Covid-19

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco
Acreditar nos numeros da China é como acreditar que o orelhas é um dirigente limpo e integro.

4000 mil e tal mortes (e porque adicionaram 1500 "esquecidas" de uma so vez).

Passaram quase dois meses entre o aparecimento do primeiro caso e os lockdowns de cidades. Um pais com uma populaçao tao vasta e densa. E com costumes tao nojentos e higiene "duvidosa".

Olhar para os numeros chineses em comparaçao com outros paises so da mesmo para rir.

Mas tambem estao à espera de quê de um pais em que as pessoas desaparecem misteriosamente e onde a PIDE la do sitio esta sempre em cima de quem andar a prejudicar a imagem da China com verdades/revelaçoes inconvenientes.

Estranho é ver aqui pessoas a defender ditaduras. E alguns sao os mesmos que tanto saudam o 25 de abril
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
slowboy disse:
Qual foi o Virus dos tempos modernos com uma taxa de transmissão como este que levou a uma pandemia global?
Estás a comparar o incomparável.
Gripe A. E é escusado desvalorizâ-la agora porque no início era pura e simplesmente remanescente da gripe espanhola.
E normalmente a lógica nunca é essa, a pressa no estudo tem a ver com a taxa de mortalidade e a perigosidade individual da doença.

Mas isso é absolutamente irrelevante para o tempo que demorou o estudo. Até porque durante o estudo ainda não sabes a verdadeira dimensão da doença. Se não nem a estudavas. Isto parece-me básico.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Gripe A. E é escusado desvalorizâ-la agora porque no início era pura e simplesmente remanescente da gripe espanhola.
E normalmente a lógica nunca é essa, a pressa no estudo tem a ver com a taxa de mortalidade e a perigosidade individual da doença.

Mas isso é absolutamente irrelevante para o tempo que demorou o estudo. Até porque durante o estudo ainda não sabes a verdadeira dimensão da doença. Se não nem a estudavas. Isto parece-me básico.
2009 era jovem e fartei-me de viajar esse ano. Vistei uma dezena de cidades. Foi dos melhores anos da minha vida.
É comparável com a situação que vivemos hoje sem dúvida.

Mas tendo em conta o que sabemos hoje sobre o quanto uma pessoa com pneunomia é contagiosa.
Acreditas que demoraram 40 e tal dias a perceber que isto se transmitia de pessoa para pessoa depois do primeiro infectado com pneunomia?


 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Marulanda disse:
Acreditar nos numeros da China é como acreditar que o orelhas é um dirigente limpo e integro.

4000 mil e tal mortes (e porque adicionaram 1500 "esquecidas" de uma so vez).

Passaram quase dois meses entre o aparecimento do primeiro caso e os lockdowns de cidades. Um pais com uma populaçao tao vasta e densa. E com costumes tao nojentos e higiene "duvidosa".

Olhar para os numeros chineses em comparaçao com outros paises so da mesmo para rir.

Mas tambem estao à espera de quê de um pais em que as pessoas desaparecem misteriosamente e onde a PIDE la do sitio esta sempre em cima de quem andar a prejudicar a imagem da China com verdades/revelaçoes inconvenientes.

Estranho é ver aqui pessoas a defender ditaduras. E alguns sao os mesmos que tanto saudam o 25 de abril
FDS mas onde é que eu estou a defender o governo da China? Diz-me sff.

E onde é que eu disse que os números de China são verdadeiros?

E lê mas é os relatórios do Imperial College e os artigos dos estudos serologicos já publicados, para perceberes um bocadinho da veracidade dos números nos países ocidentais. Está lá tudo, eu não preciso de supor nada.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
slowboy disse:
2009 era jovem e fartei-me de viajar esse ano. Vistei uma dezena de cidades. Foi dos melhores anos da minha vida.

É comparável com a situação que vivemos hoje.
LOL não tens mesmo noção do que foi no meio científico. Era a mesma estirpe de uma gripe que só provocou 4 milhões de mortos 100 anos antes.

Qual é mesmo a relevância daquilo que acabou por ser depois quando a espectativa inical era tão má como esta, para se poder negligenciar a velocidade da investigação?
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
andre_silva disse:
Defende o indefensável! Gente com costumes duvidosos e com falta de higiene em mercados considerados alimentares.  Gajos que prendem ou matam quem dá a conhecer realidades que afetam quem está no poder! Gajos que escondem merdas do mundo só com a puta da paranóia do querer "parecer" bem e superiores! Que se fodam lá enquanto não forem transparentes! Foda-se!
Diz-me onde é que eu defendi tudo o que dizes? O que é que isso tem a ver com a defesa da evidência científica?

