Covid-19

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,681
52,402
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Ao contrário do sirmister não sou fã do Trump, mas também não sou daquelas pessoas que é de tal forma afectada por ele que não consegue ser objectivo quando analisa o comportamento do mesmo..
Se não és fã do Trump porque é que o estás a defender com unhas e dentes?, és fã sim.

ventura

Tribuna
1 Agosto 2015
4,186
5,947
PO disse:
Eu confesso que esta situação do Coronavirus (palavra do ano sem dúvida) me está a irritar bastante.

Dizem que o Coronavirus é mais perigoso do que a gripe. Desculpem, mas não vejo ponta de evidência de que isso seja minimamente verdade. Numa típica época de gripe temos habitualmente entre 290.000 a 650.000 mortos em todo o mundo. Não temos isto de infectados confirmados. E não é uma questão de os governos andarem a esconder os números, simplesmente numa gripe normal ninguém nos tira sangue para perceber se é uma gripe ou não. Olham para os nossos sintomas e dizem é gripe. Aqui só estamos a contabilizar o número de testes que deram positivo e não estamos a olhar para os sintomas. Se fosse assim, o número de infectados disparava e, surpresa das surpresas, o número de mortos mantinha-se igual. O que quer dizer que as taxas de mortalidade caiam a pique! Mais ainda porque a maior parte dos contaminados sequer desenvolve sintomas, pelo que muitas pessoas que contraíram o vírus nunca foram diagnosticadas. Isto porque, mais uma vez surpresa, os sintomas são mais leves do que uma gripe comum.

Porque motivo está então a morrer tanta gente? Este é que é o problema e parece que ninguém quer fazer nada quanto a ele: andamos (países europeus) nos últimos 10 anos a destruir os SNS. Temos falta de médicos, camas, ventiladores e todo o tipo de equipamento médico. Uma doação de centenas de milhares (milhares não milhões) de euros do Valentino Rossi ajudou um hospital italiano a comprar 20 ventiladores. Ou seja, o facto de o governo italiano não ter pegado em muito uns cêntimos do orçamento de estado para comprar ventiladores foi o que ajudou a matar muita gente em Itália, não o vírus. Mas claro que é muito mais fácil para a Alemanha dizer que tem que ir tudo para quarentena do que dizer que a política que defendeu nas última década (destaque para o investimento público que não contava para efeitos de défice e que passou a contar) não só dizimou a economia Europeia como agora está activamente a matar muitas pessoas por falta de cuidados médicos. Entretanto continuamos a brincar às quarentenas e libertar fundos para os governos construírem hospitais, contratarem médicos e adquirem equipamento está quieto. É muito mais importante que o Euro esteja alto.

E isto é ainda mais importante porque se este coronavirus tem uma taxa de mortalidade reduzida (quando se souber os números definitivos vamos perceber que não andou muito longe de uma gripe normal) outros da mesma família têm taxas muito mais elevadas. E quando for preciso fazer uma quarentena a sério as pessoas vão se lembrar disto, vão se lembrar do gripe de 2009 e vão achar que estão a ser mais uma vez enganadas. É a história do Pedro e do Lobo. Quando realmente chegar o Lobo alguém vai acreditar?

As medidas mais eficazes que podemos fazer neste momento é libertar verbas para pagar a médicos e comprar equipamentos. E, pensando para a frente, temos que abrir mais vagas nas faculdades de medicina, abrir mais hospitais, contratar mais médicos e enfermeiros e, abre os olhos Europa, as despesas dos orçamentos de estado com a Saúde não devem contar para efeitos de défice orçamental.

Porque agora é a brincar, mas um dia pode ser a sério!
Es do que que foste para a praia, não es?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,565
27,801
Gaia
deco macau disse:
Certo. Usem o site dos servicos de saude de Macau

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk
----------
Podes deixar o link de quem sabe, a nossa DGS além da inaçao, atraso, induzir em erro omite factos.

Manda por favor  links daquilo que o Governo e a DGS de Macau fez para terem tanto  sucesso.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,726
31,636
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Treinador de Bancada disse:
112 e sempre a subir. @MiguelDeco  já acreditas que é mais do que uma simples gripe?

É que eu vejo depois disso uma grave crise económica, e um redesenhar do jogo de forças geopolíticas no planeta.

