Covid-19

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,803
25,802
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Branco disse:
Eu não preciso de especular no caso chinês, limito-me a fazer uma análise aritmética.

Os números americanos passam por diversas entidades numa democracia liberal, está lá gente que nem pertence ao partido do Trump.

Repara numa coisa, eu já tenho uma ideia da taxa de crescimento previsivel num país sem quarentena, com base em todos os paises onde isso aconteceu, isto aqui é progressão aritmética e crescimento exponencial, nenhum país escapa a isto.

Se já tens casos identificados no principio de Novembro, e se só fizeste alguma coisa no fim de Janeiro, e se tudo isto aconteceu numa das zonas de maior densidade urbana do mundo, sem grandes condições higiénicas e com festividades pelo meio, eu não preciso de dados oficiais para saber que a China em Janeiro já tinha milhões de infectados, são mais de 2 meses e meio sem controlo, basta seguir a taxa de infecção nos outros países antes de implementarem medidas.

E depois estamos a falar de uma ditadura, onde este tipo de comportamento é possível e até esperado, os EUA e a China não são o mesmo país.

Quanto à obesidade e ao tabaco, tudo isso mata gente mas tem uma componente enorme de responsabilidade individual, para além de não causar o colapso global da economia, não percebo porque estás a discutir isso ao mesmo nível que uma pandemia, são realidades completamente diferentes.

Faz-me lembrar as pessoas que quando se fala de terrorismo discutem a mortalidade de acidentes em banheiras, alegadamente matam mais gente, mas no dia em que um grupo terrorista tiver acesso a material nuclear, ou até mais provavelmente desenvolver uma arma biológica, lá se vai a conversa das banheiras para o crl.
Não vou discutir aritmética contigo pois como tu bem sabes, a aritmética neste tipo de situações tem uma enormidade de variáveis que acaba por ser uma discussão onde o que hoje é verdade amanhã é mentira. Senão veja-se, nos eua começaram por falar 2 m de possíveis mortos. Depois 200 mil já era um bom n.º para agora (e ouvi nas notícias mas não confirmei) apontarem para uns possíveis 20mil mortos. Quanto ao resto, e é completamente offtopic, mas acho curioso a dicotomia de análise existente sobre a realidade americana. Quando tu sabes imensos factores que desafiam qualquer democracia normal. Podíamos falar nas constantes guerras falsas por eles inventadas com argumentos completamente falsos. Podemos falar num sistema onde quem tem mais votos não é a pessoa que vence. Podemos falar em atitudes ditatoriais de mandar prender pessoas que denunciaram o maior ataque à liberdade das democracias efetuado por um país (vigilância de países soberanos). Podemos por exemplo falar na atitude de encostar um general porque preferiu salvar os seus soldados em vez de os deixar expostos a uma doença e por aí fora.

Quanto à tua argumentação sobre a obesidade e o tabaco, peço-te desculpa mas és completamente irresponsável nesta questão. No sec. 20 morreram 100 milhões de pessoas. Nos E.U.A, 15 por cento das mortes em 2017 foram relacionados com o tabaco. E tu tens a lata de falar em responsabilidade individual? Depois de tudo o que se sabe sobre a indústria do tabaco, principalmente a americana, que durante 50 anos enganou as pessoas com publicidade enganosa e com a alteração de factos que seriam relevantes para essas mesmas pessoas tomarem a decisão de fumar. ou isso não aconteceu numa democracia com tantos controlos? E o mesmo se passa na indústria alimentar onde apenas agora se começam a dar os primeiros passos para se saber o que se anda a comer nas comidas ultra processadas e na sua relação com o cancro, com os diabetes com avc´s. E tu vens falar em responsabilidade individual? E onde está a responsabilidade coletiva de uma indústria que escondeu, esconde e esconderá a realidade dos consumidores? Onde está essa tua indignação perante a ocultação da verdade?

Mas este nem é o ponto mais grave da tua opinião. O ponto mais grave é analisar-se uma situação de uma pandemia que parou a economia global e não entender que estes pontos que eu falei são realidades incomparavelmente superiores em termos de afectação da economia e da destruição daquilo que é a saúde pública. Para não falarmos em termos do n.º de mortos.

https://ourworldindata.org/grapher/number-of-deaths-from-tobacco-smoking

https://ourworldindata.org/grapher/death-rate-from-obesity

Por fim, se eu quisesse entrar por esse caminho não precisava de falar em taxa de mortalidade em banheiras. Falava-te por exemplo que se estima (tu gostas de estimativas) que nos eua, e nas idades entre os 10 e os 30 12 mil pessoas irão morrer por causa de armas. Do covid, estima-se que irão morrer 3 mil. Mas certamente que isso é um dado que irá fazer a sociedade americana reflectir e acabar com este paradigma.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
34,689
14,957
Menos casos em análise, só 1% de subida nos casos internados em relação a ontem e 6% (subida) de casos nos cuidados intensivo.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
ixnay disse:
Relatório de 05/04/2020

Infetados: 11278 (+754, aumento de 7.2%)
Mortos: 295 (+29, aumento de 11%)
Internados: 1084 (+9, aumento de 0.8%)
Cuidados Intensivos: 267 (+16, aumento de 6.4%)
Recuperados: 75 (igual a ontem)

Aguardam resultados de teste: 4962 (-556, diminuição de 10%)
Infelizmente nada caiu.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Morais disse:
Infelizmente nada caiu.
O primeiro nº que tem de cair são os internados. É o dado mais importante na minha opinião, porque nos diz como a epidemia evoluiu há poucos dias atrás e nos diz como vai evoluir, nos próximos dias, o nº de doentes críticos e as mortes. E antes deste número cair, o ritmo de crescimento tem de se ir reduzindo. Parece que é isso que está a acontecer.

