Covid-19

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,487
16,896
33
Vila Das Aves
Ora então a DGS vai ordenar testes nos lares do norte daqui a....duas semanas, ou seja em pleno pico da pandemia.

Se Portugal podia resolver uma crise pandémica sem centralismo?

Poder podia, mas não era a mesma coisa.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Eu não estou nem aí para essa palavra de racismo em minha família era composta de quatro nacionalidades e funcionava muito bem enquanto as pessoas foram vivas,então isso para mim dá-me vontade de rir.
Aliás se é racismo o que tenho defendido é que se investigue as causas disto tudo e que os responsáveis sejam eles quem forem sejam responsabilizados por tais atos e sofram penalidade,se isto começa na China então a investigação terá de começar por lá mas atenção onde esteve a OMS (Organização Mundial de Saúde) nisto tudo,não viu fez de conta que não viu,o que ocorreu afinal,serve exatamente para o quê?
Da minha parte é somente isto quero apenas saber a razão disto tudo ter acontecido se acham que não tenho o direito de o saber é com cada um,eu pretendo saber sim.
Não vanham lá com essa lenga-lenga de racismo poir particularmente não conheço nenhum chinês e nada tenho contra eles ,o regime político deles não me interessa para nada na medida que não interfira na minha vida,quanto ao resto poico ou nada me interessa sobre tal país.Era o que havia de faltar agora não se poder questionar.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,250
17,677
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-dgs-admite-duplicacoes-na-contagem-de-casos-no-porto
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Um artigo num site francês está a ser amplamente difundido nas redes sociais. "Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil", pode ler-se

"Há um mistério português que vamos tentar resolver juntos", assim começa o artigo publicado no site da rádio France Inter, acompanhado áudio da reportagem do jornalista Anthony Bellanger. As dúvidas francesas estão expressas na diferença abismal dos números de infetados e mortes por covid-19 quando a comparação é, especialmente, entre Portugal e Espanha.


"O mistério é este: enquanto a Espanha está severamente confinada e o governo espanhol acaba de decretar a suspensão de toda a atividade económica não-essencial... os portugueses estão em isolamento social, os locais públicos estão fechados, mas sem sanções, sem certificados para poder viagem. Quando questionado, o primeiro-ministro português António Costa respondeu: "Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil", pode ler-se.

Tendo por ponto de partida os números, entretanto atualizados para cima, de 119 mortes por covid-19 em solo português, o artigo compara com as quase sete mil vítimas em Espanha. "Portugal tem apenas 119, ou seja, 11 vezes menos do que o número de vítimas em proporção às respetivas populações", conclui.

O que o jornalista pretende é encontrar explicações para esta diferença. E avança com as que considera decisivas.

"A primeira explicação é geográfica: Portugal é o único país do continente europeu a ter apenas um vizinho, neste caso a Espanha. É, portanto, o único país europeu para o qual o encerramento precoce das suas fronteiras tem sido eficaz", refere.

"A segunda explicação é que o país vive muito do turismo. No entanto, a covid-19 opera fora da época turística. Assim, Portugal não teve de lidar com uma enorme vaga de turistas, apenas gerir aquele pequeno grupo de visitantes que se sentem um pouco sós em pleno inverno", acrescenta.


"A terceira explicação é que a sua localização geográfica, no extremo oeste da Europa, permitiu a Lisboa ver o futuro. Ou seja, a epidemia - e a sua face crescente - começou mais tarde do que em Espanha, França ou Itália", conclui o jornalista.

Em jeito de balanço, o jornalista acha que Portugal percebeu atempadamente o que estava a suceder. "Os portugueses aprenderam com as lições de outros países, Portugal isolou-se ao mesmo tempo que nós [França], a 13 de março, quando muitos casos no seu território ainda podiam ser contados com os dedos das duas mãos. Mas acima de tudo, António Costa tem razão: os portugueses têm sido autodisciplinados. Ao ver as notícias da Itália, França e especialmente da Espanha, a partir do final de fevereiro, muitos portugueses mudaram-se para as suas casas de campo, isolando-se, deixaram de ir a bares e restaurantes e tiraram os seus filhos da escola", pode ler-se numa referência ao encerramento das escolas em meados deste mês. "O mesmo aconteceu com algumas empresas, especialmente nos centros das grandes cidades".

O artigo refere ainda a estabilidade política e social em Portugal, por oposição com o que sucede em Espanha. "Isto também permite que Lisboa seja generosa: a 28 de março, Lisboa decidiu regularizar todos os migrantes que tivessem apresentado um pedido de residência e renovaram automaticamente as autorizações de residência que expiravam. Generosidade, mas também uma medida de saúde pública: ao regularizar todos, o governo dá acesso ao sistema de saúde gratuito e universal a toda a população residente em Portugal: todos protegem todos da covid-19", refere a encerrar o artigo.

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,768
25,705
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
PO disse:
Não como nenhuma das coisas que disseste, mas nenhum dos que disseste possui um vírus que mata 10% de todos os contaminados!
Existe aí muitos erros nessa frase. Se os animais chineses transmitem o vírus, quer-me parecer que os animais portugueses que estejam em contacto com o vírus também irão transmitir o mesmo vírus. A segunda parte, não me parece que o vírus mate 10% dos infetados.

