Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Vlk disse:
Não acho que seja tão bom. Não faz sentido mandares tudo o que tem sintomas ligeiros sair de casa para fazer os exames. Mais vale manterem-se em isolamento se não precisarem de cuidados médicos a sério.
Repara: o grande problema deste vírus é que ele se propaga muito facilmente. Há montes de infectados absolutamente assimptomaticos e que andam por ai a espalhar o vírus e que ninguém sabe quem são.

Se houvesse uma campanha/movimento nacional de prevenção, as pessoas não precisavam de estar tanto tempo fechadas. Eventualmente todos teremos que sair da quarentena um dia. Quem fosse “apanhado” era obrigado a ficar de quarentena imediatamente e quem estivesse bem, podia, sei lá, trabalhar?

O teste deveria ser repetido a cada 14 ou 30 dias talvez. Até a curva começar a baixar.

Era preciso um esforço massivo de distribuição de testes pela rede de centros de saúde / escolas e fazia-se dessa forma. Também tem que se melhorar e optimizar a forma de testar.

Entretanto doentes de risco totalmente fechados em casa, com visitas de médicos e enfermeiros a casa dos mesmos, se necessário.

Terá sido está a estratégia da Coreia do Sul e que tão bons resultados deu.

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,664
1,736
ixnay disse:
Repara: o grande problema deste vírus é que ele se propaga muito facilmente. Há montes de infectados absolutamente assimptomaticos e que andam por ai a espalhar o vírus e que ninguém sabe quem são.

Se houvesse uma campanha/movimento nacional de prevenção, as pessoas não precisavam de estar tanto tempo fechadas. Eventualmente todos teremos que sair da quarentena um dia. Quem fosse “apanhado” era obrigado a ficar de quarentena imediatamente e quem estivesse bem, podia, sei lá, trabalhar?

O teste deveria ser repetido a cada 14 ou 30 dias talvez. Até a curva começar a baixar.

Era preciso um esforço massivo de distribuição de testes pela rede de centros de saúde / escolas e fazia-se dessa forma. Também tem que se melhorar e optimizar a forma de testar.

Entretanto doentes de risco totalmente fechados em casa, com visitas de médicos e enfermeiros a casa dos mesmos, se necessário.

Dizes exactamente o que Pr. Raoult diz.
Nao faz sentido estar tudo de quarentena. So quem esta infectado devia ficar em casa. E quando já nao for portador do virus, rua.
Pelo que percebi o  1°problema sao os testes (nao) disponiveis. O 2° a estrategia.

Mas agora, sem testes, que fazer que nao seja quarentena para todos?

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,614
7,997
46
Lisboa
8down disse:
Dizes exactamente o que Pr. Raoult diz.
Nao faz sentido estar tudo de quarentena. So quem esta infectado devia ficar em casa. E quando já nao for portador do virus, rua.
Pelo que percebi o  1°problema sao os testes (nao) disponiveis. O 2° a estrategia.

Mas agora, sem testes, que fazer que nao seja quarentena para todos?
O primeiro problema é logo a fiabilidade dos testes. A quantidade de testes que resultam em falsos positivos ou negativos é enorme.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
Vlk disse:
Não acho que seja tão bom. Não faz sentido mandares tudo o que tem sintomas ligeiros sair de casa para fazer os exames. Mais vale manterem-se em isolamento se não precisarem de cuidados médicos a sério.
O problema não está nos que têm sintomas, ligeiros ou graves. A grande maioria desses casos serão minimamente responsáveis e eles próprios tomaram as medidas necessárias.

O problema está nos que não têm sintomas. E esses é que convém "apanhar".

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,452
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Pinetree disse:
As empresas não têm lucros?

Onde é que eles param?

Grande máquinas, casas de férias etc. E não tapes o sol com a peneira porque é verdade. Onde param os fundos europeus que muitos pediram ao abrigo do Portugal 2020?!?!
Meu amigo não podes generalizar

Conheço muitos casos que aproveitaram projectos do Portugal 2020 para abrirem pequenos negócios depois de ficarem desempregados

Conheço uma situação em particular em que um senhor na casa dos 50 anos abriu uma pequena empresa em nome individual que fornece vinhos a restauração e neste momento esta parado com facturas por receber dos clientes

Está a dois anos no terreno e o primeiro ano foi difícil o segundo já teve uma boa facturação

No entanto o lucro serve para cobrir as despesas

É sozinho a ganhar para casa com um filho menor a esposa desempregada também com 50 anos

Eu pergunto, como caralho vão sobreviver nos próximos messes com os clientes todos fechados? Melhor no próximo ano pois a restauração vai dar um estouro

Tem casa para pagar, empréstimo da criação de empresa, tem cheques a entrar de fornecedores etc etc

Como ele existem milhares de pequenos empresários nestas circunstâncias

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,614
7,997
46
Lisboa
Celta7 disse:
O problema não está nos que têm sintomas, ligeiros ou graves. A grande maioria desses casos serão minimamente responsáveis e eles próprios tomaram as medidas necessárias.