Os doentes em estado critico e os mortos são taxas de crescimento que vão acompanhar a evolução dos internados, com alguns dias de atraso. Só vão cair depois dos internados terem começado a cair.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,522
5,693
Os números em Portugal continuam a ser números controlados.

É a estratégia que decidimos colocar para n estoirar com o SNS
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Dragon_92 disse:
Nem esperava muito por isso...

Cá em Portugal ainda vamos no início.
Pois eu esperava que caísse algo pelo menos no número de infetados,mas subiu assim como os restantes ítens.Aqui no Brasil ainda está mais atrasado em relação a Portugal e de ontem para hoje subiu muito.
Vamos indo e vamos vendo pois não resta muito além disso.
 

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
3,681
5,413
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
O sr presidente hoje foi visitar alguma coisa, ou ficou em casa?

Não dá para o trocar por meio Ramalho Eanes?
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,862
Conquistas
1
  • Junho/18
MiguelDeco disse:
Quanto à tua argumentação sobre a obesidade e o tabaco, peço-te desculpa mas és completamente irresponsável nesta questão. No sec. 20 morreram 100 milhões de pessoas. Nos E.U.A, 15 por cento das mortes em 2017 foram relacionados com o tabaco. E tu tens a lata de falar em responsabilidade individual? Depois de tudo o que se sabe sobre a indústria do tabaco, principalmente a americana, que durante 50 anos enganou as pessoas com publicidade enganosa e com a alteração de factos que seriam relevantes para essas mesmas pessoas tomarem a decisão de fumar. ou isso não aconteceu numa democracia com tantos controlos? E o mesmo se passa na indústria alimentar onde apenas agora se começam a dar os primeiros passos para se saber o que se anda a comer nas comidas ultra processadas e na sua relação com o cancro, com os diabetes com avc´s. E tu vens falar em responsabilidade individual? E onde está a responsabilidade coletiva de uma indústria que escondeu, esconde e esconderá a realidade dos consumidores? Onde está essa tua indignação perante a ocultação da verdade?

Mas este nem é o ponto mais grave da tua opinião. O ponto mais grave é analisar-se uma situação de uma pandemia que parou a economia global e não entender que estes pontos que eu falei são realidades incomparavelmente superiores em termos de afectação da economia e da destruição daquilo que é a saúde pública. Para não falarmos em termos do n.º de mortos.

https://ourworldindata.org/grapher/number-of-deaths-from-tobacco-smoking

https://ourworldindata.org/grapher/death-rate-from-obesity

Por fim, se eu quisesse entrar por esse caminho não precisava de falar em taxa de mortalidade em banheiras. Falava-te por exemplo que se estima (tu gostas de estimativas) que nos eua, e nas idades entre os 10 e os 30 12 mil pessoas irão morrer por causa de armas. Do covid, estima-se que irão morrer 3 mil. Mas certamente que isso é um dado que irá fazer a sociedade americana reflectir e acabar com este paradigma.
O tabaco e a obesidade são questões de comportamento individual, ninguém pôs uma arma apontada à cabeça de um obeso ou de um fumador e o obrigou a enveredar por esse caminho, e tanto é assim que em todos os países do mundo existem esses produtos.

Quanto ao facto dessas industrias promoverem publicidade enganosa, é uma realidade em quase todas as industrias e estás a apontar produtos produzidos por muitas sociedades, é da responsabilidade de cada uma delas regular ou não essa situação.

Não percebo porque há a necessidade de singularizar um país nesse particular, o facto de algumas multinacionais do tabaco se situarem nos EUA é irrelevante, se enquanto português quiseres regular o tabaco passas uma lei na assembleia da republica, se os americanos não passaram durante muito tempo leis sobre isso é porque não quiseram.

A mortalidade dessas duas vertentes nesse país, a obesidade e o tabagismo, são problemas que só os cidadãos do mesmo podem avaliar, se não acharem relevante, não faz sentido que nós os obriguemos a achar porque em nada isso nos prejudica.

Uma pandemia é outra história, ninguém escolhe ou quer ser infectado por uma, e ao contrário da obesidade e tabagismo, a sociedade não tem que parar por causa disso nem a economia colapsar, os únicos prejudicados são os consumidores desses produtos, são coisas completamente diferentes.

