Covid-19

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Em parte quem não vê demasiada responsabilidade do governo neste novo exponenciar do surto tem razão, isto está a acontecer em todo o lado, no entanto e porque em Portugal e ao contrário do que aconteceu no último confinamento a nossa curva está acima da maioria dos outros países europeus, a única conclusão possível é que parte da culpa tem que ser do que foi (ou não foi) feito aqui.

Obviamente que depois e para continuar a isentar o governo responsabiliza-se a população, mas depois fica por explicar porque a mesma foi capaz de gerir melhor o primeiro confinamento, e já agora se existem bases racionais e culturais para tirar essa conclusão, já que ao contrário das populações que normalmente são criticadas por serem «difíceis» de gerir nestes contextos, o povo português nem é particularmente individualista e nem é de contestar a autoridade, normalmente tende na maioria a fazer o que lhe dizem e a não levantar grandes problemas (para o bem ou para o mal).

Acho que o que falhou foi organização, já se previa que a 2ª vaga seria pior e havia tempo para preparar melhor as coisas, mas ao contrário da 1ª vaga que deu para gerir com algumas restrições e no geral sentido de responsabilidade da população, aqui teria que existir uma preparação mais metódica e racional, ou no sentido oposto e não sendo capaz de o fazer, o governo então teria que ter tomado a decisão de simplesmente não permitir os ajuntamentos do Natal e fim do ano mesmo que isso lhe trouxesse consequências politicas.
O que é que aconteceu na Rep Checa entre a 1ª e a 2ª vaga? E na Alemanha? Isto é dificílimo de analisar e encontrar responsabilidades. Os parâmetros mais relevantes na evolução de uma epidemia são muito pouco controláveis pelos governos. A única arma que existe são os confinamentos e as restrições. E se puxas demais por eles antes dos números realmente crescerem cai tudo em cima de ti por causa do estrangulamento da economia.
Eu acho que o Natal foi uma má decisão, mas imagina o que aconteceria se tivessem decretado um recolher obrigatório. 1º, economia completamente com o crl (não te esqueças que é o período do ano em que o comércio mais dinheiro movimenta), 2º tinhas muitos dos que agora criticam o governo pelo agravar da situação a criticarem por se restringir uma festa das famílias, etc...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,847
Conquistas
1
  • Junho/18
O que é que aconteceu na Rep Checa entre a 1ª e a 2ª vaga? E na Alemanha? Isto é dificílimo de analisar e encontrar responsabilidades. Os parâmetros mais relevantes na evolução de uma epidemia são muito pouco controláveis pelos governos. A única arma que existe são os confinamentos e as restrições. E se puxas demais por eles antes dos números realmente crescerem cai tudo em cima de ti por causa do estrangulamento da economia.
Eu acho que o Natal foi uma má decisão, mas imagina o que aconteceria se tivessem decretado um recolher obrigatório. 1º, economia completamente com o crl (não te esqueças que é o período do ano em que o comércio mais dinheiro movimenta), 2º tinhas muitos dos que agora criticam o governo pelo agravar da situação a criticarem por se restringir uma festa das famílias, etc...
Eu não ponho em causa que a 2ª vaga tem sido pior para todos (o que era aliás expectável e anunciado por toda a gente entendida da matéria), apenas refiro que Portugal ao contrário da 1ª vaga tem tido uma das curvas mais complicadas da 2ª vaga quando comparada a outros países ocidentais, e se existem curvas díspares por alguma razão será, ou então eram todas mais ou menos iguais independentemente das medidas tomadas. Da mesma forma que elogiei o governo na 1ª vaga porque numa comparação com os outros países parecíamos estar a fazer um bom trabalho, agora é perfeitamente natural que vendo o oposto, ache que haja alguma responsabilidade do mesmo. E isto também vale para outros países, que foram elogiados na 1ª vaga mas agora estão a sentir grandes dificuldades, não podem existir duas formas de analisar a mesma coisa dependente de quem governa, porque o oposto será então dizer que isto não depende em nada dos governos, o que seria surreal tendo em conta o que tem sido dito sobre quem (alegadamente) falhou na gestão desta pandemia.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,821
5,955
45
Lisboa
Eu não ponho em causa que a 2ª vaga tem sido pior para todos (o que era aliás expectável e anunciado por toda a gente entendida da matéria), apenas refiro que Portugal ao contrário da 1ª vaga tem tido uma das curvas mais complicadas da 2ª vaga quando comparada a outros países ocidentais, e se existem curvas díspares por alguma razão será, ou então eram todas mais ou menos iguais independentemente das medidas tomadas. Da mesma forma que elogiei o governo na 1ª vaga porque numa comparação com os outros países parecíamos estar a fazer um bom trabalho, agora é perfeitamente natural que vendo o oposto, ache que haja alguma responsabilidade do mesmo. E isto também vale para outros países, que foram elogiados na 1ª vaga mas agora estão a sentir grandes dificuldades, não podem existir duas formas de analisar a mesma coisa dependente de quem governa, porque o oposto será então dizer que isto não depende em nada dos governos, o que seria surreal tendo em conta o que tem sido dito sobre quem (alegadamente) falhou na gestão desta pandemia.
Oh pá eu não tenho feito grandes críticas porque nenhum governo está, nem tem que estar, preparado para isto. Também não elogio ninguém pela gestão da pandemia. A única coisa elogiavel será no fim de tudo a preserverança e o nunca baixar os braços de alguns. A não ser imbecilidades como o Bolsonaro é difícil criticar alguém. E mesmo as comparações entre países são muito difíceis porque os aspectos culturais têm um papel importantíssimo, e mesmo países culturalmente semelhantes como nós e a Espanha têm comportamentos sociais muito diferentes.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Hospital está a monitorizar níveis de imunidade após toma da vacina contra a covid-19. Unidade do Porto já imunizou 4057 profissionais