O problema está nos que não têm sintomas. E esses é que convém "apanhar".
Mas a realidade não é a preto e branco. Nem há testes infalíveis, e este está longissimo de o ser, nem os que há estão disponíveis como toda a gente quer.

Para além de que mandar uma pessoa ligeiramente sintomática ou assintomática  para um local onde estejam outros na mesma condição é estar a promover activamente o contágio.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,745
1,118
Vlk disse:
Mas a realidade não é a preto e branco. Nem há testes infalíveis, e este está longissimo de o ser, nem os que há estão disponíveis como toda a gente quer.

Para além de que mandar uma pessoa ligeiramente sintomática ou assintomática  para um local onde estejam outros na mesma condição é estar a promover activamente o contágio.
Se for em sistema de drive thru, as pessoas são literalmente testadas dentro do próprio carro.

tripeiro_de_gema

fcp_sempre
26 Maio 2014
12,960
7,051
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Eu questiono-me se estamos realmente em estado de emergência ou se isto é um simulacro.

É que estou confuso, além disso parece que este governo vai consoante o vento, só toma medidas se for pressionado ou se a UE disser alguma coisa, porque fora disso tem demonstrado incapacidade de tomar medidas e muita desorganização. Além disso estamos numa fase em que os conselhos e apelos são inúteis.
Alguém que diga uma vez por todas para o Costa acordar para vida e ser Homem(com H grande) uma vez por todas? É que neste momento está nas mãos do Costa para travar este surto e que não é com meias-medidas e com medidas absurdas(principalmente para as empresas) que se resolve o assunto. E os trabalhadores independentes esses não contam? Porque esses se não trabalham só ficam a ver zeros à esquerda na conta.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,029
84,255
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Branco disse:
Tu não podes separar a qualidade dos dirigentes da dificuldade de gerir um país em especifico, tu pareces acreditar que bastava transladar os dirigentes noruegueses para os EUA e aquilo era automaticamente tão ou mais desenvolvido que a Noruega e não é assim tão simples.

Em primeiro lugar e numa democracia são os politicos que se precisam de adaptar aos eleitores e não o oposto, e muitas das coisas que são aceites pelos noruegueses nunca seriam aceites pelos americanos e vice versa, não era chegar lá e fazer o que lhes apetecer.

Depois e para tudo há um trade off, se calhar seriam um país de menor disparidades e de maior desenvolvimento social em algumas áreas, mas também se calhar seriam um país com um PIB consideravelmente inferior e não tão forte em outras, e a questão aí seria se uma das coisas compensava a outra.
Os EUA com os dirigentes da Noruega seriam... O Canadá!

Mas provavelmente nunca seriam a única superpotência da humanidade, nem teríamos a esfera de poder mundial do lado ocidental.

draco07

Arquibancada
11 Agosto 2017
418
166
Com a Itália, a Alemanha, os EUA e a Espanha no estado em que estão, amanhã ainda chegamos aos 300 mil casos totais de infetados...

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
25,029
84,255
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
ixnay disse:
Esta gente é doida. Além disso é tudo uma grande confusão, ninguém percebe patavina de nada, a comunicação das medidas é péssima, o PR fecha-se em casa 14 dias e depois aparece com toda a pompa e anunciar um estado de emergência que não serve para nada.

Felizmente para os portugueses não é Costa que manda nisto. Como na UE ainda ninguém sabe bem o que fazer, quando eles decidirem lá, ele faz o mesmo aqui e pronto. É óbvio que estas medidas anunciadas é só para se dizer que se fez alguma coisa. Basta estar minimamente atento para perceber que os nossos governantes são uns incapazes e estão completamente à deriva.
Desculpa lá mas isso é injusto.

O Costa tem estado muito bem na gestão desta crise. Foi uma surpresa enorme para mim, depois do desastre dos incêndios e de Tancos.

Tem passado serenidade, calma, bom senso e tem feito de PR e de PM ao mesmo tempo. Tem uma má dicção e não é lá muito inspirador? Sim, mas na substância tem estado impecável. Aprendeu com as asneiras.

