Covid-19

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,282
15,406
Vila Nova de Gaia, 1975
Claro.

Por isso mesmo gostava de saber como vai ser evitada a calamidade...
É uma boa pergunta.

O que se espera é que estejamos melhor preparados desta vez. Mais capacidade instalada, melhor conhecimento dos tratamentos a aplicar, melhor preparação dos médicos/enfermeiros/hospitais e, principalmente, das pessoas.

Sempre foi isto que esteve em cima da mesa...
 

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,371
1,035
É uma boa pergunta.

O que se espera é que estejamos melhor preparados desta vez. Mais capacidade instalada, melhor conhecimento dos tratamentos a aplicar, melhor preparação dos médicos/enfermeiros/hospitais e, principalmente, das pessoas.

Sempre foi isto que esteve em cima da mesa...
Isso mesmo. O lockdown foi feito para achatar a curva, porque nao estavamos preparados. Agora temos mais UCIs preparadas, temos mais ventiladores, e ha ja alguns medicamentos que se se forem aplicados cedo podem diminuir a letalidade. E claro agora a malta tem mai cuidado.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
É uma boa pergunta.

O que se espera é que estejamos melhor preparados desta vez. Mais capacidade instalada, melhor conhecimento dos tratamentos a aplicar, melhor preparação dos médicos/enfermeiros/hospitais e, principalmente, das pessoas.

Sempre foi isto que esteve em cima da mesa...
E ainda, maior sensibilidade para os comportamentos para diminuir os riscos de contágio - distanciamento social, utilização de máscaras, etc.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,753
25,620
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
  • Like
Reações: Licha

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,270
13,267
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Vim agora do Hospital, mais concretamente a Maternidade Júlio Dinis, onde fui fazer um tac e para além de me sentir melhor lá, ar condicionado maravilhoso, notei uma organização enorme, higienização excelente, deram-me uma máscara muito mais fresca que a que levei, tudo ótimo. É óbvio que na saída tirei a máscara para fumar mas isso...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Vim agora do Hospital, mais concretamente a Maternidade Júlio Dinis, onde fui fazer um tac e para além de me sentir melhor lá, ar condicionado maravilhoso, notei uma organização enorme, higienização excelente, deram-me uma máscara muito mais fresca que a que levei, tudo ótimo. É óbvio que na saída tirei a máscara para fumar mas isso...
Por acaso há uns dias tinham filmado uma fila enorme á porta do IPO com pessoas á espera ao sol.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Vim agora do Hospital, mais concretamente a Maternidade Júlio Dinis, onde fui fazer um tac e para além de me sentir melhor lá, ar condicionado maravilhoso, notei uma organização enorme, higienização excelente, deram-me uma máscara muito mais fresca que a que levei, tudo ótimo. É óbvio que na saída tirei a máscara para fumar mas isso...
Folgo em saber pois foi aí que eu nasci.
 
  • Like
Reações: Devenish

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
30,713
30,716
51
Moimenta do Douro

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,270
13,267
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Por acaso há uns dias tinham filmado uma fila enorme á porta do IPO com pessoas á espera ao sol.
Na Maternidade não ví ninguém exceto uma pessoa na sala de espera que entrou na sala logo que eu entrei. E no folheto do TAC dizia que devido ao covid devia chegar 10m antes e para não chegar com mais antecedência - foram muito pontuais. à saída não ví ninguém exceto o segurança.
 
  • Like
Reações: Ivo Gonçalves

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Na Maternidade não ví ninguém exceto uma pessoa na sala de espera que entrou na sala logo que eu entrei. E no folheto do TAC dizia que devido ao covid devia chegar 10m antes e para não chegar com mais antecedência - foram muito pontuais. à saída não ví ninguém exceto o segurança.
Excelente, no geral acho que os recursos humanos nos hospitais fazem um trabalho muito bom com os recursos disponiveis, o problema é onde faltam recursos humanos.
 
  • Like
Reações: Ivo Gonçalves

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,270
13,267
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Excelente, no geral acho que os recursos humanos nos hospitais fazem um trabalho muito bom com os recursos disponiveis, o problema é onde faltam recursos humanos.
Amanhã tenho análises no ex.CICAP e vou verificar as mudanças que há no pós covid. Outra situação que verifiquei na Maternidade foi que ao entrar mostrando o papel o vigilante deu-me uma máscara muito mais refrescante e fui acompanhado por outro até ao local onde esperei (cerca de 3m) antes de fazer o TAC. Na saída tinha gel para lavar as mãos.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Amanhã tenho análises no ex.CICAP e vou verificar as mudanças que há no pós covid. Outra situação que verifiquei na Maternidade foi que ao entrar mostrando o papel o vigilante deu-me uma máscara muito mais refrescante e fui acompanhado por outro até ao local onde esperei (cerca de 3m) antes de fazer o TAC. Na saída tinha gel para lavar as mãos.
O problema vai ser quando o inverno chegar, as coisas vão ter que ser preparadas para lidar com os milhares de utentes que vão pensar que têm covid quando têm apenas uma constipação e vão entupir as urgencias.

Precisamos de um plano que diga exactamente ás pessoas o que fazer, reforçar a linha da saude 24 como se puder, e algumas indicações ás pessoas que têm que se isolar em casa de como proceder.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,270
13,267
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O problema vai ser quando o inverno chegar, as coisas vão ter que ser preparadas para lidar com os milhares de utentes que vão pensar que têm covid quando têm apenas uma constipação e vão entupir as urgencias.

Precisamos de um plano que diga exactamente ás pessoas o que fazer, reforçar a linha da saude 24 como se puder, e algumas indicações ás pessoas que têm que se isolar em casa de como proceder.
Nos Centros de Saúde é que vai ser pior creio eu. Tinha uma consulta de rotina anual lá em Maio e mandaram carta a adiar - fiquei aliviado, lá não quero ir.