Covid-19

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,199
22,060
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Morais disse:
Eu entendo essa tua maneira de calcular e ver mas faço uma análise mais simples e linear.
Vinhamos assim:
880/792/446 e hoje pulamos para 1035 é muito mau,

Além de não termos regredido pelo terceiro dia seguinte o que seria muito bom ainda mais que duplicamos de um dia para o outro os infetados.Volta tudo ao zero e esperemos que um novo ciclo seja mais benéfico para nós.
Isso também tem que se ter em consideração o aumento no número de testes.

Se ontem fizeram 5 600 e se hoje vão fazer 7000 é normal que descubram mais casos.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Os números relevantes para analisar evolução da epidemia são os dos hospitalizados e os dos pacientes em estado critico. A partir daí é possível calcular a real dimensão da epidemia no País.

O número de infectados está relacionado com o maior ou menor número de testes e não é muito relevante porque alguns Países têm de gerir stocks e testam o mínimo indispensável e o número de mortos está relacionado com a melhor \ menor capacidade de cada serviço nacional de saúde (a Itália por exemplo, mesmo quando começar a diminuir o número de casos, vai continuar a ter muitos mortos porque o sistema de saúde já está saturado há muito tempo).
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,278
15,364
Vila Nova de Gaia, 1975
Morais disse:
Eu entendo essa tua maneira de calcular e ver mas faço uma análise mais simples e linear.
Vinhamos assim:
880/792/446 e hoje pulamos para 1035 é muito mau,

Além de não termos regredido pelo terceiro dia seguinte o que seria muito bom ainda mais que duplicamos de um dia para o outro os infetados.Volta tudo ao zero e esperemos que um novo ciclo seja mais benéfico para nós.
Acho a tua análise completamente errada.

O outlier foi ontem.

De resto, continuamos em taxas de crescimento de infectados em torno dos 15% e as mortes ainda não dispararam apesar número de pessoas em UCI continuarem a crescer.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Gelsenkirchen disse:
Isso também tem que se ter em consideração o aumento no número de testes.

Se ontem fizeram 5 600 e se hoje vão fazer 7000 é normal que descubram mais casos.
Pois mas eu não faço ideia alguma sobre a quantidade de testes que se fazem diariamente e nem acho muito relevante pois muitos ou a grande maioria deve até dar negativo por certo.
Analiso ou melhor tento analisar apenas os números publicados.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Celta7 disse:
Os números relevantes para analisar evolução da epidemia são os dos hospitalizados e os dos pacientes em estado critico. A partir daí é possível calcular a real dimensão da epidemia no País.

O número de infectados está relacionado com o maior ou menor número de testes e não é muito relevante porque alguns Países têm de gerir stocks e testam o mínimo indispensável e o número de mortos está relacionado com a melhor \ menor capacidade de cada serviço nacional de saúde (a Itália por exemplo, mesmo quando começar a diminuir o número de casos, vai continuar a ter muitos mortos porque o sistema de saúde já está saturado há muito tempo).
O número de infectados funciona como uma amostra que revela a evolução da pandemia, é indiferente que não conte todos os infectados desde que o número de testes diário seja sempre a aumentar, consegues perceber o pico e a partir daí consegues estimar quando acaba o surto.

 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,278
15,364
Vila Nova de Gaia, 1975
Devenish disse:
Eu lendo certas notícias que não batiam certo, caso do Porto, escrevi o que agora citei a mim próprio. Ninguém ligou patavina e lá continuaram se a "pilinha da china" é mais maléfica que outras (até pode ou deve ser mas é para outro tópico).
Afinal.....eu tinha razão, a DGS anda à deriva, quem pode acreditar em números deles?

https://www.publico.pt/2020/03/31/sociedade/noticia/dgs-admite-dupla-contagem-casos-concelho-1910271/amp
Porquê?

Pelos números serem maiores que ontem??? Essa é boa...
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,199
22,060
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Morais disse:
Pois mas eu não faço ideia alguma sobre a quantidade de testes que se fazem diariamente e nem acho muito relevante pois muitos ou a grande maioria deve até dar negativo por certo.
Analiso ou melhor tento analisar apenas os números publicados.
Eu também tento analisar os números publicados e o que é referido em termos de testes feitos.

Mas como já referiram para mim os números a ter em atenção obviamente para além do número de mortos a lamentar são o número de pessoas em UCI.

Mas isso já depende de como cada um analisa os números.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Morais disse:
Eu entendo essa tua maneira de calcular e ver mas faço uma análise mais simples e linear.
Vinhamos assim:
880/792/446 e hoje pulamos para 1035 é muito mau,

Além de não termos regredido pelo terceiro dia seguinte o que seria muito bom ainda mais que duplicamos de um dia para o outro os infetados.Volta tudo ao zero e esperemos que um novo ciclo seja mais benéfico para nós.
Estes números são mesmo muito maus, mas expectaveis. Acho que estávamos a ssr demasiado optimistas. Já  havia quem previa  o pico para os dias entre 12 e 18 de Abril.

Isto vai durar até  finais de Maio sempre com uma curva assim.. daí o Planalto.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Gelsenkirchen disse:
Isso também tem que se ter em consideração o aumento no número de testes.

Se ontem fizeram 5 600 e se hoje vão fazer 7000 é normal que descubram mais casos.
Então podemos esperar por numeros ainda piores amanhã..
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Eclipsisboy disse:
Estes números são mesmo muito maus, mas expectaveis. Acho que estávamos a ssr demasiado optimistas. Já  havia quem previa  o pico para os dias entre 12 e 18 de Abril.

