Covid-19

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Abertura do Telejornal da SIC: Governo vai impor recolher obrigatório e teletrabalho obrigatório.

Finalmente, medidas com pés e cabeça, depois da palhaçada das máscaras, após e estas pseudo-restrições à circulação.
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy e DT199

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,041
727
Abertura do Telejornal da SIC: Governo vai impor recolher obrigatório e teletrabalho obrigatório.

Finalmente, medidas com pés e cabeça, depois da palhaçada das máscaras, após e estas pseudo-restrições à circulação.
A questão do recolher obrigatório deixa-me sempre dividido. Compreendo, mas já existem medidas nesse sentido. Não há venda de alcool a partir das 20h, e não podem haver aglomerações superiores a 5 pessoas. Tendo em conta que não existem espaços de diversão nocturna abertos após a meia-noite, qual é mesmo o objectivo do recolher obrigatório? Fazer só porque sim?
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Isto não era um argumento, é uma notícia.
A minha resposta não tem relação com essa notícia em específico, mas com a quantidade de disparates que tens postado nos últimos minutos. Mostram um nível de desonestidade e demagogia que não está ao alcance de todos...
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,481
16,889
33
Vila Das Aves
Podia não o fazer, mas vou responder, porque, efetivamente, como apaixonado que sou por surf, também fui ver ondas.

Compreendo perfeitamente a indignação de toda a gente que vê uma fotografia destas; eu próprio que estive lá, também me senti revoltado, mas tenho uma imagem maior de toda a situação.

Esta fotografia foi tirada no pórtico da WSL, onde (e bem) a polícia decidiu cortar o acesso ao farol, após se perceber que a fluência estava a ser demasiada. Ora o pessoal que foi lá de propósito, chegou aí e foi o máximo que conseguiram avançar, não tendo mais por onde escoar. É 'normal' que se tenha juntado esse aglomerado, nesse local. Eu teria dado meia volta e vindo embora.

Relativamente à afluência; é preciso ter em consideração que o que aconteceu ontem foi uma afluência espontânea num local. Não houve qualquer evento organizado (foi uma sessão de free surf), não há bilheteria, logo não há qualquer previsão de afluência; aliás, consta que foi a maior afluência de sempre numa sessão de free surf. Não é o mesmo que comprar um bilhete para um evento de fórmula 1, tourada, ou outro qualquer evento, em que sabes qual é a capacidade máxima por antecipação, e ainda assim não vês problemas em pagar centenas de euros por isso. E mesmo que fosse, não há bilheteria para este tipo de eventos. São completamente livres.

Ingenuidade minha que pensei que, por não ser um evento oficial, e por ser a dias de semana (estive lá quarta e quinta), a afluência fosse 1/10 do que aquilo que aconteceu. Eu tirei férias, de propósito, para ir ver. Mais uma vez, ingenuidade minha.

Agora, cabe às pessoas terem consciência dos seus atos e não promoverem situações destas, de grande risco. A praia Norte é enorme, dá para tudo. Eu, mesmo lá, tentei fazer a minha parte. Afastado dos grandes aglomerados, sempre de máscara (ao contrário de muitos, que posteriormente vieram a ser interpelados pela polícia para a colocaram, ou teriam que se retirar) e com os devidos cuidados de desinfecção.

O que eu duvido, é que a maior parte das pessoas tenham tirado férias para aquilo, como eu fiz, e isso também põe muitas coisas em perspetiva.
Ontem por exemplo deu uma reportagem com três pessoas que também foram para lá e tiveram o cuidado de mudar de sítio à medida que o espaço ia enchendo.

Tento tirado férias ou não, essas pessoas tiveram a sensibilidade e o cuidado de manter o distanciamento.
O mal está nestas centenas que simplesmente ignoraram por completo toda e qualquer regra.

Tal como dizes foi um movimento espontâneo, mas há fotos de pessoal sem máscara e sem distanciamento social junto a agentes da PSP e estes nada fizeram, quando no fim de semana desataram à bastonada no pessoal que esperava o autocarro do guimarães.

A responsabilidade está em cada um de nós, mas quando olham para cima e veem dois pesos e duas medidas, chego a pensar que é "natural" o relaxamento das pessoas.
 

Dacastroman

Bancada central
4 Agosto 2016
1,078
933
Conquistas
1
  • Deco
E olhem que para assustar o Carona não é com qualquer treta.
Se há pessoa que sabe do que fala no que toca a experiência em crises sanitárias/humanitárias, é ele. Basta olhar o currículo.
E posso confirmar que é sempre um dos medicos que está sempre na linha da frente. Para mais agora em tempo de Covid-19, sempre que o vejo aqui pelo hospital, é um dos mais incansaveis em tudo o que respeita a UCI
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,481
16,889
33
Vila Das Aves


Já lá vão mais de 2 semanas desde que esta foto foi tirada, e NENHUM dos que aqui consta, ficou infetado!

PS: Também podia mencionar o facto do Pepe e do S. Oliveira não terem feito isolamento após contacto com um infetado, mas pronto, há malta que ignora estes pormaiores.
"PCR IS BULLSHIT!"
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,041
727
A minha resposta não tem relação com essa notícia em específico, mas com a quantidade de disparates que tens postado nos últimos minutos. Mostram um nível de desonestidade e demagogia que não está ao alcance de todos...
Desonestidade e demagogia? Citar fontes oficiais e falar de factos? Sabes há quanto tempo estou há espera de uma operação? 7 meses! E já fui avisado que vai ser superior a 10 meses. Tendo em conta que me tem impedido de trabalhar, há 19 meses, podes achar que não é "urgente". Já mencionei aqui o caso de uma familiar com cancro e que continua em lista de espera para operação, mas isso não conta para nada.