Se não consegues responder a questões que desconstroem as tuas ideias pré-concebidas, escusas de inventar outras.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
LOL não tens mesmo noção do que foi no meio científico. Era a mesma estirpe de uma gripe que só provocou 4 milhões de mortos 100 anos antes.

Qual é mesmo a relevância daquilo que acabou por ser depois quando a espectativa inical era tão má como esta, para se poder negligenciar a velocidade da investigação?
Nunca tive qualquer restrição no que fosse e até viajei na zona mais affectada. Nada fechou, transportes públicos ou o que fosse. É como em qualquer situação. Quanto mais grave é a situação maior a urgência em perceber o que se está a passar. É lógico e aplica-se a tudo.

Mas tendo em conta o que sabemos hoje sobre o quanto uma pessoa com pneunomia é contagiosa.
Acreditas que demoraram 40 e tal dias a perceber que isto se transmitia de pessoa para pessoa depois do primeiro infectado com pneunomia?
 

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,095
2,497
Vlk disse:
Diz-me onde é que eu defendi tudo o que dizes? O que é que isso tem a ver com a defesa da evidência científica?

Se não consegues responder a questões que desconstroem as tuas ideias pré-concebidas, escusas de inventar outras.
Ja tivemos essa conversa amigo. Estava a pegar contigo. Já sabes que vamos discordar mas é na boa. Continuo a achar que fruto do seu governo completamente violento, os acontecimentos e a sua gravidade não chegou ao resto do mundo com o mesmo carácter de perigo! Todos os relatos por esse mundo fora feitos pela comunicação social e pelos próprios profissionais de saúde são muito mas muito mais o garante da dificuldade que atravessamos do que qualquer ministro a dizer umas frases de forma vem polida! E na china não temos esses vídeos porque não podem ser feitos. Então devia ter sido dado um alerta mais forte e real da dimensão do problema.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
slowboy disse:
Qual foi o virus dos tempos modernos com uma taxa de transmissão como este que levou a uma pandemia global?
Estás a comparar o incomparável.

Não consigo acreditar que tu acredites que demoraram 40 e tal dias a perceber que isto se transmitia de pessoa para pessoa depois do primeiro infectado com pneunomia. Principalmente e como sabemos hoje baseado nos países que deste como exemplo (USA, Espanha, Italia, etc), porque uma pessoa neste estado é altamente contagiosa.
Vai ver as primeiras semanas da curva de infectados desde o primeiro caso nos EUA. E em Espanha. Andámos um mês com casos residuais por toda a Europa. O mesmo novamente.

Mais uma vez, um bocadinho que de informação dá jeito. À excepção de agentes biológicos com taxas de mortalidade mais altas como as febres emorragicas, todas as curvas de detecção de surtos epidémicos têm este comportamento, um limiar inicial prolongado, uma explosão e depois os picos que já toda a gente conhece e  por aí fora.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:
Tem uma graça do crl! Deixo aqui constantemente informação factual o mais  baseada em artigos científicos possível. Tens dificuldade em perceber que a única coisa que me move são as evidências científicas, preferes emprenhar pelos ouvidos c informação básica e percepção enviesada, força bom para ti.

Se te quiseres dar ao trabalho de ter uma conversa séria baseada em factos reais responde às perguntas que já deixei dezenas de vezes e que não vi uma única vez respondidas:

- qual foi o vírus "comunicado" ao mundo mais depressa do que este?

- é ridículo continuarem esta conversa da transmissão humana ter sido comunicada tarde de mais sem se ter um pingo de noção do que é seria plausível fazer científicamente. Tens essa noção? É que se não tens todas as acusações que fizeres valem zero.

- os testes serologicos indicam infecções até 80 superiores aos números reportados nos países ocidentais. Onde é que está a diferença? Porque é que isto é normal nestes países e não na China?

Eu estou-me a cagar para o governo chinês, só acho que neste assunto é estúpido estar-se a discutir longe de quaisquer de bases científicas. E é absolutamente desprezível o desrespeito pelo enorme e sem precedentes trabalho feito pela comunidade científica chinesa no estudo deste vírus.
O pa, eu já nem me dou ao trabalho de discutir o que quer que seja contigo em relação a este assunto.

Tu defendeu com unhas e dentes um governo ditatorial.

Só te faço está pergunta: ja se sabe do paradeiro dos médicos, enfermeiros, bloggers que quiseram mostrar ao mundo a verdadeira gravidade deste virus? É que desapareceram ou morreram misteriosamente.

