Covid-19

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
grandeporto disse:
Caros amigos não se pode defender a China porque a principal origem deste grave problema mundial é a falta de um regime democrata na China.
...
Se o regime Chinês fosse uma democracia a epidemia tinha-se espalhado muito mais depressa, isso parece-me inquestionável. Encobrindo ou não a situação os Chineses sempre tiveram como oobjectivo controlar imediatamente o contágio, e só o conseguiram porque têm meios não democráticos ao seu dispor.

É preciso aceitar que face a uma pandemia um regime democrático tem vulnerabilidades que uma ditadura não tem.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,026
Gaia
Pavão disse:
Sim amigo... Tudo bem até agora... Mas disseram nos que íamos ser contactados por um delegado de saúde... Já lá vai uma semana e nada... Se estivessemos doentes estávamos entregues à nossa sorte
--------------------------------
Ainda bem.
Só espero que no futuro os Populismos não se aproveitem da irresponsabilidades dos politicos Ocidentais.
As falhas são tao graves, desde as falhas nos SNS até ao autentico faz de conta que não se passava nada nos aeroportos aonde ainda há poucos dias se cruzavam dezenas de milhares de pessoas sem proteçoes, sem testes nem infrav nem quarentenas, tudo para nao estragar o estilo ocidental. 
Agora chegam mascaras, proteçoes, luvas, aparelhos de mediçao ao Sá carmeiro e à Portela, precisamente quando vao passar a chegar às pistas se calhar menos de 20 voos por dia. Mas mais vale tarde que nunca, porque macau e a China estao a usa los para receber os regressos dos locais e muitos vao infetados.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,185
9,340
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
sirmister disse:
E podemos ficar com aquele trio de ineptos a frente do País quando estamos a lidar com a maior crise das nossas vidas? 

A cada dia que passa a presença deles custa vidas.
Não falta nada nem vai faltar - Costa dixit

É por isso que andam figuras públicas e outras entidades a comprar ventiladores e financiar alas de hospitais e temos empresas a oferecer material...

É para exportar seguramente...

Temos o que merecemos como povo, há eleições e fica tudo em casa ou vai à praia, e nem nos importamos de resgatar mais um banco ou dois desde que o trafica seja campeão e haja festa no marquês...

Este país é uma tragédia... Mas olhando de repente a Europa.. Quem não o é? (Alemanha e pouco mais)
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,185
9,340
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Marulanda disse:
O problema dessas Graças e dessas Temidos (e seria provavelmente igual se o tema do momento fosse outro "ramo" que nao a saude) é que quase de certeza que chegaram ao poleiro atraves de cunhas e nao por serem super qualificadas.

Andam o ano todo na sombra, ninguem sabe ao certo o que fazem ou deixam de fazer. O que se sabe é que sao "ministras importantes".

Azar o delas, apareceu este virus. E com isso elas acabaram por se ver expostas de uma forma brutal e a que nao estao minimamente habituadas nem preparadas.

A partir dai acaba por ser natural o acumular de declaraçoes sem nexo e muitas até a roçar ou ultrapassar o vergonhoso.

é nestas situaçoes que se vê o quao a classe politica nao serve para nada e que qualquer um (passe o exagero) poderia la estar. Entao em Portugal, o pais do deixa andar...

Quando ha algo de grande envergadura é quando se vê a preparança da malta e o quao passam a vida a coçar os tomates.

Nao ha coragem, é so fracos lideres. Tomar decisoes ta quieto. Bora empurrar com a barriga até nao dar mais.

Depois admiram-se que apareçam Trumps e Bolsonaros.

Quando os paises andam entregues a politicos de statut quo e deixa andar a ver como corre.
Por acaso em sentido contrário tem se visto muita fibra e competência na liderança local, como o Rui Moreira e o presidente da câmara de Ovar... O que só me faz lamentar a regionalização que nunca foi feita
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,026
Gaia
Vlk disse:
Se o regime Chinês fosse uma democracia a epidemia tinha-se espalhado muito mais depressa, isso parece-me inquestionável. Encobrindo ou não a situação os Chineses sempre tiveram como oobjectivo controlar imediatamente o contágio, e só o conseguiram porque têm meios não democráticos ao seu dispor.

É preciso aceitar que face a uma pandemia um regime democrático tem vulnerabilidades que uma ditadura não tem.
---------------------------------

Posso aceitar isso, mas não aceito o sacrificio do mensageiro pela má noticia. A China ou o virus mataram o dr. Lin que foi preso pelo regime.
Se fosse no Ocidente de certeza que o País aonde se iniciou a epidemia, avisava os outros da real verdade. Aliás há videos da morgue e das UCIs italianas a dizer que o virus era o que agora se sabe.

