Covid-19

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,146
3,889
ixnay disse:
Sabes quanta gente tem asma em Portugal? A asma é uma doença muito comum em escalões etários mais baixos.

O meu ponto é que esta doença não é gripe normal nenhuma e que também ataca os mais novos. Quem acha o contrário está-se a enganar a si próprio, a enganar os outros e possivelmente a contribuir para um relaxamento social dos seus círculos mais próximos. Algo que não é nada aconselhável nesta altura.
É óbvio que a asma é relativamente comum e ter asma como fator de risco é grave.

Agora, há números. A taxa de mortalidade até aos 40 anos pela doença andava entre os 0,2 a 0,4%. E aqui incluídas as pessoas com doenças graves, como cancros e coisas do género. Que provavelmente morreram das outras doenças mas isso é um aparte.

Se a essa % juntares ainda o incontável número de casos não relatados (tanto em Itália como na região de Wuhan se admite que os casos chega(ra)m a ser 10x mais o relatado, percebes que a probabilidade de morreres jovem/jovem adulto sem teres qualquer doença grave é muitooo reduzida.
Mesmo assim é bem mais provável que morreres de gripe, mas não deixa de ser demasiado difícil.

Agora, falar dos casos que morreram ... é normal. Basta morrer um jovem que aparece logo nas notícias.
Quando um jovem morre de gripe, de pneumonia ou de uma coisa qualquer ridícula para o mundo atual (no sentido de nós acharmos que já não se morre “disso”), não vês difundido nas notícias de todo mundo. Aqui vês. Essa é a grande diferença.

Há casos de jovens que estiveram mal também por causa do facilitismo. Por se achar que era uma gripe comum e deixar andar. Todos nós (ou quase) já facilitamos em virus comum e pioramos por isso. Só que neste caso o piorar pode ser bemmmm mais grave infelizmente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,937
6,674
Conquistas
1
  • Junho/18
JAEP disse:
Está respondido.
Mas precisam de ser condições que se enquadrem numa lógica racional de custo/beneficio e não loucuras como cada vez mais vejo ser sugerido, e isso implica cedências de ambos os lados.

Por exemplo questões como o nuclear ou o desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono, era de valor que não fossem logo bombardeadas por ambientalistas.

E no limite existe a hipótese de alguma geo engenharia do clima usando gases, era algo que também deveria estar a ser estudado, tem suporte teórico.

Fátima

Arquibancada
26 Setembro 2016
475
0
AdrianSmith disse:
É óbvio que a asma é relativamente comum e ter asma como fator de risco é grave.

Agora, há números. A taxa de mortalidade até aos 40 anos pela doença andava entre os 0,2 a 0,4%. E aqui incluídas as pessoas com doenças graves, como cancros e coisas do género. Que provavelmente morreram das outras doenças mas isso é um aparte.

Se a essa % juntares ainda o incontável número de casos não relatados (tanto em Itália como na região de Wuhan se admite que os casos chega(ra)m a ser 10x mais o relatado, percebes que a probabilidade de morreres jovem/jovem adulto sem teres qualquer doença grave é muitooo reduzida.
Mesmo assim é bem mais provável que morreres de gripe, mas não deixa de ser demasiado difícil.

Agora, falar dos casos que morreram ... é normal. Basta morrer um jovem que aparece logo nas notícias.
Quando um jovem morre de gripe, de pneumonia ou de uma coisa qualquer ridícula para o mundo atual (no sentido de nós acharmos que já não se morre “disso”), não vês difundido nas notícias de todo mundo. Aqui vês. Essa é a grande diferença.

Há casos de jovens que estiveram mal também por causa do facilitismo. Por se achar que era uma gripe comum e deixar andar. Todos nós (ou quase) já facilitamos em virus comum e pioramos por isso. Só que neste caso o piorar pode ser bemmmm mais grave infelizmente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ate em França os números são enganadores. Só contabilizam os mortos que morrem no hospital.

J

JAEP

Guest
Branco disse:
Mas precisam de ser condições que se enquadrem numa lógica racional de custo/beneficio e não loucuras como cada vez mais vejo ser sugerido, e isso implica cedências de ambos os lados.

Por exemplo questões como o nuclear ou o desenvolvimento de tecnologias de captura de carbono, era de valor que não fossem logo bombardeadas por ambientalistas.

E no limite existe a hipótese de alguma geo engenharia do clima usando gases, era algo que também deveria estar a ser estudado, tem suporte teórico.
Só falei numa vertente / prespectiva diferente.
Não foi para desdramatizar este vírus.

E obviamente que tudo vai voltar a ser como era antes no que se refere ao meio ambiente.

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
JAEP disse:
Só falei numa vertente / prespectiva diferente.
Não foi para desdramatizar este vírus.

E obviamente que tudo vai voltar a ser como era antes no que se refere ao meio ambiente.
Não acho, o teletrabalho por exemplo vai ganhar mais importância até por questões de continuidade do negócio em situações destas e isso tem um grande impacto no ambiente.