O resto é o teu relambório do costume onde misturas alhos com bugalhos, comparas vírus como quem compara constipaçoes a gripes, etc.

Nada contra ti, mas ao início ainda me dava ao trabalho de tentar discutir contigo, mas depois percebi que não vale a pena e venceste-me pelo cansaço.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:
Gripe A. E é escusado desvalorizâ-la agora porque no início era pura e simplesmente remanescente da gripe espanhola.
E normalmente a lógica nunca é essa, a pressa no estudo tem a ver com a taxa de mortalidade e a perigosidade individual da doença.

Mas isso é absolutamente irrelevante para o tempo que demorou o estudo. Até porque durante o estudo ainda não sabes a verdadeira dimensão da doença. Se não nem a estudavas. Isto parece-me básico.
Exato. Igualzinha. Até se teve de ficar em casa, os países tiveram de entrar todos em Lockdown e tudo.

Foi exatamente igual. Aqui até se declarou estado de emergência renovado 3 vezes e tudo não foi?
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,864
4,177
Vlk disse:
É esta a base científica com que queres discutir:

- portanto se não disponibilizaram é porque são muito mais do que os outros?

Eu quando não sei não invento, é não há evidência absolutamente nenhuma de que a omissão chinesa seja maior do que omissão americana, inglesa, espanhola,.....
E já agora como é que enquadras os números suecos nesta teoria conspirativa?
A base científica com que discuto é a do 1º post: país com tanta gente com um vírus que se desenvolveu num sítio que costuma servir de ponto de viagem para outros locais tem 0,000000000% de chances de ter só 82000 infetados e 4600 mortos. Ainda para mais quando os EUA que têm menor densidade populacional andam no milhão de casos e em 56000 mortes.
Tu afirmaste que a subvalorização de casos chineses é igual à dos outros países.
Pedi-te provas dessa afirmação, não deste.
A tua conclusão: não afirmas porque não inventas.
Os números suecos são básicos: testaram só gente com sintomas sérios porque aceitaram desde cedo que o vírus estava disseminado.
Mesmo assim têm 2274 mortes que tenderão a aumentar e são um país com a mesma população que nós.
A China com 100x mais pessoas tem o dobro das mortes. Se isto faz sentido para ti, nem perco mais tempo.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Eclipsisboy disse:
O pa, eu já nem me dou ao trabalho de discutir o que quer que seja contigo em relação a este assunto.

Tu defendeu com unhas e dentes um governo ditatorial.

Só te faço está pergunta: ja se sabe do paradeiro dos médicos, enfermeiros, bloggers que quiseram mostrar ao mundo a verdadeira gravidade deste virus? É que desapareceram ou morreram misteriosamente.

O resto é o teu relambório do costume onde misturas alhos com bugalhos, comparas vírus como quem compara constipaçoes a gripes, etc.

Nada contra ti, mas ao início ainda me dava ao trabalho de tentar discutir contigo, mas depois percebi que não vale a pena e venceste-me pelo cansaço.
Mais um? Porra.!
Onde é que eu defendi o governo chinês? Onde é que neguei o que fizeram aos médicos? Onde é que defendi as atitudes ditaduriais? Nada zero, não encontras.

Acho que isto é um problema de raciocínio lógico básico:

- para ti ser uma ditadura implica imediatamente a culpa numa situação pandemica. Mas a realidade é que uma coisa não implica obrigatoriamente a outra.


Não tenho problema nenhum em acusar a China de milhares de outros crimes contra a humanidade e contra os seus próprios cidadãos. Mas sendo uma pessoa dedicada à ciência não posso encontrar a culpa pela disseminação internacional onde ela não foi nem pouco mais ou menos científicamente comprovada. Principalmente quando isso implicar a desvalorização de uma das mais importantes comunidades científicas da actualidade.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Eclipsisboy disse:
Exato. Igualzinha. Até se teve de ficar em casa, os países tiveram de entrar todos em Lockdown e tudo.

Foi exatamente igual. Aqui até se declarou estado de emergência renovado 3 vezes e tudo não foi?
A vossa lógica é nenhuma. Aquilo que importa na velocidade com que se faz a investigação é o risco suposto inicialm Se fosse o riso o comprovado ninguém precisava de investigar nada.
E o risco suposto inicial da gripe A foi muito elevado, não teve nada a ver com aquilo em que acabou se transformar. Era a mesma estirpe da gripe Espanhola, e isso era obviamente um sinal de risco tremendo e foi assim que foi encarado pela comunidade científica. Isto é do conhecimento de quem esteja minimamente informado.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:
Mais um? Porra.!
Onde é que eu defendi o governo chinês? Onde é que neguei o que fizeram aos médicos? Onde é que defendi as atitudes ditaduriais? Nada zero, não encontras.