O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, está, desde o primeiro dia de vacinação dos seus profissionais de saúde, a monitorizar os níveis de anticorpos induzidos pela imunização. Os primeiros resultados, por amostragem, mostram que 95% dos vacinados ganhou anticorpos 15 dias após a inoculação. No total, foram já vacinados 4057 profissionais, faltando cerca de 2400.

"É um bom sinal e confirma as boas indicações que existiam e que fizeram com que a vacina fosse aprovada", diz ao JN o diretor de Patologia Clínica do Hospital de São João. Segundo Tiago Guimarães, foram estudados 40 dos cerca de 2100 profissionais que receberam a vacina a 27 de
 

mifisarte

Tribuna Presidencial
19 Abril 2018
6,813
5,043
Conquistas
5
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Pinto da Costa
  • Hulk
Não senti nenhuma redução da intensidade de tráfego entre Gaia/Porto hoje de manhã.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,568
6,456
E o SNS vai parar de novo. Qual o preço disso para os portugueses? Cirurgias + consultas “não urgentes”. Uma vergonha!!!

Isso é sangue nas mãos deste governo.
Se morrer alguém por falta de assistência é facil, classifica se morte por COVID
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,745
45,910
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Malta, tenho uma questão que gostava que me pudessem responder
Eu sou estudante deslocado e partilho casa com mais 3 pessoas. A mãe de um deles testou positivo à Covid-19 ontem mas ele já não vai a casa há mais de 15 dias. No entanto, o pai dele veio trazer lhe comida e assim cá na quarta feira e tudo isso foi preparado pela mãe dele. Ele esteve com o pai que provavelmente também está infetado but still... Tendo em conta que as coisas que vieram de casa dele foram preparadas por uma pessoa infetada qual é a probabilidade de eu acabar por ser infetado também? Sei que a situação é confusa mas gostava que alguém com conhecimento de causa me soubesse responder
 