Tens razão numa coisa, o Ocidente dominado pelo neoliberalismo bacoco adiou as decisoes até ser trucidado pelo comboio do virus, é uma liçao que os povos do ocidente têm que pensar.

Mas para mim a OMS e a CHina deviam ter alertado da gravidade tal como a Itália gritou e chamou os jornalistas independentes, coisa que nunca houve na China foi jornalismo independente
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
Pavão disse:


Sim... Porque a incompetência de quem tem estado à frente deste país nem é de todo criminosa
Tu tens é que perceber que aqui não há preto e branco. Fechar os lares também nunca seria uma decisão a tomar de ânimo leve.

Quanto tempo é que achas que ia durar esse isolamento completo dos lares? Até à vacina no mínimo. E o que é que ia acontecer a esses idosos? Quantas depressões ias ter? Pessoas a definhar? Quantas outras situações imponderáveis?
Eu defendo que sejam fechados (e com os trabalhadores lá dentro), só não percebo é que se atire para um tribunal uma decisão que de óbiva não tem nada.
 

SD_1995

Bancada central
1 Outubro 2016
2,373
510
A Alemanha deve estar a martelar casos, li por algures que eles não contabilizam quem morreu de problemas respiratórios como pneumonia ou outras anomalias como causa do Coronavirus.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,185
9,340
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Vlk disse:
Tu tens é que perceber que aqui não há preto e branco. Fechar os lares também nunca seria uma decisão a tomar de ânimo leve.

Quanto tempo é que achas que ia durar esse isolamento completo dos lares? Até à vacina no mínimo. E o que é que ia acontecer a esses idosos? Quantas depressões ias ter? Quantas outras situações imponderáveis?
Eu defendo que sejam fechados, só não percebo é que se atire para um tribunal uma decisão que de óbiva não tem nada.
A 12 de Março já se sabia e bem que eram uma população de risco e que o vírus estava a chegar. Estas afirmações não são só tontas como altamente irresponsáveis... Mas tens razão... Se a malta estiver morta já não deprime
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
Pavão disse:
A 12 de Março já se sabia e bem que eram uma população de risco e que o vírus estava a chegar. Estas afirmações não são só tontas como altamente irresponsáveis... Mas tens razão... Se a malta estiver morta já não deprime
Mas não atinges que é uma situação dramática na mesma? Pessoas que muitas vezes têm 1 ou 2 anos de vida pela frente, muitas vezes nem isso, ficarem isoladas desta maneira? É terrível a decisão. Não podes meter ninguém em tribunal por isso, é impensável.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,026
Gaia
Pavão disse:
Por acaso em sentido contrário tem se visto muita fibra e competência na liderança local, como o Rui Moreira e o presidente da câmara de Ovar... O que só me faz lamentar a regionalização que nunca foi feita
------------------------------

Só o palerma do Medina é que está sempre a dizer bem do Costa.
Este Medina é ridiculo chama a imprensa para mostrar que os seus homens do lixo estao a trabalhar e nem repara que andavam desprotegidos, os policias também. Faz tudo pra aprecer nas tvs e nso paineis.
 

SD_1995

Bancada central
1 Outubro 2016
2,373
510
Vlk disse:
Mas não atinges que é uma situação dramática na mesma? Pessoas que muitas vezes têm 1 ou 2 anos de vida pela frente, muitas vezes nem isso, ficarem isoladas desta maneira? É terrível a decisão. Não podes meter ninguém em tribunal por isso, é impensável.
Eu vou ser sincero, se eu fosse velhinho com uns par de anos pela a frente preferia continuar a gozar o meu estilo de vida invés de levar com estas medidas todas, mesmo se tivesse que morrer.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,026
Gaia
Vlk disse:
Mas não atinges que é uma situação dramática na mesma? Pessoas que muitas vezes têm 1 ou 2 anos de vida pela frente, muitas vezes nem isso, ficarem isoladas desta maneira? É terrível a decisão. Não podes meter ninguém em tribunal por isso, é impensável.
------------------

Os lares estão a ser infetados por pessoal que vem de fora, pessoal auxiliar de limpeza, enfermeiros, medicos e etc.
Os velhotes estao lá enfiados nem têm visitas.

Na Espanha também foi assim, falharam os planos de CONTINGENCIA.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,997
39,475
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Pavão disse:
Não falta nada nem vai faltar - Costa dixit

É por isso que andam figuras públicas e outras entidades a comprar ventiladores e financiar alas de hospitais e temos empresas a oferecer material...

