Covid-19

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,785
3,364
Para mim o verdadeiro escândalo nos USA foi ver pessoal a dizer (tipo Skip Bayless) que só se deram ouvidos ao perigo que isto é depois do Rudy Golbert testar positivo. As vezes impressiona me a economia maior do mundo ter esta enorme falta de cultura. Eles honestamente pensam que a América é o Mundo e o resto sao apêndices :s
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,265
4,914
Conquistas
1
  • Junho/18
MiguelDeco disse:
A questão da geopolítica é mais interessante, mas julgo que não é para ser discutida neste tópico em específico.
Tendo em conta que a doença em si está na base de tudo isto, creio que será mesmo o tópico adequado, e nesse sentido não acho que serão assim tantas as implicações geopoliticas, embora certamente certas coisas vão mudar.

De certeza que a cadeia de produção de medicamentos fundamentais nunca mais estará dependente de um país como a China, isso certamente será reavaliado, já no restante acho que as coisas vão invariavelmente voltar ao mesmo porque eles são um mercado relevante demais para simplesmente desinvestir, talvez arrefeça durante algum tempo mas nada mais que isso.

Um dos maiores impactos disto será no tema das emigrações ilegais, porque isto envolve o reforço do conceito de fronteira como algo relevante da defesa das populações, creio que os refugiados e migrantes económicos vão levar de tabela por causa disto.

Depois ainda há a dúvida do impacto económico, mas em principio e mesmo que haja recessão em alguns paises será ligeira, as implicações politicas é que ainda podem existir algumas e curiosamente em sentido inverso de país para país, por exemplo nos EUA isto prejudica o Trump mas na Europa claramente beneficia os populistas de direita.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
https://twitter.com/elhuffpost/status/1238117863619166208?s=21

Estamos bem lixados com nuestros hermanos.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,265
4,914
Conquistas
1
  • Junho/18
MiguelDeco disse:
Isto que disseste não é totalmente verdade. Passaram 100 anos do vírus da gripe espanhola e ainda hoje não se sabe a origem do vírus ( e nunca se saberá). E que, ironicamente, poderá ter tido origem nos E.U.A. E que na altura foi abafado por motivos de propaganda.. E isso convinha ser explicado ás pessoas.
Não existe consenso na origem da gripe espanhola mas a teoria mais provável é mesmo ser a China, exactamente por não ter tido muitas vitimas nessa região na altura em que se espalhava pelo mundo e se suspeitar que havia já alguma imunidade adquirida por surtos anteriores.
 

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,224
6,069
Vi nas redes sociais que em Viana do Castelo o exército já esta a montar as tendas junto ao Hospital. :/
 

ChamaDoDragao

Bancada central
13 Maio 2016
1,934
1,618
Bem, recebi e-mail há bocado da minha superior, a minha empresa vai fechar portas até 31 de Março. O sector do turismo está e vai sofrer imenso com isto. Fomos a primeira cave de vinho do Porto a assumir esta posição. Mais se vão seguir, não tenho dúvidas.

Para além disso, faço anos no Domingo, ia fazer alta jantarada amanhã com pessoal do trabalho...também cancelámos, é o mais sensato. A melhor prenda de anos era a Liga acabar o campeonato e entregavam a taça ao NGC.

Eremita mode...on! Porto Sempre, mantenham-se entretidos.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,977
26,082
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Branco disse:
Tendo em conta que a doença em si está na base de tudo isto, creio que será mesmo o tópico adequado, e nesse sentido não acho que serão assim tantas as implicações geopoliticas, embora certamente certas coisas vão mudar.

De certeza que a cadeia de produção de medicamentos fundamentais nunca mais estará dependente de um país como a China, isso certamente será reavaliado, já no restante acho que as coisas vão invariavelmente voltar ao mesmo porque eles são um mercado relevante demais para simplesmente desinvestir, talvez arrefeça durante algum tempo mas nada mais que isso.

Um dos maiores impactos disto será no tema das emigrações ilegais, porque isto envolve o reforço do conceito de fronteira como algo relevante da defesa das populações, creio que os refugiados e migrantes económicos vão levar de tabela por causa disto.