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
O problema dos números elevados é global. Agora a forma como se vai tentar inverter, e as consequências em termos de perda de vidas e para a economia é que será diferente.
Nós em Portugal somos um povo muito inconsciente. Queremos ter tudo mas não queremos dar nada. Queremos acabar com o virus, mas queremos ir aos cafés sem mascara e sem regras. Queremos um SNS forte, mas não queremos pagar. Não pedimos factura pois achamos que a DGCI quer é saber quanto gastamos vs o que recebemos. Somos uns eternos insatisfeitos, temos carteira de pobre e barriga de rico. Depois temos empresas que fogem aos impostos anos a fio e com isso aumentam os seus lucros, e numa altura como está querem ajudas e mais ajudas. Eu sei que muitas empresas precisam de ajuda e merecem ser ajudadas, mas muita se encerrarem não se perde nada, pois fazem mais mal do que fazem bem. Injectar a totalidade dos apoios nas empresas será em mais de 50% dos casos um erro muito grave. Deve-se injectar dinheiro nas pessoas, para mexer a economia.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Malta, tenho uma questão que gostava que me pudessem responder
Eu sou estudante deslocado e partilho casa com mais 3 pessoas. A mãe de um deles testou positivo à Covid-19 ontem mas ele já não vai a casa há mais de 15 dias. No entanto, o pai dele veio trazer lhe comida e assim cá na quarta feira e tudo isso foi preparado pela mãe dele. Ele esteve com o pai que provavelmente também está infetado but still... Tendo em conta que as coisas que vieram de casa dele foram preparadas por uma pessoa infetada qual é a probabilidade de eu acabar por ser infetado também? Sei que a situação é confusa mas gostava que alguém com conhecimento de causa me soubesse responder
Era carne ou peixe?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
No fucking idea
Penso que assim ninguem consegue calcular a probabilidade.

Em todo o caso de facto essa situação é um bocado parva, se a senhora já sabia que estava positiva.

No entanto provavelmente o menino não sabia cozinhar e iria morrer de fome e por isso lá teve que ser.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,745
45,910
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Penso que assim ninguem consegue calcular a probabilidade.

Em todo o caso de facto essa situação é um bocado parva, se a senhora já sabia que estava positiva.

No entanto provavelmente o menino não sabia cozinhar e iria morrer de fome e por isso lá teve que ser.
A senhora não sabia que estava positiva o resultado só se soube ontem
Eu sei é que estou aqui agora com os tomates na mão sem saber o que fazer
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,990
39,449
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A senhora não sabia que estava positiva o resultado só se soube ontem
Eu sei é que estou aqui agora com os tomates na mão sem saber o que fazer
Se o teu colega esteve com o pai com mascara, mesmo que o pai teste positivo não vai ser considerado contacto de risco.

O que podes fazer é tentar é isolar-te do rapaz usar mascara nas zonas comuns da casa.

E em caso de duvida liga para o SNS24.
 
  • Like
Reações: jcmp17

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Malta, tenho uma questão que gostava que me pudessem responder
Eu sou estudante deslocado e partilho casa com mais 3 pessoas. A mãe de um deles testou positivo à Covid-19 ontem mas ele já não vai a casa há mais de 15 dias. No entanto, o pai dele veio trazer lhe comida e assim cá na quarta feira e tudo isso foi preparado pela mãe dele. Ele esteve com o pai que provavelmente também está infetado but still... Tendo em conta que as coisas que vieram de casa dele foram preparadas por uma pessoa infetada qual é a probabilidade de eu acabar por ser infetado também? Sei que a situação é confusa mas gostava que alguém com conhecimento de causa me soubesse responder
Pelo que já ouvi, penso que não é possível apanhares covid através da injestão de alimentos, ou então é muito improvável. O que pode acontecer é o pai do teu colega o ter infetado. Se achas isso provável, tu e ele que liguem para o sns24. Eu não estaria preocupado com a comida.
 
  • Like
Reações: jcmp17

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,745
45,910
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Pelo que já ouvi, penso que não é possível apanhares covid através da injestão de alimentos, ou então é muito improvável. O que pode acontecer é o pai do teu colega o ter infetado. Se achas isso provável, tu e ele que liguem para o sns24. Eu não estaria preocupado com a comida.
A questão não é a ingestão é que tu toques na comida tocas nos lençóis que vêm de casa na roupa que vem de casa
É por aí que me assusto mais porque ele diz que esteve com máscara quando o pai lhe veio trazer as coisas