É para exportar seguramente...

Temos o que merecemos como povo, há eleições e fica tudo em casa ou vai à praia, e nem nos importamos de resgatar mais um banco ou dois desde que o trafica seja campeão e haja festa no marquês...

Este país é uma tragédia... Mas olhando de repente a Europa.. Quem não o é? (Alemanha e pouco mais)
Andam desde 2009 para fazer a ala pediatrica do são joão, por isso dá para perceber muita coisa.

Gostava de saber é o tempo previsto para serem entregues os ventiladores já encomendados, de relembrar que a CUF encomendou 50 um mes antes do governo.

Não esquecer que as autoestradas estão a perder dinheiro, e o estado vai ter que pagar 600 mil euros por dia para os compensar, em mais um daqueles negocios dos experts.


Pavão disse:
Por acaso em sentido contrário tem se visto muita fibra e competência na liderança local, como o Rui Moreira e o presidente da câmara de Ovar... O que só me faz lamentar a regionalização que nunca foi feita
Para um país evoluir precisa de ter uma maior proximidade entre as pessoas e o poder, e isso têm que ser feito ao nivel das autarquias e das juntas de freguesia, o que se vê em portugal é deputados lisboetas irem ser eleitos a braga e a aveiro e coisas do genero.


Não há ninguém no governo que se lembre de falar com empresas e coordenar o que temos para ajudar?  têm que ser tudo feito por pessoas individualmente, o que é que os politicos andam a fazer? 

Coronavírus. Empresa têxtil de Barcelos altera produção e passa a produzir máscaras e batas

“Os médicos que me têm ligado, até de madrugada, dão conta de que há profissionais de saúde - médicos e enfermeiros - a trabalhar com a mesma bata há três dias, porque não têm com que mudar”, relata Conceição Dias.
Fez o Rui Moreira, é a diferença entre quem pertence ao sistema e quem não pertence.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-17-COVID-19.-Empresario-de-Campanha-e-Camara-do-Porto-montam-unidade-de-producao-de-mascaras-cirurgicas

No Brasil, cervejeira produz etanol em gel para hospitais, em PT alguem se articulou com as cervejeiras? ou será que não precisamos ?

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/17/cervejaria-vai-produzir-500-mil-unidades-de-alcool-em-gel-para-doar-a-hospitais-publicos.ghtml

A cervejaria Ambev anunciou nesta terça-feira (17) que está produzindo 500 mil unidades de álcool em gel para serem doados a hospitais públicos dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cidades onde há o maior número de casos confirmados do coronavírus. Cada hospital receberá 5.000 unidades do produto e a própria empresa será responsável pela entrega.
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Pavão disse:
Por acaso em sentido contrário tem se visto muita fibra e competência na liderança local, como o Rui Moreira e o presidente da câmara de Ovar... O que só me faz lamentar a regionalização que nunca foi feita
Exacto.

E faz-me lembrar um proverbio de Georges Clemenceau, ex presidente da Camara de Paris e politico francês.

"Os funcionarios (publicos neste caso) sao como os livros nas bibliotecas: os que estao mais acima sao os que servem menos".

Neste caso o topo da piramide sao o Marcelo e o Costa. Depois tens os diversos ministros/secretarios de estado e o caralho.

Essa malta esta num mundo à parte. Estao la no topo. A unica coisa que tem de fazer é tomar decisoes que defendam e protegam os cidadaos. Ajudar os lideres locais que esses sim estao mais por dentro e percebem realmente o que se passa e pedem o que é necessario.

Mas depois os de là de cima nao fazem nada...

O Kosta tem a lata de vir dizer que nao falta nada nem ha de faltar na saude.
Ao mesmo tempo que ele tem a lata de dizer isso tu vês profissionais de saude à rasca a suplicar por isto e por aquilo porque estao sem meios.

Nao fosse isto tao lamentavel e até dava para rir...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Pavão disse:
É por isso que andam figuras públicas e outras entidades a comprar ventiladores e financiar alas de hospitais e temos empresas a oferecer material...
E o mais dramático é que não basta importar ventiladores. É preciso pessoal especializado que saiba utilizar a máquina. Idem para os doentes que precisam de ser entubados, não é qualquer pessoa que faz aquilo.

Ontem ouvia na TSF uma enfermeira que foi contagiada e está em casa a dizer precisamente isso: mais do que comprar ventiladores, é preciso proteger o pessoal médico porque sem eles, pouco adianta comprar ventiladores porque os que sabem utilizar a máquina e os que sabem entubar um doente estão aos poucos a ir para casa de quarentena. No serviço dela, 3 das 4 enfermeiras apanharam o virus e estão em casa.
 

