Covid-19

pvieira91

Tribuna
2 Setembro 2012
4,867
5,958
Não estou refutar, mas já foste a um hospital com sintomas de gripe? Experimenta só, e depois diz-me o que te aconteceu.

"the percentage of U.S. respiratory specimens submitted for influenza testing that tested positive decreased from >20% to 2.3%"
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,859
25,927
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Com que então a taxa de letalidade é baixa e o n.º de mortos não é o factor essencial. Então o que levou a fechar a economia não foi isso também?
Então porque raio se destruiu uma economia GLOBAL por causa disto? Porque não se pegou no dinheiro com o qual agora se anda a tapar buracos aqui e ali e não se investiu, por exemplo, na construção de uma solução hospitalar temporária para casos não urgentes (ainda no outro dia vimos o uso de estádios, e o que não nos faltam são estádios vazios), libertando assim os hospitais apenas para casos covid?
Infelizmente com o passar do tempo as pessoas vão entendendo a loucura que foi fechar uma economia totalmente. Mas pelos vistos algumas pessoas ainda continuam com o síndrome de Estocolmo de um vírus que se chegou a falar que poderia matar 1 milhão de portugueses e afinal parece que era a brincar.
Mas que o povo, principalmente aqueles mais influenciados pelas redes sociais, tenha este pensamento ainda se entende. Agora pensar que quem toma decisões a nível mundial permitiu que isto acontecesse leva-nos a pensar o que será a reacção futura a um vírus mais letal.
E mais cedo ou mais tarde estas pessoas serão "julgadas" em sede própria.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
745
Errado, muito errado.

Desculpa mas isso são teorias à lá "claudio da casa dos segredos ou o caralho".

Quer dizer, vais ao hospital com um braço partido, mas por alguma razão estás com tosse, fazem o teste, passa logo para Covid, esquecem logo o braço.
Tem lógica? Não.
Quem falou em braços partidos foste tu. Eu falei de uma doença que tem sintomas típicos de covid.
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
É sempre moralizador vir aqui ler idiotices pegadas depois de horas de reuniões e conversas a orquestrar hospitais de campanha e planos de contingência, números assustadores em dias da semana tradicionalmente mais calmos e com relato de doentes a terem já negado acesso a camas de intensivos por factores tao singulares como obesidade ou hipertensão.

É fascinante de analisar, não fosse trágico o resultado das mesmas.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,504
16,985
33
Vila Das Aves
Quem falou em braços partidos foste tu. Eu falei de uma doença que tem sintomas típicos de covid.
Pronto pode não ter sido o melhor exemplo, dou-te outro.

Se fores às urgências por exemplo com febre alta (um dos sintomas típicos) fruto de uma infeção qualquer, achas que te vão tratar ou registar como Covid?

Onde eu quis chegar foi, quem está nos hospitais não regista ou trata os doentes a pensar nos números do dia a seguir, até porque se de facto registarem como Covid aqueles que vão com uma "simples" gripe, então aí teríamos não 2000/3000, mas sim 10000 casos por dia.
 