Acho que isto é um problema de raciocínio lógico básico:

- para ti ser uma ditadura implica imediatamente a culpa numa situação pandemica. Mas a realidade é que uma coisa não implica obrigatoriamente a outra.


Não tenho problema nenhum em acusar a China de milhares de outros crimes contra a humanidade e contra os seus próprios cidadãos. Mas sendo uma pessoa dedicada à ciência não posso encontrar a culpa pela disseminação internacional onde ela não foi nem pouco mais ou menos científicamente comprovada. Principalmente quando isso implicar a desvalorização de uma das mais importantes comunidades científicas da actualidade.
Mas então se eles não tinham nada a esconder, o porque de terem feito o que fizeram aos médicos, enfermeiros e bloggers?

Responde a isto. SE NAO HAVIA NADA A ESCONDER PORQUE É QUE OS FIZERAM DESAPARECER E PORQUE ALGUNS DELES MORRERAM MISTERIOSAMENTE?

Quanto ao vírus, estão a estudar o facto de ter sido criado em laboratório. Se conseguirem provar isso cá estarei para te perguntar como explicas isso também.

 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,344
40,097
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Vlk disse:
A vossa lógica é nenhuma. Aquilo que importa na velocidade com que se faz a investigação é o risco suposto inicialm Se fosse o riso o comprovado ninguém precisava de investigar nada.
E o risco suposto inicial da gripe A foi muito elevado, não teve nada a ver com aquilo em que acabou se transformar. Era a mesma estirpe da gripe Espanhola, e isso era obviamente um sinal de risco tremendo e foi assim que foi encarado pela comunidade científica. Isto é do conhecimento de quem esteja minimamente informado.
A nossa lógica  nenhuma? A tua e que esta certa? Que estás a comparar uma coisa que não tem comparação? Neste vírus não houve suposições nenhumas. 

E muito grave e tiveram de ser tomadas medidas excepcionais nunca antes vistas.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Eclipsisboy disse:
Mas então se eles não tinham nada a esconder, o porque de terem feito o que fizeram aos médicos, enfermeiros e bloggers?

Responde a isto. SE NAO HAVIA NADA A ESCONDER PORQUE É QUE OS FIZERAM DESAPARECER E PORQUE ALGUNS DELES MORRERAM MISTERIOSAMENTE?

Quanto ao vírus, estão a estudar o facto de ter sido criado em laboratório. Se conseguirem provar isso cá estarei para te perguntar como explicas isso também.
Claro que queriam esconder. Chama-se propaganda. Não teve repercussão nenhuma no desenvolvimento da doença. Fosse ou não fosse ia dar no mesmo porque nunca deixaram de a investigar e os timmings sem paralelo comprovam-no.

Quanto a ser investigado a origem em laboratório:
- se for provado cientificamente que foi não tenho problemas nenhum com isso, já te disse que o que me interessa desmistificar as teorias sem qualquer sustentação científica.
- as fontes dessa informação são até agora pouco ligadas à ciência.
- não se estuda que tenha sido criado, mas sim uma fuga por mas práticas, o que é muito diferente.
- até agora aquilo que há é isto:
https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

E quanto a fugas de agentes biológicos mais perigosos do que o covid de laboratórios, é só procurares, não te faltam é exemplos

PS:Já que eu respondo às tuas perguntas era porreiro que respondesses às minhas.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Eclipsisboy disse:
A nossa lógica  nenhuma? A tua e que esta certa? Que estás a comparar uma coisa que não tem comparação? Neste vírus não houve suposições nenhumas. 

E muito grave e tiveram de ser tomadas medidas excepcionais nunca antes vistas.
É pá, no dia zero da infecção, nas primeiras semanas da infecção, o risco considerado pela comunidade médica e científica internacional não era inferior ao do covid.
Percebes que isso é que interessa para a velocidade com que se tenta desenvolver a investigação? Até podia acabar por ter a gravidade duma afta que isso não é o que interessa na fase inicial da investigação. É difícil admitir que aquilo que se fez agora não tem comparação no passado?