Depois ainda há a dúvida do impacto económico, mas em principio e mesmo que haja recessão em alguns paises será ligeira, as implicações politicas é que ainda podem existir algumas e curiosamente em sentido inverso de país para país, por exemplo nos EUA isto prejudica o Trump mas na Europa claramente beneficia os populistas de direita.
O problema de se analisar, em termos históricos, uma realidade, sem a devida distância temporal permite que se cometam imensos erros.
Na minha opinião estamos a assistir a uma tentativa de restabelecimento de uma nova ordem mundial. Um novo eixo empresarial e político que subjugue de uma certa forma o poder cada vez maior que a China tem no Mundo. Nova ordem mundial que, (e aqui discordo de ti quando dizes que isto afetará o trump) terá como frontliners USA, Reino Unido e países (Itália, França, Alemanha) onde os populistas de direita se irão apropriar desta situação para capitalizar em termos políticos (medidas cada vez mais restritivas nas fronteiras, nacionalismos cada vez mais exacerbados, o retorno do discurso do medo em relação ao exterior).
Não é apenas nas farmacêuticas que o ataque acontece. Passa-se o mesmo por exemplo no setor da tecnologia, onde um país que andou a espiar (comprovadamente) diversos países e chefes de estado se arroga como defensor da segurança tecnológica. Não deixa de ser irónico.
E isto não é novidade nenhuma, já aconteceu várias vezes em etapas passadas da história da humanidade.
Com os resultados que todos conhecemos.
Mas isto é apenas a minha opinião. Veremos no que dá. 
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Uma autêntica vergonha o que se está a passar em algumas farmácias em Portugal.

O aproveitamento e a falta de vergonha na cara de alguns dos seus donos é qualquer coisa de nojento.

Máscaras que ha bem poucp tempo custavam pouco mais de 2€ , agora a serem vendidas por bem mais ...

E o que dizer daquela loção de água, misturada com álcool a praticamente 10€ o frasco ...

Quem lhe desse com um martelo nos cornos ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
ChamaDoDragao disse:
Bem, recebi e-mail há bocado da minha superior, a minha empresa vai fechar portas até 31 de Março. O sector do turismo está e vai sofrer imenso com isto. Fomos a primeira cave de vinho do Porto a assumir esta posição. Mais se vão seguir, não tenho dúvidas.

Para além disso, faço anos no Domingo, ia fazer alta jantarada amanhã com pessoal do trabalho...também cancelámos, é o mais sensato. A melhor prenda de anos era a Liga acabar o campeonato e entregavam a taça ao NGC.

Eremita mode...on! Porto Sempre, mantenham-se entretidos.
Qual é a cave ?

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
Maximus disse:
Uma autêntica vergonha o que se está a passar em algumas farmácias em Portugal.

O aproveitamento e a falta de vergonha na cara de alguns dos seus donos é qualquer coisa de nojento.

Máscaras que ha bem poucp tempo custavam pouco mais de 2€ , agora a serem vendidas por bem mais ...

E o que dizer daquela loção de água, misturada com álcool a praticamente 10€ o frasco ...

Quem lhe desse com um martelo nos cornos ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Onde é que moras que ainda arranjas mascaras e alcool gel? Isso está esgotado em todo o lado praticamente!
 

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,359
17,896
ChamaDoDragao disse:
A melhor prenda de anos era a Liga acabar o campeonato e entregavam a taça ao NGC.
Podes ter a certeza que se fossem as toupeiras na frente do campeonato era o que faziam!
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
jqmmes disse:
Onde é que moras que ainda arranjas mascaras e alcool gel? Isso está esgotado em todo o lado praticamente!
Arca d'Agua. Nao moro lá, mas como a minha mulher trabalha lá aproveitei para dar um saltinho á farmacia e eis que me tentam impingir um frasco de agua e um pouco de alcool por cerca 10€. Diz a funcionaria que foram eles que fizeram ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,977
26,082
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Branco disse:
Não existe consenso na origem da gripe espanhola mas a teoria mais provável é mesmo ser a China, exactamente por não ter tido muitas vitimas nessa região na altura em que se espalhava pelo mundo e se suspeitar que havia já alguma imunidade adquirida por surtos anteriores.
o primeiro caso oficial  registado foi no Army’s Camp Funston, no Texas. E no entanto nunca mais ninguém retirará o nome de Espanha dessa gripe. O resto ficará sempre dentro dos limites das "probabilidades". Mas não deixa de ser curioso que esta gripe não ficou conhecida como a gripe americana. Fosse hoje e a conversa talvez fosse diferente..
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,977
26,082
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
jqmmes disse:
Onde é que moras que ainda arranjas mascaras e alcool gel? Isso está esgotado em todo o lado praticamente!
A maior parte do álcool gel que se vende não tem propriamente álcool, nem desinfecta. Convém estar bem atento ao que se compra. 
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
MiguelDeco disse:
A maior parte do álcool gel que se vende não tem propriamente álcool, nem desinfecta. Convém estar bem atento ao que se compra. 
Obviamente! É preciso ter sempre cuidado... As receitas caseiras, em farmácia devem ser +- controladas, e as certificadas também, mas noutras lojas pode ser banha da cobra