Covid-19

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Celta7 disse:
Não é só mascaras, é todo o material de protecção. Em Coimbra andam a comprar fatos de pintor. No norte distribuíram acetatos. Tens ainda este testemunho (a parte relevante a partir dos 9.30):

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/senhor-primeiro-ministro-venha-ao-terreno-falta-muito-material-11978219.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter


Eu contraí em meio hospitalar, numa consulta externa, que é onde eu trabalho. Nós somos quatro enfermeiras, das quais três estão positivas ao Covid. Foi talvez - não sei - por não usarmos a máscara, porque as chefias, infelizmente, não gostam muito que as pessoas usem máscara. E em contexto de hospital privado, piora.
Não consigo perceber pela entrevista em que Hospital trabalha. É privado?

E em consultas externas?!?  É que foi mesmo aí nas consultas externas que a maioria se infectou, porque cagaram como fazem desde sempre nas mais básicas medidas de segurança. Só se preocupam quando a realidade lhes cai em cima.

E tenho muitas dúvidas que não usem só "porque os chefes não gostam". Acima dos chefes eles próprios, os profissionais, não gostam. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas.

E ela queria EPI's para consultas externas? Não havia EPI's no mundo que chegassem, a não ser que fossem daqueles a fingir.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,848
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Se o regime Chinês fosse uma democracia a epidemia tinha-se espalhado muito mais depressa, isso parece-me inquestionável. Encobrindo ou não a situação os Chineses sempre tiveram como oobjectivo controlar imediatamente o contágio, e só o conseguiram porque têm meios não democráticos ao seu dispor.

É preciso aceitar que face a uma pandemia um regime democrático tem vulnerabilidades que uma ditadura não tem.
Se o regime chinês fosse uma democracia liberal, a discussão interna sobre as condições higiénicas do tal mercado provavelmente já tinha levado a que houvesse mais cuidados, porque esta é um zona que produziu imensas situações destas desde sempre.

Depois, logo no momento em que se notava que havia algo a acontecer, essa informação passava para todo o lado ajudando o resto do mundo a preparar melhor, e mesmo a nível interno em regra os países asiáticos que são democráticos tipo Coreia do Sul ou Japão, também conseguem ser eficazes em situações destas sem ser preciso regime autoritários, é uma soma de experiência adquirida a lutar contra pandemias com a tipica cultura asiática, acredito que também tivessem conseguido conter o vírus.

O espalhafato do lockdown de Wuhan é algo que tipicamente impressiona quem vê de fora, mas provavelmente nem seria necessário se a China fosse um país similar à Coreia do Sul ou Japão.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Vlk disse:
Não consigo perceber pela entrevista em que Hospital trabalha. É privado?

E em consultas externas?!?  É que foi mesmo aí nas consultas externas que a maioria se infectou, porque cagaram como fazem desde sempre nas mais básicas medidas de segurança. Só se preocupam quando a realidade lhes cai em cima.
E tenho muitas dúvidas que não usem só "porque os chefes não gostam". Acima dos chefes eles próprios, os profissionais, não gostam. Aliás, não tenho dúvidas nenhumas.
Foi isso que depreendi, trabalha num privado e foi contagiada porque não tinha máscara.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Vlk disse:
E ela queria EPI's para consultas externas? Não havia EPI's no mundo que chegassem, a não ser que fossem daqueles a fingir.
Ela falou da questão das viseiras, não as tinham e eram imprescindíveis para entubar um doente.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Branco disse:
Se o regime chinês fosse uma democracia liberal, a discussão interna sobre as condições higiénicas do tal mercado provavelmente já tinha levado a que houvesse mais cuidados, porque esta é um zona que produziu imensas situações destas desde sempre.

Depois, logo no momento em que se notava que havia algo a acontecer, essa informação passava para todo o lado ajudando o resto do mundo a preparar melhor, e mesmo a nível interno em regra os países asiáticos que são democráticos tipo Coreia do Sul ou Japão, também conseguem ser eficazes em situações destas sem ser preciso regime autoritários, é uma soma de experiência adquirida a lutar contra pandemias com a tipica cultura asiática, acredito que também tivessem conseguido conter o vírus.

O espalhafato do lockdown de Wuhan é algo que tipicamente impressiona quem vê de fora, mas provavelmente nem seria necessário se a China fosse um país similar à Coreia do Sul ou Japão.
O resto do mundo a preparar-se melhor como? Desde quando é que o resto do mundo sabe da gravidade desta epidemia? Eu que sou só um curioso já tinha alguma noção do risco no início de Janeiro, todos os países ocidentais já sabiam do risco antes de isto se difundir nas notícias.

A Coreia e o Japão não podes usar como contraponto à China, porque não foi lá que o surto explodiu inicialmente, portanto já estavam prevenidos. Podes sim compará-los à inação ocidental (que nem acho que seja tanto inação mas mais uma relutância cultural a quarentenas e estados de de emergência).
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Celta7 disse:
Foi isso que depreendi, trabalha num privado e foi contagiada porque não tinha máscara.
Então e queixa-se do António Costa? Não acho que faça muito sentido.