  • Like
Reações: Tony_Gomes9

Yggyfcp

Bancada central
25 Maio 2019
1,374
1,043
Vivi 7 anos na Belgica.
Passo já a dizer que o SNS da Belgica da 10-0 ao nosso Portugues infelizmente.
A Belgica pouco a pouco esta a ir para o segundo confinamento. Bruxelas tem os restauranets e bares fechados para mais 30 dias.
A Belgica, esta ja a pedir ajuda a Holanda para ela receber ja doentes, porque ja não tem capacidade em muitos locais.
A Belgica estima ter rutura do SNS em menos de 15 dias se isto continuar assim...Entram mais de 500 por dia no hospital.
Agora imaginem o nosso SNS....
COmo dise ai em cima 1 colega, tendo tudo ocupado..por gente com covid (que precisa relamente de ser internada), como ha espaço para tratarem de 1 simples apendice?
Aqui culp muito o governo por não ter antecipado isto...investindo em hospitais de campanha (posso estar enganado e se calha já os há)...e ter metido os militares ao barulho para ajudar?
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,504
16,985
33
Vila Das Aves
Com que então a taxa de letalidade é baixa e o n.º de mortos não é o factor essencial. Então o que levou a fechar a economia não foi isso também?
Então porque raio se destruiu uma economia GLOBAL por causa disto? Porque não se pegou no dinheiro com o qual agora se anda a tapar buracos aqui e ali e não se investiu, por exemplo, na construção de uma solução hospitalar temporária para casos não urgentes (ainda no outro dia vimos o uso de estádios, e o que não nos faltam são estádios vazios), libertando assim os hospitais apenas para casos covid?
Infelizmente com o passar do tempo as pessoas vão entendendo a loucura que foi fechar uma economia totalmente. Mas pelos vistos algumas pessoas ainda continuam com o síndrome de Estocolmo de um vírus que se chegou a falar que poderia matar 1 milhão de portugueses e afinal parece que era a brincar.
Mas que o povo, principalmente aqueles mais influenciados pelas redes sociais, tenha este pensamento ainda se entende. Agora pensar que quem toma decisões a nível mundial permitiu que isto acontecesse leva-nos a pensar o que será a reacção futura a um vírus mais letal.
E mais cedo ou mais tarde estas pessoas serão "julgadas" em sede própria.
Para mim (e vale o que vale), os fatores mais importantes serão a taxa de transmissão e a taxa de internamentos.

Tal como expliquei atrás, quantos mais internamentos houverem, menos capacidade de resposta terão os hospitais em receber doentes quer de COVID quer de outras patologias.

Não estou com isto a dizer que se deve cagar em quem morre, que fique claro..
 

pvieira91

Tribuna
2 Setembro 2012
4,867
5,958
Com que então a taxa de letalidade é baixa e o n.º de mortos não é o factor essencial. Então o que levou a fechar a economia não foi isso também?
Então porque raio se destruiu uma economia GLOBAL por causa disto? Porque não se pegou no dinheiro com o qual agora se anda a tapar buracos aqui e ali e não se investiu, por exemplo, na construção de uma solução hospitalar temporária para casos não urgentes (ainda no outro dia vimos o uso de estádios, e o que não nos faltam são estádios vazios), libertando assim os hospitais apenas para casos covid?
Infelizmente com o passar do tempo as pessoas vão entendendo a loucura que foi fechar uma economia totalmente. Mas pelos vistos algumas pessoas ainda continuam com o síndrome de Estocolmo de um vírus que se chegou a falar que poderia matar 1 milhão de portugueses e afinal parece que era a brincar.
Mas que o povo, principalmente aqueles mais influenciados pelas redes sociais, tenha este pensamento ainda se entende. Agora pensar que quem toma decisões a nível mundial permitiu que isto acontecesse leva-nos a pensar o que será a reacção futura a um vírus mais letal.
E mais cedo ou mais tarde estas pessoas serão "julgadas" em sede própria.
Não sei se vale a pena perder o meu tempo a mostrar o quão errado estás. A forma como falas parece que nunca mudarias de opinião mesmo que te mostrasse que estás errado.

Só dizer uma coisa para não ser mal entendido. Eu disse em cima que a letalidade era baixa. Baixa comparado com o valor que se falava inicialmente (~10%). Se ficar pelos ~0.6% (a gripe é inferior a 0.1%, é menos contagiosa, existe vacina etc) e sabendo que a doença é muito contagiosa terias directamente 60mil mortes de covid em Portugal - o que já é um número assustador. Mas o pior nem seria isso... era colapsares o SNS em dois tempos e depois teriamos um número de mortes indirectas muito superior - não havia cuidado para todos. Tinhas de decidir quem tratar e quem não tratar. O número de cirurgias e consultas adiadas era ainda superior ao que tivemos nos primeiros meses.

Sobre destruir economia. Mais mortes -> maior quebra do PIB.

Esse gráfico mostra que os países que tiveram menor quebra do PIB foram os que foram mais agressivos a conter o vírus.

 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
745
Não sei se vale a pena perder o meu tempo a mostrar o quão errado estás. A forma como falas parece que nunca mudarias de opinião mesmo que te mostrasse que estás errado.