Agora sobre as medidas, ninguém sabe muito bem o que aí vem, eles próprios andam às aranhas, o feiticeiro Centeno deve de andar a ligar aos economistas todos da Sachs e outros, a pedir indicações de como poderão ultrapassar esta crise com o mínimo de danos.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,676
Conquistas
1
  • Junho/18
Vieira_Amares disse:
Os EUA com os dirigentes da Noruega seriam... O Canadá!

Mas provavelmente nunca seriam a única superpotência da humanidade, nem teríamos a esfera de poder mundial do lado ocidental.
Duvido que sequer tivessem o mesmo PIB per capita do Canada, que também é um pais abençoado no rácio população/recursos e também não atrairiam tanto talento, empreendedores e investidores do mundo todo.

Se tivesse que apostar acho que seriam um pais com menor população porque não atrairiam tantos emigrantes e se fossem como os países escandinavos teriam sido historicamente mais restritivos nesse aspecto, se calhar em vez dos actuais 330 milhões de cidadãos (e dos mais 20 e tal milhões de ilegais) teriam uns 250 milhões ou algo do género.

Teriam um sistema de saúde universal e provavelmente um ensino superior gratuito, mas em ambos os casos seria provavelmente inferior à qualidade do actual, teriam menos pobreza extrema mas suspeito que uma classe média mais empobrecida, teriam menos criminalidade violenta mas duvido que fosse uma diferença considerável.

Teriam muito menos poder militar e isso teria consequências imprevisíveis, umas seriam boas mas outras nem tanto, em zonas como o médio oriente talvez fosse positivo, mas a Ásia seria mais perigosa por causa da China e talvez a União Soviética nunca tivesse caído.

O mundo seria tecnologicamente menos avançado, estaríamos uns 15 a 20 anos atrás de onde estamos agora.

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,341
620
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
ixnay disse:

Para tal o país precisaria de ter disponíveis 30 ou 40 milhões de testes?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
27,997
Gaia
Trump borrifou se para os serviços secretos e Inteligencia.
O virus é muito mais ameaçador para os homens.

https://twitter.com/stevenjay/status/1241170839019683840?s=20

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,618
27,997
Gaia
Já critiquei muitos os governnates europeus, mas a OMS não escapa também dormiram no ponto.

Tiravam o rabinho das poltronas e deviam saber que a China fartou os numeros. O lider esteve lá há cerca de 3 semanas a dar elogios mas nao pos lá os pés na crise e devia saber que aquilo era mesmo muito grave.
Morre muito mais gente que na gripe, deixa sequelas graves e os internamentos são muito prolongados.
Além disso não mata só  nem leva para cuiddaos intensivos só os velhos.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,888
52,809
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A sky está sempre a meter reportagem de italia, o ultimo video filmaram num hospital, é um filme de terror.

'It's a war, it's a disaster' - Lombardy hospital struggles to cope with coronavirus crisis

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,103
2,000
Porto
Ripas disse:
Tenho as minhas dúvidas quanto à sua classe dirigente e se conseguiriam trilhar o mesmo rumo dos da Noruega.
Coloca aí esses dados, fiquei curioso em consultá-los :)

Ps: Eis a lista dos países mais bem sucedidos.

Sucesso civilizacional é isto.
Essa lista vale do que vale, eu moro na Irlanda e nunca na vida pode estar nos 3 melhores paises.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Vieira_Amares disse:
Desculpa lá mas isso é injusto.

O Costa tem estado muito bem na gestão desta crise. Foi uma surpresa enorme para mim, depois do desastre dos incêndios e de Tancos.

Tem passado serenidade, calma, bom senso e tem feito de PR e de PM ao mesmo tempo. Tem uma má dicção e não é lá muito inspirador? Sim, mas na substância tem estado impecável. Aprendeu com as asneiras.

Agora sobre as medidas, ninguém sabe muito bem o que aí vem, eles próprios andam às aranhas, o feiticeiro Centeno deve de andar a ligar aos economistas todos da Sachs e outros, a pedir indicações de como poderão ultrapassar esta crise com o mínimo de danos.
Mas eu não estou a falar da postura do Costa. Sinceramente isso vale zero: não mete na comida na mesa, não salva empregos e não salva vidas.

Daqui a 5 anos ninguém se vai lembra da forma como o AC falou para os portugueses se tudo isto resultar num desastre sanitário, humanitário e económico!

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,608
2,831
https://twitter.com/afpfr/status/1241041683493670914

Mas segundo alguns eram só " recomendações".