Covid-19

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,636
3,094
Os números são bons. É evidente, a esta hora.

Se não são reais, isso é óbvio. Em nenhum país o são. Este virus deverá matar à volta de 1% dos infetados, população idosa e doente incluída. Portanto, os números de infetados pecarem por escassos só podem ser boas notícias (considerando muitos assintomáticos ou com sintomas leves em casa), o vírus é muito menos letal do que se fala e o grande perigo é mesmo a rápida propagação.


Os números atuais só podem ser considerados más notícias se olharmos pela perspetiva da imunidade de grupo. Aí sim, tendo em conta que provavelmente vamos ter de apanhar o virus, ter muito poucos casos agora pode não ajudar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,733
3,114
39
Porto, Portugal
AdrianSmith disse:
Os números são bons. É evidente, a esta hora.

Se não são reais, isso é óbvio. Em nenhum país o são. Este virus deverá matar à volta de 1% dos infetados, população idosa e doente incluída. Portanto, os números de infetados pecarem por escassos só podem ser boas notícias (considerando muitos assintomáticos ou com sintomas leves em casa), o vírus é muito menos letal do que se fala e o grande perigo é mesmo a rápida propagação.


Os números atuais só podem ser considerados más notícias se olharmos pela perspetiva da imunidade de grupo. Aí sim, tendo em conta que provavelmente vamos ter de apanhar o virus, ter muito poucos casos agora pode não ajudar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
fds a mim o senso comum diz-me, como dizia a minha avó
"Enquanto o pau vai e vem a gente folga as costas"
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
WaywardPines disse:
É por estas e por outras que acho essa treta dos números de infectados uma falácia

Infelismente também tenho conhecimento disso

Tenho uma sobrinha em Braga que o professor de matematica dela foi detectado vírus e até hoje não foi contactada por ninguém da saúde 24 isto depois da minha irmã ter na altura insistentemente a ligar para lá sem sucesso.

A minha sobrinha teve vários sintomas, tosse, dores cabeça, dores garganta etc. Estão confinados a vários dias em casa pois todos em casa tiveram sintomas. Actualmente estão bem mas foi eu e outro irmão que demos todo apoio e um médico amigo que foi lá a casa para os consultar.

Tenho a certeza que devem existir muitas mais pessoas infectadas do que aquilo se sabe
Aqui como em todo o lado...

Ou julgas que nos outros países é diferente.

Nuns mais e noutros menos mas em todos há imensos casos que não são testados e não entram nas estatísticas.

Daí se dizer que a taxa de mortalidade ou letalidade ser (bem) inferior ao que as estatísticas dizem...
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,636
3,094
Vitor Silva disse:
fds a mim o senso comum diz-me, como dizia a minha avó
"Enquanto o pau vai e vem a gente folga as costas"
Ahah é verdade sim.

Mas no caso de termos de passar por isto de novo, quanto mais infetados tivermos agora menos sofreremos à frente. Claro que isto é algo muito difícil de “desenhar”, porque ninguém quer passar pelo mesmo de Itália. O cenário ideal aí seria termos o máximo de infetados que nos permita utilizar 99% dos recursos, para ninguém ter de morrer por falta de condições.

Estou a tentar ser frio na análise e sei bem que há quem não goste de ler isto.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,733
3,114
39
Porto, Portugal
AdrianSmith disse:
Ahah é verdade sim.

Mas no caso de termos de passar por isto de novo, quanto mais infetados tivermos agora menos sofreremos à frente. Claro que isto é algo muito difícil de “desenhar”, porque ninguém quer passar pelo mesmo de Itália. O cenário ideal aí seria termos o máximo de infetados que nos permita utilizar 99% dos recursos, para ninguém ter de morrer por falta de condições.

Estou a tentar ser frio na análise e sei bem que há quem não goste de ler isto.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
podemos nao precisar de ficar com imunidade de grupo se conseguirmos uma vacina em 12 meses
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,294
17,748
Marulanda disse:
O que é que isso tem a ver? Aqui a questao é a forma como se aborda isso e a facilidade como se fala em excelentes noticias quanto ha novos mortos, novos infectados, novos casos de pessoas em cuidados intensivos etc.

Imagina que temos neste espaço alguem (nao é o meu caso-que eu saiba) que perdeu hoje ou nos ultimos dias alguem de proximo por conta deste virus. Vem para aqui e é so "excelentes noticias". "Morreram poucos".

é normal debater-se isto ja que é o maior tema da actualidade. Mas ha que pesar as palavras.
Eu percebo o teu ponto. Quando eu disse que os números são excelentes, não quero minimizar o sofrimento das pessoas que estão a perder os familiares ou que têm entes queridos no hospital. A questão é que de cada vez que conseguimos reduzir o crescimento do número de casos, mais hipóteses estamos a dar aos nossos médicos de salvar os pacientes que têm e os que possam vir a seguir.
 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,514
71
39
Oliveira de Azeméis
Eclipsisboy disse:
O que e que isso tem a ver? E quantas pessoas morreriam, das que morreram por causa desta doença, que não morreriam se nao a tivessem?
Por esse ponto de vista então a Covid tem sido amiga...