Celta7 disse:
Ela falou da questão das viseiras, não as tinham e eram imprescindíveis para entubar um doente.
Numa consulta externa?!? Mesmo que fosse, 95% dos profissionais nunca estaria disposto a utilizá-la antes que lhe acontecesse um acidente destes.

 

fgomes

A história não é benevolente em quem não votar AVB
26 Maio 2014
18,370
34,062
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
A melhor forma de combater o covid 19 é mudar geneticamente o ADN de 99% dos governantes e políticos do mundo que por falta de exercício físico, sedentarismo e falta de massa cerebral, são burros que nem portas, a inteligência não aumenta com a língua ou a abrir garrafas de água com lenços.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,848
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
O resto do mundo a preparar-se melhor como?
O vírus foi supostamente identificado a 17 de Novembro mas só em Janeiro e depois de quase 2 meses a tentar conter a informação sobre o tema é que o governo chinês começou a levar a sério a situação, depois há ainda a questão do acesso e da qualidade de informação que disponibilizou nessas primeiras semanas, desde a questão da velocidade de propagação, periodo de contágio enquanto assintomático, à mortalidade efectiva.

Depois faz então o lockdown espalhafatoso mas só a 23 de Janeiro, obviamente que nessa altura já só mesmo dessa forma era possivel controlar algo assim pelo crescimento exponencial, naturalmente que a partir dessa data a responsabilidade já não é da China, mas antes disso poderia ter feito bem mais.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Branco disse:
O vírus foi supostamente identificado a 17 de Novembro mas só em Janeiro e depois de quase 2 meses a tentar conter a informação sobre o tema é que o governo chinês começou a levar a sério a situação, depois há ainda a questão do acesso e da qualidade de informação que disponibilizou nessas primeiras semanas, desde a questão da velocidade de propagação, periodo de contágio enquanto assintomático, à mortalidade efectiva.

Depois faz então o lockdown espalhafatoso mas só a 23 de Janeiro, obviamente que nessa altura já só mesmo dessa forma era possivel controlar algo assim pelo crescimento exponencial, naturalmente que a partir dessa data a responsabilidade já não é da China, mas antes disso poderia ter feito bem mais.
No fim de Dezembro já cá tinham chegado notícias.
E quanto tempo é que achas que seria viável para se fazer uma análise científica rigorosa e conhecer promenorizadamente as principais características do Virus? Eu não sei, mas dá-se a ideia de que isto é uma coisa que se faz de um dia para o outro.

Eles esconderam informação isso é evidente. Mas o desfecho para o resto do mundo não seria diferente se não o tivessem feito.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,848
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Eles esconderam informação isso é evidente. Mas o desfecho para o resto do mundo não seria diferente se não o tivessem feito.
É óbvio que ninguém pode garantir a 100% que seria diferente, porque isso é tentar garantir uma realidade alternativa como certeza, no entanto acho que fizeram mais que o suficiente para estarem sobre os holofotes neste momento, tenho quase a certeza que se o epicentro da doença fosse um país com outro tipo de abertura ao exterior e ao escrutínio, que dado o historial da zona como incubadora de pandemias, com um historial recente das mesmas que já fazia prever algo assim, teria sido mais fácil prevenir e/ou combater a situação actual.

 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,602
14,843
Só à paulada...
https://sol.sapo.pt/artigo/690556/homem-foi-multado-em-lanzarote-por-estar-a-passear-uma-galinha-video


https://twitter.com/AmandaRTubbs/status/1241822923737849856
 

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,414
18,913
Olha-me outra besta que acha que a saúde está acima da economia.

https://twitter.com/ABC/status/1242748329123078145?s=09
 

Costinha

Bancada central
29 Agosto 2016
1,357
134
Filipe01 disse:
Excelente interpretação do caso.

Infelizmente, e fazendo que a China quer, a maioria dos países tem medo da China e literalmente "come e cala".
Se houvesse alguma maneira do resto do mundo se juntar e combater isso.. Do género duma aliança ou outro tipo de organização..
Tou aqui a coçar a cabeça mas parece que não há ou se calhar falha-me a memória - deve ser da quarentena
 

fjpfcp

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
28,450
51,814
Conquistas
4
  • Sérgio Conceição
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Hulk
Absolution disse:
Olha-me outra besta que acha que a saúde está acima da economia.

https://twitter.com/ABC/status/1242748329123078145?s=09
Tu viste o vídeo ao menos??

Ele disse precisamente o contrário.
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
15,948
9,513
Costinha disse:
Se houvesse alguma maneira do resto do mundo se juntar e combater isso.. Do género duma aliança ou outro tipo de organização..
Tou aqui a coçar a cabeça mas parece que não há ou se calhar falha-me a memória - deve ser da quarentena
Conxcordo, mas infelizmente a Europa não tem lideres fortes, a China é a China e os EUA têm Trump - uma nulidade.

Na crise do subprime, os EUA com Obama ainda trabalharam no sentido de juntar esforços para combater o problema.

Agora, é literalmente cada um por si.

Temos líderes  fracos.