Razões pelas quais o número de casos confirmados tem sido menor nos últimos dias, e pelas quais a partir de terça/quarta-feira o número irá aumentar significativamente:
- Relatos de pessoas que estão a trabalhar em instituições que estão a testar a população dizem que houve muita gente a ser chamada que adiou o teste para passar a Páscoa com os seus. Não sei como é que isto não foi abordado pelos media;
- Houve imensa gente a viajar entre sexta dia 3 e quarta dia 8 para passar a Páscoa com os seus;
- Há imensa gente que fura a quarentena para ir ter com as namoradas ou com os amigos. Conheço casos de gente que vai ter com as namoradas e retorna para casa dos pais, conheço casos de gente que vai jantar com os amigos "porque eles também estão em quarentena há não sei quantos dias", etc. etc.
Portugal até agiu rápido, mas grande parte da nossa população não está a colaborar. Tenho a certeza que muita gente que aqui está sai de casa para ir ter com alguém, e se não o faz, de certeza que conhece alguém que o faz.
"ai mas não faz mal, ele(a) também está de quarentena desde o início de Março, e eu já não consigo mais estar em casa" - AZAR! Também todo o resto da população. Metam na cabeça que estão possivelmente a prejudicar quem está a fazer esses sacrifícios, ao extenderem este período de quarentena.
Não pensem que são máscaras que nos vão ajudar, até porque eu já estou farto de ver pessoas nas compras com luvas a pegar no telemóvel e a coçar a cara, uma quantidade absurda de luvas no chão, e não tenho dúvidas de que o mesmo acontecerá com as máscaras. As máscaras vão dar um sentido de falsa proteção às pessoas que de bom senso já têm muito pouco.
Posto isto, os números em Portugal são bons do ponto de vista humanitário. Para já, o SNS ainda não está sobrelotado, e estão a conseguir gerir mais ou menos bem a situação. No entanto, para nós é péssimo do ponto de vista económico: ao utilizar medidas de prevenção, estamos a extender o período em que o covid estará ativo em Portugal, para que possamos garantir que o serviço de saúde tenha capacidade para lidar com os doentes.
https://relief.unboundmedicine.com/relief/repview?type=730-1300&name=5_2355041_Standard
Tenho a certeza de que seremos dos últimos a voltar à normalidade, infelizmente. Contudo, se cada qual fizer o seu papel e ficar em casa, SEM EXCEÇÕES EGOÍSTAS, apenas com exceções estritamente necessárias, então isto irá demorar menos a passar.