Quantas pessoas se pouparam à morte nestes dias por estarem mais resguardadas? Não vão para a noite embebedar-se e não conduzem com excesso de alcool ou velocidade? quantas pessoas (por exemplo velhinhos) deixaram de apanhar gripe e outras doenças que podiam ser fatais entretanto, porque estão mais remetidas à sua casa? e atropeladas? etc

Se morressem umas 5 pessoas por dia por este vírus durante a fase mais negra da epidemia... era um nº que "comprava". O problema é se escala como em Espanha e Itália... 
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Pelas palavras do PR o pico pode ser atingido mais tarde.. e ainda há  sonhadores a sonhar com o regresso do desporto para esta época.

E atenção que isto e a primeira vaga do vírus segundo o PM ontem.

Que disse que fins de maio e que estava controlada.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,649
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Jesus já chegou a Lisboa, e não gostou de ter jornalistas no aeroporto

Treinador voltou a Portugal esta terça-feira de manhã para passar o período de quarentena, enquanto o futebol estiver parado no Brasil. Nitidamente chateado com o facto dos jornalistas o estarem a seguir, Jorge Jesus pediu que o largassem. «Haviam de apanhar o vírus», desabafou.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,065
39,649
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Ou seja numa altura de pandemia, juntam-se os 3 no mesmo espaço, sabem tanto estes gajos.

Destaque para a pança do Costa, tem estado a enfardar bem nas ultimas semanas.

 

andrito

Bancada central
4 Março 2015
2,387
380
Conquistas
1
60
  • Campeão Nacional 19/20
e pronto la veio do estrangeiro o primeiro caso conhecido para a nossa santa terrinha:

https://www.jn.pt/local/noticias/castelo-branco/fundao/regiao-da-cova-da-beira-com-quarentena-obrigatoria-fundao-com-um-caso-positivo-11976565.htm

este era desde á algum tempo um dos meus principais receios e que se confirmou,

todo este fluxo "estrangeiro/regresso a casa" deveria desde á algum tempo ter tido um acompanhamento muito mais rigoroso e agora para "alguns/muitos" pode ser já tarde,

outro grupo que neste momento que preocupa são os motoristas de mercadorias internacionais que mais parecem abandonados á sua sorte e consciência sem controlos efectivo do seus estado de saúde por essa Europa fora, se eles param quem nos fornece a paparoca?

 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,992
5,458
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Aquilo que sinto em relação aos números de infectados é que existe uma grande ânsia que se cumpra com ideia que no dia 14 de Abril tudo vai estar sanado (Deus permita que sim) e nessa  altura todos vão poder sair a rua, saltar brincar...

Depois, bem, depois espero que não aconteça o pior...

Desculpem o meu egoísmo, mas estou-me a cag## para os outros países, estou é preocupado com os meus e com o meu País e as consequências do pós COVID
 

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,158
9,328
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
WaywardPines disse:
Aquilo que sinto em relação aos números de infectados é que existe uma grande ânsia que se cumpra com ideia que no dia 14 de Abril tudo vai estar sanado (Deus permita que sim) e nessa  altura todos vão poder sair a rua, saltar brincar...

Depois, bem, depois espero que não aconteça o pior...

Desculpem o meu egoísmo, mas estou-me a cag## para os outros países, estou é preocupado com os meus e com o meu País e as consequências do pós COVID
Já sabemos que o mundo nunca mais vai ser igual, mesmo que acabasse amanha eu se calhar nem daqui a 3 meses ia a um restaurante ou para zonas com muita gente.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,294
17,748
sirmister disse:
Ou seja numa altura de pandemia, juntam-se os 3 no mesmo espaço, sabem tanto estes gajos.

Destaque para a pança do Costa, tem estado a enfardar bem nas ultimas semanas.

Uma pessoa ganhar apetite numa situação de stress é uma reação perfeitamente normal. E por muito que a gente critique as medidas ou políticas ou atítudes de cada um, não acredito que eles não estejam sobre grande stress nesta altura!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,293
13,402
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
WaywardPines disse:
Aquilo que sinto em relação aos números de infectados é que existe uma grande ânsia que se cumpra com ideia que no dia 14 de Abril tudo vai estar sanado (Deus permita que sim) e nessa  altura todos vão poder sair a rua, saltar brincar...

Depois, bem, depois espero que não aconteça o pior...

Desculpem o meu egoísmo, mas estou-me a cag## para os outros países, estou é preocupado com os meus e com o meu País e as consequências do pós COVID
Medo muito medo se acontecer esta situação hipotética;
Dia 1 de Junho pode sair toda a gente e abrem cafés, restaurantes e estão por exemplo 27graus.
Imaginem as praias e a circulação de pessoas.
Eu não saio na 1ª semana sem ver a evolução duma dita "pós crise".