Isto vai durar até  finais de Maio sempre com uma curva assim.. daí o Planalto.
É como disse vamos ver quando voltar a descer e se inicie um novo ciclo que evidencie descida aí veremos.Tudo sempre é muito prematuro e baseado um pouco no achismo ou até mesmo por que queremos acreditar em algo para isto desaparecer do mapa,mas não vai ser simples,em 15 dias ocorrem muitas boas ou más,veremos.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,594
14,838
Qual é a razão para "enfiar" meia centena de pessoas no auditório do Infarmed nesta altura?
Todo o mundo faz reuniões por vídeo-conferencia... em Portugal vai tudo para um auditório!
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Alguem sabe se ha alguma maneira de saber se os numeros sao martelados? Creio que é uma questao estupida mas nunca se sabe...

Eu tenho muita dificuldade em acreditar nesses numeros e nao so em Portugal.

Principalmente quando ha mortos por esse mundo fora que sao considerados "nao covid" porque se considerou que outro problema de saude é que é a causa.
Curiosamente sem covid as pessoas la se iam aguentando... mas depois do covid morrem mas "foi de outras doenças".

Nunca vamos saber o real numero de mortos que esta a haver. Haja boa ou ma fé e tentativa ou nao de mascarar/deturpar numeros.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Há medida que fazemos um numero maior de testes por dia aumentam o numero de infectados por dia.
É uma falsa estatística e não é sinal que estejamos piores. É importante testar o maior numero de pessoas.

O aumento de mortes, internados e criticos sim é importante. São números menos subjectivos.

A realidade é que devemos ter alguns 100mil infectados neste momento.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Marulanda disse:
Alguem sabe se ha alguma maneira de saber se os numeros sao martelados? Creio que é uma questao estupida mas nunca se sabe...

Eu tenho muita dificuldade em acreditar nesses numeros e nao so em Portugal.

Principalmente quando ha mortos por esse mundo fora que sao considerados "nao covid" porque se considerou que outro problema de saude é que é a causa.
Curiosamente sem covid as pessoas la se iam aguentando... mas depois do covid morrem mas "foi de outras doenças".

Nunca vamos saber o real numero de mortos que esta a haver. Haja boa ou ma fé e tentativa ou nao de mascarar/deturpar numeros.
É dificil ter números reais... no final vai tudo ser uma estimativa.

Talvez fazendo uma média dos mortos nos ultimos anos e o numero que tivermos este ano dará o número mais fidedigno da mortalidade do Covid19 (directo e indirecto).
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
slowboy disse:
Há medida que fazemos um numero maior de testes por dia aumentam o numero de infectados por dia.
É uma falsa estatística e não é sinal que estejamos piores. É importante testar o maior numero de pessoas.

O aumento de mortes, internados e criticos sim é importante.

A realidade é que devemos ter alguns 100mil infectados neste momento.
Mesmo o número de mortes não te diz a real dimensão da evolução da epidemia. Um País como a Alemanha vai ter sempre menos mortos porque não está limitada pelo número de ventiladores, nunca vai chegar a uma situação como a Italiana, que tem de decidir quem tem acesso a um ventilador e quem não tem.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Celta7 disse:
Mesmo o número de mortes não te diz a real dimensão da evolução da epidemia. Um País como a Alemanha vai ter sempre menos mortos porque não está limitada pelo número de ventiladores, nunca vai chegar a uma situação como a Italiana, que tem de decidir quem tem acesso a um ventilador e quem não tem.
É verdade. Talvez internados e críticos seja o menos subjectivo.
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,199
22,060
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Eclipsisboy disse:
Então podemos esperar por numeros ainda piores amanhã..
Sim é provável que aumente em função da proporção de testes feitos se correr bem, pior era se o número de testes aumentasse 10% e o número de casos novos positivos aumentasse 40 % por exemolo

 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,249
4,840
Conquistas
1
  • Junho/18
Eclipsisboy disse:
Estes números são mesmo muito maus, mas expectaveis. Acho que estávamos a ssr demasiado optimistas. Já  havia quem previa  o pico para os dias entre 12 e 18 de Abril.

Isto vai durar até  finais de Maio sempre com uma curva assim.. daí o Planalto.
Os números continuam a apontar para isso, nada mudou em relação a ontem.

Isto é uma progressão aritmética, o número de infectado confirmados funciona como uma amostra que é fiável se o número de testes realizados aumentar todos os dias (o que tem acontecido), isso revela a evolução da doença e permite perceber quando esta atinge o pico (12 a 18 de Abril), a partir daí e somando a essa data umas 4 a 5 semanas (o intervalo estimado analisando os países já mais avançados) isso em principio será o fim do surto (nas últimas 2 semanas de Maio).

Sei que isto faz um pouco de confusão, mas já nestes dias o Michael Levitt que é um Nobel que correctamente previu a evolução dos primeiros países onde surgiu o surto, deu uma ideia de como realmente se está a processar a curva da infecção.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,594
14,838
Entretanto na Polónia já se encontrou a "fórmula mágica" para o baixo número de casos e mortes. Para quem quiser ler (e traduzir antes):
https://lekarski.blog.polityka.pl/2020/03/30/juz-oficjalnie-wiemy-dlaczego-zgonow-jest-malo-pis-opublikowal-mechanizm-swojej-kreatywnej-statystyki-medycznej-wobec-covid-19-zwiezly-podrecznik-analizy-danych-epidemicznych-dla-niezorientowanych/

Numa frase: foram aplicadas restrições na aplicação dos testes. "Testes, testes, testes" da OMS? É melhor não...