E a SARS, muito mais grave do que esta, muito mais tempo de investigação? E a MERS? É que primeiro na argumentação desviam-se da gravidade e colam-se à infecciosidade, agora por inconveniencia já é a gravidade que impera.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,840
5,976
45
Lisboa
Mr.Ribeiro 46 disse:
A base científica com que discuto é a do 1º post: país com tanta gente com um vírus que se desenvolveu num sítio que costuma servir de ponto de viagem para outros locais tem 0,000000000% de chances de ter só 82000 infetados e 4600 mortos. Ainda para mais quando os EUA que têm menor densidade populacional andam no milhão de casos e em 56000 mortes.
Tu afirmaste que a subvalorização de casos chineses é igual à dos outros países.
Pedi-te provas dessa afirmação, não deste.
A tua conclusão: não afirmas porque não inventas.
Os números suecos são básicos: testaram só gente com sintomas sérios porque aceitaram desde cedo que o vírus estava disseminado.
Mesmo assim têm 2274 mortes que tenderão a aumentar e são um país com a mesma população que nós.
A China com 100x mais pessoas tem o dobro das mortes. Se isto faz sentido para ti, nem perco mais tempo.
Mas se tu é que fazes a acusação à China, tu é que tens que provar que os números deles estão mais distantes da realidade do que os europeus e americanos (x80) e que essa discrepância na China foi intencional e no ocidente foi casual.

Mas eu nem disse que os números da China são reais, o que digo é que podem não ter sido escondidos de forma tão intencional como supões, e mais do que isso, mesmo que tivesse sido totalmente intencionais nunca impedirias este surto. A natureza deste vírus seria praticamente imparável em todo o mundo ao mesmo tempo se não tivesse sido contido logo no foco, e isso também terás que provar que não fizeram de forma propositada.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Convém que as pessoas tenham noção que o facto de poder ter sido criado em laboratório não é sinónimo de ter sido criado com o intuito de ser usado como arma biológica.

O laboratório de Wuhan estudava vários tipos de coronavírus encontrados em morcegos e é perfeitamente normal que tenham criado vírus recombinante, como se faz com tantos outros microorganismos para se estudar determinadas regiões do genoma, o funcionamento de determinadas proteínas, a criação de vacinas, etc. Existe a possibilidade do vírus ter escapado do laboratório por falha humana. Claro que é algo que tem que ser apurado e é necessário que se criem taskforces com especialistas em vários campos como a virologia, epidemiologia, biologia molecular, biologia evolutiva, sistemática filogenética, etc., para compreender a origem do vírus na sua totalidade. Já a questão da arma biológica é uma possibilidade muito mais remota e sem grande sentido, porque como já vi escrito por especialistas, se de facto o vírus fosse criado com esse objectivo, quem o fez tomou péssimas decisões. Apesar de tudo, o principal estudo publicado até ao momento aponta para uma origem natural do vírus, mas já vi artigos científicos bastante pertinentes sobre algumas questões que o estudo deixou em aberto e que de facto abrem a possibilidade para o facto de poder ter sido criado em laboratório e ter saído cá para fora por erro humano.

Relativamente às estatísticas da China, trata-se de uma questão complexa e podemos entrar num contrassenso. Se por um lado podemos colocar em causa os números e falar num encobrimento do panorama real por parte do regime chinês, por outro e usando a mesma lógica, é indiscutível que as medidas de lockdown foram muito mais agressivas que em qualquer outro país. Fecharam a cidade de Whuan, impuseram quarentenas e isolamento à força, separaram os infectados dos próprios familiares, retiraram os animais de estimação às pessoas infectadas para evitar que saíssem à rua, vigiavam toda a gente, enfim... um sem número de medidas completamente impensáveis num país europeu e muito menos nos EUA. Na minha opinião, considero que há um misto das duas, o governo tentou encobrir muito do que se passava, mas também não acho que os números sejam assim tão escandalosos pelo simples facto da severidade de medidas que adoptaram e de já terem experiência em lidar com surtos deste tipo.

Compreender o contexto ajuda e aqui EUA e China estão em pólos opostos, por contextos sociais e históricos completamente diferentes, a valorização das liberdades individuais é completamente antagónica.

No que toca ao encobrimento de acontecimentos deste tipo, certamente que é bastante comum em regimes ditatoriais, como aconteceu na antiga União Soviética aquando do desastre de Chernobyl, mas não é exclusivo de ditaduras. Temos exemplos recentes, por exemplo, o que se passou em Fukushima, o Japão também tentou encobrir a gravidade dos acontecimentos com políticas erróneas ou a explosão da Deep Water Horizon 2010 que os EUA tentaram "suavizar" ao máximo o que se tinha passado e encobrir o real impacto do desastre no Golfo do México.