Depois do 11 de Setembro vai haver um antes e depois do Covid 19.
Tu és uma das pessoas que eu mais gosto de ler. E normalmente estamos de acordo. Neste caso eu volto a repetir aquilo que já disse. Aquilo que os médicos dizem é que isto é um pouco mais grave que uma gripe normal. Que esta loucura e histerismo generalizado é um absurdo. E eu, como pessoa que acima de tudo dou primazia ao saber científico, prefiro acreditar nessas pessoas. Como é óbvio, espero que neste caso quem tenha razão seja eu e não tu, como certamente tu também desejas isso.

Quanto ao resto, eu vou continuar a ter os mesmos cuidados higiénicos que tenho para uma gripe normal, tanto que os indícios são os mesmos de uma gripe normal. Vou ter o cuidado que sempre tive, não me vou isolar em casa mas também não vou para locais com muita malta. E vou esperar que o resultado disto seja o mesmo que tivemos na Gripe A. Algumas fatalidades mas nada que fuja ao normal.

Quanto ao cenário económico, eu discordo. E novamente posso voltar a estar errado, mas a minha visão é esta.
Os mercados encontravam-se em Bull há imenso tempo. Toda a gente sabe que isso não é comportável.
Até já, e posso ter visto a informação de forma errada, o que aconteceu foi a correcção desse Bull Market. Claro que a continuar assim entraremos num bear market que poderá ser com uma downtrend fora do normal. Mas isso é entrar no caminho da futuração. E se existe algo que a história já nos ensinou é que não existe lógica em nada disto dos mercados.

A questão da geopolítica é mais interessante, mas julgo que não é para ser discutida neste tópico em específico.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,935
6,659
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Se não és fã do Trump porque é que o estás a defender com unhas e dentes?, és fã sim.
Sou racional, consigo separar as coisas, critico quando faz sentido mas não vou inventar razões para o fazer.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,252
70,069
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
PO disse:
Eu confesso que esta situação do Coronavirus (palavra do ano sem dúvida) me está a irritar bastante.

Dizem que o Coronavirus é mais perigoso do que a gripe. Desculpem, mas não vejo ponta de evidência de que isso seja minimamente verdade. Numa típica época de gripe temos habitualmente entre 290.000 a 650.000 mortos em todo o mundo. Não temos isto de infectados confirmados. E não é uma questão de os governos andarem a esconder os números, simplesmente numa gripe normal ninguém nos tira sangue para perceber se é uma gripe ou não. Olham para os nossos sintomas e dizem é gripe. Aqui só estamos a contabilizar o número de testes que deram positivo e não estamos a olhar para os sintomas. Se fosse assim, o número de infectados disparava e, surpresa das surpresas, o número de mortos mantinha-se igual. O que quer dizer que as taxas de mortalidade caiam a pique! Mais ainda porque a maior parte dos contaminados sequer desenvolve sintomas, pelo que muitas pessoas que contraíram o vírus nunca foram diagnosticadas. Isto porque, mais uma vez surpresa, os sintomas são mais leves do que uma gripe comum.

Porque motivo está então a morrer tanta gente? Este é que é o problema e parece que ninguém quer fazer nada quanto a ele: andamos (países europeus) nos últimos 10 anos a destruir os SNS. Temos falta de médicos, camas, ventiladores e todo o tipo de equipamento médico. Uma doação de centenas de milhares (milhares não milhões) de euros do Valentino Rossi ajudou um hospital italiano a comprar 20 ventiladores. Ou seja, o facto de o governo italiano não ter pegado em muito uns cêntimos do orçamento de estado para comprar ventiladores foi o que ajudou a matar muita gente em Itália, não o vírus. Mas claro que é muito mais fácil para a Alemanha dizer que tem que ir tudo para quarentena do que dizer que a política que defendeu nas última década (destaque para o investimento público que não contava para efeitos de défice e que passou a contar) não só dizimou a economia Europeia como agora está activamente a matar muitas pessoas por falta de cuidados médicos. Entretanto continuamos a brincar às quarentenas e libertar fundos para os governos construírem hospitais, contratarem médicos e adquirem equipamento está quieto. É muito mais importante que o Euro esteja alto.