A questão das armas é mais uma daquelas coisas que me deixa perplexo quando vejo uma obsessão com isso por parte de não americanos, nós não temos nada a ver com aquilo e nem somos prejudicados por isso, é uma questão cultural deles, os suiços possuem quase todos uma arma em casa e existem mais canadianos (em percentagem da população) com licença de armas que nos EUA, lá certamente morre mais gente por causa de gangs (a maioria) e problemas mentais (a minoria), mas se eles mesmo assim gostam de ter armas sabendo disso, é problema deles.

Eu pessoalmente não sou grande fã de armas, mas percebo que seja uma questão cultural deles, e que eles valorizem aquilo que julgam que lhes confere (mesmo que isso faça ou não sentido) seja segurança ou outra coisa qualquer, não me sinto com capacidade de julgar, foi uma decisão tomada em democracia pela maioria.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,251
4,862
Conquistas
1
  • Junho/18
Morais disse:
Infelizmente nada caiu.
Os números de Portugal não são maus, bem pelo contrário, continuamos no caminho de até dia 10 de Abril atingirmos o pico, obviamente que bom mesmo era se isto tudo terminasse de um dia para o outro, mas as coisa precisam de ser analisadas em função do seu contexto, e o contexto desta pandemia não permite algo assim.

Portugal tem tudo para ser um dos casos menos graves deste surto, não quer dizer que o que está a acontecer não seja grave, apenas que parecem existir casos muito piores.
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,231
22,292
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Branco disse:
Os números de Portugal não são maus, bem pelo contrário, continuamos no caminho de até dia 10 de Abril atingirmos o pico, obviamente que bom mesmo era se isto tudo terminasse de um dia para o outro, mas as coisa precisam de ser analisadas em função do seu contexto, e o contexto desta pandemia não permite algo assim.

Portugal tem tudo para ser um dos casos menos graves deste surto, não quer dizer que o que está a acontecer não seja grave, apenas que parecem existir casos muito piores.
Duvido que o pico seja a 10 de Abril, temos 270 pessoas em UCI, e o SNS tem 1500 ventiladores para chegar este mês, a juntar aos que já ca tínhamos e estavam disponíveis. Para se atingir o pico ainda falta algum tempo.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Branco disse:
Os números de Portugal não são maus, bem pelo contrário, continuamos no caminho de até dia 10 de Abril atingirmos o pico, obviamente que bom mesmo era se isto tudo terminasse de um dia para o outro, mas as coisa precisam de ser analisadas em função do seu contexto, e o contexto desta pandemia não permite algo assim.

Portugal tem tudo para ser um dos casos menos graves deste surto, não quer dizer que o que está a acontecer não seja grave, apenas que parecem existir casos muito piores.
Concordo mas sabes nestas coisas pelo menos eu sempre gostaria do algo mais,mas sim nosso caso está muito longe de ser preocupante e até temos lidado bem com este virus dentro do possível,não é isso que está em causa e até por esse nosso contexto favorável é que esperava melhores números que os de hoje.
Sei que isto ainda vai demorar mas que demore o menos possível.
 

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
SUPERMLY disse:
Os números em Portugal continuam a ser números controlados.

É a estratégia que decidimos colocar para n estoirar com o SNS
Mas como é que se "controla" os numeros?

E porque é que outros paises à rasca nao o fazem/fizeram se so basta "controlar" os numeros para nao estoirar SNS's?
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,804
4,345
Morais disse:
Infelizmente nada caiu.
Não estamos na fase dos números caírem, não é tempo disso ainda, não faz sentido esperar isso.
Por agora importa é não ter um crescimento descontrolado.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Na verdade se esses números são verdadeiros acabam por não ser muito maus.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
Morais disse:
Infelizmente nada caiu.
Embora com parte das percentagens mais altas do que ontem , fica a ideia que os números estão de certa forma estabilizados e que as medidas tomadas pelo Estado foram as mais acertadas e em tempo oportuno.

Contrariamente ao que aqui foi tantas vezes dito pelos ditos arautos da desgraça, caminhamos (e ainda bem ...) em sentido contrário á desgraça,  aos caos, á tragédia e embora se lamentem todas as mortes até á data a verdade é que Portugal está hoje mais próximo de voltar á vida normal.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
slowboy disse:
Na verdade se esses números são verdadeiros acabam por não ser muito maus.
E não são,mas sempre esperamos algo mais,por exemplo surgirem algo em torno de 750 novos infetados,sinceramente não acho um bom número a esta altura esperava algo bem melhor,mas é no achómetro não tenho base científica alguma sequer para fazer essas deduções.

Já agora nosso número de recuperados algo como 75 também acho muito fraco deveria ser muito maior penso eu...
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Morais disse:
E não são,mas sempre esperamos algo mais,por exemplo surgirem algo em torno de 750 novos infetados,sinceramente não acho um bom número a esta altura esperava algo bem melhor,mas é no achómetro não tenho base científica alguma sequer para fazer essas deduções.

Já agora nosso número de recuperados algo como 75 também acho muito fraco deveria ser muito maior penso eu...
Acho que a justificação é que para ser recuperado precisa de 2 testes negativos. E os infectados em casa quase nunca fazem esses testes. Ficam melhores ou sem sintomas e está feito.