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
8,980
9,305
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
SD_1995 disse:
Eu vou ser sincero, se eu fosse velhinho com uns par de anos pela a frente preferia continuar a gozar o meu estilo de vida invés de levar com estas medidas todas, mesmo se tivesse que morrer.
Compreendo a preferência, mas isso é duma irresponsabilidade tremenda. O isolamento não é apenas para nos protegermos a nós mas também aos outros que podemos contaminar enquanto não temos sintomas. Se estivermos a falar de pessoas em grupos de risco então é ainda pior.

É por causa desse pensamento do "tenho pouco tempo de vida por isso tou-me a cagar" que se vê gerações mais velhas, que temos o Ambiente no estado em que está.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
grandeporto disse:
------------------

Os lares estão a ser infetados por pessoal que vem de fora, pessoal auxiliar de limpeza, enfermeiros, medicos e etc.
Os velhotes estao lá enfiados nem têm visitas.

Na Espanha também foi assim, falharam os planos de CONTINGENCIA.
Em Espanha, em França, nos EUA, em todo o lado. Em todos os países há notícias dos dramas nos lares. Em França já anunciaram que não vão contar os números de mortos por COVID19 nos lares porque fora dos Hospitais é difícil estabelecer a verdadeira causa da morte, numa população que naturalmente já tem uma taxa de mortalidade muito alta. Estimam que o número possa chegar a 100.000 mortos nos lares.

Por alguma razão muitos países estão a ter dificuldades em tomar decisões em relação aos lares.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,956
45
Lisboa
Celta7 disse:
E o mais dramático é que não basta importar ventiladores. É preciso pessoal especializado que saiba utilizar a máquina. Idem para os doentes que precisam de ser entubados, não é qualquer pessoa que faz aquilo.

Ontem ouvia na TSF uma enfermeira que foi contagiada e está em casa a dizer precisamente isso: mais do que comprar ventiladores, é preciso proteger o pessoal médico porque sem eles, pouco adianta comprar ventiladores porque os que sabem utilizar a máquina e os que sabem entubar um doente estão aos poucos a ir para casa de quarentena. No serviço dela, 3 das 4 enfermeiras apanharam o virus e estão em casa.
Desculpa lá mas essa conversa da falta de máscaras para já é um exagero, e é mais uma desculpa para quem começou por negligenciar a doença e esqueceu como sempre as boas práticas e as recomendações.
Eu sei por experiência própria de vários casos de profissionais de saúde infectados porque pura e simplesmente não não seguiram recomendações nenhumas nem utilizaram máscaras quando deviam. Ainda hoje muitos continuam a não fazê-lo mesmo que as tenham disponíveis.
E se há serviços onde possam faltar, ao dia de hoje não é verdade que isso seja generalizado. Pura e simplesmente não é.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Vlk disse:
Desculpa lá mas essa conversa da falta de máscaras para já é um exagero, e é mais uma desculpa para quem começou por negligenciar a doença e esqueceu como sempre as boas práticas e as recomendações.
Eu sei por experiência própria de vários casos de profissionais de saúde infectados porque pura e simplesmente não não seguiram recomendações nenhumas nem utilizaram máscaras quando deviam. Ainda hoje muitos continuam a não fazê-lo mesmo que as tenham disponíveis.
E se há serviços onde possam faltar, ao dia de hoje não é verdade que isso seja generalizado. Pura e simplesmente não é.
Não é só mascaras, é todo o material de protecção. Em Coimbra andam a comprar fatos de pintor. No norte distribuíram acetatos. Tens ainda este testemunho (a parte relevante a partir dos 9.30):

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/senhor-primeiro-ministro-venha-ao-terreno-falta-muito-material-11978219.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
sirmister disse:
No Brasil, cervejeira produz etanol em gel para hospitais, em PT alguem se articulou com as cervejeiras? ou será que não precisamos ?

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/17/cervejaria-vai-produzir-500-mil-unidades-de-alcool-em-gel-para-doar-a-hospitais-publicos.ghtml

A cervejaria Ambev anunciou nesta terça-feira (17) que está produzindo 500 mil unidades de álcool em gel para serem doados a hospitais públicos dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cidades onde há o maior número de casos confirmados do coronavírus. Cada hospital receberá 5.000 unidades do produto e a própria empresa será responsável pela entrega.
A Super Bock está a ajudar na produção, isso foi notícia aqui há uns dias.

https://www.publico.pt/2020/03/20/economia/noticia/coronavirus-super-bock-destilaria-levira-convertem-alcool-cerveja-gel-desinfectante-1908711