Covid-19

T-Dragon

Lugar Anual
2 Junho 2016
3,558
5,828
Não tenho nada contra o teletrabalho, acho até que pode ser benéfico.
Contudo sou mais a favor de um regime misto, entre trabalho presencial e teletrabalho.
Em primeiro lugar para fomentar as relações sociais que são essenciais, o espírito de entreajuda entre colegas que muitas vezes são também amigos.
Por outro lado, porque sem a socialização, sem uma "mudança de ares" podem surgir outros problemas de ordem psicológica que têm sido no meu entender subvalorizados neste ano pandémico.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
As empresas que podem manter os trabalhadores em casa devem fazê-lo. Para quê forçar um trabalhador que passa o dia no escritório em frente a um computador a enfrentar transportes públicos e outros colegas com risco de contágio, estando de máscara o dia todo, se o mesmo pode fazer exactamente o mesmo trabalho no conforto e segurança de sua casa?

O "existe malta quer ficar em casa" dá a ideia que as pessoas que ficam em teletrabalho são uns calões e não querem trabalhar quando muitas vezes acontece o oposto. Trabalha-se de mais e pela noite dentro até.

Tendo as mesmas condições em casa do que no trabalho e podendo fazer o mesmo da mesma maneira qual é a dúvida?
Eu sou um desses casos e não quero voltar a estar em casa a fazer teletrabalho. Foi muito mais stressante do que é estar no escritório.
 
4 Maio 2018
2,222
2,334
Conquistas
2
37
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Não sei se criticaste directamente ou não mas pela frase "existe malta quer ficar em casa" deu-me essa ideia. Claro que há profissões em que é impossível ficar em casa e terão agora que regressar.


Isso quer dizer o quê? Todos os empregos são importantes à sua maneira. A questão aqui é: podes realizar o trabalho em casa com as mesmas condições? Se sim, a empresa deve manter o trabalhador em casa, se não, deve regressar. Não tem a ver com profissões mais importantes ou menos importantes.

Se te estás a referir a lixeiros, profissionais de saúde, bombeiros, atendimento ao público, comércio, etc, sim, essas profissões sendo muito importantes não são compatíveis com o teletrabalho. Mas há muitas que o são.
Quero dizer que existe gente que quer ficar em casa. Escrevi em bom português.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,960
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Eu sou um desses casos e não quero voltar a estar em casa a fazer teletrabalho. Foi muito mais stressante do que é estar no escritório.
Eu entendo e concordo mas vivemos tempos difíceis e extraordinários, logo, tens de te sacrificar para te protegeres e aos teus, reduzindo as hipótese de contágio, tendo condições para trabalhar em casa, claro.
Eu estou na mesma situação que tu, há 6 meses em teletrabalho. Sinto falta de sair livremente e de estar com os colegas, etc. Eu que ia/vou de bicicleta todos os dias para o trabalho. Portanto, entendo bem o que sentes porque muitas vezes não conseguia desligar em casa e trabalhava até tarde mas acabei por me adaptar e agora giro melhor essa situação.
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,960
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Quero dizer que existe gente que quer ficar em casa. Escrevi em bom português.
Escreveste e eu sei ler bem, até ver...

Mas o que não consigo ler é o que está por trás disso que tão bem escreveste: dizes que essa gente que quer estar em casa o quer fazer porque não quer trabalhar ou porque prefere estar mais protegida em casa?
 
  • Like
Reações: Dragon_92
4 Maio 2018
2,222
2,334
Conquistas
2
37
Cascais
  • Deco
  • Ricardo Quaresma
Escreveste e eu sei ler bem, até ver...

Mas o que não consigo ler é o que está por trás disso que tão bem escreveste: dizes que essa gente que quer estar em casa o quer fazer porque não quer trabalhar ou porque prefere estar mais protegida em casa?
Não ouves comentários na rua do tipo "deviamos era estar em casa" ou "este governo é uma m*rda, trabalhar assim não dá". Será que as pessoas sabem o que isso significa? Ou esperam algum subsídio para depois compensar?

Eu prezo muito o meu emprego e por isso, desejo que não se volte ao confinamento, aliás, se as escolas fecharem já será um problema social.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Eu entendo e concordo mas vivemos tempos difíceis e extraordinários, logo, tens de te sacrificar para te protegeres e aos teus, reduzindo as hipótese de contágio, tendo condições para trabalhar em casa, claro.
Eu estou na mesma situação que tu, há 6 meses em teletrabalho. Sinto falta de sair livremente e de estar com os colegas, etc. Eu que ia/vou de bicicleta todos os dias para o trabalho. Portanto, entendo bem o que sentes porque muitas vezes não conseguia desligar em casa e trabalhava até tarde mas acabei por me adaptar e agora giro melhor essa situação.
Desculpa se me fiz entender mal. Eu sou um dos casos que poderia estar em casa, mas estou no escritório todos os dias em horário integral desde junho.
Quando estive em casa, foi muito mais stressante para mim, uma vez que o contacto pessoal é importantíssimo para mim.
Eu vivo fora de casa já, e só lá vou ao fim-de-semana. E mesmo assim, evito estar com a minha avó. Felizmente, está a correr tudo bem, embora eu admita que me exponho várias vezes ao risco de contágio.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,960
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Não ouves comentários na rua do tipo "deviamos era estar em casa" ou "este governo é uma m*rda, trabalhar assim não dá". Será que as pessoas sabem o que isso significa? Ou esperam algum subsídio para depois compensar?