Muitas grandes empresas foram apanhadas com as calças nas mãos por causa de ideias atrasadas em relação ao trabalho. Tiveram que montar soluções à pressa e que sem a escala que precisam.

D

Dragon_92

Guest
SD_1995 disse:
Isso nao tem logica, o pico esta a ser agora, tem sido constante uns 20% de aumento por dia, quando diminuir deixa de haver pico.
Ainda deve subir a percentagem desse aumento, infelizmente.

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
9,090
6,022
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
estava no fb e apareceu-me uma "notícia" que me fez lembrar um comentário de alguém aqui ( não me lembro quem ), que afirmou que isto em Itália só começou a ser levado a sério quando as pessoas começaram a cair que nem pardais, na rua... o artigo tinha uma foto - de facto, com muita gente caída numa praça - e a acompanhá-lo havia isto;

The photo is neither related to Corona Virus, nor is from Italy, nor are the people in the photo dead.

The people are alive, but lied down on ground as a part of an art work in Frankfurt, Germany 6 years ago i.e. 2014

“People lie down in a pedestrian zone as part of an art project in Frankfurt in remembrance of the 528 victims of the Katzbach Nazi concentration camp, US first lady Michelle Obama practises tai chi with pupils at the Chengdu No. 7 High School during her visit to the Sichuan provincial capital, and more …”

HOAX.

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,663
1,735
SD_1995 disse:
Isso nao tem logica, o pico esta a ser agora, tem sido constante uns 20% de aumento por dia, quando diminuir deixa de haver pico.
Suiça com atraso sobre Italia. Portugal com atraso sobre a Suiça. Na Suiça as autoridades  estimam que o pior està para vir.
Porque Portugal ja  teria atingido o pico?
Em qualquer país que seja, só se saberà que o pico foi atingido quando VARIOS dias seguidos os numeros diminuirem.

Espero estar  enganado e que tenhas razao.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
8,558
6,921
SD_1995 disse:
Eu não me fiava em qualquer tipo de cálculos vindos da DGS.
Ontem tivemos 500 e tal infetados em testes negativos.
Alegadamente temos capacidade para 8000 e tal testes diários, mas nem metade se faz.
De há uns 3 dias para cá, os relatórios deles andam estranhos.
Já devem andar todos em burnout.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,064
1,957
Porto
8down disse:
Suiça com atraso sobre Italia. Portugal com atraso sobre a Suiça. Na Suiça as autoridades  estimam que o pior està para vir.
Porque Portugal ja  teria atingido o pico?
Em qualquer país que seja, só se saberà que o pico foi atingido quando VARIOS dias seguidos os numeros diminuirem.

Espero estar  enganado e que tenhas razao.
Com que base que as autoridades da Suica dizem que o pior esta para vir? De qualquer maneira a situacao deles e bem pior que a nossa, tem mais ou menos a populacao que nos temos e 3x mais casos.

A Italia se Deus quiser ja atingiu o pico, porque ha vários dias que eles tem os mesmos casos que no dia anterior, assim como nos.
Se de repente tivermos uns 1500 casos num dia, e por pura incompetência. Mas sei lá, eu sou da opiniao que isto nao vai demorar um ano ate termos vacinas, mesmo que tenhamos um lockdown ate nao termos casos, basta 1 estar infectado e em meia duzia de semanas volta tudo ou mesmo.

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,469
2,702
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
SD_1995 disse:
Com que base que as autoridades da Suica dizem que o pior esta para vir? De qualquer maneira a situacao deles e bem pior que a nossa, tem mais ou menos a populacao que nos temos e 3x mais casos.

A Italia se Deus quiser ja atingiu o pico, porque ha vários dias que eles tem os mesmos casos que no dia anterior, assim como nos.
Se de repente tivermos uns 1500 casos num dia, e por pura incompetência. Mas sei lá, eu sou da opiniao que isto nao vai demorar um ano ate termos vacinas, mesmo que tenhamos um lockdown ate nao termos casos, basta 1 estar infectado e em meia duzia de semanas volta tudo ou mesmo.
A Suiça está bem pior, desde logo se atendermos a que tem cerca de menos dois milhões de habitantes que nós!!

Invicta_SD

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2015
5,206
1,760
slowboy disse:
https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-27-Covid-19.-Intervencao-da-Provedora-de-Justica-provocou-suspensao-de-quarentena-obrigatoria-de-portugueses-vindos-do-estrangeiro

Na carta, a provedora de justiça foi clara: “Não me parece, senhora diretora-geral, que seja necessário e adequado que os cidadãos portugueses que agora queiram regressar ao seu país […] sejam obrigados a um período de isolamento profilático quando sobre eles não recai nenhuma exigência especial de vigilância sanitária”.

Foquem-se nos outros, bolsonaros e afins.
O meu amigo foi contaminado por um familiar que veio do França, em casa dele são 6 pessoas, duas crianças, uma com necessidades especiais. Nos aeroportos tem sido uma bandalheira total.