Covid-19

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,808
4,090
O número de casos totais assusta mas já se esperava que, com uma melhor estrutura de testagem, se fosse andar a bater recordes de casos.
Hoje também há por exemplo recorde de recuperados com 985.
Mortes também andam praticamente a bater nos números de fins de Março e Abril.
Não é propriamente algo muito bom, mas longe de ser surpreendente.
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,637
64,714
Conquistas
8
  • Dezembro/20
O estado em vez de meter guito na TAP e no BES, deveria era AGORA investir já em hospitais de campanha, meter mais recursos humanos e involver os militares nisso.
Não podemos confinar. Não podemos parar com as outras patologias.
A bola esta do lado estado.
Está mais do nosso do que do estado...
O dinheiro que eles já estão a investir na saúde e em recursos humanos é qualquer coisa.

Isto é um estado democrático. Não podemos fazer o que a China fez.
 
  • Like
Reações: Dragon_92

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ele já está a avisar e a preparar.. este recado é para todos nós que estamos em negação de que o país não pode novamente confinar.. o aviso está feito...

 
  • Like
Reações: Dragon_92
D

Dragon_92

Guest
Ele já está a avisar e a preparar.. este recado é para todos nós que estamos em negação de que o país não pode novamente confinar.. o aviso está feito...

A bola está do nosso lado.

Se os comportamentos vergonhosos a que todos os dias assistimos continuarem, é difícil evitar essa solução, que é a todos os níveis aterradora.

A culpa de estarmos como estamos é dos atrasados mentais que continuam a viver como se estivesse tudo normal. E nisto os jovens na generalidade têm tido um comportamento vergonhoso...

Quando se chega ao cúmulo de começar uma corrida aos Nokias só para não se instalar uma merda de uma app que em nada afeta ninguém, está tudo dito acerca deste povo.
 

tsilva12

Tribuna Presidencial
10 Julho 2017
5,700
8,096
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Isto não está nada animador... No Inverno o nosso SNS já costuma estar no limite dos limites, mesmo sem Covid. Este ano com o Covid é uma questão de tempo até rebentar pelas costuras.
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
Sem querer chocar com ninguém porque estamos nisto todos juntos, uns para os outros, é relativamente fácil perceber o que nos leva aos números de hoje se recuarmos 20-25 paginas neste mesmo tópico. Isto numa micro-amostra da população, com características demográficas muito especificas é certo, mas comparem as mensagens e opiniões trocadas.
Nem é preciso recuar tanto, 3-4 dias chega para perceber. Da-me algum alento perceber que o discurso já está a mudar de forma relativamente rápido, mas já estávamos a desafiar a definição de insanidade há muito tempo: era óbvio que a mantermos os mesmos comportamentos de antes, não podíamos esperar resultados diferentes.

Eu li aqui estudantes a dizer que tinham de continuar "a ser estudantes" e a encontra-se em convívios/festas/jantares.
Eu li aqui pessoas a falar que a máscara impossibilitava a sua vida rotineira.
Eu li aqui pessoas a dizer que não podiam "ceder ao medo" e voltar ao tele-trabalho.
Eu li aqui pessoas a continuar a martelar na % de mortalidade e internamentos, que era mais baixa que A, B, C etc.

E isto tudo já depois de termos passado por um confinamento e termos todos visto as imagens/videos amplamente divulgados de situações catastróficas associadas à pandemia noutros países. Não passaram anos, passaram meia dúzia de meses desde então e a nossa memória colectiva já estava toda OFF.

Não é tempo de falsos moralistas e de passar sermões a ninguém, bem sei. Mas temos todos rapidamente de perceber o caos iminente que está mesmo aí e de começarmos a dar a resposta, como sociedade DEMOCRÁTICA, que a situação exige.
Tivemos 2-3 dias de casos exponencialmente mais altos e já são evidentes inúmeras falhas na preparação:

- ESCOLA (1-12ªano): temos ja varias turmas em isolamento; o que ficam a fazer os miúdos em casa para não ficarem prejudicados em relação aos colegas? a Mesma turma arrisca-se a passar por 4-5 períodos de 15 dias em casa durante o ano, vão simplesmente ficar com a matéria on hold? Em Março montou-se em tempo recorde a escola por TV, agora que tivemos meses para preparar o regresso às aulas qual é a alternativa preparada? Tantas alternativas, desde vídeos pre-definidos de todas as matérias, a plataformas nacionais com matéria uniforme para todos os alunos... Nada. Nada preparado, cada escola À sua mercê.