Eu prezo muito o meu emprego e por isso, desejo que não se volte ao confinamento, aliás, se as escolas fecharem já será um problema social.
OK: já percebi a tua ideia. E sim, não se deve voltar ao confinamento tal como foi há uns meses. Isso destruiria a economia. Agora que estamos mais consciencializados do vírus e mudámos hábitos há que voltar e enfrentar o bicho.

Mas, repito, empresas que podem funcionar bem em teletrabalho devem fazê-lo para reduzir o risco de contágio. É só isso.
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,960
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
embora eu admita que me exponho várias vezes ao risco de contágio.
Pronto, cada pessoa tenta dar o seu melhor nesta situação. Até porque também te digo: se o estar em teletrabalho te faz mal não vale a pena e é preferível te expores porque senão ainda ficamos deprimidos e aí a coisa pode ser ainda pior. A saúde mental é importante ser protegida também. Eu só digo é: quem conseguir trabalhar em casa sem problemas que o faça. Quem não conseguir que regresse.

É um exercício de equilíbrio que não é fácil de fazer. E quem tem filhos ainda é pior...
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Pronto, cada pessoa tenta dar o seu melhor nesta situação. Até porque também te digo: se o estar em teletrabalho te faz mal não vale a pena e é preferível te expores porque senão ainda ficamos deprimidos e aí a coisa pode ser ainda pior. A saúde mental é importante ser protegida também. Eu só digo é: quem conseguir trabalhar em casa sem problemas que o faça. Quem não conseguir que regresse.

É um exercício de equilíbrio que não é fácil de fazer. E quem tem filhos ainda é pior...
Sim, acho que depende de cada um.
Como tenho só 22 anos, é complicado para mim estar constantemente fechado ou ter uma rotina só de casa-trabalho-casa. E mesmo por causa dos problemas psicológicos (que estão a ser desvalorizados), acho que não se pode impedir as pessoas de saírem.
Agora, cada um deve fazer o que achar melhor para si e para os seus, claro.
Já agora, admiro essa capacidade de estar em teletrabalho há tanto tempo.
 
  • Like
Reações: tsilva12

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,741
45,893
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Aquilo que o @TripeiroDeCascais fala tem se visto com muitos professores que após estes 6 meses de teletrabalho começaram logo a desdenhar de ir aturar putos e a dizer que se devia voltar para casa porque já não têm paciência para aquilo (falo com conhecimento de causa)
 
D

Dragon_92

Guest
Também defendo que quem conseguir executar a 100% as tarefas em casa que desempenha em regime normal, deve ficar em casa - a não ser que faça mesmo questão de trabalhar presencialmente.

Eu estou bastante nervoso porque moro com pessoas em grupo de risco e vou começar as aulas para a semana... Espero que corra tudo bem. 😐
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
29,235
47,960
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Já agora, admiro essa capacidade de estar em teletrabalho há tanto tempo.
Também sou bem mais velho, caro jovem :) É mais fácil para mim adaptar-me, tenho outra experiência e o que quero da vida já não é o mesmo que tu porque já passei por isso quando tinha a tua idade. Por isso, entendo perfeitamente que, na tua idade, tão novinho, queiras "curtir a vida" e experimentá-la com toda essa energia que deves ter para gastar...lol. Normalíssimo. Mas, com cuidado e respeito pelas normas. Tu não te metas em festanças nem orgias loucas, ok? :LOL: :cool:
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Também sou bem mais velho, caro jovem :) É mais fácil para mim adaptar-me, tenho outra experiência e o que quero da vida já não é o mesmo que tu porque já passei por isso quando tinha a tua idade. Por isso, entendo perfeitamente que, na tua idade, tão novinho, queiras "curtir a vida" e experimentá-la com toda essa energia que deves ter para gastar...lol. Normalíssimo. Mas, com cuidado e respeito pelas normas. Tu não te metas em festanças nem orgias loucas, ok? :LOL: :cool:
Não posso mesmo ir a festanças?
Orgias nem vale discussão. 😂
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
O Carvalhal a contar que já fez 19 testes à COVID desde que chegou ao Rio Ave e a cunhada que é médica e lida diariamente com doentes não fez nenhum!
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,988
39,443
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Desde quando é que precisas ter sintomas para seres testado regularmente?

Tenho familiares que são testados de 15/15 dias e semanalmente, desde construção civil a médicos.
O que estava a perguntar é a razão pela qual achas que ela devia ser testada.