Mas a questão não era essa, a questão era debater hábitos de uma cultura e de como isso definia o seu povo..
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,822
5,956
45
Lisboa
PO disse:
Não como nenhuma das coisas que disseste, mas nenhum dos que disseste possui um vírus que mata 10% de todos os contaminados!
A gripe A não chegou a essa percentagem por um mero acaso, e veio de uma criação de porcos no México e podia ter vindo qualquer país ocidental.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Esté tópico é para se comentar sobre o covid-19 e não sobre o unitário e totalitário Partido Comunista Chinês e dazer apologias ou não ao seu Grande Líder.É que esse tema além de ser off-topic não me interessa pra nada.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,822
5,956
45
Lisboa
Morais disse:
Esté tópico é para se comentar sobre o covid-19 e não sobre o unitário e totalitário Partido Comunista Chinês e dazer apologias ou não ao seu Grande Líder.É que esse tema além de ser off-topic não me interessa pra nada.
Oi? Mas não estavas ainda agora a escrever que tens todo o direito a questionar a origem do surto? E que para isso se tem que investigar a China? E como é que fazes isso sem referências ao regime?
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Vlk disse:
Oi? Mas não estavas ainda agora a escrever que tens todo o direito a questionar a origem do surto? E que para isso se tem que investigar a China? E como é que fazes isso sem referências ao regime?
Não te respondi acima para não estar a criar mais assunto off-topic mas este comentário não dá oara passar.Desculpa que te diga mas parece que fazes parte da propagando do Partido Comunista Chinês e de seu Governo.
Eu apenas quero que seja criada uma equipa de investigação de pessoas alramente qualificadas para tal pode ser com o apoio da ONU e que investiguem as razões disto tudo,como surgiu,como se alastrou e como os primeiros relatos aconteceram na China é lá que tem de começar,muito bem havendo certeza quanto á origem é saber como as autoridades chinesas se comportaram e foi transparente ou não,se quem devia fiscalizar assim o fez,qual o papel da OMS nisto tudo,onde ela andou.
A China não se pode opor a uma investigação deste tipo a comunidade internacional não permitiria esse tipo de situação a China não pe dona do Mundo e não está acima do bem e do mal,repito é preciso investigar a não haver qualquer tipo de dúvida que eles têm responsabilidade,mas tendo alguma punição terá de haver sejam chineses ou sejam lá quem forem.Dou o assunto por mais de esclarecido.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,568
6,457
Na minha cidade já há cerca de 50 infectados e 3 mortos, em cerca de 50.000 habitantes.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,568
6,457
Manageiro de futból disse:
Alguém deve ter achado estranho ontem terem havido 440 novos casos em todo o país, dos quais 500 eram no Porto.
Então os números de ontem seriam ainda melhores.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Bem daqui a pouco saberemos se o número de infetados cairá pelo terceiro dia seguido seria muito bom para manter a constância.
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,250
17,677
Vlk disse:
A gripe A não chegou a essa percentagem por um mero acaso, e veio de uma criação de porcos no México e podia ter vindo qualquer país ocidental.
A gripe A foi a mesmo estirpe da gripe espanhola. A gripe espanhola teve uma taxa de mortalidade de 2 a 3%. A gripe A de 0,03%. Não venhas para aqui dizer que foi por mero acaso que não chegou aos 10%!
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,568
6,457
LuisFreitas disse:
E enquanto continuamos ocupados com o racismo ou o não racismo  mais um possivel sinal de incompetência dos nossos governantes e novamente a atingir o Norte do Pais.
No meio desta pandemia a única conspiração em que eu acredito é que lixoboa está nos a tentar encavar à grande,

Voos de Itália desviados para o Porto
Ventiladores desviados do Porto para Lixoboa
Só se mexeram para os lares a sul do Douro ( onde há familiares da classe política ), cá teve de ter intervenção da CMP.
Campanhas da Tv pública paga por todos onde as receitas revertem apenas para lixoboa, onde nem sequer há 1/3 dos infectados e ao mesmo tempo que em SM Feira se clama por ajuda
Querer um cerco sanitário ao Porto ( coincidência das coincidência com números duplicados para justificar a coisa), pois claro, negócios a fugir para onde???

Mas podem dizer à vontade que é tudo filme, que é para o lado que eu durmo melhor....
 

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,062
2,057
Vila Nova de Gaia, 1981
mack disse:
No meio desta pandemia a única conspiração em que eu acredito é que lixoboa está nos a tentar encavar à grande,

Voos de Itália desviados para o Porto
Ventiladores desviados do Porto para Lixoboa
Só se mexeram para os lares a sul do Douro ( onde há familiares da classe política ), cá teve de ter intervenção da CMP.
Querer um cerco sanitário ao Porto, pois claro, negócios a fugir para onde???

Mas podem dizer à vontade que é tudo filme, que é para o lado que eu durmo melhor....
Não digas isso. É racismo para com os lisboetas
 

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
mack disse:
No meio desta pandemia a única conspiração em que eu acredito é que lixoboa está nos a tentar encavar à grande,

Voos de Itália desviados para o Porto
Ventiladores desviados do Porto para Lixoboa
Só se mexeram para os lares a sul do Douro ( onde há familiares da classe política ), cá teve de ter intervenção da CMP.
Querer um cerco sanitário ao Porto ( coincidência das coincidência com números duplicados para justificar a coisa), pois claro, negócios a fugir para onde???

Mas podem dizer à vontade que é tudo filme, que é para o lado que eu durmo melhor....
Esta sim é a minha luta... continuem a votar nos mesmos!!!
Lisboa desde sempre desviou e continua a desviar recursos (entenda-se pessoas, projectos... de valor) do Norte... e falo com conhecimento de causa, muitos desses casos em várias áreas da sociedade...
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,675
7,552
Esmoriz
mack disse:
Então os números de ontem seriam ainda melhores.
Não sei. Acredito que a informação venha de muitos canais diferentes e não seja partilhada por todos à mesma hora.

Depois acontecem coisas como a soma do total do municipios não bater certo com o total nacional, ou um municipio ter mais casos novos do que o total do país todo.