Se não sabes lidar com isto, ignora, tal como eu faço com muita desonestidade que aqui vou lendo. Simples.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,481
16,889
33
Vila Das Aves
Pessoal que argumenta que o SNS está em colpaso, gostaria de saber só 2 coisas:

- quantas camas existem em enfermaria no SNS;
- quantas camas existem para UCI no SNS;

Ventiladores são cerca de 1800. Tendo em conta que temos um país parado no que é extra Covid19, digam-me lá pf, quantas camas dispomos, só para fazer aqui umas contas de merceeiro.
Não faltam camas, manda-se o pessoal com outras patologias para casa e já sobram camas.
E médicos e enfermeiros de UCI? Ui é aos magotes.
 
  • Like
Reações: DT199

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Desonestidade e demagogia? Citar fontes oficiais e falar de factos? Sabes há quanto tempo estou há espera de uma operação? 7 meses! E já fui avisado que vai ser superior a 10 meses. Tendo em conta que me tem impedido de trabalhar, há 19 meses, podes achar que não é "urgente". Já mencionei aqui o caso de uma familiar com cancro e que continua em lista de espera para operação, mas isso não conta para nada.

Se não sabes lidar com isto, ignora, tal como eu faço com muita desonestidade que aqui vou lendo. Simples.
Nem inteligência tens para perceber esse papel negacionista e desvalorizador que tens só vai fazer com que o tempo de espera dessas tais cirurgias seja ainda mais longo?
 

Dacastroman

Bancada central
4 Agosto 2016
1,078
933
Conquistas
1
  • Deco
A questão do recolher obrigatório deixa-me sempre dividido. Compreendo, mas já existem medidas nesse sentido. Não há venda de alcool a partir das 20h, e não podem haver aglomerações superiores a 5 pessoas. Tendo em conta que não existem espaços de diversão nocturna abertos após a meia-noite, qual é mesmo o objectivo do recolher obrigatório? Fazer só porque sim?
Que eu saiba a policia não anda a bater de porta em porta a contar quantas pessoas estão dentro de casa...
Podes muito bem comprar álcool antes das 20h e depois organizar uma jantarada em casa.
Como por exemplo vi no outro dia nas compras, faltava para ai 15min para as 20h, vejo dois putos para ai com os seus 18 ou 19 anos a correr pelo corredor e a pegarem numa Jack Daniels e a correrem para a caixa, resumindo iam-se juntar em qualquer lado a emborcar.
Com o recolher obrigatório, que justificação dás andar na rua após x horas? Podes ir para casa de um amigo emborcar, mas de certeza que quando regressares a casa já passa das 22h...
 

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
1,497
2,014
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Deco
Não, não somos todos responsáveis.
Não vou colocar no mesmo patamar (quem vai ver as ondas, a F1, eventos familiares como casamentos que têm sido imensos, festas em casa) e quem se arrisca para ir trabalhar nas mais variadas áreas (porque tem que ser), quem está no SNS , quem trabalha em lares e locais afins para cuidar dos nossos idosos.
Eu escrevo enquanto privegiado pois estou em tele trabalho desde Março. Se eu tiver bom senso o risco de contágio é infímo. Se eu quiser ser egoísta e ter comportamentos de risco tenho de lidar com as consequências. OK. Mas quem não devia de ter de lidar com essa minha decisão são as pessoas que trabalham no SNS que estão a fazer turnos extra, sem férias, a arriscar contaminação a cada momento.
A minha decisão não devia causar dano a outrém e está a acontecer.
Não existe empatia, nem responsabilidade (pessoal e/ou familiar) nem sequer um pouco de respeito por todos os que estão na linha da frente da pandemia.
E eu que estou em casa no meu sofá com o cú sentado o mínimo que posso fazer é ter um pouco de juízo e bom senso em vez de dizer " eu faço o que quero". Vou ver as ondas, os carros da F1, as motas do MotoGP, vou a casamentos e batizados, festas em casa, etc. E depois logo se vê.

Já bastam os focos de infecção que são os lares, escolas, empresas sem tele trabalho e hospitais. Para quê criarmos mais focos de forma desnecessária?
A tua resposta não faz sentido. Discordas do que eu disse, mas depois a justificação em certos pontos vai de acordo com o que eu disse.

E é óbvio que somos todos responsáveis, e agora adiciono esta palavra para ser mais esclarecedora: socialmente. Não vivemos em mundos à parte.
A tua ação afeta os que estão no teu meio, os que estão no teu meio vão-te afectar, os que estão no teu meio afetam outros e por aí fora. Se eu for responsavel, já estou ajudar um profissional de saude indiretamente por exemplo, entendes?
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana




Não é assunto que se resolva com contas de merceeiro. O SNS, que historicamente funciona com recursos exíguos, não se encontrava com utilização e ocupação zero. Nem se proibiu a admissão hospitalar de doentes não covid, por mais cirurgias, tratamentos e consultas adiadas.
 
Última edição:

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
698
1,581
Conquistas
5
  • Artur Jorge
Bastaria estar atento à realidade destes n.º para se entender que, por exemplo, morre em Portugal há imensas décadas, mais pessoas de diabetes (utilizo o exemplo dos daibetes mas pode ser um outro qualquer) do que alguma vez morrerão de covid 19.
Companheiro a exposição foi muito clara, infelizmente pontada por meias verdades e algumas mentiras... Como não acredito que tenha sido intencional mas sim fruto talvez de desconhecimento esclareço que nos anos 1970 morriam em Portugal menos de 1000 pessoas por ano tendo como causa a diabetes...

Como é uma doença das sociedades ricas tem tido um crescimento, sendo que em 2018 (último ano com dados disponíveis) morreram 4.292 indivíduos...
 
  • Like
Reações: Tony_Gomes9