E isto é ainda mais importante porque se este coronavirus tem uma taxa de mortalidade reduzida (quando se souber os números definitivos vamos perceber que não andou muito longe de uma gripe normal) outros da mesma família têm taxas muito mais elevadas. E quando for preciso fazer uma quarentena a sério as pessoas vão se lembrar disto, vão se lembrar do gripe de 2009 e vão achar que estão a ser mais uma vez enganadas. É a história do Pedro e do Lobo. Quando realmente chegar o Lobo alguém vai acreditar?

As medidas mais eficazes que podemos fazer neste momento é libertar verbas para pagar a médicos e comprar equipamentos. E, pensando para a frente, temos que abrir mais vagas nas faculdades de medicina, abrir mais hospitais, contratar mais médicos e enfermeiros e, abre os olhos Europa, as despesas dos orçamentos de estado com a Saúde não devem contar para efeitos de défice orçamental.

Porque agora é a brincar, mas um dia pode ser a sério!
Não vou emitir a minha opinião sobre o resto do post mas abrir mais vagas nas faculdades de medicina??? Informa te sobre como está a situação do exame da especialidade e percebe que o caminho é reduzir as vagas e não aumentar ou então aumentar as vagas para a especialidade que são ridiculas comparadas com o número de examinados todos os anos. E refiro me a isto porque daqui a 4 anos vou sofrer com o aperto de vagas para a especialidade e arrisco me a ficar sem especialidade e a fazer apenas urgência

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,726
31,636
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mary Antas disse:
isto é o que está a ser transmitido nas empresas.. Mas isto e nada vai dar ao mesmo.
Os 2 sintomas principais são os mesmos na gripe normal e neste covid. O resto tem o grau de certeza científico do "ás vezes"... Sinceramente não entendo..

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,589
2,631
MiguelDeco disse:
Tu és uma das pessoas que eu mais gosto de ler. E normalmente estamos de acordo. Neste caso eu volto a repetir aquilo que já disse. Aquilo que os médicos dizem é que isto é um pouco mais grave que uma gripe normal. Que esta loucura e histerismo generalizado é um absurdo. E eu, como pessoa que acima de tudo dou primazia ao saber científico, prefiro acreditar nessas pessoas.
E o saber científico do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, por exemplo, que ontem em carta aberta pedia media restritivas com urgência? Não uses o "saber científico" para justificar a tua posição porque há gente com "saber científico" com uma opinião bem diferente da tua...

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,780
18,497
jcmp17 disse:
Não vou emitir a minha opinião sobre o resto do post mas abrir mais vagas nas faculdades de medicina??? Informa te sobre como está a situação do exame da especialidade e percebe que o caminho é reduzir as vagas e não aumentar ou então aumentar as vagas para a especialidade que são ridiculas comparadas com o número de examinados todos os anos. E refiro me a isto porque daqui a 4 anos vou sofrer com o aperto de vagas para a especialidade e arrisco me a ficar sem especialidade e a fazer apenas urgência
Sobre a questão das vagas nas faculdades (e o mesmo se aplica às vagas das especialidades) é que temos uma grave falta de médicos no SNS. E a única maneira de colmatar essas vagas é formando-os. Não é como se tivesses alguns milhares de médicos no desemprego que era só chegar ali e contratar. Podes fazer o que se está a fazer neste momento que é ir buscar médicos reformados, mas isso é uma solução temporária, não resolve o problema estrutural.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,681
52,402
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Sou racional, consigo separar as coisas, critico quando faz sentido mas não vou inventar razões para o fazer.
fake news, és fã do trump porque estou a dizer, tal como eu sou porque tu estás a dizer.

E não vale a pena argumentares porque caso contrario, passas a ser fã do Marega que é pior.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,935
6,659
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
fake news, és fã do trump porque estou a dizer, tal como eu sou porque tu estás a dizer.

E não vale a pena argumentares porque caso contrario, passas a ser fã do Marega que é pior.
LOL, ok então, embora eu sempre supus que para ti era um elogio ser apelidado de fã do Trump, já eu não vejo isso da mesma forma.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,638
6,031
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
grandeporto disse:
----------
Podes deixar o link de quem sabe, a nossa DGS além da inaçao, atraso, induzir em erro omite factos.