Só dizer uma coisa para não ser mal entendido. Eu disse em cima que a letalidade era baixa. Baixa comparado com o valor que se falava inicialmente (~10%). Se ficar pelos ~0.6% (a gripe é inferior a 0.1%, é menos contagiosa, existe vacina etc) e sabendo que a doença é muito contagiosa terias directamente 60mil mortes de covid em Portugal - o que já é um número assustador. Mas o pior nem seria isso... era colapsares o SNS em dois tempos e depois teriamos um número de mortes indirectas muito superior - não havia cuidado para todos. Tinhas de decidir quem tratar e quem não tratar. O número de cirurgias e consultas adiadas era ainda superior ao que tivemos nos primeiros meses.

Sobre destruir economia. Mais mortes -> maior quebra do PIB.

Esse gráfico mostra que os países que tiveram menor quebra do PIB foram os que foram mais agressivos a conter o vírus.

Então como explicas o caso da Suécia em que nunca confinou e que cada vez mais se distancia disso mesmo?
 

pvieira91

Tribuna
2 Setembro 2012
4,867
5,958
Então como explicas o caso da Suécia em que nunca confinou e que cada vez mais se distancia disso mesmo?
Eu não preciso de explicar. Os dados são objectivos, mas se quiseres que tente especular diria a mortalidade da suécia na primeira onda foi tão elevada que isso teve um impacto directo no PIB do país.
Sobre eles não terem decretado quarentena, nota que a Suécia não é negacionista. Eles compreendem que o vírus é perigoso mas, como todos assumem, temos de aprender a viver com ele. A população sueca é das que mais confia nas suas instituições e sentiram que recomendar em vez de obrigar seria suficiente para conter o ritmo de contágio. O objectivo deles sempre foi não colapsar o SNS e não conseguir imunidade de grupo. Estão a conseguir. Tiro-lhes o chapéu por isso. No final é que se fazem as contas para saber quem tomou melhores decisões. De qualquer forma, é um erro gigante tentar comparar Portugal com a Suécia. Eles são mais ricos, evoluídos e culturalmente mais "frios". Se querem comparar a Suécia comparem com a Finlândia, Noruega, Dinamarca.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,643
3,116
Não sei se vale a pena perder o meu tempo a mostrar o quão errado estás. A forma como falas parece que nunca mudarias de opinião mesmo que te mostrasse que estás errado.

Só dizer uma coisa para não ser mal entendido. Eu disse em cima que a letalidade era baixa. Baixa comparado com o valor que se falava inicialmente (~10%). Se ficar pelos ~0.6% (a gripe é inferior a 0.1%, é menos contagiosa, existe vacina etc) e sabendo que a doença é muito contagiosa terias directamente 60mil mortes de covid em Portugal - o que já é um número assustador. Mas o pior nem seria isso... era colapsares o SNS em dois tempos e depois teriamos um número de mortes indirectas muito superior - não havia cuidado para todos. Tinhas de decidir quem tratar e quem não tratar. O número de cirurgias e consultas adiadas era ainda superior ao que tivemos nos primeiros meses.

Sobre destruir economia. Mais mortes -> maior quebra do PIB.

Esse gráfico mostra que os países que tiveram menor quebra do PIB foram os que foram mais agressivos a conter o vírus.

Pelos estudos feitos, pelos números lançados pela OMS há cerca de um mês... a letalidade será mais baixa do que o que falas. Dificilmente ultrapassa os 0,2% a nível mundial.


Quanto à suposta extinção da gripe.. eu acho que muita gente hoje evita hospitais se tiver com sintomas gripais leves.
Acho que estas medidas devem efetivamente ter diminuído a transmissão do vírus(se ele é transmitido como o covid mas com menos contágio, parece-me óbvio), mas não acredito em extinção nem nada perto.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,859
25,927
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Não sei se vale a pena perder o meu tempo a mostrar o quão errado estás. A forma como falas parece que nunca mudarias de opinião mesmo que te mostrasse que estás errado.

Só dizer uma coisa para não ser mal entendido. Eu disse em cima que a letalidade era baixa. Baixa comparado com o valor que se falava inicialmente (~10%). Se ficar pelos ~0.6% (a gripe é inferior a 0.1%, é menos contagiosa, existe vacina etc) e sabendo que a doença é muito contagiosa terias directamente 60mil mortes de covid em Portugal - o que já é um número assustador. Mas o pior nem seria isso... era colapsares o SNS em dois tempos e depois teriamos um número de mortes indirectas muito superior - não havia cuidado para todos. Tinhas de decidir quem tratar e quem não tratar. O número de cirurgias e consultas adiadas era ainda superior ao que tivemos nos primeiros meses.

