Covid-19

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
jaco250 disse:
Os calculos apontavam para um numero superiores nesta altura.

Ou os numeros estão a ser martelados pela DGS ou como o virus chegou aqui mais tarde deu para o governo aplicar medidas para que se evitasse o que se vê em alguns paises.
O Governo tomou as medidas cedo e isso fez diminuir a taxa de crescimento dos casos de mais de 40% para vinte e tais %. Podem dizer que não chega, mas já é um progresso, vai ajudar a salvar muitas vidas, e as medidas ainda não estão a reflectir os efeitos, pois com um período de incubação de até 15 dias, muitos destes casos poderão ser de contágios pré medidas.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,930
18,374
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
ixnay disse:
Mas vocês ainda n perceberam que o mais importante são os mortos? O nº de infetados é irrelevante, há seguramente muito mais gente infetada, sem sintomas ou sintomas leves e que não está contabilizada...
Não é só o nº de mortos que interessa até porque muitos deles sofriam de patologias graves e estavam sujeitos a qualquer momento a morrerem.
Interessa saber dos que estão internados com sintomas graves senão estariam em casa a recuperar e que vão sobreviver como ficaram os pulmões depois disso. Seguramente só o saberemos daqui a um ano ou dois não porque as prioridades agora sejam outras mas porque o organismo não dá sinais de imediato.
E atenção que não estou a  falar de "velhos" mas de pessoas com idade inferior a 50 anos.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
PO disse:
O Governo tomou as medidas cedo e isso fez diminuir a taxa de crescimento dos casos de mais de 40% para vinte e tais %. Podem dizer que não chega, mas já é um progresso, vai ajudar a salvar muitas vidas, e as medidas ainda não estão a reflectir os efeitos, pois com um período de incubação de até 15 dias, muitos destes casos poderão ser de contágios pré medidas.
Tudo verdade. Mas o contágio continua nas ruas deste país. Muita gente está em casa, mas muita gente está-se completamente a marimbar: sei por experiência própria.

Well, na verdade se calhar até é pelo melhor. Temos todos que ficar infetados e temos... assim ao menos vão ficando alguns. Mas neste momento tenho muito receio da evolução do nosso nº de mortos nos últimos dias.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,654
15,076
Invicta
www.google.com
Se a memória não me falha, nas últimas 24 horas, praticamente duplicaram todos os números que realmente importam.

Mesmo assim, estamos abaixo da tendência o que de certa forma indica que as medidas estão a surtir algum efeito.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Devenish disse:
Não é só o nº de mortos que interessa até porque muitos deles sofriam de patologias graves e estavam sujeitos a qualquer momento a morrerem.
Interessa saber dos que estão internados com sintomas graves senão estariam em casa a recuperar e que vão sobreviver como ficaram os pulmões depois disso. Seguramente só o saberemos daqui a um ano ou dois não porque as prioridades agora sejam outras mas porque o organismo não dá sinais de imediato.
E atenção que não estou de "velhos" mas de pessoas com idade inferior a 50 anos.
Eu digo isso porque a partir do nº de mortos podes extrapolar para quantos infetados tens e a partir daí perceber a evolução do nº de internados e o nº de doentes com necessidade de cuidados intensivos. Apesar de estarmos a falar de vidas humanas, tudo isto segue um modelo que pode ser (relativamente) previsto matematicamente.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,617
27,988
Gaia
Perguntem a alguém que julgo saber muito mais que eu  e referiu que tem  quase a certeza que nos casos do Norte está muita gente de Ovar e que só os que estao no H de Aveiro e Feira contam para a regiao o centro.

Fiquei sem perceber.
Tinha a ideia que a unidade Hospitalar nada tinha a haver com as contagens mas sim os locais das cadeias d transmissão.

Tudo isto, porque seria importante saber se ainda é possivel acompanhar as cadeias de transmissão e as taxas de crescimento.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
MADJER99 disse:
O fim ta proximo...
O fim não está próximo. Há muita gente a gozar, mas relembro que há menos de 7 dias andava aí um forista a dizer que íamos ter 0 mortes em Portugal porque o nosso SNS é muito bom, etc, coisa e tal.