Manda por favor  links daquilo que o Governo e a DGS de Macau fez para terem tanto  sucesso.
https://www.ssm.gov.mo/Portal/portal.aspx?lang=pt

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
45,252
70,069
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
PO disse:
Sobre a questão das vagas nas faculdades (e o mesmo se aplica às vagas das especialidades) é que temos uma grave falta de médicos no SNS. E a única maneira de colmatar essas vagas é formando-os. Não é como se tivesses alguns milhares de médicos no desemprego que era só chegar ali e contratar. Podes fazer o que se está a fazer neste momento que é ir buscar médicos reformados, mas isso é uma solução temporária, não resolve o problema estrutural.
Por ano quase 2000 alunos fazem o exame de final ds faculdade eu acho que o problema não está no número de vagas à entrada para a faculdade mas sim no número de vagas para a especialidade e aí sim concordo contigo

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,726
31,636
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Branco disse:
Surreal, inacreditável como há gente que acredita neste tipo de coisas.

Neste momento já é possivel sequenciar qualquer virus e perceber de onde veio, e a esmagadora maioria dos virus surgem sempre em duas zonas do globo, a zona oeste tropical de África e a zona na China onde se localiza Wuhan, sempre foi assim ao longo da história.

E as razões são também quase sempre as mesmas, a exótica gastromia local somada a questões climatéricas e falta de higiene.
Isto que disseste não é totalmente verdade. Passaram 100 anos do vírus da gripe espanhola e ainda hoje não se sabe a origem do vírus ( e nunca se saberá). E que, ironicamente, poderá ter tido origem nos E.U.A. E que na altura foi abafado por motivos de propaganda.. E isso convinha ser explicado ás pessoas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,681
52,402
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
PO disse:

não tens visto as noticias em italia?

Because that's the difference (now I get a little technical): in classical flu, besides that it infects much less population over several months, cases are complicated less frequently: only when the virus has destroyed the protective barriers of our airways and as such it allows bacteria (which normally resident in the upper airways) to invade the bronchi and lungs, causing a more serious disease. Covid 19 causes a banal flu in many young people, but in many elderly people (and not only) a real SARS because it invades the alveoli of the lungs directly, and it infects them making them unable to perform their function. The resulting respiratory failure is often serious and after a few days of hospitalization, the simple oxygen that can be administered in a ward may not be enough. Sorry, but to me, as a doctor, it's not reassuring that the most serious are mainly elderly people with other pathologies. The elderly population is the most represented in our country and it is difficult to find someone who, above 65 years of age, does not take at least a pill for high blood pressure or diabetes.

PO disse:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,681
52,402
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
LOL, ok então, embora eu sempre supus que para ti era um elogio ser apelidado de fã do Trump, já eu não vejo isso da mesma forma.
Não é elogio nem insulto, acho piada ao pessoal da extrema esquerda o faz a qualquer pessoa que não ache o trump o demonio, e por isso achei piada queres afastar o rotulo a rotular.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,681
52,402
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O tuga é foda.

https://twitter.com/laranjitoLXXVI/status/1238264678339485696

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,726
31,636
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Paul Ashworth disse:
E o saber científico do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, por exemplo, que ontem em carta aberta pedia media restritivas com urgência? Não uses o "saber científico" para justificar a tua posição porque há gente com "saber científico" com uma opinião bem diferente da tua...
Se leste aquilo que eu escrevi, não me assumi como dono da verdade. É a minha opinião formada com base naquilo que ouvi da boca de diversos médicos.
Quanto ao parecer do Conselho das escolas médicas, não me parece que os mesmos se tenham pronunciado sobre a gravidade ou não o vírus em questão. O que se vê é um parecer que defende a tomada de medidas mais restritivas(o objetivo é a contenção) e a solicitação de que este tipo de situações deveria passar não tanto por aquilo que defendem os políticos mas sim os médicos (o que concordo plenamente).

E se a maioria dos estudos médicos apontar para que as medidas restritivas serão a melhor forma de controlar esta pandemia, então que seja. Resta-nos cumprir e respeitar. E punir quem não cumpra. Agora, que isto fique nas mãos de quem realmente entende disto e não de políticos e dos seus interesses.

Mas a discussão que estávamos a ter não era sobre estas medidas restritivas ou não.