- ENSINO SUPERIOR: tudo o que nao fosse aulas práticas já devia ser obrigatório as aulas online, quanto menos alunos em simultâneo no espaço físico do campus melhor. Erasmus em 2020, como é que isto não foi repensado? A própria rotação das salas não é adequada, muitas vezes com intervalos mais curtos que 10min para a desinfeção dos espaços. E é escandaloso ter de ser o Pai Estado a proibir ajuntamentos académicos, que falta de noção das FAPs e companhia.

- TRANSPORTES: continuam à pinha. Massas imensas de pessoas que dependem do transporte para trabalhar, entanto em constante perigo de exposição a um surto porque não houve um planeamento pensado - com a chegada da chuva e frio, como vai ficar as paragens de autocarro? os metros?

- TRABALHO: inconcebível nao avançarem ja com medidas de tele-trabalho pelo menos semelhantes às de Março e Abril.

- SAÙDE: aqui nem sei por onde começar...
Os centros de saúde estão completamente sobrecarregados - consultas passaram de 20 a 30 min mínimos de duração, + tempo de desinfeção por consulta + aumento da afluência aos mesmos + horas por dia dedicadas ao projeto de traceCOVID + horas de atendimento por telefone, mtas vezes com um único funcionário para um volume de 1000s chamadas por dia. Isto EM AGOSTO. Como vai ser em Nov? Vai ser o colapso dos nossos cuidados de saude primários a este ritmo.
E os lares? nem com a atenção mediática toda a recair no escândalo de reguengos foi possível cavalgar a onda para pequenas medidas que fossem na reforma dos mesmos?
Os hospitais de campanha nao fala muito para serem necessários, nao podemos construir hospitais como medidas reativas, mas como medidas preventivas.
Já para nao falar na sobrecarga das equipas medicas, dos enfermeiros, dos auxiliares e técnicos, serviços a fechar, cirurgias não programas ja adiadas e algumas programadas por adiar, rastreios por fazer... Não se aguenta mais um período de meses a adiar todos estes procedimentos, as consequências serão penosas. E não é o bastonário a "pedir" a intervenção dos privados para encher bolsos sabe-se la a quem, tem de ser o Estado a fazer a requisição se assim entender (aqui esteve bem Ana Gomes, como ja tinha estado o General Ramalho Eanes em intervenções anteriores).


Eh pah, eu sei que isto é um portal de portistas para portistas, só me tornei ativo há pouco tempo no mesmo e já estão saturados de ler os meus rants.
Mas a verdade é que ja fazem parte da minha rotina, da minha comunidade virtual, e é quase terapêutico discutir diferentes pontos de vista convosco.
É ganhar ao SCP no fim de semana para um gajo animar!
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
O estado em vez de meter guito na TAP e no BES, deveria era AGORA investir já em hospitais de campanha, meter mais recursos humanos e involver os militares nisso.
Não podemos confinar. Não podemos parar com as outras patologias.
A bola esta do lado estado.
Com a quantidade de hospitais privados disponiveis, os hospitais de campanha é um simbolo da estupidez do estado. Façam parcerias com os privados, criem hospitais só para covid numa zona e sem covid...
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,372
1,035
Com a quantidade de hospitais privados disponiveis, os hospitais de campanha é um simbolo da estupidez do estado. Façam parcerias com os privados, criem hospitais só para covid numa zona e sem covid...
OU isso, sim! Quando estava a dizer hospitais de campanha, era para meter os militares envolvios nisso também.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Like
Reações: bertobrb

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
OU isso, sim! Quando estava a dizer hospitais de campanha, era para meter os militares envolvios nisso também.
Isto é daquelas coisas que já devia ter sido tudo tratado e só faltar "acionar" neste momento. Mas como somos governados por ( inserir adjetivo) deixaram tudo para o fim, agora com o covid em força é que vão tentar...
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Já estão a rever esta idiotice.. mais vale tarde do que nunca... mas não prevejo boas noticias da reunião de segunda feira no que ao público nos estádios de futebol diz respeito.

como é óbvio, a presença de público nos estádios é para esquecer
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
O Estado tem a preparação que se espera do Estado Português
Somos sempre iguais, não ia ser o covid a mudar algo

Passaram o Verão depois daquela "primeira vaga" a tocar viola e a falar do milagre e agora andam com as calças na mão, o costume portanto

Mas esta luta do covid tem que ser individual seguindo as variadas medidas de proteção porque se estamos à espera do Estado bem vamos todos com o caralho