Claro que o nosso SNS é muito bom. Claro que vamos ultrapassar isto. Mas se mantivermos uma atitude relaxada em breve teremos em mãos problemas gravíssimos para resolver, tanto a nível de saúde como a nível económico.

Tomara que esteja completamente equivocado, que a situação não precisava de tanta preocupação e que daqui a 30 dias todos possam vir aqui gozar com os meus comentários...

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
E olhando os números e comparando com nosso vizinho podemos dizer claramente que até estamos indo muito bem se é que isso é possível e já tendo 12 mortes,mas era previsível cenários até mais dantescos.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,880
52,795
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PO disse:
O governo não tomou nenhumas medidas cedo foi sempre a reboque da população, na sexta feira passada houve gente infectada a andar nas escolas porque ficava o encerramento para segunda..

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,930
18,374
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
ixnay disse:
Eu digo isso porque a partir do nº de mortos podes extrapolar para quantos infetados tens e a partir daí perceber a evolução do nº de internados e o nº de doentes com necessidade de cuidados intensivos. Apesar de estarmos a falar de vidas humanas, tudo isto segue um modelo que pode ser (relativamente) previsto matematicamente.
Mas era bom que se soubesse, em Itália e Espanha é tarde demais para isso, dos 12 mortos sem nomear os nomes deles se sofriam de patologias graves ou não ou dito por outras palavras - A tinha isto e aquilo, B idem e C não tinha nada e morreu da infeção. Esta informação, que deve constar nos hospitais, seria relevante para o público. E também a idade de cada que faleceu.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Não sei porque não se aplica a quarentena como em Itália ou Espanha!

Isto não vai lá com apelos. É preciso garantir que ‘só pessoal médico e serviços essenciais ‘ circulam!

Não pode existir o fazer ‘o passeio’ , o ‘passear o cão’....

A economia não pode sobrepor-se ao salvamento de vítimas. A capacidade do SNS não pode ser posta em causa por causa  do salvamento da economia!!

É preferível parar tudo durante 2 a 3 semanas e depois avaliar.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,935
16,360
Pelas previsões hoje estaríamos em cerca de 1500 infectados, amanhã chegaríamos aos 2000. A realidade parece estar um pouco abaixo disso.

Este desvio que agora parece um pequeno detalhe de algumas dezenas, pode fazer a diferença em vários milhares de casos daqui a um mês, mês e meio para quando está apontado o pico. Até pode antecipar o pico em algumas semanas, o que seria óptimo.

Agora é preciso força, determinação e coragem, como diria o Chico da Tina.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,935
16,360
Jules Winnfield disse:

Isto não vai lá com apelos. É preciso garantir que ‘só pessoal médico e serviços essenciais ‘ circulam!

A economia não pode sobrepor-se ao salvamento de vítimas. A capacidade do SNS não pode ser posta em causa por causa  do salvamento da economia!!

Objectivamente fazer um passeio ou passear o cão não contamina ninguém, desde que se respeite as distâncias recomendadas.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
Jules Winnfield disse:

Nós sem medidas tão fortes estamos a cumprir melhor do que eles!

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Eis as principais alterações num dia:

— 1280 casos confirmados (mais 260 do que ontem, uma subida de 25,5%);

— 12 mortos (o dobro do registado ontem);

— 5 casos recuperados (os mesmos do que ontem);

— 13.155 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde (mais cerca de 4 mil do que ontem);

— Em termos geográficos: quatro pessoas morreram no Norte, quatro na zona centro, três na zona de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

— Nos Açores mantêm-se os 3 casos infetados, e na Madeira passa de 1 para 5.

— Há neste momento 1059 casos suspeitos a aguardar os resultados das análises (eram 850 ontem);

— Há 156 pessoas internadas no hospital (mais 30 do que ontem);

— Há 35 internadas em cuidados intensivos (mais 9 do que ontem)

— Entre os infetados, há 186 pessoas com idade igual ou superior a 70 anos — o grupo de maior risco.

— Entre os infetados, há 224 casos com menos de 30 anos. E, desses, 18 casos têm idade entre os 0 e os 9 anos.

Dos 1280 infetados, 104 são casos importados (eram 95 no dia anterior), de 13 países diferentes — de que se destacam Espanha, França e Itália, em maior número. Os restantes casos foram infetados já em Portugal.