Sobre destruir economia. Mais mortes -> maior quebra do PIB.

Esse gráfico mostra que os países que tiveram menor quebra do PIB foram os que foram mais agressivos a conter o vírus.

Nota que não estamos propriamente a tentar converter quem quer que seja. Estamos a trocar argumentos de forma saudável.
O que eu vejo é uma pandemia que se inicia e uma economia que se fechou. É público e aliás está escrito algures por aqui, que se fizeram previsões de n.ºs de mortes (já agora, a malta das famosas curvas desapareceu toda) que já na altura se alertava que eram irresponsáveis e absolutamente fora da realidade. E com base nesta informação é que esta gente decidiu fechar isto tudo (afinal era 10% e magicamente passou-se para os 0.6% e ninguém é criminalmente responsabilizado por alarmismo social?). E o que eu vejo é por exemplo uma fábrica que foi forçada a fechar durante 15 dias porque um funcionário acusou positivo e depois quando voltaram ao final dos 15 dias afinal já não existia emprego para ninguém. E isto não é um caso. São milhares diariamente. E agora as pessoas querem inverter a cassete e dizer que afinal o que importa é a taxa de internados? Mas estamos a brincar? Um país que na sequência da troika tem cortado na saúde que é uma coisa louca. Hoje em dia quem não tiver dinheiro bem que morre se tiver que esperar pelo público. Vemos que neste frenesim de loucura, onde se deu prioridade APENAS ao covid morreram milhares de pessoas sem se saber como (ou melhor, sabe-se, mas faz-se de conta que não se sabe e ficarão esquecidos nas estatísticas). Vemos pessoas a acenar ao colapso do SNS num país onde o SNS já está em colapso há imenso tempo. Quem trabalha na área certamente poderá explicar-te isto de uma melhor forma. Qualquer dia vão acordar e ver que somos um país onde o SNS está condenado há muito tempo. Basta estar atento.
Um SNS onde já se fazem escolhas de quem se salva e quem morre. Provas? Basta ver a lista de esperas para certas consultas(algumas a roçar os 3 anos) e transplantes.

N.º de Velhos a aumentar - Natalidade baixa

Essa do mais mortes maior quebra do Pib não entendi.
 
onurB

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,163
7,807
42
Porto
"N.º de Velhos a aumentar..."
Não sei que idade tens mas de uma coisa já te deves ter apercebido...todos caminhamos para lá e não deve ser muito agradável que quando lá estiveres teres alguém a tratar-te como "velho".
Não custa nada e tu consegues...da próxima tenta arranjar uma palavra melhorzita.
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,737
4,221
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Situação caricata e sintomática do estado de completa incoerência das autoridades portuguesas:

Dia 7/9 de agosto em Portimão mundial de Superbikes em pleno verão com radiações ultra-violeta elevadas (que reduzem imenso a vida dos vírus) e com menos de 200 casos dia - Sem publico

dia 18/19 de Novembro Mundial de MotoGP em Portimão, em pleno Outono probabilidade de tempo nublado muito maior e com mais de 2.000 casos dia - Em principio com 30.000 espectadores

Provavelmente deve existir um motivo qualquer que faz com que as motos de MotoGP reduzam as probabilidades de transmissão face as de superbikes.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,047
745
Situação caricata e sintomática do estado de completa incoerência das autoridades portuguesas:

Dia 7/9 de agosto em Portimão mundial de Superbikes em pleno verão com radiações ultra-violeta elevadas (que reduzem imenso a vida dos vírus) e com menos de 200 casos dia - Sem publico

dia 18/19 de Novembro Mundial de MotoGP em Portimão, em pleno Outono probabilidade de tempo nublado muito maior e com mais de 2.000 casos dia - Em principio com 30.000 espectadores

Provavelmente deve existir um motivo qualquer que faz com que as motos de MotoGP reduzam as probabilidades de transmissão face as de superbikes.
Houve público no SBK. Foi um evento muito mal organizado, e o público esteve apenas na bancada principal, longe da meta, mas estiveram. Creio que na altura até foram menos do que 1000 pessoas.

E o evento de ontem não teve 27.500 pessoas. Teve mais, bem mais.