como houve gente do Norte de Itália a fugir para as regiões mais a sul do país e assim se foi propagando o coronavírus pelo país inteiro.

Atenção que também houve muitos espanhóis que atravessavam a fronteira portuguesa para fugir da quarentena.
Há uns dias, Macedo de Cavaleiros registou o 1º caso e foi de um emigrante Português que quis fugir de França para escapar ao Caos Francês e acabou por levar ele próprio o virus para Macedo.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,987
52,928
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Celta7 disse:
Há uns dias, Macedo de Cavaleiros registou o 1º caso e foi de um emigrante Português que quis fugir de França para escapar ao Caos Francês e acabou por levar ele próprio o virus para Macedo.
e os jornalistas que vão de lisboa para o alentejo filmar as cidades e dizer que o Corona ainda não chegou lá?

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Celta7 disse:
Pessoas dessas deviam ser responsabilizadas criminalmente.
A verdade é que apesar do governo ter decretado o controlo de fronteiras, mas há certas excepções, excepções que abrangem emigrantes que podem entrar sem quaisquer limitações. Com esta situação em Macedo de Cavaleiros, só demonstra que ainda nessa parte Portugal ainda não tomou medidas suficientemente musculadas.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,747
1,122
tripeiro_de_gema disse:
Pessoas dessas deviam ser responsabilizadas criminalmente.
A verdade é que apesar do governo ter decretado o controlo de fronteiras, mas há certas excepções, excepções que abrangem emigrantes que podem entrar sem quaisquer limitações. Com esta situação em Macedo de Cavaleiros, só demonstra que ainda nessa parte Portugal ainda não tomou medidas suficientemente musculadas.
Ele deve ter entrado ainda antes do controlo das fronteiras. Foi diagnosticado no dia 17, se não me engano. Entrou cá um pouco antes.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Celta7 disse:
Ele deve ter entrado ainda antes do controlo das fronteiras. Foi diagnosticado no dia 17, se não me engano. Entrou cá um pouco antes.
Agora fui passar pela página de Facebook do município de Macedo de Cavaleiros, a partir de agora cidadãos que regressam do estrangeiros são obrigados a ficarem em isolamento durante 14 dias.

https://www.facebook.com/cm.macedodecavaleiros/

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,647
8,027
46
Lisboa
Tb gosto dos aventureiros que quiseram manter viagens de férias mesmo sabendo como é que isto estava, e agora estão presos pelos aeroportos do mundo e a choramingar pela internet.

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,021
4,900
Vlk disse:
Onde é que está essa notícia da jornalista de 37 anos em Espanha? Tenho andado atento a Espanha e não apanhei essa notícia.
Não era jornalista, era da Guarda Civil. Perfeitamente saudável e com atividade física regular.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,747
1,122
tripeiro_de_gema disse:
Agora fui passar pela página de Facebook do município de Macedo de Cavaleiros, a partir de agora cidadãos que regressam do estrangeiros são obrigados a ficarem em isolamento durante 14 dias.

Por causa desse caso, a protecção civil distrital pede mesmo que denunciem quem chega de fora:

"Também a Comissão Distrital de Protecção Civil está preocupada com esta situação e pede à população do distrito que identifique emigrantes ou trabalhadores temporários que regressem ao país e que informem os presidentes de junta de freguesia ou as autoridades policiais locais do seu regresso, evitando assim a proliferação do vírus em causa."

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,635
28,045
Gaia
Mary Antas disse:
Não era jornalista, era da Guarda Civil. Perfeitamente saudável e com atividade física regular.
-----------------------------

Obrigado, isso mesmo era Policia, mas havia outra pessoa saudavel que moreu hoje sem patologias associadas, tinha por volta dos 50 anos.

https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-03-19/jovem-saudavel-e-na-uti-o-risco-por-coronavirus-existe.html

De qualquer modo em termos estatisticos é despiciente.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,635
28,045
Gaia
tripeiro_de_gema disse:

----------------------

Isso é muito racional pelas camaras do interior. Julgo que no interior existe o perigo da chegada de muitos emigrantes.

Em Mogadouro, Mirandela e outras terras e recebream muitos emigrantes.
Estava um sossego até que eis que as saudades ..............

Acho que a quarentena para algumas pessoas nas aldeias era tao facil de fazer e mesmo assim podem se cometer erros.
Espero que corra tudo bem

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,747
1,122
grandeporto disse:
Acho que a quarentena para algumas pessoas nas aldeias era tao facil de fazer e mesmo assim podem se cometer erros.
Se não voltasse ninguém de fora, as pessoas das Aldeias nem precisavam de fazer quarentena. Podiam levar a vida como normalmente levam.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,987
52,928
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
grandeporto disse:
----------------------

Isso é muito racional pelas camaras do interior. Julgo que no interior existe o perigo da chegada de muitos emigrantes.

Em Mogadouro, Mirandela e outras terras e recebream muitos emigrantes.
Estava um sossego até que eis que as saudades ..............

Era facil para pessoas da cidade fazerem quarentena nas aldeias, porque manteres a malta das aldeias dentro de casa quando estão habituadas a estar fora de casa todo o dia...

Em todo o caso o perigo tambem é muito menor porque há muito espaço, se andarem a trabalhar na terra não há grande perigo.